Header

Numero maximo de equipamentos no Router


Viva

Qual é o numero máximo de equipamentos que o router (deve ser o anterior ao giga) pode ter ?

Eu tenho em “stand by” qualquer coisa como 18, e ainda preciso mais ou menos de mais 10.

volta e meia algumas coisas deixam de funcionar...


22 Comentários

@Jorge C Rocha , em teoria é possível ligar ate 255 devices a uma rede wi-fi.

O operador diz do Novo GiGA Router:

Máximo desempenho e estabilidade até 50 equipamentos em simultâneo.

A questão prende-se mais com a partilha da largura de banda disponível pelos equipamentos ligados do que propriamente o n.º máximo de equipamentos. Ou seja,o que fazem esses 18 equipamentos em standby? São SmartPlugs e afins?

@Jorge C Rocha , em teoria é possível ligar ate 255 devices a uma rede wi-fi.

O operador diz do Novo GiGA Router:

Máximo desempenho e estabilidade até 50 equipamentos em simultâneo.

A questão prende-se mais com a partilha da largura de banda disponível pelos equipamentos ligados do que propriamente o n.º máximo de equipamentos. Ou seja,o que fazem esses 18 equipamentos em standby? São SmartPlugs e afins?

 

O que me acontece são problemas de atribuição de IPs, eu tenho 5 Camaras IP sem dhcp, 6 ar condicionados que funcionam sempre sem dhcp, uma impressora de rede tb com ip fixo, o resto eu que demora a ganhar IP, não sei porque que isso é assim. Claro que a pool de dhcp não acerta em cima destes IP’s…

 

 

Reputação 7
Crachá +2

@Jorge C Rocha , em teoria é possível ligar ate 255 devices a uma rede wi-fi.

O operador diz do Novo GiGA Router:

Máximo desempenho e estabilidade até 50 equipamentos em simultâneo.

A questão prende-se mais com a partilha da largura de banda disponível pelos equipamentos ligados do que propriamente o n.º máximo de equipamentos. Ou seja,o que fazem esses 18 equipamentos em standby? São SmartPlugs e afins?

 

O que me acontece são problemas de atribuição de IPs, eu tenho 5 Camaras IP sem dhcp, 6 ar condicionados que funcionam sempre sem dhcp, uma impressora de rede tb com ip fixo, o resto eu que demora a ganhar IP, não sei porque que isso é assim. Claro que a pool de dhcp não acerta em cima destes IP’s…

 

 

Não vejo qual seja o problema! Tem 253 endereços disponíveis!

 

 

Pois, eu sei, o problema é que não é atribuído os IPs

Não sei porque ...

Reputação 7
Crachá +2

Pois, eu sei, o problema é que não é atribuído os IPs

Não sei porque ...

 

Mais um BUG do Router 5! Está cheio deles!!! https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/configuracao-de-smart-devices-com-router-da-nos-14812

Reputação 7
Crachá +2

Pois, eu sei, o problema é que não é atribuído os IPs

Não sei porque ...

 

Mais um BUG do Router 5! Está cheio deles!!! https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/configuracao-de-smart-devices-com-router-da-nos-14812


Mas o cliente referiu  que não é o giga router.

E pode acontecer quebras por ter tantos equipamentos ligados. A partir dos 20 provavelmente ..

@Jorge C Rocha , já verificou como é que está configurado o servidor DHCP do router?

Já tentou configurar IPs fixos em vez de serem atribuídos pelo DHCP?

 

PS: Já li que sim...;)

O router tem a opção de reserva de IP por MAC address?

Reputação 7
Crachá +2

Pois, eu sei, o problema é que não é atribuído os IPs

Não sei porque ...

 

Mais um BUG do Router 5! Está cheio deles!!! https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/configuracao-de-smart-devices-com-router-da-nos-14812


Mas o cliente referiu  que não é o giga router.

E pode acontecer quebras por ter tantos equipamentos ligados. A partir dos 20 provavelmente ..

 

Um router que não consegue ter duas dúzias de equipamentos ligados e fazer uma atribuição DHCP? Nem quero pensar nisso… :\

O Smart Router da concorrência permite efectuar reserva de IPs por MAC Address, mas está limitado a 16 devices. Estou em crer que será uma limitação do interface de configuração ou uma questão de memória disponível...

Reputação 7
Crachá +2

O Smart Router da concorrência permite efectuar reserva de IPs por MAC Address, mas está limitado a 16 devices. Estou em crer que será uma limitação do interface de configuração ou uma questão de memória disponível...

 

A questão aqui é mesmo o DHCP não estar a atribuir ou estar a “demorar” a atribuir (não fiquei com a certeza pelo que o @Jorge C Rocha  disse)

 

E mesmo que a POOL de DHCP estivesse (como eu tenho!) de x.x.x.2 a x.x.x.254. e com IP’s fixos na rede, não haveriam problemas…

Tenho quase sempre 4 equipamentos ligados na rede: 2 IP’s fixos e 2 IP’s dinâmicos (DHCP) e não existem conflitos.

Para vossa informação:

1 PC ligado por CABO: IP FIXO

1 TELEVISOR ligado por WiFi 5Ghz: IP FIXO

1 WEBCAM XIAOMI ligada por WiFi 2.4ghz: DHCP

1 TELEMÓVEL ligado por WiFi 5Ghz: DHCP

Por vezes ligo 2 portáteis por WiFi 2.4Ghz: DHCP

Nestes equipamentos não tenho problemas na atribuição de IP’s por DHCP. Já tive a TV por DHCP também sem problemas (apenas meti IP FIXO para a poder PINGar sempre pelo mesmo endereço para manter a ligação “viva”, pois o WiFi da dita cuja desliga-se ao fim de algum tempo, talvez para poupar energia??!?)

@Jorge C Rocha , já verificou como é que está configurado o servidor DHCP do router?

Já tentou configurar IPs fixos em vez de serem atribuídos pelo DHCP?

 

PS: Já li que sim...;)

O router tem a opção de reserva de IP por MAC address?


O router é uma “cagada” não faz nada de jeito….IP por mac.. era bom era...

Vou fazer uma experiencia no fim de semana, vou por router o passar o IP para outro a ver que tal.

Nem a porcaria de dyndns diferente do que la tem por defeito faz… e eu tenho um serviço pago...

Tenho uma um soho da checkpoint (faz 900 Mbit de firewall, 300 em IPS deve chegar...) a ver que tal. Assim tenho antivirus, url filtring e mais uma data de coisas.. ate VPN IPSEC tem…. vamos ver se resolve… a NOS podia fornecer só um “modem” com saída para o telefone, que era bem melhor para quem quiser…

Se não ponho um rasperry com um Linux… que deve fazer o trabalho...

 

Reputação 7
Crachá +2

A NOS é cometeu muitos erros com os Routers… tem equipamentos para FTTH e HFC, e a cada upgrade de WiFi, tem de fazer upgrade de pelo menos 2 equipamentos… depois meteu um interface remoto que simplifica umas coisas e limita outras (e repleto de problemas). Para terminar, os equipamentos são fracos e têm imensos problemas que fazem desesperar qualquer utilizador que faça mais do que ligar uns equipamentos por WiFi! (nem quero acreditar que uma EMPRESA seja cliente da NOS!!!! mas existem!!! Desgraçados!!!!)

É muito triste ver ao que a NOS chegou… evolução de tecnologia, ZERO! (em alguns aspectos andou para trás...)

A NOS é cometeu muitos erros com os Routers… tem equipamentos para FTTH e HFC, e a cada upgrade de WiFi, tem de fazer upgrade de pelo menos 2 equipamentos… depois meteu um interface remoto que simplifica umas coisas e limita outras (e repleto de problemas). Para terminar, os equipamentos são fracos e têm imensos problemas que fazem desesperar qualquer utilizador que faça mais do que ligar uns equipamentos por WiFi! (nem quero acreditar que uma EMPRESA seja cliente da NOS!!!! mas existem!!! Desgraçados!!!!)

É muito triste ver ao que a NOS chegou… evolução de tecnologia, ZERO! (em alguns aspectos andou para trás...)

Nem digas nada, achas que os outros são diferentes ?

Acredita tenho péssimas experiencias com outros. Se fores um utilizador de 2 TV e 3 ou 4 pc ou outros equipamentos wifi a coisa vai funcionando, quando começas a crescer tudo muda de figura.

Eu ligado ao router tenho um switch de 48 full poe 10 / 100 / 1000 com 4 SFP+. Tenho 2 APs com ac para cobrir grande parte da casa. Os Wi-Fi serve para os pc e smartphone para navegar, para ligar 7 Ar Condicionados que são controlado por mecanismos de domótica. Além disso tenho 5 camaras para video-vigilância. Uma tv que liga ao netflix, e uma impressora. Estava a pensar inserir as percianas aqui… mas vai dar asneira… a domótica manda fechar e ela ainda abre….

A única coisa que precisava era só um link de acesso, mais nada...

Reputação 7
Crachá +2

A NOS é cometeu muitos erros com os Routers… tem equipamentos para FTTH e HFC, e a cada upgrade de WiFi, tem de fazer upgrade de pelo menos 2 equipamentos… depois meteu um interface remoto que simplifica umas coisas e limita outras (e repleto de problemas). Para terminar, os equipamentos são fracos e têm imensos problemas que fazem desesperar qualquer utilizador que faça mais do que ligar uns equipamentos por WiFi! (nem quero acreditar que uma EMPRESA seja cliente da NOS!!!! mas existem!!! Desgraçados!!!!)

É muito triste ver ao que a NOS chegou… evolução de tecnologia, ZERO! (em alguns aspectos andou para trás...)

Nem digas nada, achas que os outros são diferentes ?

Acredita tenho péssimas experiencias com outros. Se fores um utilizador de 2 TV e 3 ou 4 pc ou outros equipamentos wifi a coisa vai funcionando, quando começas a crescer tudo muda de figura.

Eu ligado ao router tenho um switch de 48 full poe 10 / 100 / 1000 com 4 SFP+. Tenho 2 APs com ac para cobrir grande parte da casa. Os Wi-Fi serve para os pc e smartphone para navegar, para ligar 7 Ar Condicionados que são controlado por mecanismos de domótica. Além disso tenho 5 camaras para video-vigilância. Uma tv que liga ao netflix, e uma impressora. Estava a pensar inserir as percianas aqui… mas vai dar asneira… a domótica manda fechar e ela ainda abre….

A única coisa que precisava era só um link de acesso, mais nada...

 

LINK de acesso?

Bem, na verdade, o que eu odeio é verificar CONSTATAÇÕES maravilhosas sobre os equipamentos, e depois na prática… um mar de problemas!

 

Senão, vejamos a maravilha tecnológica do ROUTER 5: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/conheca-o-novo-giga-router-12340

 

  • Wi-Fi mais rápido, as 4x4 antenas integradas no router permitem atingir velocidades ultrarrápidas (o meu carro também é ultrarrápido comparado com um carro mais lento...)
  • Velocidade máxima, velocidade até 1Gbps de download (Download megalomano que ninguém precisa… mas sobre os 20Mbits de UPLOAD existente em quase toda a tede, nada dizem!!!)
  • Mais equipamentos ligados, até 50 equipamentos ligados ao mesmo tempo sem perder performance
  • Design premiado, distinguido pelo prestigiado prémio mundial iF Award Design 2019 (premiado porque não tentaram ligar 3 ou 4 cabos de rede!!! Se tivessem ligado, iriam verificar que não os conseguem ligar porque as tomadas foram desenhadas umas em cima das outras!!!!)
  • Funcionalidades avançadas, com a App NOS Net é possível controlar a Internet do router em qualquer lugar (esquecem-se é de dizer que algumas funcionalidades NÃO funcionam, e outras, PERDEM A CONFIGURAÇÃO SISTEMÁTICAMENTE, como por exemplo, o CANAL AUTO da WiFi 5Ghz)
  • Gaming e Streaming, ideal para os mais exigentes que valorizam Gaming, streaming de vídeos HD e partilha de conteúdos de grandes dimensões (o que este não faz é algo basico: STREAMING de um device WiFi para outro!!! Coisa que o Router 4 fazia!)

 

Paro seu caso, o que salta à vista é mesmo isto Mais equipamentos ligados, até 50 equipamentos ligados ao mesmo tempo sem perder performance

Reputação 7
Crachá +5

@marcolopes Bom dia, ontem aconteceu-me uma coisa que nunca tinha acontecido,  quis postar um print num comentário e não foi possivel, aparecia um aviso a dizer a aguardar upload.

Reputação 7
Crachá +2

Tendo em conta o teu perfil de utilização, já pensaste em comprar um router à medida?

É que estes routers são para utilização doméstica, e tu precisas de 28 equipamentos ligados...

Reputação 7
Crachá +2

Tendo em conta o teu perfil de utilização, já pensaste em comprar um router à medida?

É que estes routers são para utilização doméstica, e tu precisas de 28 equipamentos ligados...

 

Essa agora!!!!!!!

Se fosse a NOS a dizer isso, teria fundamento legal para rescisão de contrato na HORA!

É que o anunciado não são se fica pelos 50 equipamentos! Ainda diz que é SEM PERDER PERFORMANCE!!!

 

Tendo em conta o teu perfil de utilização, já pensaste em comprar um router à medida?

É que estes routers são para utilização doméstica, e tu precisas de 28 equipamentos ligados...

Concordo, no sentido da rede domotica poder estar organizada de modo diferente. Pendurar tudo directamente no router do ISP nao sera certamente a melhor das soluçoes seja qual for o router.

Independentemente das propagandeadas craracteristicas imbativeis que @marcolopes ja referiu, para quem investiu tanto, nao faz sentido querer que o router do ISP seja a soluçao para tudo.

Reputação 7
Crachá +2

Tendo em conta o teu perfil de utilização, já pensaste em comprar um router à medida?

É que estes routers são para utilização doméstica, e tu precisas de 28 equipamentos ligados...

Concordo, no sentido da rede domotica poder estar organizada de modo diferente. Pendurar tudo directamente no router do ISP nao sera certamente a melhor das soluçoes seja qual for o router.

Independentemente das propagandeadas craracteristicas imbativeis que @marcolopes ja referiu, para quem investiu tanto, nao faz sentido querer que o router do ISP seja a soluçao para tudo.

 

Até faz… quando é a própria NOS que “propagandeia” sem pudores que o ROUTER suporta até 50 equipamentos ligados SEM PERDA de performance, o que ainda deixa antever que o mesmo suporta muito mais, mas já com perda de performance (e nem por isso com introdução de problemas de ligação!)

E estamos aqui a falar de pouco mais de UMA DEZENA? de devices… nada demais! São devices que na sua maioria comunicam poucas vezes e com pouco tráfego (os que domótica) e ainda assim, um problema aparente para este router! Volto a dizer que isto pode não ter nada a ver com o problema do cliente em questão, uma vez que se tata do router NÃO registar os IPs via DHCP  - logo estará mais relacionado com o problema descrito aqui: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/configuracao-de-smart-devices-com-router-da-nos-14812

@marcolopes , cada um decide como achar melhor. Se EU tivesse feito tal investimento em sistemas de automaçao, nao ficaria certamente dependende das performances de um QUALQUER router de ISP.

Reputação 7
Crachá +2

@marcolopes , cada um decide como achar melhor. Se EU tivesse feito tal investimento em sistemas de automaçao, nao ficaria certamente dependende das performances de um QUALQUER router de ISP.

 

Isso é verdade… mas não é o que está em discussão no tópico…

(eu também optaria, não por colocar o ROUTER em bridge, pois isso era o mesmo que dizer “o equipamento do operador NEM para router serve!! - o que seria ridículo - mas sim optar por um bom PONTO de ACESSO ligado fisicamente ao ROUTER, substituindo assim toda a gestão de WiFi).

Fiz isso, 

router NOS em bridge, router decente… internet TOP !

Muito mais rapido ….

o link não é mau, o Router é uma porcaria…. mas uma bela porcaria... 

Comentário