Skip to main content
Header
Respondido

Reclamação sobre a substituição de dispositivos Plume e cobrança adicional por update tecnologico

Exmos. Senhores,

Venho, por meio desta, apresentar uma reclamação relativamente ao serviço de Wi-Fi contratado junto da NOS, nomeadamente no que concerne à substituição dos dispositivos Plume e à recente comunicação sobre a necessidade de pagamento adicional para usufruir de um serviço que já deveria estar disponível sem custos acrescidos.

No momento da adesão ao serviço, a NOS disponibilizou-me um router com capacidade de transmissão até 1Gb, contudo, os dispositivos inteligentes Plume fornecidos na altura tinham um limite de 200 Mbps. À data da contratação, esta foi a única solução apresentada pela NOS, não havendo alternativa viável para obter a totalidade da velocidade do router.

Recentemente, devido a uma avaria num dos dispositivos Plume, dirigi-me a uma loja NOS para efetuar a sua substituição, no entanto, não me foi permitido realizar a troca. Além disso, fui informado pelo suporte técnico da NOS de que já existem dispositivos Plume que suportam a transmissão de 1Gb, porém, para ter acesso a essa melhoria tecnológica, teria de pagar um valor adicional ao que já pago pelo meu pacote de serviços.

Considero esta situação injusta e abusiva, pois fui inicialmente condicionado a aceitar uma limitação técnica imposta pela NOS, e agora sou informado de que para usufruir da capacidade total do serviço contratado, tenho de pagar um custo extra. Tal prática representa uma desigualdade no tratamento dos clientes e vai contra o princípio da boa-fé contratual e da evolução natural dos serviços prestados sem penalizar o consumidor.

Deste modo, exijo a substituição dos dispositivos Plume avariados por modelos compatíveis com a velocidade real do router contratado (1Gb), sem que me seja cobrado qualquer valor adicional. Caso contrário, reservo-me no direito de recorrer às entidades competentes, nomeadamente a ANACOM e o Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo, para fazer valer os meus direitos enquanto consumidor.

Aguardo uma resposta célere e uma resolução adequada para este problema.

Com os melhores cumprimentos,

Luis Vaz 

Melhor resposta por Luis Carlos Vaz Ribeiro

Olá, após a minha exposição e contacto com a NOS, esta foi resolvida da melhor forma encontrando a solução adequada. Obrigado 

Ver pergunta inicial
Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?

4 Comentários

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 12164 comentários
  • 5 de fevereiro de 2025

Está muito enganado. Quer plumes mais avançados tem que pagar. Tão simples quanto isso.

A anacom e centro de arbitragem nada podem fazer pois a empresa NOS tal como outra empresa qualquer determina o valor que quiser para os seus produtos. Eles não são oferecidos ao cliente ..

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29383 comentários
  • 6 de fevereiro de 2025

Boa tarde ​@Luis Carlos Vaz Ribeiro,

Agradecemos a sua mensagem e partilha do ​@Guimas.

Os equipamentos instalados são os definidos no contrato, sendo que a alteração dos mesmos por outros de diferentes modelos apenas é possível mediante renegociação do contrato, podendo estes ter ou não custos associados.

Relativamente ao funcionamento dos atuais, detalhe-nos, por favor, o que o leva a assumir que estes se encontram avariados. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Olá, após a minha exposição e contacto com a NOS, esta foi resolvida da melhor forma encontrando a solução adequada. Obrigado 

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29489 comentários
  • 9 de fevereiro de 2025

Agradecemos o seu feedback, ​@Luis Carlos Vaz Ribeiro

Ficamos contentes que a situação tenha ficado resolvida. Qualquer questão que tenha, fale connosco. Estamos disponíveis para ajudar. 

Obrigado,