Header
Pergunta

Giga Router perde configurações após reinicial


  • Megabyte
  • 6 comentários

Recentemente troquei o meu router antigo por um giga router. Por defeito o método de encriptação WI-FI vem TKIP+AES, suponho que se deve à manutenção de compatibilidade com equipamentos mais antigos. Em aminhanet.nos.pt faço a alteração para encriptação AES, mais segura, até porque os equipamentos mais recentes que tenho, nomeadamente, produtos Apple, avisam que a encriptação TKIP deixou de ser segura. Quando o router reinicia perde a configuração e fica com a que vem por defeito. Há forma de resolver esta questão?

Obrigado.


14 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Provavelmente não, é configurar novamente.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Ding e @Guimas

@Ding, lamentamos a demora na resposta. 
A dificuldade que nos reportou ainda se mantém? Ficámos aguardar o seu feedback. 

Obrigada 

Olá @Ding e @Guimas

@Ding, lamentamos a demora na resposta. 
A dificuldade que nos reportou ainda se mantém? Ficámos aguardar o seu feedback. 

Obrigada 

 

Há alguma razão para se ter alterado? Ou isso é conversa para entreter? Claro que use mantém e manterá! Há alguma dúvida?

Reputação 7
Crachá +6

@Ding,

Diga-nos qual é o seu router (versão), por favor. 

Obrigada

 

Eu tenho o mesmo problema

 

Tenho um setup não convencional que está a me dar problemas.

Uma descrição do setup actual:

  • Router Giga NOS com:

    • Rede normal e rede 5 (nome AP-NOS e AP-NOS-5G)

    • Servidor DHCP Desactivado

    • Switch Unifi ligado numa das portas

  • Switch Unifi com:

    • AP-Unifi com rede normal e rede 5 (nome AP-Unifi AP-Unifi-5)

    • RPi a correr o PiHole incluindo servidor de DHCP configurado para servir os ips na gama e o ip do router correcto

 

Qual o motivo desta configuração? O motivo é simplesmente poder ter o DNS fornecido pelo PiHole que limpa uma quantidade gigante de publicidade/tracking. Seria possível ter este setup continuando a usar o DHCP do Router NOS ,até seria preferível, mas o router da NOS não permite configurar DNS manualmente, usando os pré-definidos pelo operador.

 

A minha ideia era que configurando num equipamento hipoteticamente as 4 redes ele fosse saltando para o melhor sinal e ao saltar fosse feito um pedido de DHCP que seria respondido pelo PiHole e tudo funcionaria.

 

Na prática isto não acontece. Se um equipamento se ligar num dos APs vai funcionar, mas ao trocar para o outro AP não vai funcionar. E isto mantém até o router da NOS fazer reboot. Quando isso acontecer o equipamento vai se conseguir ligar a qualquer lado mas não consegue trocar.

 

Na interface de configuração do router da NOS existe uma vista que mostra a lista de equipamentos que o router já viu, bem como a interface onde esses equipamentos foram vistos:

  • Ethernet

  • Wifi

 

Aparentemente esta tabela de switching é estática e não deixa que o mesmo MAC troque de um lado para o outro.


 

 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @gfelisberto

Já tentou configurar novamente? 

Obrigada 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @gfelisberto

Movemos o seu comentário para este tópico, uma vez que aborda o mesmo tema. Desta forma, permitimos uma melhor organização do Fórum NOS. 

Obrigada 

Olá @gfelisberto

Movemos o seu comentário para este tópico, uma vez que aborda o mesmo tema. Desta forma, permitimos uma melhor organização do Fórum NOS. 

Obrigada 

Ola Ana,

 

A única semelhança entre os dois posts é ter sido eu a o colocar e ter usado a mesma imagem para referencia da versão.

 

Por favor separe porque nao tem nada haver uma coisa com a outra.

Olá @gfelisberto

Já tentou configurar novamente? 

Obrigada 

Sim, tenho de o fazer de cada vez que tenho de desligar o router.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @gfelisberto,

Lamentamos o transtorno. Vamos ajudar.

Sugerimos que efetue um reset ao router e teste novamente. 

Caso a situação se mantenha envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum, acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado 

Boa tarde @gfelisberto,

Lamentamos o transtorno. Vamos ajudar.

Sugerimos que efetue um reset ao router e teste novamente. 

Caso a situação se mantenha envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum, acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado 

O problema continua

Reputação 7
Crachá +2

Olá @gfelisberto,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos responder-lhe logo que possível.

 

Comentário