Header
Respondido

Novamente a saga de perda de pacotes... temporada (já não sei)


Reputação 1

Cá estou de novo, sim, sou reincidente…
Depois de ligar vários dias para um atendimento, supostamente, para resolver problemas, continuo com um serviço de internet deficiente e recorrente.
Quem perceber um pouco de pings, latências e perda de pacotes, se abrir a imagem anexa, facilmente identifica um problema na rede da NOS e que, na minha rede interna, tudo funciona como é suposto!
Até a ligação à minha televisão, que passa pelo CHITA (Router NOS) v5.2, decorre sem perda de pacotes…
Bom, este é o meu segundo passo, expor a baixa qualidade de serviço, depois de cerca de 3 semanas a ligar para o 16990, sem sucesso.
Aviso já, que o próximo passo será a exposição do meu caso no Livro de Reclamações Online, ANACOM e Provedor de Cliente da NOS!
Nota: a “minha” temporada anterior, teve aqui no fórum, um tópico com mais de 1500 visitas.
Até já!

 

icon

Melhor resposta por Paulo Figueiredo 4 November 2023, 23:23

Ver pergunta inicial

39 Comentários

Reputação 7

Reputação 1

@Guimas não tenho tanta certeza assim.
Qualquer avaria física não consegue padrões recorrentes como o que está a acontecer.
A ser ruído, tem de estar a ser condicionado por algum equipamento externo à linha física.
E o ruído, pode/deve afectar a velocidade, coisa que, qualquer “speedtest” não mostra… pelo menos, ao nível de perda de pacotes que, quando se aconteces, anda pelos 50%… logo, a velocidade deveria cair para os 50%.
E já agora, sim, o técnico “mexe” no IP configurado por mim, no router, pois tem acesso ao router.
O que eu escrevi, é que qualquer técnico deveria, no mínimo, saber que um router, por regra, disponibiliza endereços IP pelo serviço DHCP.
Logo, qualquer técnico, deveria saber que alterando um endereço “de fabrica”, tem de obrigatoriamente verificar o estado do serviço DHCP e, caso esteja activo, configurar de acordo!
Mas, também admito que o meu estado de irritação com o problema, me levasse a ser grosseiro e tenha “desorientado” o técnico e... que se tenha esquecido.
Foi um mero reparo.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde, @Paulo Figueiredo.

Lamentamos a situação. Por favor, partilhe connosco a resolução após a assistência técnica.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

@Guimasnão tenho tanta certeza assim.
Qualquer avaria física não consegue padrões recorrentes como o que está a acontecer.
A ser ruído, tem de estar a ser condicionado por algum equipamento externo à linha física.
E o ruído, pode/deve afectar a velocidade, coisa que, qualquer “speedtest” não mostra… pelo menos, ao nível de perda de pacotes que, quando se aconteces, anda pelos 50%… logo, a velocidade deveria cair para os 50%.
E já agora, sim, o técnico “mexe” no IP configurado por mim, no router, pois tem acesso ao router.
O que eu escrevi, é que qualquer técnico deveria, no mínimo, saber que um router, por regra, disponibiliza endereços IP pelo serviço DHCP.
Logo, qualquer técnico, deveria saber que alterando um endereço “de fabrica”, tem de obrigatoriamente verificar o estado do serviço DHCP e, caso esteja activo, configurar de acordo!
Mas, também admito que o meu estado de irritação com o problema, me levasse a ser grosseiro e tenha “desorientado” o técnico e... que se tenha esquecido.
Foi um mero reparo.

Pode ligar a quem quiser no apoio técnico que nenhum técnico vai saber do que fala e se quiser configurar para ser você a fazer.

O ruido pode não afetar a velocidade e causar apenas e unicamente a perda de pacotes.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde, @Paulo Figueiredo 

Lamentamos a situação que descreve. Dê-nos, por favor, oportunidade de ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum  acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

 

Reputação 1

Boa noite @João H. , sim, darei, se as intervenções que têm estado a decorrer, não surtirem efeito.

Entretanto, e após a segunda intervenção de um técnico no local, que detectou algum ruído na rede e efectuou algumas alterações de fichas, splitters e filtros, o estado da rede tem vindo a melhorar significativamente.
O técnico chegou a substituir a minha box 2.0HD antiga (já tinha uns 10/12 anos) por outra sem disco, mantendo o serviço IRIS.
Também optei por manter desligado o meu IP na DMZ… embora, não tenha perdido conectividade na minha rede interna com o dispositivo… ainda assim, está desligado, por enquanto.

Amanhã, sexta-feira, a partir das 22:00h, tenho programado uma actividade com utilização intensa de ligação à internet e… vou aguardar o resultado.

Reputação 7
Crachá +5

Bom dia, @Paulo Figueiredo.

Agradecemos o seu testemunho.

Se surgirem mais temas, partilhe connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Reputação 1

Bom… finalmente, depois de na passada sexta-feira, ter a indicação de que viria ao local uma equipa de exteriores (falharam a primeira visita, dando o assunto por concluído… sem sequer investigarem, pelo que percebi), o assunto por agora, parece estar resolvido.
A perda de pacotes está inferior a 1% (!!!) numa amostragem de mais de 8200 ping’s.

Pena que o atendimento (16990) não tenha capacidade para perceber com quem está a falar e seja preciso chegar ao limite de utilizar linguagem grosseira, incomodando os técnicos, que, muitas das vezes, não têm culpa e apenas seguem scripts/procedimentos pré-estabelecidos sem conhecimentos para encaminhar os problemas para as equipas mais adequadas.

Espero que para a próxima vez que tenha necessidade de ligar para o 16990, não venham com a conversa do costume… reiniciar o router, repor padrões de fábrica, depois de indicar que não tenho problemas do lado de “dentro” do router!

É tudo… por agora!

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho e partilha @Paulo Figueiredo.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Boa Noite,

Problema de perda de pacotes todos dias(ou quase todos dias), em horario comercial nota-se mais (entre as 20h e 23h).

1- O problema acontece com Internet Fixa e Wireless

2 - Testado e provado que o problema acontece em varios computadores

3 - Ja me foi trocado o router, o problema continua, sem qualquer alteracao.

4 - Ja existiram 4/5 visitas de técnicos NOS , e não conseguem evitar a perda de pacotes.

    4.1 - Uma das visitas foi revista toda a cablagem interna (dentro de casa) e externa (predio, substituido cabo de entrada em casa.

   4.2 - Um dos tecnicos ligou para o backoffice comprovando que não ha historico de problemas de Ruido, OSNR ok . (logo não pode ser interferencia externa… ou seja outro aparelho que eu tenha em casa)

5 - Um dos testes que faço é bastante simples , ping para o site da nos … em anexo, timeouts contantes (comprovado em varios pcs)

6 - O outro teste é através de uma tool conhecida por toda a gente que trabalhe com telecomunicações (My Trace Route).

    6.1 - Quando o problema esta a acontecer confirma-se a perda de pacotes em varios “Hops” no caminho ( ICMP teste entre o meu router e o site da NOS.PT).

 

Nota Importante : Ja liguei inumeras vezes para o suporte técnico e ninguem me consegue resolver o problema, alias uma das vezes que liguei disseram que a NOS não se responsabiliza por perda de pacotes :) aahhaha engraçado que a perda de pacotes esta a acontecer apenas em Hops na vossa rede…

 

Aguardo mais 1 resposta… De alguem que tenha … e diga que o problema é congestionamento na rede… Eu quero isto resolvido senao cancelo o contrato.

 

Br,

Hugo Rosario

 

Reputação 7
Crachá +2

Isso não é congestionamento na rede. É ruido na caixa da célula ( á partida).

Obrigado pelo comentario, mas tenho essa duvida, não sei mesmo onde possa estar o problema.

Se Fosse Ruido na Caixa da Celula , não seriam problemas de ruido ? ( no meu router, quando analisado pelo suporte da NOS nao tinha, qualquer problema de OSNR/Ruido em tempo real/historico , será mesmo ruido na caixa da celula ?? )

 

Reputação 7
Crachá +2

Eu assumo que seja igual ao meu problema, que era ter bastante packet loss. A NOS nunca o conseguiu resolver porque não era detetado nem remotamente nem pelos técnicos. O problema: ruido na célula que afetava uma série de clientes. Ou seja, o sistema que utilizam não deteta o ruido e sendo assim a equipa técnica nada tem a resolver.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho @Hugo Rosario e a partilha do @Guimas. Vamos ajudar a analisar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com:

  • O seu número de cliente NOS;
  • Número de contribuinte associado ao contrato;

Obrigado

 

Comentário