Tinha em casa vários repetidores de sinal que funcionavam bastante bem desde que não houvesse muitos utilizadores na rede. Há uns meses atrás a NÓS, a meu pedido, mudou-me o router para um mais moderno que tem redes 2.4 e 5.0. Constatei que os antigos repetidores só amplificavam a rede 2.4 pelo que comprei uns novos que amplificam as 2 redes e que configurei todos, como habitualmente, com o mesmo nome do router. Passei a notar que, de vez em quando, me aparecia a mensagem “a rede não tem ligação à internet” e o problema só se solucionava reiniciando o router. Queixei-me à NOS que me mandou cá um técnico e que me disse duas coisas:
- que o problema podia ser do router, que o podia trocar mas que não podia dar-lhe o mesmo nome que eu tinha (agora não podem por causa de uma estúpida proteção de dados que nem entendo muito bem que tenha alguma coisa a ver com o nome do router).
- que o problema devia ter origem no facto dos repetidores terem o mesmo nome do router e isso provocar “conflito de IP’s”.
Substituir o router, sem manter o mesmo nome, não me agradava nada pois implicaria ter que configurar diversos equipamentos de monitorização (alarme, painéis Fotovoltaicos, etc,etc,) que nem sei configurar.
Resolvi não mudar de router e começar por experimentar mudar o nome dos repetidores.
Não me resolveu o problema.
As minhas perguntas são muito simples:
- Os repetidores podem ou não ter o mesmo nome do router?
- Os repetidores podem, ou não, ter o mesmo nome do router?
- para isso é necessário desativar a atribuição automática de IP’s e atribuir-lhes manualmente IP’s diferentes?