Skip to main content
Header

Olá a todos,

Temos recebido informação por parte dos utilizadores do Fórum de que existem dificuldades em aceder ao serviço de e-mail, através do domínio netcabo.pt, e queremos ajudar, no que for possível.

Conforme comunicámos aos clientes em 2014, a Microsoft passou a ser responsável pela operação e gestão do acesso do serviço de email Netcabo e ZONmail, substituindo a NOS na gestão destas contas de e-mail.

Apesar desta alteração, logo que tivemos conhecimento, do constrangimento dos nossos clientes, em aceder ao serviço de email, reportámos o tema à Microsoft e aconselhámos os nossos clientes a fazer o mesmo. Estamos, desde então, a acompanhar o tema de perto, na expectativa de que se resolva com rapidez.

Até lá, estamos disponíveis para ajudar com alternativas que permitam acesso ao email e a minimizar impactos de ocorrências desta natureza. Partilhamos estas 3 opções:  

Aceder à sua conta netcabo ou zonmail através da Web

Aceda diretamente à sua conta, colocando o endereço Outlook.live.com no browser, e efetuando o seu login netcabo/zonmail.

1. Aceda ao seu email através do Outlook.live.com;

Terá acesso aos seus e-mails, diretamente na web.

Criar Alias com nova conta no Outlook

Nesta opção, manterá a conta netcabo/zonmail como primária e passará a utilizar um alias no Outlook nas configurações e acesso.

A forma de criar um alias no Outlook, para acesso a outras contas de email, é extremamente simples e permitirá ter acesso à sua conta netcabo.pt através do Outlook. Basta que siga estes passos:

1. Aceda ao seu e-mail através do Outlook.live.com;

1. Clique nas Definições (roda dentada) e escolha a opção “ver todas as definições do Outlook”, no canto inferior direito;

1. De seguida, pressione o menu “Correio” e selecione “Sincronizar e-mail”;

1. Após surgirem as diversas definições de sincronização do email, efetue a gestão do Alias. Para isso, basta que clique em “Aliases de e-mail”;

1. Escolha a opção “Add email” na página que surgirá e insira um novo e-mail;

1. Crie um novo Alias para a conta de Outlook criada;

1. Configure a sua caixa de correio eletrónico selecionando o menu “Info”. De seguida, pressione na opção “Account Settings” e clique em “New” para que possa adicionar o novo e-mail;

1. Insira a sua palavra-passe associada à conta Netcabo ou zonmail para finalizar a configuração do novo e-mail;

Reencaminhar os seus e-mails para conta Outlook

Nesta opção passará a utilizar a nova conta Outlook para receber os e-mails da conta netcabo/zonmail.

1. Clique nas Definições (roda dentada) e escolha a opção “ver todas as definições do Outlook”, no canto inferior direito;

1. Escolha “Reencaminhamento” dentro de “Correio” e marque “Ativar o Reencaminhamento” colocando o e-mail para onde quer reencaminhar os seus e-mails.

Terminada a configuração podem começar a usar a nova conta para enviar e receber e-mails. :wink:

Não. Porque acho que tem de ser a NOS a fornecer essa informação.

Olá @jpb e @oTonyStark

@jpb, para questões relacionadas com o funcionamento do Outlook, poderá contactar a Microsoft pelos seguintes meios:

Obrigada

Bom dia João H. e Ana P.

Desde ontem que estou exatamente com o mesmo problema que foi relatado neste post.

Não estou a conseguir adicionar o meu email da netcabo no outlook. Tive que remover a conta porque estava a pedir a password e não a conseguia introduzir.

Já enviei uma mensagem privada para o @Fórum com a informação solicitada i.e. número de cliente e o email em questão.

Agradeço desde já o vosso suporte.

Com os melhores cumprimentos,
Paulo Rodrigues

Boa tarde @p1rodrig,

Vamos responder à sua questão logo que possível. 

Obrigado

Ilustração dos passos que fiz para tentar configurar o meu email no Outlook

Estando a NOS com uma postura de alheamento neste problema caricato em que alega ter cedido a gestão à Microsoft, pelo menos podia fazer um esforço e assim fazer a ponte com o gigante Microsoft. Desta forma procurava-se obter algum feedback para que os clientes NOS, que todos os meses honram os seus compromissos, pudessem ver o seu problema do outlook resolvido.

Nem mais! Aliás, foi precisamente essa a sugestão que apresentei há algumas horas ao Apoio Técnico da NOS… Que por sinal pareceu não se mostrar muito “interessado” em dar seguimento à minha reclamação. No entanto, é inegável que a NOS tem um poder negocial com a Microsoft Portugal muito superior a um mero cliente de Internet fixa.

Aproveito também esta oportunidade para vos informar que a sugestão do “alias” não funciona na minha conta de correio electrónico. Por outro lado, talvez valha a pena recordar que só através do programa Outlook é possível solicitar o envio de recibos de leitura ou guardar e-mails em formato .msg, entre muitas outras funcionalidades.

A pergunta que aqui se impõe é a seguinte: por que motivo o acesso ao programa Outlook foi literalmente interrompido de um dia para o outro, sem qualquer aviso prévio? Caso esta situação não seja resolvida nos próximos dias, não terei outra alternativa se não recorrer à ANACOM e à DECO… E exorto todos os restantes “queixosos” a fazerem o mesmo. Afinal de contas, alguém tem de assumir as responsabilidades por este péssimo serviço.

Olá @jpb e @oTonyStark

@jpb, para questões relacionadas com o funcionamento do Outlook, poderá contactar a Microsoft pelos seguintes meios:

Obrigada

@Ana P., já tentou por acaso telefonar para o número da Microsoft Portugal que aqui nos indica? Se porventura fizer esse esforço poderá constatar que, depois de seleccionar algumas opções, somos informados que o apoio deixou de estar disponível pelo telefone.

O Apoio Técnico da Microsoft Portugal para os pequenos consumidores é simplesmente deplorável… O que gera mais uma razão para a NOS tentar “fazer a ponte” entre cada uma das partes, conforme muito bem referiu @peecardoso.

Estando a NOS com uma postura de alheamento neste problema caricato em que alega ter cedido a gestão à Microsoft, pelo menos podia fazer um esforço e assim fazer a ponte com o gigante Microsoft. Desta forma procurava-se obter algum feedback para que os clientes NOS, que todos os meses honram os seus compromissos, pudessem ver o seu problema do outlook resolvido.

Nem mais! Aliás, foi precisamente essa a sugestão que apresentei há algumas horas ao Apoio Técnico da NOS… Que por sinal pareceu não se mostrar muito “interessado” em dar seguimento à minha reclamação. No entanto, é inegável que a NOS tem um poder negocial com a Microsoft Portugal muito superior a um mero cliente de Internet fixa.

Aproveito também esta oportunidade para vos informar que a sugestão do “alias” não funciona na minha conta de correio electrónico. Por outro lado, talvez valha a pena recordar que só através do programa Outlook é possível solicitar o envio de recibos de leitura ou guardar e-mails em formato .msg, entre muitas outras funcionalidades.

A pergunta que aqui se impõe é a seguinte: por que motivo o acesso ao programa Outlook foi literalmente interrompido de um dia para o outro, sem qualquer aviso prévio? Caso esta situação não seja resolvida nos próximos dias, não terei outra alternativa se não recorrer à ANACOM e à DECO… E exorto todos os restantes “queixosos” a fazerem o mesmo. Afinal de contas, alguém tem de assumir as responsabilidades por este péssimo serviço.

Poderia-mos fazer um baixo assinado com todos os clientes, pela trapalhada que a “NOS” nos colocou.

Boa noite a todos,

Lamentamos o transtorno. Vamos esclarecer.

A NOS deixou de ser responsável pela gestão e pelas contas de email Netcabo e ZONMail, desde 2014. Estas contas de email foram integradas na Microsoft/Outlook, pelo que a NOS é alheia a problemas do seu funcionamento.

Agradecemos a compreensão

Boa noite a todos,

Lamentamos o transtorno. Vamos esclarecer.

A NOS deixou de ser responsável pela gestão e pelas contas de email Netcabo e ZONMail, desde 2014. Estas contas de email foram integradas na Microsoft/Outlook, pelo que a NOS é alheia a problemas do seu funcionamento.

Agradecemos a compreensão

Gostaria muito de acreditar, mas essas palavras são uma fuga para a frente, já vi que recebem o dinheiro do cliente e passam a responsabilidade para outros. 

Estou desde dia 13 sem conseguir abrir o Outlook no meu PC sem nenhuma razão aparente.

Sempre abri o Outlook sem credenciais e agora  pede-me o username para entrar e depois responde que este não existe…

Já estive por 2 vezes em contacto com o Suporte da Microsoft, 1 hora da 1ª* vez e 2 horas ontem, dia 20 de Julho, não conseguiram resolver o problema.

Não sei por que raio a minha conta aparece agora associada ao Microsoft Exchange (???)

Tento criar uma nova conta usando os parâmetros da NOS e nada,

e o que me parece mais incrível, lendo as mensagens deste tópico neste Fórum fico com a ideia que este problema já tem uns anos, e ninguém chegou a nenhuma conclusão ao fim de todo este tempo?

já passaram 9 dias e continuo sem acesso ao Outlook, o que é que faço?

Boa noite @Luis Plantier,

Lamentamos o transtorno. 

Confirme-nos, por favor, se consegue aceder via web. 

Obrigado

Consigo aceder através do outlook.com, tenho instalado Microsoft 365e todas as app funcionam perfeitamente, como funcionou o Outlook até dia 13 de Julho.

Tenho o meu email .netcabo.pt desde 2001 e nunca até hoje tive problemas

Consigo aceder através do outlook.com, tenho instalado Microsoft 365e todas as app funcionam perfeitamente, como funcionou o Outlook até dia 13 de Julho.

Tenho o meu email .netcabo.pt desde 2001 e nunca até hoje tive problemas

Confirmo, também tenho acesso através do Outlook.com, tenho instalado o Microsoft Office PRO 2019

que funciona perfeitamente, como funcionou o Outlook até ao dia 13de Julho.

Também tenho o eMail.netcabo.pt, e nunca tinha dado problemas.

será coincidência ou este problema poderá, poderá, ter sido causado pelo tal ataque chinêz???

Boas Camarada, a meu ver:

> consegue aceder através da web (e-mail ok)

> não consegue através do outlook (outlook é uma ferramenta da Microsoft )

Porque é que se está a queixar á NOS? 

Um bem haja 

Os clientes da Netcabo, Zon, Nos, etc sempre tiverem acesso ao e-mail usando a aplicação da Microsoft, o Microsoft Outlook, o mesmo é configurado com os detalhes de POP3 ou IMAP e agora posteriormente seria Office 365. Os vários domínios eram ou são (até informação oficial dada aos clientes pelas vias normais) da entidade a quem pagamos a mensalidade, se a gestão destes é feita pela Microsoft ou não, não é problema do cliente, a NOS é que tem que indicar qual a linha de suporte e resolver o problema visto ser um problema global para quem é cliente antigo/tem estes domínios por exemplo netcabo.pt nos e-mails.
Descartar responsabilidades para a Microsoft representa um total desrespeito pelos clientes que nem todos são técnicos ao ponto de perceber como “tudo funciona”.

Olá a todos,

Temos recebido informação por parte dos utilizadores do Fórum de que existem dificuldades em aceder ao serviço de e-mail, através do domínio netcabo.pt, e queremos ajudar, no que for possível.

Conforme comunicámos aos clientes em 2014, a Microsoft passou a ser responsável pela operação e gestão do acesso do serviço de email Netcabo e ZONmail, substituindo a NOS na gestão destas contas de e-mail.

Apesar desta alteração, logo que tivemos conhecimento, do constrangimento dos nossos clientes, em aceder ao serviço de email, reportámos o tema à Microsoft e aconselhámos os nossos clientes a fazer o mesmo. Estamos, desde então, a acompanhar o tema de perto, na expectativa de que se resolva com rapidez.

Até lá, estamos disponíveis para ajudar com alternativas que permitam acesso ao email e a minimizar impactos de ocorrências desta natureza. Partilhamos estas 3 opções:  

Aceder à sua conta netcabo ou zonmail através da Web

Aceda diretamente à sua conta, colocando o endereço Outlook.live.com no browser, e efetuando o seu login netcabo/zonmail.

1. Aceda ao seu email através do Outlook.live.com;

Terá acesso aos seus e-mails, diretamente na web.

Criar Alias com nova conta no Outlook

Nesta opção, manterá a conta netcabo/zonmail como primária e passará a utilizar um alias no Outlook nas configurações e acesso.

A forma de criar um alias no Outlook, para acesso a outras contas de email, é extremamente simples e permitirá ter acesso à sua conta netcabo.pt através do Outlook. Basta que siga estes passos:

1. De seguida, pressione o menu “Correio” e selecione “Sincronizar e-mail”;

1. Após surgirem as diversas definições de sincronização do email, efetue a gestão do Alias. Para isso, basta que clique em “Aliases de e-mail”;

1. Escolha a opção “Add email” na página que surgirá e insira um novo e-mail;

1. Crie um novo Alias para a conta de Outlook criada;

1. Configure a sua caixa de correio eletrónico selecionando o menu “Info”. De seguida, pressione na opção “Account Settings” e clique em “New” para que possa adicionar o novo e-mail;

1. Insira a sua palavra-passe associada à conta Netcabo ou zonmail para finalizar a configuração do novo e-mail;

Reencaminhar os seus e-mails para conta Outlook

Nesta opção passará a utilizar a nova conta Outlook para receber os e-mails da conta netcabo/zonmail.

1. Escolha “Reencaminhamento” dentro de “Correio” e marque “Ativar o Reencaminhamento” colocando o e-mail para onde quer reencaminhar os seus e-mails.

Terminada a configuração podem começar a usar a nova conta para enviar e receber e-mails. :wink:

Presumo que seja um template e que ninguém pensou no que escreveu, ora bem, ao utilizar um alias e configurar como tal, iremos enviar emails com o alias e não com o endereço com o domínio netcabo.pt por exemplo. Soluções? É que isto não resolve o problema, os clientes querem receber os e-mails e enviar do domínio netcabo.pt e não do outlook.com ou o quer seja, nem tão pouco ter o reencaminhamento dos e-mails resolve o problema. Qual os endereços de POP, IMAP ou Office 365 para configurar as contas do domínio netcabo.pt?

A todos aqueles que tenham problema a configurar a conta de email @netcabo.pt em apps como GMail (ou outro cliente de email num tablet ou smartphone, por exemplo na app Blue Mail), deixo-vos o que parece ser REALMENTE a solução.

Caso consigam entrar no site Outlook Live com a conta @netcabo.pt, isso significa que a password está válida e activa, óptimo.

Mas porque motivo a tentativa de configurar o acesso com a mesma conta na app GMail (conta do tipo “Exchange and Office 365”) falha?

Pois bem, consegui chegar lá ao tentar configurar o acesso à conta @netcabo.pt na app Blue Mail, que ao dar erro mostra os dados técnicos do erro. Com isso cheguei à solução (explicada aqui: https://docs.microsoft.com/en-us/answers/questions/18322/aadsts50020-cant-login-to-teams-account.html): basta fazer login 1x no ambiente Microsoft Azure e a conta passa a ficar válida para acesso IMAP no ambiente “Exchange and Office 365”!! Catano, tão simples ...

https://azure.microsoft.com/en-au/

E coloquem o vosso email @netcabo.pt + password. Depois podem fazer logout, lá nas entranhas do bicho papão o setup da conta já ficou actualizado!

Esqueçam as cenas de “criar um segundo email alias e colocá-lo como primário e depois remover o inicial” (como anda por aí escrito em algumas páginas no fórum, e que vos vai lixar com F grande), e outros truques que não resolvem nada.

Dados técnicos para configurar a conta @netcabo.pt em app tipo GMail ou Blue Mail:

» indicar que a conta é do tipo “Exchange and Office 365”

» Domain\Username: <conta>@netcabo.pt

» Server: imap-mail.outlook.com

» Port: 443 (ou então 993)

» Security: SSL/TLS

O link em questão fala de um problema de autenticação com o Teams, onde aconselham a aceder ao portal Azure, Azure Active Directory e fazer log out, não são muito explícitos no que tem que ser alterado. Maior parte das funções do portal recebo mensagem que não tenho acesso.

ANA P .

isto no fundo não passa de um remendo e a julgar pelas suas palavras, achando que a NOS tem muita culpa no sucedido, não só a Microsoft, este caso arrasta-se desde 2014, não acha muito tempo???

Afinal os clientes NOS não fomos informados da cedência do domínio à Microsoft e de quem ficou com as responsabilidades do Suporte.

e mais, das centenas ou milhares de pessoas que se queixam desde 2014 de repente ficaram caladas, aceitaram um remendo como solução ou realmente resolveram o problema???

O problema aconteceu-me no passado dia 13 de Julho 2021 ao fim de 20 anos com a netcabo.pt sem nenhum problema.

Alguma coisa no servidor netcabo.pt parece ter entupido, arranjem um canalizador informático para desentupir os canais

Luis Plantier

Olá, já tentou entrar em contacto com eles? 

Olá, já tentou entrar em contacto com eles? 

Eles quem?

Olá, mas surge algum erro em específico?

A parte da Microsoft?

Hoje, 24 de Julho de 2021, ás 15h40 +/- mais uma vez tentei abrir o Outlook no meu Pc e recebo o que está na seguinte imagem-

ao clicar em - “ pretende continuar?”-”Ver Certificado”

recebo este outro quadro-

reparo que o Certificado foi emitido para - “cloudflare-dns.com”

por “DigiCert TLS Hybrid ECC SHA384 2020 CA1”

Será isto normal ou cheira a esturro?

Boa noite,

Através de mensagem privada foi-me dada uma sugestão que não resolveu o problema. Seguem abaixo os respectivos print screens que atestam esse facto.

A configuração do email, acesso e a gestão das contas de email zonmail.pt e netcabo.pt é feito em exclusivo em http://outlook.com .
Pedimos que faça o seguinte teste:

Servidor de Receção (POP3):
Endereço do servidor – pop-mail.outlook.com
Porta – 995
Ligação Encriptada – SSL

Servidor de Envio (SMPT):
Endereço do servidor – smtp-mail.outlook.com
Porta – 25 (ou 587 se a 25 estiver bloqueada)
Autenticação – sim
Ligação Encriptada – TLS

Diga-nos, por favor, se resolveu.

Comentário