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Porque é que o fuso horário nos Açores tem uma hora de atraso?


Boa tarde,

Tendo chegado aos Açores com a definição "Fuso horário automático" ativa, o relógio não sofreu alteração da hora. Fiz o acerto manual do fuso horário, pensando que poderia ser um problema daquela zona e/ou temporário. Infelizmente testei várias vezes em Ponta Delgada e na Terceira e o resultado manteve-se. 😕
Tanto quanto pude apurar é a definição do fuso horário que está errada: no anexo 1 está definido manualmente e a hora está correta; no anexo 2 é ativado o fuso manual e passa a estar 1h adiantada.
Embora não seja uma configuração crítica, pode levar a várias situações desagradáveis como desencontros, alarmes a horas inesperadas, etc.

Cumprimentos,
Helder

Melhor resposta por Tiago C.

Olá @Helder Magalhães,

Sim, trata-se de uma dificuldade específica do equipamento, já identificada por nós. Como se trata de um modelo de 2016 já sem suporte da Samsung, é improvável que receba um update de Firmware que possa ultrapassar a situação .
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11 Comentários

Tiago C.
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  • 29 de agosto de 2019
Bem-vindo ao Fórum NOS, @Helder Magalhães.

Pode indicar-nos qual é a marca e modelo do seu telemóvel?

É um Samsung J3 2016 (SM-J320FN) com o Android 5.1.1. Poderá ser problema de firmware?

Tiago C.
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  • 30 de agosto de 2019
Olá @Helder Magalhães,

Sim, trata-se de uma dificuldade do próprio equipamento.

Realizei o seguinte ensaio no sentido de tentar forçar a atualização da hora e respetivo fuso horário:
  1. Configurei o fuso horário automático
  2. Desliguei o equipamento
  3. Retirei a bateria e aguardei algum tempo
  4. Arranquei o equipamento
  5. Ao iniciar, o equipamento mostrou por alguns segundos as 00:00 (significando que perdeu a hora)
  6. Logo a seguir obteve a hora correta mas com o fuso horário ainda errado
Será mesmo um problema de firmware? Se possível, p.f. incluir ligações para o problema conhecido.
É que o fuso horário automático já funcionou bem neste equipamento por diversas vezes e em diferentes países.

Tiago C.
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  • Resposta
  • 30 de agosto de 2019
Olá @Helder Magalhães,

Sim, trata-se de uma dificuldade específica do equipamento, já identificada por nós. Como se trata de um modelo de 2016 já sem suporte da Samsung, é improvável que receba um update de Firmware que possa ultrapassar a situação .

AKRYL
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  • 1 de setembro de 2019
Boa tarde, Tendo chegado aos Açores com a definição "Fuso horário automático" ativa, o relógio não sofreu alteração da hora. Fiz o acerto manual do fuso horário, pensando que poderia ser um problema daquela zona e/ou temporário. Infelizmente testei várias vezes em Ponta Delgada e na Terceira e o resultado manteve-se. 😕 Tanto quanto pude apurar é a definição do fuso horário que está errada: no anexo 1 está definido manualmente e a hora está correta; no anexo 2 é ativado o fuso manual e passa a estar 1h adiantada. Embora não seja uma configuração crítica, pode levar a várias situações desagradáveis como desencontros, alarmes a horas inesperadas, etc. Cumprimentos, Helder
A NOS que implemente esta função que a rede móvel da altice MEO | altice Portugal tem na sua rede, tenha dados móveis activos ou não, tenha um Nokia 3310, ele actualiza a Hora e Data automaticamente. Partilho um vídeo que fiz com um Nokia 3410 onde mostro essa situação - https://twitter.com/R1C4RD054R41V4/status/1161995423390806018

Network Identity and Time Zone - https://Network Identity and Time Zone - http://rfmw.em.keysight.com/rfcomms/refdocs/gsm/gprsla_gen_bse_nitz.html

@AKRYL: obrigado pela contribuição. Sabemos, pois, que a Altice/ex-MEO funciona correctamente.

Também ao trocar impressões com dois colegas que viajavam comigo, ambos da Vodafone, referiram que os telemóveis deles tinham acertado corretamente sem qualquer problema.

A minha noção, de alguma investigação que realizei, é que tal como o utilizador @AKRYL referiu, este problema seja causado por uma má configuração ou falta de ativação do NITZ (protocolo para disseminação de informação de fuso horário relacionado com o NTP) ao nível da rede ou em vários grupos de células.

Em anexo foram incluídos ecrãs de diagnóstico, retirados em S. Miguel, que permitem confirmar códigos de área e outros difundidos pela rede.

AKRYL
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  • 1 de setembro de 2019
Helder Magalhães escreveu:
Em anexo foram incluídos ecrãs de diagnóstico, retirados em S. Miguel, que permitem confirmar códigos de área e outros difundidos pela rede.


O site de onde está a apanhar esse 4G fica na Rua da Juventude, 38 Ponta Delgada, Açores.

O fornecedor de rede aí será a Nokia. É algo que a NOS terá que verificar.

@AKRYL obrigado pela análise extra: a célula mais próxima foi deixada exatamente para permitir a localização aproximada. No entanto, e como já referido, a tentativa de usar o fuso horário automático foi feita em vários locais. A recolha da informação extra de diagnóstico é que foi feita apenas na ilha Terceira. 😉

AKRYL
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  • 21 de abril de 2020

Actualização da Hora e Data (sem ser necessário uma ligação de dados) e actualização dos dispositivos móveis da identidade da rede móvel com a indicação altice MEO.

Algo que NOS poderia ter na sua rede móvel.