Skip to main content
Header
Resposta

Giga Router 6.0 Bridge Mode - Asus Router RT-AXE7800

Após inumeros problemas com o meu serviço de internet e faltas de contactos por parte da NOS, decidi adquirir um router de forma a resolver os problemas no serviço.

Conforme instruções que segui, deveria activar a opção MODO BRIDGE na LAN4, o que fiz.
Teoricamente, activando este modo, toda a gestão da rede deveria ser realizada pelo meu router.
Acontece que após tudo configurado, todos os equipamentos que ligo seja via WIFI seja via Cabo à minha rede, recebe um IP dentro da Gama 192.168.1.X, sendo que a gama de IP´s do meu novo Router encontra-se na gama 192.168.50.2 a 254.

Não entendo a razão pela qual isto acontece, pois todos os dispositivos que são ligados recebem um IP aparentemente atribuidos pelo Router da NOS. AInda verifiquei se tinha a opção DHCP ativa no meu router e sim tudo está OK.

Aqui a questão é: Há algo mais que deva fazer para resolver esta situação? Activar o Modo Bridge e ligando o novo router na porta não  eria o suficiente?

Após várias pesquisas, fui informado que o modo bridge em pleno apenas pode ser activado pela operadora, será mesmo assim? Se assim for não faz sentido ter a opção disponivel.

Agradeço desde já qualquer imput.

Melhor resposta por Bruno Aleixo

Depois de ativares o bridge e desligares o dhcp reiniciaste ambos os routers? 

faz isso caso ainda não tenhas feito. 

Os equipamentos que estão a receber ip errado, estão ligados todos por wi-fi ou por cabo de rede? 

16 Comentários

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • July 22, 2025

Isso está a acontecer porque o dhcp está ativo no router da nos.

mas qual é o transtorno nisso? há problemas em continuares a ter o router nos a funcionar como dhcp? 

um bem haja 

• Autor
  • Kilobyte
  • July 22, 2025

Isso está a acontecer porque o dhcp está ativo no router da nos.

mas qual é o transtorno nisso? há problemas em continuares a ter o router nos a funcionar como dhcp? 

um bem haja 

O problema é que todos os dispotivos que ligam na rede, dado estarem a ser gerênciados pelo novo router, não têm internet, e recebem IP´s da gama do router NOS.
Para conseguir ter internet tenho que alterar os IPS, manualmente, o que é possivel fazer nas TV`s, tv´s pc´s, mas impossivel fazer no PC da empresa, e nos dispotivivos tipo máquina lavar, aspirador etc

• Autor
  • Kilobyte
  • July 22, 2025
Opções actuais

Fica aqui uma imagem do que tenho actualmente configurado

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • July 22, 2025

ou desligas o dhcp do router da nos ou do teu, pra não haverem conflitos.

um bem haja 

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • July 22, 2025

ahh então mesmo com o dhcp desligado no router nos, estás a ter problemas? 

no teu router configurante o range de ips?

um bem haja

• Autor
  • Kilobyte
  • July 22, 2025

ou desligas o dhcp do router da nos ou do teu, pra não haverem conflitos.

um bem haja 

Já o fiz, e continua tudo igual.

• Autor
  • Kilobyte
  • July 22, 2025

ahh então mesmo com o dhcp desligado no router nos, estás a ter problemas? 

no teu router configurante o range de ips?

um bem haja

No meu Router deixei a opção DHCP ligada e na verdade nem toquei no range, está por defeito na gama 192.168.50.X 

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • Resposta
  • July 22, 2025

Os equipamentos que estão a receber ip errado, estão ligados todos por wi-fi ou por cabo de rede? 

• Autor
  • Kilobyte
  • July 22, 2025

Acho que ainda não reiniciei o Asus, mas vou fazer isso de imediato.

Sobre o tipo de conexão, é indiferente, por cabo ou por wifi estão a receber IP errado

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • July 22, 2025

Acho que ainda não reiniciei o Asus, mas vou fazer isso de imediato.

Sobre o tipo de conexão, é indiferente, por cabo ou por wifi estão a receber IP errado

depois de aplicadas as configurações reinicia os dois router. só depois do router nos iniciar completamente, liga o asus. 

Depois podes confirmar se o bridge ainda está ativo e o dhcp ainda está desligado no router nos. 

um bem haja 

• Autor
  • Kilobyte
  • July 22, 2025

Após reinicio de ambos, e confirmado que o DHCP está OFF e o modo Bridge ON, tudo está igual.

Confesso já não saber o que tentar mais.

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • July 23, 2025

Após reinicio de ambos, e confirmado que o DHCP está OFF e o modo Bridge ON, tudo está igual.

Confesso já não saber o que tentar mais.

é ligar pro apoio ao cliente e pedir pra eles analisarem, isso ou é algum bug ou problema com o router.

também podes tentar fazer o despiste da app, mas não sei se será ajuda neste caso:

um bem haja 

• Autor
  • Kilobyte
  • July 23, 2025

Já os contactei várias vezes, mas noto uma deficiência enorme no processo. Remetem logo para o 16991, porque é uma situação de configuração.

Já fiz vários despistes, e ou dão erros que são aparentemente corrigidos, ou falhas, que segundo a linha, tem a ver com o DHCP estar desligado.

De qualquer forma, hoje vou trocar o router, solicitei essa situação e acederam, dado que todos os indicis apontam para um possivel mau funcionamento do Router NOS

Hoje já tiro as dúvidas.

Obrigado

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • July 23, 2025

Já os contactei várias vezes, mas noto uma deficiência enorme no processo. Remetem logo para o 16991, porque é uma situação de configuração.

Já fiz vários despistes, e ou dão erros que são aparentemente corrigidos, ou falhas, que segundo a linha, tem a ver com o DHCP estar desligado.

De qualquer forma, hoje vou trocar o router, solicitei essa situação e acederam, dado que todos os indicis apontam para um possivel mau funcionamento do Router NOS

Hoje já tiro as dúvidas.

Obrigado

Pois é, esse é o processo agora, mas depois de ligares pra pcmedic, eles fazem um relatório que fica disponível na nos. Ai tens que voltar a ligar pro apoio ao cliente e dizer que já ligaste pra pcmedic e que o problema presiste e que está no relatório deles. Só ai é que eles encaminham pra segunda linha.

já que vais trocar o router, partilha depois se a situação continua igual.

um bem haja 

• Autor
  • Kilobyte
  • July 23, 2025

Ora..…

Fui substituir o router conforme haveria falado.

Chego a casa, instalo o novo router, desativo o DHCP, ativo o Modo bridge e foi automático.

Problema resolvido, tudo a funcionar na perfeição.

Passei o domingo inteiro em volta disto,  ontem ao fim do dia perdi umas horas valentes, e hoje, substituindo o router o problema ficou sanado.

Eu desde o início, é pelos outros problemas além deste, dizia que est router não estava conforme, e no final ficou confirmado.

Obrigado por toda a ajuda.

"Um bem haja"

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • July 23, 2025

Boa noite, ​@Yves Máximo 

Agradecemos o seu feedback. 
Ficamos contentes que a situação tenha ficado resolvida. 
Qualquer questão que tenha, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 
Obrigado,