Header
Respondido

NIF fatura


Boa tarde a todos,

 

Vou expor aqui a minha situação para tentar obter ajuda e esclarecimentos.

 

Sou cliente NOS/Zon/TvCabo desde 2006. Desde essa altura como em toda a relação comercial, existem períodos em que estamos mais satisfeitos com o serviço e períodos que estamos menos.

 

Posso dizer que atualmente não atravesso um período de insatisfação sendo até bastante compreensível de alguns constrangimentos que possam acontecer devido a toda a situação que todos vivemos.

 

Em novembro de 2019, quando renovei o meu período de fidelização, com aumento de serviços contratados, fui informado pela operadora, que para alterar o NIF das fatura apenas me teria que dirigir a um loja da NOS e efetuar esse pedido presencial.

 

Hoje, quando me dirigi a uma loja da NOS, fui informado que esta alteração não é possível ser feita sem alteração do titular do contrato. Apesar da minha insistência de que tinha sido informado que era possível efetuar esta alteração, o funcionário foi peremptório a afirmar “deram a informação errada”. Como me pareceu que não iríamos sair desta discussão sem nenhuma conclusão solicitei que a informação que estava a ser dada verbalmente fosse colocada por escrito. Resposta obtida: “Não damos essa informação por escrito.”

Infelizmente e pela primeira vez na vida solicitei o livro de reclamações para expor a contradição de informação que é dada pela NOS. Admirei-me com a velocidade que o funcionário foi buscar o livro!

 

Esta situação é tão mais incomoda que um dos objetivos da minha visita às instalações da NOS era perceber a possibilidade de aumentar a NET fixa em casa (neste momento somos 4 pessoas com computadores a necessitar de NET o dia todo - 2 crianças em idade escolar, a minha esposa a dar aulas via ZOOM/Skype/etc e eu em teletrabalho só possível com NET). Estudar possíveis upgrades ao Router ou os melhores “extenderes” de sinais.

Se a minha disponibilidade era estudar possíveis aumentos de Net em casa neste momento já equaciono é reclamar da NET fraca…

 

Voltando ao ponto inicial, alguém tem experiência em alterar um simples NIF de uma fatura?

Quanto à Net fraca vejo uma série de tópicos e soluções da NOS mas nenhum me garante que possa atingir as velocidades contratadas.

 

Obrigado e saúde para todos

icon

Melhor resposta por Tiago C. 15 April 2020, 13:15

Ver pergunta inicial

14 Comentários

@RuiMacedo , estando o NIF associado ao titular do contrato, de que forma será possível alterar o NIF sem alterar o titular?

Da primeira vez que colocou a questão, perguntou apenas por “alterar NIF”, sem referir “sem alterar o titular”?

Não terá o funcionário respondido presumindo que ambos tinham presente a relação entre NIF e titular do contrato?

Reputação 7
Crachá +5

@RuiMacedo Boa noite, essa questão é muito fácil de resolver, como é obvio, não poderá haver um titular do contrato e um NIF de outra pessoa. Basta entrar na sua Área de Cliente e na opção PEDIDOS/ Enviar pedido/Alteração de Dados de conta/Alterar Titular/Pedir . Preencher o questionário com os dados do novo titular e Enviar o Pedido. E está resolvido.

 

Obrigado pelas vossas respostas.

 

@RuiMacedo , estando o NIF associado ao titular do contrato, de que forma será possível alterar o NIF sem alterar o titular?

Da primeira vez que colocou a questão, perguntou apenas por “alterar NIF”, sem referir “sem alterar o titular”?

Não terá o funcionário respondido presumindo que ambos tinham presente a relação entre NIF e titular do contrato?

 

Apesar do o contrato ser efetuado entre mim e a NOS o que me impede de solicitar as faturas com outro NIF do agregado familiar? Existe algum impedimento legal?

 

@RuiMacedo Boa noite, essa questão é muito fácil de resolver, como é obvio, não poderá haver um titular do contrato e um NIF de outra pessoa. Basta entrar na sua Área de Cliente e na opção PEDIDOS/ Enviar pedido/Alteração de Dados de conta/Alterar Titular/Pedir . Preencher o questionário com os dados do novo titular e Enviar o Pedido. E está resolvido.

 

 

Esta informação é bastante útil e eu não tinha conhecimento. Obrigado pela partilha. Mas eu pretendo manter o contrato em meu nome. O que solicito é alteração do nº fiscal na emissão da fatura.

 

 

Reputação 7
Crachá +5

Obrigado pelas vossas respostas.

 

@RuiMacedo , estando o NIF associado ao titular do contrato, de que forma será possível alterar o NIF sem alterar o titular?

Da primeira vez que colocou a questão, perguntou apenas por “alterar NIF”, sem referir “sem alterar o titular”?

Não terá o funcionário respondido presumindo que ambos tinham presente a relação entre NIF e titular do contrato?

 

Apesar do o contrato ser efetuado entre mim e a NOS o que me impede de solicitar as faturas com outro NIF do agregado familiar? Existe algum impedimento legal?

 

@RuiMacedo Boa noite, essa questão é muito fácil de resolver, como é obvio, não poderá haver um titular do contrato e um NIF de outra pessoa. Basta entrar na sua Área de Cliente e na opção PEDIDOS/ Enviar pedido/Alteração de Dados de conta/Alterar Titular/Pedir . Preencher o questionário com os dados do novo titular e Enviar o Pedido. E está resolvido.

 

 

Esta informação é bastante útil e eu não tinha conhecimento. Obrigado pela partilha. Mas eu pretendo manter o contrato em meu nome. O que solicito é alteração do nº fiscal na emissão da fatura.

 

 

Mas isso parece não ser possível. 

@RuiMacedo , já questionou o Operador quando à viabilidade das facturas passarem a ser emitidas em nome do destinatário do serviço ao invés do titular/adquirente?

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS, @RuiMacedo.

As faturas são emitidas em nome (e NIF) do titular do serviço. Para alterar o NIF, teria de alterar também o titular.

Em relação à internet, as ligações são feitas por cabo ou Wi-Fi?

Bem-vindo ao Fórum NOS, @RuiMacedo.

As faturas são emitidas em nome (e NIF) do titular do serviço. Para alterar o NIF, teria de alterar também o titular.

Em relação à internet, as ligações são feitas por cabo ou Wi-Fi?

Boa tarde,

Essa é uma realidade que observo desde 2006. O que pretendo é alterar o número de contribuinte em que é emitida essa fatura.

A não ser que haja algum impedimento legal que desconheça (e que não me foi explicado pelas vias oficiais) não entendo a dificuldade de emitir um recibo com um NIF que o cliente indica!

Quanto aos acessos após contacto com a linha de apoio a situação normalizou. Vou analisar possibilidades de garantir acesso à internet em todos os pontos da casa.

@RuiMacedo , quando efectua uma compra de bens em qualquer estabelecimento comercial, pode solicitar emissão de factura com o NIF por si indicado, sem necessidade de identificar o seu titular, bastando que o número indicado seja validado pelo seu digito de controlo.

Nos fornecedores com contrato de prestação de serviços as regras são necessáriamente diferentes, tal como indicou o moderador @Tiago C. 

Estou a tentar aceder ao formulario de pedidos da area de cliente mas a plataforma não tem o mesmo desenho do printscreen que mostram aqui nesta discussão. Como posso chegar a esse área de cliente? Pode enviar o link?

Na minha área só aparece a morada, os serviços do pacote e a facturação, mas o menu lateral nao tem essas opçoes, como vêm:

 

Reputação 7
Crachá +5

Estou a tentar aceder ao formulario de pedidos da area de cliente mas a plataforma não tem o mesmo desenho do printscreen que mostram aqui nesta discussão. Como posso chegar a esse área de cliente? Pode enviar o link?

Na minha área só aparece a morada, os serviços do pacote e a facturação, mas o menu lateral nao tem essas opçoes, como vêm:

 

Boa tarde, o seu serviço é particular ou Empresas ?

Reputação 7
Crachá +5

@Alina Fernandes  O printscreen que refere é da antiga Área de Cliente, o seu print que mostra é da nova Área de Cliente, é por isso que não é igual.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Alina Fernandes e @Jose Rodrigues

@Alina Fernandes, continua sem conseguir aceder à funcionalidade em questão? Ficamos aguardar o seu feedback. 

Obrigada 

Consegui alterando no sitio da facturação escolhendo o contrato em questão e puchando para baixo...ao fim de meia hora encontrei a tecla fazer pedido, mas devo dizer que a área de cliente não está feita de forma nada fácil. Como eu de certeza que já houve muitas pessoas a questionar-se da mesma coisa. O menu de antes ainda assim estava batante mais intuitivo. Não faz nenhum sentido estar os contratos no menu principal, e para quem tem vários contratos mais confuso é porque mesmo escolhendo o contrato correcto a facturação pode ser de outro contrato...nonsense!

Reputação 7
Crachá +2

Olá @Alina Fernandes,

Agradecemos o seu feedback e sugestão.

Se precisar da nossa ajuda, continuamos por aqui.

 

Comentário