Skip to main content
Header
Ana P.
Moderador
July 24, 2020
Destaque

Acesso ao domínio netcabo.pt

A NOS deixou de ser responsável pela gestão e pelas contas de email Netcabo e ZONMail, desde 2014. Estas contas de email foram integradas na Microsoft/Outlook, pelo que a NOS é alheia a problemas do seu funcionamento.

Apesar desta alteração, logo que tivemos conhecimento, do constrangimento dos nossos clientes, em aceder ao serviço de email, reportámos o tema à Microsoft e aconselhámos os nossos clientes a fazer o mesmo. Estamos, desde então, a acompanhar o tema de perto, na expectativa de que se resolva com rapidez. 

Até lá, estamos disponíveis para ajudar com alternativas que permitam acesso ao email e a minimizar impactos de ocorrências desta natureza.

Descubra, neste artigo, mais sobre:

Configuração serviço e-mail

• Servidor de receção (POP3)

Endereço do servidor – pop-mail.outlook.com
    Porta – 995
    Ligação Encriptada – SSL

• Servidor de envio (SMTP)

Endereço do servidor – smtp-mail.outlook.com
    Porta – 25 (ou 587 se a 25 estiver bloqueada)
    Autenticação – sim
    Ligação Encriptada – TLS

• Dados do utilizador

Nome de utilizador – endereço de correio eletrónico completo
    Palavra-passe – definida pelo cliente

Aceder à conta netcabo ou zonmail através da Web

Aceda diretamente à sua conta, colocando o endereço Outlook.live.com no browser, e efetuando o seu login netcabo/zonmail:

1. Aceda ao seu email através do Outlook.live.com;

Terá acesso aos seus e-mails, diretamente na web.

Criar Alias com nova conta no Outlook

Nesta opção, manterá a conta netcabo/zonmail como primária e passará a utilizar um alias no Outlook nas configurações e acesso.

A forma de criar um alias no Outlook, para acesso a outras contas de email, é extremamente simples e permitirá ter acesso à sua conta netcabo.pt através do Outlook. Basta que siga estes passos:

1.  Aceda ao seu e-mail através do Outlook.live.com;

1. Clique nas Definições (roda dentada) e escolha a opção “ver todas as definições do Outlook”, no canto inferior direito;

1. De seguida, pressione o menu “Correio” e selecione “Sincronizar e-mail”;

1. Após surgirem as diversas definições de sincronização do email, efetue a gestão do Alias. Para isso, basta que clique em “Aliases de e-mail”;

1. Escolha a opção “Add email” na página que surgirá e insira um novo e-mail;

1. Crie um novo Alias para a conta de Outlook criada;

1. Configure a sua caixa de correio eletrónico selecionando o menu “Info”. De seguida, pressione na opção “Account Settings” e clique em “New” para que possa adicionar o novo e-mail;

1. Insira a sua palavra-passe associada à conta Netcabo ou zonmail para finalizar a configuração do novo e-mail;

Reencaminhar os seus e-mails para conta Outlook

Nesta opção passará a utilizar a nova conta Outlook para receber os e-mails da conta netcabo/zonmail. Saiba como fazer:

1.  Aceda ao seu e-mail através do Outlook.live.com;

1. Clique nas Definições (roda dentada) e escolha a opção “ver todas as definições do Outlook”, no canto inferior direito;

1. Escolha “Reencaminhamento” dentro de “Correio” e marque “Ativar o Reencaminhamento” colocando o e-mail para onde quer reencaminhar os seus e-mails.

Terminada a configuração podem começar a usar a nova conta para enviar e receber e-mails. :wink:

678 Comentários

August 5, 2020

Aqui está a resposta dos moderadores da Microsoft através do forum Microsoft.

“Entendo o seu descontentamento e a informação que temos através de outras postagens é que estão passando por processos de atualizações nos servidores responsáveis pelas contas Nos e Netcabo.

Como opção encontrada por alguns usuário, podemos usar as contas em aplicativos de Email (Outlook do Office, Email do Windows, Mail do Mac, entre outros), utilizando protocolo IMAP. Momentaneamente pode ser uma opção até que tudo se resolva 100%.”

https://answers.microsoft.com/pt-br/outlook_com/forum/all/reclama%c3%a7%c3%a3o-nos-netcabopt-microsoft/75eb9c67-42ec-4270-b1e8-aa714a5d463e

Byte
August 5, 2020

Tenho uma conta de correio no domínio netcabo.pt, utilizo o cliente Mozilla Thunderbird e, há uns poucos dias, deixei de poder usar o servidor smtp-mail.outlook.com para enviar correio. Contudo, continuo a receber correio através do servidor pop-mail.outlook.com. Pode alguém explicar-me porquê?

Kilobyte
August 5, 2020

Boa Noite, 

O que a NOS pretende dizer com ”Conforme comunicámos aos clientes em 2014, a Microsoft passou a ser responsável pela operação e gestão do acesso do serviço de email Netcabo e ZONmail, substituindo a NOS na gestão destas contas de e-mail” significa que a NOS contratou a Microsoft para gerir o serviço de email dos seus clientes, em seu nome (pois eu não fiz nenhum contrato com a Microsoft para gerir o serviço que a NOS me disponibilizava). 

Devido a este problema abri um ticket na Microsoft, pois o cliente Outlook não sincronizava. A Microsoft indicou-me que era um problema no server e que deveria abrir um ticket na Microsoft, mas para os serviços Outlook de servidor, o que fiz. A resposta foi que o problema era na sincronização com o cliente e deveria contactar a equipa Outlook cliente (até que chega a ter alguma graça… pensava que burocracia era só em Portugal). Voltei a contactar o primeiro suporte com a resposta do segundo e finalmente veio a resposta: 

“Hi Pedro, did have a word with the concerned team and the issue is till not fixed on the server end. You may also refer to this article.

https://support.microsoft.com/en-us/office/personalized-email-addresses-in-outlook-com-premium-are-being-retired-f4a6107f-6e07-4020-afbb-639fbcf0466f?ui=en-us&rs=en-us&ad=us

Se forem ver o artigo, diz:  Personalized email addresses in Outlook.com Premium are being retired…

Isto é, a Microsoft vai deixar de prestar o serviço que NOS contratou à Microsoft em 2014.

Assim, se a Microsoft não presta o serviço, a NOS tem de encontrar uma solução para que os clientes continuem a ter serviço de email, ou mesmo assumir e deixar de prestar este serviço aos clientes. 

Não acredito que a NOS não tenha sido informada pela Microsoft que esta tenha alterado as condições do serviço. 

Não vale a pena esconder o problema. O que é necessário é a NOS procurar uma solução, e com transparência informar os seus clientes.

Fico a aguardar serenamente uma resposta da NOS,  mas escusam de vir com essas desculpas dum problema na Microsoft / um problema na NOS, quando o artigo que está público no site é bastante claro.

Cumprimentos

Pedro Ferreira 

Megabyte
August 6, 2020

Boa tarde

Surrealista. Contactada pela moderadora da NOS @Ana P. , deixei o meu contacto por mensagem privada para me ajudarem na correção do meu problema de envio de emails da conta netcabo, pelo Outlook, mesmo depois de aplicada a solução sugerida da criação de um ALIAS.

Entrei em outra dimensão: Para além de telefonarem para outro telefone que não o indicado (fui eu que tive que contactar, pedem-me para corrigir os servidores de receção e de envio com endereços que não funcionam. Ou seja, seguindo as indicações da NOS, fiquei sem receção e sem envio (FIQUEI PIOR!).  Voltei a repor a situação que estava (já recebo mas continuo sem enviar). Assim, sem solução pediram-me para me desenrascar junto da Microsoft ou, então, na PCMEDIC, com os custos a serem suportados por mim.

SURREAL!!!! CONTADO NINGUÉM ACREDITA!!!!!

Por mim, parece-me que me disseram que “quem está mal, muda-se...” 

Megabyte
August 6, 2020

Boa tarde

Surrealista. Contactada pela moderadora da NOS @Ana P. , deixei o meu contacto por mensagem privada para me ajudarem na correção do meu problema de envio de emails da conta netcabo, pelo Outlook, mesmo depois de aplicada a solução sugerida da criação de um ALIAS.

Entrei em outra dimensão: Para além de telefonarem para outro telefone que não o indicado (fui eu que tive que contactar, pedem-me para corrigir os servidores de receção e de envio com endereços que não funcionam. Ou seja, seguindo as indicações da NOS, fiquei sem receção e sem envio (FIQUEI PIOR!).  Voltei a repor a situação que estava (já recebo mas continuo sem enviar). Assim, sem solução pediram-me para me desenrascar junto da Microsoft ou, então, na PCMEDIC, com os custos a serem suportados por mim.

SURREAL!!!! CONTADO NINGUÉM ACREDITA!!!!!

Por mim, parece-me que me disseram que “quem está mal, muda-se...” 

Cria apenas o Alias no webmail, e depois basta fazer apenas alterar no Outlook o user igual ao novo alias. Não é preciso estar a adicionar uma nova conta de email no Outlook.

Cumprimentos.
Megabyte
August 6, 2020

Olá a todos,

Temos recebido informação por parte dos utilizadores do Fórum de que existem dificuldades em aceder ao serviço de e-mail, através do domínio netcabo.pt, e queremos ajudar, no que for possível.

Conforme comunicámos aos clientes em 2014, a Microsoft passou a ser responsável pela operação e gestão do acesso do serviço de email Netcabo e ZONmail, substituindo a NOS na gestão destas contas de e-mail.

Apesar desta alteração, logo que tivemos conhecimento, do constrangimento dos nossos clientes, em aceder ao serviço de email, reportámos o tema à Microsoft e aconselhámos os nossos clientes a fazer o mesmo. Estamos, desde então, a acompanhar o tema de perto, na expectativa de que se resolva com rapidez.

Até lá, estamos disponíveis para ajudar com alternativas que permitam acesso ao email e a minimizar impactos de ocorrências desta natureza. Partilhamos estas 3 opções:  

Aceder à sua conta netcabo ou zonmail através da Web

Aceda diretamente à sua conta, colocando o endereço Outlook.live.com no browser, e efetuando o seu login netcabo/zonmail.

1. Aceda ao seu email através do Outlook.live.com;

Terá acesso aos seus e-mails, diretamente na web.

Criar Alias com nova conta no Outlook

Nesta opção, manterá a conta netcabo/zonmail como primária e passará a utilizar um alias no Outlook nas configurações e acesso.

A forma de criar um alias no Outlook, para acesso a outras contas de email, é extremamente simples e permitirá ter acesso à sua conta netcabo.pt através do Outlook. Basta que siga estes passos:

1. Aceda ao seu e-mail através do Outlook.live.com;

1. De seguida, pressione o menu “Correio” e selecione “Sincronizar e-mail”;

1. Após surgirem as diversas definições de sincronização do email, efetue a gestão do Alias. Para isso, basta que clique em “Aliases de e-mail”;

1. Escolha a opção “Add email” na página que surgirá e insira um novo e-mail;

1. Crie um novo Alias para a conta de Outlook criada;

1. Configure a sua caixa de correio eletrónico selecionando o menu “Info”. De seguida, pressione na opção “Account Settings” e clique em “New” para que possa adicionar o novo e-mail;

1. Insira a sua palavra-passe associada à conta Netcabo ou zonmail para finalizar a configuração do novo e-mail;

Reencaminhar os seus e-mails para conta Outlook

Nesta opção passará a utilizar a nova conta Outlook para receber os e-mails da conta netcabo/zonmail.

1. Aceda ao seu e-mail através do Outlook.live.com;

1. Escolha “Reencaminhamento” dentro de “Correio” e marque “Ativar o Reencaminhamento” colocando o e-mail para onde quer reencaminhar os seus e-mails.

Terminada a configuração podem começar a usar a nova conta para enviar e receber e-mails. :wink:

Basta apenas criar o novo Alias no Webmail, mantendo o da netcabo.pt como principal. E depois no Outlook do Office é só alterar o user para o mesmo igual ao do Alias, para que o login seja feito com sucesso.

Cumprimentos.
Megabyte
August 6, 2020

Pelo que verifico, apesar da gestão técnica do dominio netcabo.pt ser feita pela Microsoft, o mesmo dominio continua a ser propriedade da NOS. Ou seja, na minha opinião se o dominio vier a acabar será por culpa da NOS. Se estão a ter problemas com a gestão do dominio na Microsoft, então mudem de “provider”, ou passem a fazer voçês proprios a gestão do vosso proprio dominio, e com os vossos próprios servidores. Tecnologia não falta, se o dominio netcabo.pt vier a acabar será por próprio interesse da NOS. Eu já pago bem caro um pacote com todos os serviços, onde está a redundânçia da NOS para que o serviço não falhe?? Só tenho pena que sejam os moderadores dos foruns que estejam a dar a cara, relativamente ás reclamações dos clientes. e não os ditos Srs. Engenheiros que sabem bem o que se passa, e nem se dignaram a avisar os clientes que está a haver um problema “técnico” no serviço de email das NOS.

Pois é, está tudo a migrar para o Azure etc etc...cada vez mais dependentes da Microsoft...agora aguentem-se, e os clientes que aguentem mais ainda.

Cumprimentos.
August 7, 2020

Segundo o forum da Microsoft, estao a preparar uma actualizaçao para resolver o problema, resta esperar para ver.

“Como a resposta do suporte técnico é a mesma, realmente se faz necessário aguardar a atualização que resolverá este problema, contudo, nós especiliistas temos conhecimento que essa situação já acontece há algum tempo e a Microsoft também, e está a tomar as medidas necessárias para solucioná-la.”

https://answers.microsoft.com/pt-br/outlook_com/forum/all/contas-netcabo-n%c3%a3o-funcionam-com-o-ms-outlook/432d05a2-f66b-49db-841c-8276c2985002

Kilobyte
August 10, 2020

Olá @carlosribeiro_ligiaribeiro

Desde já, lamentamos todo o transtorno causado. :sweat:

Para tentarmos ajudar da melhor forma criamos um artigo sobre o tema. Consultem, por favor, aqui.

Obrigada

Bom dia 

não ajudou , pois continuo sem acesso ao email no outlook 2013. 

quando têm a situação resolvida ? é urgente que fique resolvido.

Kilobyte
August 10, 2020

bom dia -

esta situação é lamentável!! ainda para mais para clientes da NOS, como eu, como mais de 25 anos d fidelidade -- sempre usei o email NEtcabo.

Pergunto:

criei um alias - e acedo aos emails directamente na pagina Outlook. Desde que criei um alias, consigo tb gerir na aplicação Mail do Mac os meus emails (receber e enviar), o que não conseguia.

Criei também um novo email no domínio Gmail, mas ninguém naturalmente tem esse meu novo email. Anos e anos de emails estão na conta Netcabo.

Ora , como cliente Nos de ha mais de 20 anos, e dados estes constrangimentos, que aconselham a fazer:

-- continuar a gerir o email directamente na página Outlook?

-- começar a usar um outro email, por ex o Gmail (c o constrangimento de ninguém saber esse meu novo email?)

-- a opçõa 3 que referem - reemcaminhar os emails para a conta Outlook, que vantagens trás? (eu ainda consigo receber no Mail do Mac, na conta netcabo) -- 

QUE ESTAO A FAZER JUNTO DA MICROSOFT PARA RESOLVER ESTA URGENTE SITUAçÂO??