O que é o Wi-Fi?
Todos usamos esta tecnologia, mas será que sabemos de onde vem e como funciona? Leia este artigo e tire as suas conclusões.
Hoje em dia temos garantido o acesso à internet e sabemos que é uma característica essencial na maioria dos equipamentos que utilizamos diariamente. Por exemplo, esqueceu-se de pôr o jantar a descongelar? Se o seu frigorífico tiver Wi-Fi já o pode fazer remotamente! 🆒 Nas próximas linhas explicamos-lhe como funciona e de onde vem esta tecnologia.
Como funciona?
A tecnologia utiliza ondas rádios para passar informação entre o router e equipamentos Wi-Fi, permitindo ao equipamento receber informação da web, da mesma forma que um rádio recebe som.
Quando envia informação para a internet, seja conversar no WhatsApp ou publicar uma fotografia no Facebook, o processo funciona ao contrário, é o telemóvel que emite ondas rádios, recebidas pelo router e transformadas em informação para a internet.
Vantagens:
- não precisa de estar ligado a cabos
- navegação a grande velocidade
- normalmente não tem custos adicionais
- permite aceder à internet no estrangeiro
- é compatível com todos os sistemas operativos
Os hotspots são pontos de acesso, sem fios, à internet. É frequente encontrar em locais públicos, como cafés, bibliotecas, aeroportos, hotéis, e perfeitos para poder ligar os seus equipamentos móveis, como portáteis, smartphones, tablets, etc.
O funcionamento dos hotspots é muito semelhante ao de uma ligação de rede doméstica sem fios. A maioria destes pontos de acesso são gratuitos, embora, em alguns casos, possa ser necessária uma subscrição ou ter contratado o serviço de uma operadora de telecomunicações. Por exemplo, os clientes NOS têm acesso ao NOS Wi-Fi com mais de 1 milhão de hotspots em Portugal e 20 milhões no mundo sem custos adicionais.
Contudo, este tipo de acesso à internet também tem algumas desvantagens:
- interferência de outros aparelhos na rede, que afetam a velocidade
- em zonas com demasiados utilizadores, mesmo com cobertura não é possível aceder à internet
- o alcance dos hotspots é limitado, logo a mobilidade também é pequena
Não perca os nossos próximos artigos!
Vamos falar de muitas outras coisas: bandas Wi-Fi, equipamentos e repetidores, redes, segurança, etc. Fique atento e partilhe connosco as suas dicas e opiniões. 🙂