Skip to main content
Header
Megabyte
July 22, 2025
Respondido

Giga Router 6.0 Bridge Mode - Asus Router RT-AXE7800

Após inumeros problemas com o meu serviço de internet e faltas de contactos por parte da NOS, decidi adquirir um router de forma a resolver os problemas no serviço.

Conforme instruções que segui, deveria activar a opção MODO BRIDGE na LAN4, o que fiz.
Teoricamente, activando este modo, toda a gestão da rede deveria ser realizada pelo meu router.
Acontece que após tudo configurado, todos os equipamentos que ligo seja via WIFI seja via Cabo à minha rede, recebe um IP dentro da Gama 192.168.1.X, sendo que a gama de IP´s do meu novo Router encontra-se na gama 192.168.50.2 a 254.

Não entendo a razão pela qual isto acontece, pois todos os dispositivos que são ligados recebem um IP aparentemente atribuidos pelo Router da NOS. AInda verifiquei se tinha a opção DHCP ativa no meu router e sim tudo está OK.

Aqui a questão é: Há algo mais que deva fazer para resolver esta situação? Activar o Modo Bridge e ligando o novo router na porta não  eria o suficiente?

Após várias pesquisas, fui informado que o modo bridge em pleno apenas pode ser activado pela operadora, será mesmo assim? Se assim for não faz sentido ter a opção disponivel.

Agradeço desde já qualquer imput.

Melhor resposta por Bruno Aleixo

Depois de ativares o bridge e desligares o dhcp reiniciaste ambos os routers? 

faz isso caso ainda não tenhas feito. 

Os equipamentos que estão a receber ip errado, estão ligados todos por wi-fi ou por cabo de rede? 

19 Comentários

Bruno Aleixo
Super User
Super User
July 22, 2025

Isso está a acontecer porque o dhcp está ativo no router da nos.

mas qual é o transtorno nisso? há problemas em continuares a ter o router nos a funcionar como dhcp? 

um bem haja 

O amigo Bruno ajuda
Megabyte
July 22, 2025

Isso está a acontecer porque o dhcp está ativo no router da nos.

mas qual é o transtorno nisso? há problemas em continuares a ter o router nos a funcionar como dhcp? 

um bem haja 

O problema é que todos os dispotivos que ligam na rede, dado estarem a ser gerênciados pelo novo router, não têm internet, e recebem IP´s da gama do router NOS.
Para conseguir ter internet tenho que alterar os IPS, manualmente, o que é possivel fazer nas TV`s, tv´s pc´s, mas impossivel fazer no PC da empresa, e nos dispotivivos tipo máquina lavar, aspirador etc

Megabyte
July 22, 2025
Opções actuais

Fica aqui uma imagem do que tenho actualmente configurado

Bruno Aleixo
Super User
Super User
July 22, 2025

ou desligas o dhcp do router da nos ou do teu, pra não haverem conflitos.

um bem haja 

O amigo Bruno ajuda
Bruno Aleixo
Super User
Super User
July 22, 2025

ahh então mesmo com o dhcp desligado no router nos, estás a ter problemas? 

no teu router configurante o range de ips?

um bem haja

O amigo Bruno ajuda
Megabyte
July 22, 2025

ou desligas o dhcp do router da nos ou do teu, pra não haverem conflitos.

um bem haja 

Já o fiz, e continua tudo igual.

Megabyte
July 22, 2025

ahh então mesmo com o dhcp desligado no router nos, estás a ter problemas? 

no teu router configurante o range de ips?

um bem haja

No meu Router deixei a opção DHCP ligada e na verdade nem toquei no range, está por defeito na gama 192.168.50.X 

Bruno Aleixo
Super User
Bruno AleixoSuper UserResposta
Super User
July 22, 2025

Os equipamentos que estão a receber ip errado, estão ligados todos por wi-fi ou por cabo de rede? 

O amigo Bruno ajuda
Megabyte
July 22, 2025

Acho que ainda não reiniciei o Asus, mas vou fazer isso de imediato.

Sobre o tipo de conexão, é indiferente, por cabo ou por wifi estão a receber IP errado

Bruno Aleixo
Super User
Super User
July 22, 2025

Acho que ainda não reiniciei o Asus, mas vou fazer isso de imediato.

Sobre o tipo de conexão, é indiferente, por cabo ou por wifi estão a receber IP errado

depois de aplicadas as configurações reinicia os dois router. só depois do router nos iniciar completamente, liga o asus. 

Depois podes confirmar se o bridge ainda está ativo e o dhcp ainda está desligado no router nos. 

um bem haja 

O amigo Bruno ajuda