Header

App IQ 707450201 - ABUSO!


Olá a todos, venho por este meio manifestar o meu desagrado com a App IQ 707450201, não sei o que é? Nem dei autorização para ser debitado na minha factura este serviço. Considero um ABUSO E UMA FRAUDE!

Claro que liguei para os serviços, disseram-me que é um serviço pedido pelo cliente e não podem fazer nada, "deve ter clicado em alguma janela de publicidade..."

Liguei para os serviços a denunciar fraude mas também não podem ajudar... afinal é normal clicar numa janela pop up e no final do mês pagar 15.94€ a mais em serviços que NÃO PEDI, NEM SEI O QUE SÃO, NEM PARA QUE SERVEM!
Alguém sabe mais alguma coisa?

Obrigado a todos!

24 Comentários

O problema é que estas APP`S, sao subscritas pelos clientes, e a NOS nao assume a responsibilidade.
Os clientes é que têm de entrar em contacto com quem subscreveram os serviços, e pedirem a sua anulaçao.

Normalmente, a NOS, também costuma ajudar a barrar estes serviços, mas legalmente nao sao obrigados.

Aconselho a entrar em contacto com a empresa, em que o serviço foi subscrito:

707450201

pt@appiq.mobi

http://m.pt.appiq.mobi

Ou com o SAC da NOS, 16990

Isto já aconteceu com centenas de pessoas, tanto neste operador como nos outros operadores.
Pode também ler este tópico acerca do problema:

https://forum.nos.pt/gerir-produtos-e-servicos-18/cancelamento-de-subscricao-de-servicos-2098
Esta entidade (Braniq/Appiq) com sede em Amesterdão, está a burlar milhares de clientes das Operadoras de Comunicações Móveis em Portugal através das suas aplicações (jogos, downloads de músicas, notícias de famosos, etc) e de links em posts nas redes sociais.
Existem centenas de reclamações juntos dos operadores móveis e no portal da queixa.
O método usado parece ser a activação de serviços com um custo aproximado de 3,99€ / semana através do acesso não autorizado aos dados dos telemóveis, sem que os seus proprietários se apercebam.
O serviço é activado no nº de telemóvel através de uma mensagem SMS e debitado no saldo ou conta associada ao mesmo, ao que parece com o consentimento das Operadoras.
Cautela com os jogos e links apelativos em equipamentos com dados móveis.

Petição Contra Empresas de Toques de Telemóvel e Mensagens de Valor Acrescentado
Razões para assinar. O que dizem os signatários
Já fiz uma pesquisa e sei que não fui o único a ser burlado. Para mim a questão é saber para que servem os serviços anti-fraude? Ok, clico numa janela de publicidade e no final do mês pago e pronto!? NÃO PODE SER!
Alguém tem de bloquear estas empresas, a NOS como grande empresa que é, tem o dever e a obrigação de zelar pelos interesses dos seus clientes. Quando faço compras pela net, sei que tenho de fazer um pagamento po:r transferência bancária, pay pall ou bit coins, não basta aceder a janelas de publicidade.
Desculpem-me se estou a ver mal a coisa, mas não em parece.

A quem peço a factura deste serviço? Já liguei para o nº 707450201, e como é ÓBVIO ninguém atende o telefone e não respondem aos e-mails.

A factura deste serviço também entra para o sorteio das finanças? Se paguei a esta empresa (app IQ 707450201), quero saber quem são, qual o seu domicílio fiscal, qual o serviço que prestam? Quantas vez acedi a este serviço? A que horas? A sua sede é na Holanda? A quem é que a NOS paga? Ou isto é um negócio "escuro" pela deep web? Se a NOS não sabe a quem paga, nem pede factura, então é um negócio ilegal???
Lucio Silva,
nao pretendo de forma nenhuma desvalorizar o seu comentario nem os naturais sentimentos de frustração e impotencia que estes abusos provocam em todos nos, porem...
... a NOS como grande empresa que é, tem o dever e a obrigação de zelar pelos interesses dos seus clientes...
E eu acrescentaria "e dos interesses dos seus acionistas tambem".
Entre os interesses de uns (clientes) e de outros (acionistas) existem naturalmente alguns conflitos.
O operador esta licenciado para prestar serviços de comunicaçoes, entre os quais os chamados "de valor acrescentado" que presta a essas "empresas" de jogos, downloads, notícias de famosos e afins.
O serviço esta devidamente regulamentado e para o operador constitui apenas mais um serviço que presta a clientes.
O problema surge quando essas "empresas" descobrem algures na regulamentaçao existente sobre serviços de valor acrescentado, algumas fragilidades de que se podem aproveitar, nomeadamente quanto 'a forma de ativaçao dos mesmo.
O operador de comunicaçoes apenas responde pela sua parte, mas, evidentemente que quando confrontado com este tipo de atuaçao das "empresas" suas clientes, vai responder da forma que melhor jeito lhe der, tentando naturalmente conservar todos os clientes que alimentam o seu negocio.
Dai, na maioria das reclamaçoes ou pelo menos nas mais insistentes, acabarem por devolver os valores cobrados, sem contudo colocarem em causa a continuaçao do serviço legalmente prestado a essas "empresas".
Embora a maioria dos lesados se foque exclusivamente em reaver os valores retirados, a questao deve ser colocada 'as entidades competentes (ANACOM, ASAE, etc.) por forma a que se consiga, alterarando a regulamentaçao do sector, uma mais efectiva protecçao dos utilizadores de redes moveis, nomeadamente pelo seu direito a bloquear qualquer tipo de serviços de que nao esteja interessado.
Como bem sabemos, a actuaçao das entidades reguladoras raramente coloca os interesses dos consumidores em primeiro plano, razao pela qual assistimos a este ensurdecedor silencio quanto a este assunto, quando sao milhares de lesados em todos os operadores e centenas de reclamaçoes por todos os portais. Muito me espantou que a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) tenha decidido abrir um procedimento de averiguações por ter recebido cerca de 100 participações que contestam um plano televisivo de uma reportagem emitida sobre os incêndios em Pedrogão Grande.
100 participações???
Quantas recebeu a ANACOM sobre estas burlas? Nao sabem mesmo o que se passa? Nao teem eles familiares que ja tenham sido vitimas? Sera que sao imunes?
Recepcionei uma msg a informar sobre a adesão a um serviço app iq o qual desconheço tanto a nível de conteúdo como de adesão.
Solicitei junto do call center a sua desactivação em função de não ter solicitado nem confirmado assim como respectivo bloqueio deste tipo de serviços os quais não foram contratados o que me foi negado. Questiono o motivo?
A mensagem de origem desconhecido por serviço não solicitado
Insista com a questao, recorrendo ao site da Provedoria NOS e ao LIVRO DE RECLAMAÇÕES .

Outros topicos relacionados:
App IQ 707450201 - ABUSO!
Como cancelar o zigzagfone?

Informação adicional:
SMS/MMS valor acrescentado
Folheto informativo SVA da ANACOM
Boa tarde
Recebi sms a dizer que subscrevi serviço appiq e que iria ser cobrado o valor de 3,99€ semana. Não subscrevi nada
Tento cancelar o serviço no link enviado e da sempre erro
Podem verificar se está cancelado ou se não existe qualquer subscricao?
Obrigado
Cumps
Alexandre
Reputação 7
Crachá +1
@Alexandrepatusco, vê este tópico: https://forum.nos.pt/gerir-produtos-e-servicos-18/app-iq-707450201-abuso-2839
Boa noite. Recebi uma fatura da NOS referente ao mês de Julho de 2017, sendo 11.95€ de consumos extra de telemóvel referentes à subscrição de conteúdos com o número 707450201.
Mais Informo que nunca autorizei, nem subscrevi qualquer serviço além do acordado com a NOS.
Como é possivel ser debitado valores desta forma totalmente deliberada sem qualquer consentimento? Como se vê estes valores devolvidos?
App IQ 707450201 - ABUSO!
Boa tarde

Ao navegar no facebook abri um link e recebi imediatamente a seguinte mensagem: Subscreveu o servico App IQ. O servico sera renovado por 3,99Eur/semana. +info: http://play.appiq.mobi/ ou 707450201.
Declaro que não subscrevi nem pretendo subscrever a nenhum serviço pelo que considero o sucedido uma burla.
Reputação 7
Crachá +5
Olá, @PBMENDES, bem-vindo à comunidade.

Como o C24XXXX201 referiu já existe um tópico onde este tema está a ser debatido e esclarecido, por isso movemos a sua publicação. Desta forma a consulta de informação no Fórum torna-se mais fácil. 🙂
Reputação 7
Crachá +1
@heldercosta20 vê este comentário: https://forum.nos.pt/gerir-produtos-e-servicos-18/app-iq-707450201-abuso-2839/index1.html#post12492
Reputação 1
Pelo lado da NOS será muito difícil, a bem, acabar com esta fraude e repor as importâncias roubadas.
Convido todas as centenas de lesados a apresentar queixa na ANACOM e Provedor de Justiça.
Quem tiver possibilidades e meios, recorrer aos Tribunais, Polícia Judiciária e pressionar os deputados no parlamento.

Esta tramóia envolve a Operadora de Comunicações, o Facebook (que fornece o telemóvel), e a empresa pirata (zigzagfone por exemplo). Há um convénio entre as Operadoras de Comunicações e estas empresas piratas para todos ganharem dinheiro por conta dos utentes.
@jmpsoares, todos estes serviços sao legais. Consulte no site da ANACOM informaçoes sobre os mesmos Folheto informativo SVA da ANACOM .

"A cobrança é feita pelo prestador do serviço telefónico móvel. Isto, apesar de o responsável pelo envio dos conteúdos ser o prestador de SVA.
Saiba que o serviço móvel não pode ser suspenso por falta de pagamento dos SVA
"

A tramoia esta na forma de ativaçao do serviço pelo seu prestador (prestador de SVA) e nao pelo prestador do serviço telefónico móvel. Salvo melhor opiniao (desonhecendo em concreto como atuam, pois ainda nao fui brindado 😉 ) o processo de ativaçao com que os lesados se confrontam nao respeitara o legalmente definido.

Os prestadores do serviço telefónico móvel, sabendo disso pelo volume de reclamaçoes apresentadas, deveria, moralmente (apenas isso, pois nao sao responsaveis por) suspender os serviços de cobrança que prestam a esses prestadores de SVA.

A verdade e que beneficiam todos com a tramoia (responsaveis por ela ou nao)!
Boa tarde

Recebi uma factura da NOS para pagamento de 80,81€ referente ao mês de julho de 2017, sendo 11,95€ de consumos extra de telemóveis referentes à empresa com o número 707450201.

Mais Informo que nunca autorizei, nem subscrevi qualquer serviço além do acordado com a NOS, pelo que considero uma tentativa de Burla por parte dessa Empresa com esse número 707. Assim solicito o barramento imediato de tais serviços que eu nem sei a que se referem.

Por tal motivo, solicito o cancelamento imediato desta factura e elaboração de nova com os valores acordados no contrato, sob pena de rescisão do mesmo por justa causa.

Solicito também a desactivação de todos os serviços de valor acrescentado, sendo os mesmos só activados a meu pedido.

Obrigada e cumprimentos.

Ricardo Rodrigues e Teresa Silvestre
Esse assunto já foi abordado noutros tópicos:

https://forum.nos.pt/gerir-produtos-e-servicos-18/app-iq-707450201-abuso-2839

https://forum.nos.pt/gerir-produtos-e-servicos-18/burla-tapgamez-707450201-2507
Reputação 7
Crachá +6
Olá Ricardo1975, bem-vindo ao Fórum NOS.

O HASPT já mostrou que na comunidade existem alguns tópicos sobre o assunto.

Por isso, e para garantir que todos os utilizadores encontram facilmente a informação que procuram, movemos o seu comentário para um tópico mais antigo, onde pode encontrar resposta à sua situação.
Boa Tarde
Hoje olhei para minha factura e reparei que num dos numeros de telemovel que tenho asssociado vinha 15.94 para pagar dum numero 707450201,fui ver todas as outras facturas e reparo que desde Junho que ando a pagar algo do qual nao acedi,e com a deste mes que paguei ja vai em 116 euros,e a factura que ja veio vem com mesmos 15.94 para pagar.
Fui a net e reparei que esse numero pelos vistos deve ser de alguma fraude.
Gostava que NOS bloquei esse numero e na proxima factura venha tudo deduzido.
Se tenho os serviços normais e nao acedi a mais nenhum,nao tenho que pagar mais nada,alem disso se a NOS tem queixas aqui de varias pessoas devia bloquear logo esse numero em todos os clientes.
Nao estamos seguros com vcs?
Nao tem estado atento as suas faturas nem as noticias nos OCS...
Aqui neste forum, bastava ter feito um pesquisa pelo numero indicado para perceber do que se trata, como evitar e como resolver.

WAP billing - o que fazer?

Relembro que nao é obrigado a pagar os valores referentes a esses serviços e que isso nao pode servir de pretexto para suspenderem os serviços de comunicaçoes contratados a NOS.
Reputação 7
Crachá +5
Olá, @Fernando Adriano, bem-vindo à comunidade.

O @C24XXXX201 deu ótimas ajudas. Como já existe um tópico onde este tema está a ser debatido e esclarecido, movemos a sua publicação. Desta forma a consulta de informação no Fórum torna-se mais fácil. 🙂
Reputação 1
Sendo que foi neste "thread" que coloquei o meu anterior comentário, venho agora novamente informar, que depois de contactar a NOS e ter feito uma reclamação à ANACOM, todos os débitos feitos abusivamente na minha conta foram devolvidos, e congratulo a NOS pela rapidez e bom senso no modo como manteve mais um cliente satisfeito 😃. Ficou também estabelecido o barramento de todas as chamadas "707".
Infelizmente os nossos parlamentares continuam "distraídos" sobre esta forma de roubar e vigarizar, e as iniciativas de "jacking" atingem já as contas bancárias, convidando os utentes com acesso online a clicar num endereço semelhante ao do banco, para roubo de credenciais.
O vazio legislativo permite esta impunidade, já que a PJ facilmente chegaria aos "artistas" destas tramoias, mas sem resultado penal.
Reputação 7
Crachá +5
Olá, @jmpsoares. :)

Obrigada por partilhar connosco a sua experiência. Ficamos contentes por ter resolvido a sua questão. 🙂
Sempre que tenha dúvidas que possam ser interessantes para mais utilizadores, e nas quais ache que a comunidade pode ajudar, não hesite em partilhar no Fórum NOS.

Comentário