Muito boa tarde. Tenho de começar por dizer que não sou técnico de rede e por isso peço desculpa por alguma “calinada” que possa vir por aí!
Actualmente tenho o serviço NOS de 1G de Download com o router Giga. O sistema e o wifi funciona na perfeição no andar onde está instalado. O problema é que a casa tem mais dois andares e o sinal chega muito fraco ao 1º e é inexistente no último. Já experimente opções mesh como a da TP-Link e também o power line da Devolo, que é o que uso actualmente, mas nenhuma das soluções oferece velocidades satisfatórias. O Devolo que tenho tem teoricamente velocidade power line de 1GB e um modem wifi em cada saída, mas as velocidades de download tipicamente não excedem os 50MB por wifi.
A minha casa tem pré instalação de cabo coaxial e de telefone em todas as divisões e eu gostava de substituir os cabos por CAT6, para que nas divisões passasse a ter acesso à internet com velocidades decentes.
Em termos de equipamento a minha ideia seria levar um cabo ethernet do GIGA router para um splitter situado junto à caixa de derivação dos cabos, “arrancar” os cabos existentes e utilizados para “puxar” o novo cabo de ethernet… se é que isto faz algum sentido 😄 . Depois utilizaria essa saídas para onde fosse necessário adicionar routers wifi de forma a ter cobertura em toda a casa.
Perguntas: em termos de equipamento funcionaria desta forma ou teria de adicionar algum componente extra? Existem técnicos que possam fazer este tipo de instalações? Já alguém tentou fazer algo semelhante?
Muito obrigado desde já pelas respostas.