Skip to main content
Header
João H.
Gestor da comunidade
November 16, 2021
DestaqueTutorial

Como gerir o atendimento automático da NOS Central Pro na Área de Cliente

• November 16, 2021
  • 31 comentários
  • 2256 visualizações

A NOS Central Pro é uma central telefónica que permite fazer uma gestão eficiente de todas as comunicações de voz fixa e móvel, numa ou em várias moradas e com a possibilidade de configuração de mensagens automáticas para um atendimento automático adequado a cada negócio.

Neste artigo explicamos, passo-a-passo, como gerir o atendimento automático da NOS Central Pro através da Área de Cliente

1. Aceda à Área de Cliente, introduza os seus dados de acesso e selecione "Entrar". Se ainda não se registou, veja aqui como o pode fazer;

2. Escolha “NOS Central e de seguida “Gerir Central Pro;

3. Selecione “Atendimento automático”;

4. De seguida em “Gerir” defina o horário que pretende, podendo escolher “Único”, que adota o mesmo comportamento ou “Expediente e Fora de Expediente”, onde o atendimento pode ser diferenciado.
    Para o horário Expediente pode assinalar os dias da semana e as horas, e ainda configurar anúncio de entrada, gravado à medida da sua empresa;

5. Para finalizar, selecione  “Guardar alterações”;

Conheça tudo sobre a NOS Central Pro em:

Saiba ainda como pode gerir o NOS Wi-Fi Pro através da Área de Cliente e App NOS.

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão deste e outros serviços na sua Área de Cliente ou na App NOS, disponível através do Google Play e da App Store.

Caso tenha questões, partilhe connosco.:wink:

31 Comentários

Mário P.
Gestor da comunidade
March 17, 2025

@HGVelasco, boa noite. 

Para conseguirmos ajudar, é necessário compreender se pretende alterar o número de IVR para um número especifico ou aleatório. 
Obrigado,  

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
March 18, 2025

O IVR ja foi mudado pelo operador.

Estou a perguntar si a algum cliente SIP da Central PRO para ter no computador o telefono a timbrar e não precisar do aparelho. 

Como e que tenho que configurar a extensão no computador?

Guimas
Super User
Super User
March 18, 2025

Acho que talvez subscrevendo o webex

João H.
Gestor da comunidade
March 19, 2025

Boa tarde ,

Agradecemos a sua mensagem @HGVelasco e ajuda do ​@Guimas em esclarecer.

Para uma solução de atendimento em windows (sem recurso aos telefones físicos), é necessária a adesão ao serviço NOS Central Pro + Aplicação Cisco Webex.

Esta aplicação de colaboração da Cisco, permite-lhe:

• ter extensões disponíveis em mobilidade total para os seus colaboradores
  • fazer e receber chamadas de voz e vídeo
  • criar equipas e espaços onde se pode colaborar com Mensagens, Reuniões e Partilha de Ecrã
  • fazer uma utilização sobre o wi-fi/dados móveis
  • durante uma chamada, mudar entre equipamentos do mesmo utilizador sem quebra de serviço
  • configurar reencaminhamentos de forma simples e rápida.

A aplicação está disponível em vários dispositivos, tais como mobile, tablet, PC e em vários sistemas operativos, tais como iOS, Android, Windows, Linux, Mac.

Pode consultar mais informações no Site NOS.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
April 16, 2026

📞 Configuração IVR + Horário + Encaminhamento (sem loop)

Boas,

Tenho uma dúvida sobre configuração no Central Pro / NCP e gostava de saber qual a melhor forma de implementar este cenário:

📌 Contexto

• Número A → número público (principal)
  • Número B → IVR

🎯 Objetivo

Pretendo que quando um cliente liga para o Número A, aconteça o seguinte:

⏰ Em horário de funcionamento:

• Ouve uma mensagem de boas-vindas
  • Se permanecer em linha, a chamada:
    • toca num telefone fixo + dois telemóveis (simultâneo)
    • enquanto espera, passa música de espera

🌙 Fora do horário:

• Ouve uma mensagem diferente (encerrado)
  • Se permanecer em linha:
    • também encaminha para os mesmos telefones
    • com música de espera

⚠️ Problema atual

• Neste momento consigo colocar anúncio no número principal, mas:
    • não permite diferenciar por horário
  • Tentei:
    • encaminhar Número A → Número B (IVR)
    • e depois no IVR voltar a encaminhar para o Número A (ou extensão)

👉 Resultado:

• entra em loop (chamada circular)

❓ Questão

Existe alguma forma de configurar isto corretamente no Central Pro, de modo a:

• ter mensagens diferentes por horário
  • tocar em vários destinos simultaneamente (fixo + telemóveis)
  • usar música de espera
  • e evitar loops entre números?
Guimas
Super User
Super User
April 16, 2026

Não me parece que seja possivel o que pretende. 

Que numero A publico é esse? Normalmente uma pessoa liga para o IVR diretamente, caso contrário pode ser problemático configurar.

Se quer musica de espera vai ter que usar o serviço da fila de espera. Se usar esse serviço tenho ideia que não dá para tocar em 2 telemoveis ao mesmo tempo, isso é algo disponivel do serviço de grupo de atendimento.

Se quer o horario de atendimento tem de usar o ivr.

No seu caso vai ter que livrar-se desse numero A ( não percebi a lógica) e usar só o ivr.

Depois dentro do horário meta a reencaminhar para o numero do grupo de atendimento.

Depois dentro do grupo de atendimento vai ter que colocar lá os 3 numeros ( fixo + 2 moveis) e usar o modo “ simultaneo “ para tocarem ao mesmo tempo.  Desta forma fica sem a musica de espera.

Fora do horario ouvem o anuncio diferente e encaminha para o grupo de atendimento também. E fica sem a musica de espera

Kilobyte
April 16, 2026

Obrigado pela resposta.

Percebo a lógica de usar apenas o IVR, mas no meu caso o número público já é o número do restaurante, divulgado em todos os canais, pelo que não é viável substituí-lo.

O objetivo seria apenas usar esse número como entrada e depois aplicar:

• horário (mensagem aberto/fechado)
  • encaminhamento para 1 fixo + 2 telemóveis em simultâneo

Quando tentei fazer via IVR (Número A → IVR → destino), ao voltar ao número/extensão acaba por entrar em loop.

Guimas
Super User
Super User
April 16, 2026

Sim vai fazer loop isso. Nesse caso alguém na linha de apoio a empresas vai ter que lhe trocar os numeros. Ou seja, o numero publico passa para o ivr e o ivr para o numero. E desta forma o cliente liga diretamente para o IVR.

Rafaela F.
Gestor da comunidade
April 17, 2026

Boa noite, ​@CAIS88.

Agradecemos o seu testemunho e a ajuda do ​@Guimas.

Para organização do Fórum NOS, movemos o seu comentário para o artigo onde pode encontrar mais informação sobre este tema.

Se tiver alguma dúvida ou questão, após lê-lo, partilhe com a comunidade. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das últimas novidades.
Kilobyte
April 22, 2026

Bom dia ​@Rafaela F. 

Consegues me indicar algum contacto para proceder a alteração do número do IVR?

Estou já algum tempo pelo 16100/16990, e estou em constante loop nos menus, não consigo falar com assistente.