Header
Pergunta

Quanto tráfego incluido na PUR?


  • Megabyte
  • 8 comentários
Gostaria de saber qual o tráfego incluido até limitarem a velocidade?

Isto porque estou a pensar aderir a um dos tarifarios NOS que aparentemente tem um router 4G com 20Mbps de download 2 Mbps de upload. Todos os dias uso muito youtube, streaming e netflix. Estimo 8 Gb a 11 Gb por dia de download pelas 3 horas por dia de video streaming em HD. A politica de utilizacao razoavel nao é nada clara, e nao encontrei nenhum detalhe acerca que quando é aplicada.

15 Comentários

Estou com a mesma problema. Queria saber qual o limite do tráfego "ilimitado" e o que é utilização razoável? 10Gb por dia é muito em 2019?! No primeiro mês do contrato estava tudo bem e agora começaram baixar velocidades. O contrato ilimitado com utilização razoável, mas sem definição desses limites, isto é mesmo legal?
Reputação 7
Crachá +2
Não há um valor definido, depende das zonas e da quantidade de utilizadores.
Obrigado Oscar. Sendo assim não vou arriscar meter-me neste serviço. Tudo o que li diz que no primeiro mês funciona tudo ás mil maravilhas, e no segundo mês a partir de uma certa altura até um video a 144p no youtube fica aos soluços. Não me interessa ter 20Mbps se não conseguir usar o youtube ou o netflix. Ainda por cima os meus pais ás vezes usam Live TV online e deixam a TV ligada durante horas.

"Watching Netflix uses about 1 GB of data per hour for each stream of standard definition video, and up to 3 GB per hour for each stream of HD video."
Nunca pensei ser tão mal servida de internet no séc XXI. Essa coisa da Política de Utilização responsável, que só hoje, passados 3 meses de ter aderido ao serviço NOS, é que descobri que "tinha", vem descrito no contrato? É vergonhoso! Quando vendem nem sequer falam disso, e de repente "calhamos na rifa"! Alguém me sabe explicar o que é uma utilização "normal" da internet? Dizem-me que já gastei muito mais do que as outras pessoas da minha área... e TRANSPARÊNCIA??? Não seria boa ideia? Tristeza... Farei tudo para que nenhum meu conhecido adira à NOS!
Reputação 7
Crachá +5
Nunca pensei ser tão mal servida de internet no séc XXI. Essa coisa da Política de Utilização responsável, que só hoje, passados 3 meses de ter aderido ao serviço NOS, é que descobri que "tinha", vem descrito no contrato? É vergonhoso! Quando vendem nem sequer falam disso, e de repente "calhamos na rifa"! Alguém me sabe explicar o que é uma utilização "normal" da internet? Dizem-me que já gastei muito mais do que as outras pessoas da minha área... e TRANSPARÊNCIA??? Não seria boa ideia? Tristeza... Farei tudo para que nenhum meu conhecido adira à NOS!
Boa tarde, para poder obter uma boa ajuda nessa área, envie por mensagem privada à moderação do Fórum @Ana P. o seu numero de cliente.
@AmmP , a PUR nao é algo exclusivo deste Operador... Nao se deixe enganar de novo 😮
Reputação 6
Crachá
Essa informação está no site também, é geral, de todas as operadoras. https://www.nos.pt/particulares/outros/condicoes-da-oferta-de-servicos/Pages/internet-movel.aspx .
Quando a propria ANACOM, escreve num seu documento:
"A divulgação das PUR ou PUA, no âmbito das condições de oferta das empresas, é também feita de forma deficiente, pouco visível, muitas vezes apenas nas páginas dos tarifários disponibilizados nos sites e em “notas de rodapé” ou por remissão através de links."
Esta tudo dito!

Nas condiçoes particulares do serviço de internet fixa:
"4.2. A utilização do Serviço deve ser efetuada em conformidade como o disposto na Política de Utilização Aceitável, disponível para consulta em www.nos.pt..."
Alguem sabe onde mesmo?

Para alem da letras pequenas nos tarifarios...
"A NOS poderá adotar medidas excecionais de restrição da velocidade do serviço de Internet, de forma a evitar o esgotamento da capacidade da rede, assegurar a sua operacionalidade e segurança e a qualidade da utilização do serviço..."
@C24XXXX201 é uma tristeza! Nos prkmeiros quinze dias funcionou às mil maravilhas! Conseguiamos estar varias pessoas na net ao mesmo tempo com boa velocidade. Agora? 1 já é demais... Paga-se muito e recebe-se pouco. São horas oara abrir uma qualquer página na net. Estamos no século XXI caramba!!
Reputação 7
Crachá +5
Não há um valor definido, depende das zonas e da quantidade de utilizadores.
Mas sendo assim, quem contrata o serviço nessa zonas sobrelotadas, está sujeito a pagar um serviço que não vai ter, porque as Operadoras têm também que fazer uma politica responsável na venda dos serviços, não podem ter a quantidade de clientes que não vão poder satisfazer.
"A Lei das Comunicações Eletrónicas (LCE) admite que as empresas prestadoras de serviços de comunicações eletrónicas procedam a eventuais limitações no acesso e na utilização de serviços, bem como à implementação de medidas para condicionar o tráfego de modo a evitar que seja esgotada a capacidade num segmento de rede ou impedir que a capacidade contratada seja ultrapassada. A possibilidade de operar este tipo de intervenção deve estar prevista nos contratos e deve ser objeto de clara e adequada divulgação aos utilizadores e assinantes."

Que é legal ja o sabemos. Util tambem.

O problema é nao estarem divulgados nos tarifarios os limites que a fazem disparar.
E pior ainda é ser aplicada de forma diferenciada, ninguem sabe os limites de cada um...

E quanto tempo dura depois de acionada? Ate reclamar muito?
Curiosamente alguns operadores começaram hoje a informar que a partir de Novembro vao melhorar a forma como comunicam as velocidades de internet nas condiçoes dos tarifários.
Veremos se será mais um rato parido pela ANACOM...

@AmmP

, a PUR nao é algo exclusivo deste Operador... Nao se deixe enganar de novo 😮

Sabe-me dizer se a PUR se aplica a internet fixa? É que é o meu caso… Já sou super mal servida e considero que quem precisa de ser mais responsável na venda dos seus produtos é a própria NOS. Devia ter vergonha de oferecer o que não pode assegurar!  O mês passado, dizem eles, no dia 5 já tinha usado demasiado a internet. Mas em que século vivemos NOS???

Reputação 7
Crachá +5

@AmmP Que se saiba, não há limite no serviço de internet fixa. 

Reputação 7
Crachá +2

É satélite por isso tem a pur :s

Comentário