Skip to main content
Header
Inês B.
Moderador
November 4, 2020
Destaque

Internet NOS – Como medir e fazer o teste de velocidade da Internet

Speedtest da NOS está disponível diretamente no nosso site, sem precisar de instalar nada, sem complicações!

Faça o teste de velocidade da NOS e descubra quão rápida é a sua internet em download, upload, estabilidade e latência. O teste pode ser realizado através do seu computador no site NOS

Neste tópico damos-lhe algumas sugestões sobre o que pode fazer para testar a velocidade e conseguir o melhor desempenho possível.

O que é o Speedtest da NOS

O Speedtest é uma ferramenta gratuita que te permite medir, em segundos, o desempenho da sua ligação à internet. Em concreto, consegue ver:

• Velocidade de Download — quão rápido recebe dados (séries, ficheiros, páginas web, entre outros)
  • Velocidade de Upload — quão rápido envia dados (videochamadas, partilha de ficheiros, e muito mais)
  • Latência (Ping— o tempo que a informação demora a "ir e voltar", essencial para quem joga online
  • Jitter – a estabilidade da ligação, independentemente da velocidade que atinge.

Como fazer o teste

Mais simples não pode ser:

1. Aceda a nos.pt/net/medir-a-velocidade-da-internet;
  2. Leia os Termos e Condições de Utilização do Teste de Velocidade de Internet da NOS - Speedtest;
  3. Selecione o botão "Iniciar” para iniciar o teste, e aguarde alguns segundos para ter o seu teste de velocidade.
  4. Por fim tem o resultado do teste, que são medidos 4 componentes:
    • A velocidade de download, corresponde à velocidade de transmissão e extração de dados de um servidor para o seu dispositivo;
    • A velocidade de upload, corresponde à velocidade de transmissão e envio de dados do seu dispositivo para um servidor;
    • O Ping também conhecido por latência, que corresponde ao tempo em milissegundos que demora a enviar e a receber dados.
      Quanto mais baixo estiver, melhor.  
    • O Jitter mede a estabilidade da ligação, independentemente da velocidade que atinge.
      Quanto menor for o resultado, menos distorção há em chamadas de vídeo e áudio, por exemplo.

Dicas para um teste mais fiável 💡

Para garantir que o resultado é o mais real possível, recomendamos que:

• Utilize preferencialmente um computador com porta de rede Gigabit 
  • Ligue o computador ao router com um cabo de rede CAT5E, ou superior (em vez de Wi-Fi)
  • Desligue todas as aplicações e equipamentos ligados aos Router
  • Confirme que o seu computador tem todas as atualizações em dia
  • Faça o teste mais do que uma vez e compare os valores ao longo do dia e semana, para perceber se existem oscilações 

⚠️ Atenção: Se estiver em Wi-Fi, os valores podem ser inferiores ao contratado, e isso é normal. O Wi-Fi tem variáveis como a distância ao router, paredes e interferências que podem afetar a velocidade. Tenha ainda em conta que algumas características técnicas, como CPU ou memória RAM, podem influenciar a velocidade e o resultado dos testes, assim como o número de equipamentos ligados à Internet e ainda condições de propagação e interferência do sinal de rede ou Wi-Fi.

Os resultados são inferiores ao contratado?

Há algumas ações que pode tentar para resolver dificuldades com a velocidade de acesso:

• Reinicie o router
  • Verifique se tem muitos dispositivos ligados ao mesmo tempo
  • Experimente fazer o teste a diferentes horas do dia

Saiba também como resolver avarias de internet em: 

Conheça aqui as velocidades, de download e upload, do serviço de acesso à Internet. 
Para melhorar o funcionamento da Internet via Wi-Fi, escolha a rede Wi-Fi da banda 5GHz, com “-5” no nome da rede, veja como aqui.

Evite também colocar o router em locais que possam ter obstáculos por perto e siga as dicas e conselhos que lhe damos, aqui.

Se precisar da nossa ajuda, fale connosco, estamos sempre disponíveis. :relaxed: 

Partilhe os seus resultados aqui nos comentários! Curiosos para ver quem tem a ligação mais rápida por aqui! 😄

109 Comentários

Kilobyte
February 9, 2022

A velocidade não corresponde ao contratado e andamos assim há mais de 1 ano.

Ou arranjam solução ou arranjo eu.

Isso foi teste cabo de rede? Tem contrato 200mbps?

1000 Mbps - é o que pago não o que tenho

João H.
Gestor da comunidade
February 9, 2022

Boa tarde @anasmelo,

Lamentamos o transtorno. Vamos ajudar.

O teste foi realizado pro cabo de rede ou Wi-Fi? 

Sugerimos que efetue o teste num computador com placa de rede Gigabit, através de cabo de rede cat 5E ou superior. Para o efeito desative VPN, caso utilize uma.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
February 9, 2022

Boa tarde @anasmelo,

Lamentamos o transtorno. Vamos ajudar.

O teste foi realizado pro cabo de rede ou Wi-Fi? 

Sugerimos que efetue o teste num computador com placa de rede Gigabit, através de cabo de rede cat 5E ou superior. Para o efeito desative VPN, caso utilize uma.

Obrigado

Okay e agora,já vão mudar alguma coisa, andaos nisto há tempo demais, vou mudar e pronto

Mário P.
Gestor da comunidade
February 10, 2022

Olá @anasmelo

Consegue, por favor, partilhar connosco o teste de velocidades feito após seguir as sugestões do @João H. ?

Obrigado,

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
September 15, 2023

Bom dia, para quando o aumento de velocidade no pacote de 1Gbits, para 500Gbits no upload?

Obrigado

João H.
Gestor da comunidade
September 15, 2023

Boa tarde @kcir784188,

Agradecemos a sua mensagem.

De momento não temos informações sobre este tema. Fique a par de todas as novidades aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Byte
April 17, 2024

Tenho um pacote satélite, pois a NOS não tem outro serviço na minha zona.

A internet é horrível, e apesar de terem dito o ano passado que iriam ter fibra brevemente, nada fizeram. Já trocaram de router, não resolveu.

Estou a pagar por um serviço que não me dá o estabilidade para conseguir trabalhar em casa se tiver necessidade disso.

Gostava de resolver a situação, ou terei que rescindir o contrato, pois estou a pagar por um serviço deficiente, e que apesar de eu já ter reportado o caso ninguém faz questão de tentar ajudar.

A única coisa que fazem, é incomodar com chamadas, mesmo a horas que eu digo que não posso atender a querer que eu adira a mais serviços e a insistir em saber o porquê de eu não aderir, como se eu fosse obrigada a aderir a alguma coisa. 

João H.
Gestor da comunidade
April 17, 2024

Boa tarde @Isabel Veiga,

Lamentamos a situação que descreve. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com:

• O seu número de cliente NOS;
  • Número de contribuinte associado ao contrato;

Obrigado

Byte
June 30, 2024

Exmos, Continuo com a velocidade da internet fixa (medida com cabo de ethernet) abaixo do valor contratado (tenho contratado 200Mbps e so’ consigo obter menos de metade de download e 20 Mbps de upload). Anexo medicao para referencia. O meu numero de cliente e’: C830083599.

Agradeco que me fornecam consistentemente um valor mais proximo do valor contratado visto que ha’ ocasioes que nem consigo trabalhar em casa.

Mário P.
Gestor da comunidade
June 30, 2024

Boa tarde, @Maria Ana Rato Delgado Mendes

Lamentamos a situação. 
De momento, não detectamos dificuldades com o serviço fornecido, quer devido a sinais como, também, do equipamento. 

Assim, e para conseguirmos melhor compreender a situação, sugerimos que verifique a placa de rede do equipamento como, também, realize um teste de velocidades no nosso site, seguindo as instruções indicadas. 

Obrigado,

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.