Header

[Descontinuado] A sua televisão vai mudar - Nova grelha digital



Mostre a primeira mensagem

653 Comentários

Reputação 7
Crachá +1
Viva @Gilberto Magalhães

Possivelmente sinal fraco ou sintonizador muito sensível. O sinal digital tanto em TDT (DVB-T) como este de cabo da NOS (DVB-C) é quase de duas posições: tudo ou nada. Antigamente com o analógico havia muita possibilidade de captar no meio termo.
Por isso a instalação podia estar bem para a emissão analógica e para as boxes da NOS - eventualmente mais adaptadas ao sinal da própria rede - e agora precisar de uma afinação.

Aconselho tentar verificar os cabos de ligação entre a tomada e a tv/receptor e as próprias fichas - por vezes um pequeno ajuste dá resultados.

Depois confirmar se a box da NOS recebe bem nessa tomada - mesmo que não tenha sinal de retorno para as gravações. Há um menu nas configurações que permitirá ver o nível de sinal. Noutro post deste fórum o @C24XXXX201 deu boas indicações sobre os valores óptimos que julgo andem perto do 0 numa das categorias. Se esse sinal estiver razoável é insistir com o receptor/tv pois terá certamente forma de sintonizar manualmente e ir buscar todos os canais livres.

A forma de sintonia mais directa é indicando o local onde o aparelho pode ir buscar informação completa:
Freq: 714 MHz
Sum 6875
QAM64
ID rede (opcional) 42837 (- Porto como presumo...)
Viva @Gilberto Magalhães

A forma de sintonia mais directa é indicando o local onde o aparelho pode ir buscar informação completa:
Freq: 714 MHz
Sum 6875
QAM64
ID rede (opcional) 42837 (- Porto como presumo...)


A sintonia manual pede pela frequência inicial e final, devo colocar uma que abranja 741MHz?.
Reputação 7
Crachá +4
Viva @Gilberto Magalhães

A forma de sintonia mais directa é indicando o local onde o aparelho pode ir buscar informação completa:
Freq: 714 MHz
Sum 6875
QAM64
ID rede (opcional) 42837 (- Porto como presumo...)


A sintonia manual pede pela frequência inicial e final, devo colocar uma que abranja 741MHz?.


Não tem pesquisa por rede como o que o Vaz indicou no post anterior?
Será a mais simples pois vai buscar todos os canais da NOS.
Pela pesquisa pela banda toda, como a que referes vai fazer uma varredura pelas frequências todas no espaço entre as que indicares (uma mais baixa e outra mais alta), mas não garante que apanha tudo.
Reputação 7
Crachá +1
Viva @Gilberto Magalhães
Tal como o @dxnog referiu o melhor era ir buscar a informação completa pois se limitares a busca a uma parte dos transponders (locais das frequências onde estão vários canais, como 714MHz, etc) podes acabar por ficar com listagem incompleta ou errada.

Se como presumo és da região que hoje transitou - Porto ou Douro Litoral e Minho - pelo menos coloca as frequências iniciais e finais em 170,5 e 714 que acho que são as limite...
Reputação 7
Crachá +5
Olá, @C24XXXX201.

Muito obrigada pelo alerta! 🙂 De facto, a informação dada acima estava desatualizada.
Entretanto já editámos a resposta de maneira a corrigir os dados de sintonização do canal Biggs.

@Sara Sa, já conseguiu sintonizar?

Podem consultar as frequências atualizadas dos canais digitais disponíveis sem box aqui.
Ah ah... finalmente uma lista das portadoras digitais... ;)
Obrigado @Carolina V.

Ja agora, como deve ter reparado, ao citar o seu comentario, os ultimos caracteres dos dados da lista nao apareceram no meu comentario, apesar de estarem presentes no codigo {list}...{/list}. Nao sera grave mas pode causar mal entendidos...
Boa tarde. A mim acontece-me o mesmo, faltam os mesmos canais.
O problema é que até ontem tinha todos os canais a funcionar normalmente a partir de hoje faltam certos canais, e mesmo já tendo feitos várias sintonizações eles não aparecem. ( e não é da televisão, esta é compatível e até ontem funcionava perfeitamente).
Até ontem tinha todos os canais digitais a funcionar perfeitamente, a partir de hoje faltam canais e mesmo com várias sintonizações eles não aparecem. A televisão é compatível e a sintonização esta a ser bem feita. Como é que faço para voltar a ter os 110 canais digitais?
Reputação 7
Crachá +1
Viva @carvalhux
Talvez ver com a box se o sinal nessa tomada está fraco nos canais que faltam na televisão

Ou sintonizar na tomada da box se esta estiver a sintonizar bem, para ver se aí consegue e depois tentar no local definitivo - no caso de uma tv não sendo prático pode ser tentado com um cabo mais longo (claro que para algumas distâncias será difícil...)

Se o sinal estiver fraco certamente o apoio técnico poderá ajudar mais.
Reputação 7
Crachá +1
@carvalhux mas ontem tinhas os 110? qual é o modelo da tua tv? já experimentaste mudar o idioma aquando a sintonizaçã? é uma das dicas dadas por alguns users.
@carvalhux, para que melhor se perceba o problema diga-nos que canais nao consegue sintonizar...
Nenhum dos canais de uma mesma portadora ou apenas alguns?
Quantas e quais as portadoras afetadas?
Consegue ver a informaçao relativa a intencidade e qualidade das portadora afetadas? Qual o nivel de erros (BER)?
Ja verificou se os canais em falta foram memorizados nao como canais de televisao mas como Dados/Outrtos?
Boa tarde. A mim acontece-me o mesmo, faltam os mesmos canais.
O problema é que até ontem tinha todos os canais a funcionar normalmente a partir de hoje faltam certos canais, e mesmo já tendo feitos várias sintonizações eles não aparecem. ( e não é da televisão, esta é compatível e até ontem funcionava perfeitamente).

Exatamente, eu tinha a rtp1hd e o Hollywood, e noutra pesquisa estes desapareceram.
[user=18210] Já à alguns meses que tinha os canais digitais na tv sem box e até ontem davam todos. A minha tv é uma samsung não sei o modelo mas é recente e compatível com DTV.

[user=18210] Faltam canais como: tvi 24, globo, rtp memoria,hollywood, discovery, odisseia, historia,eurosport .Vi agora que são todos da mesma frequência 674 Douro e Minho. Este foram gravados como dados/outros mas não estão todos a tremer não dá para os ver.
Quanto ao nível de erros e a intensidade não sei como ver.
Nao é normal os canais DTV serem memorizados como Dados/Outros.
Pode acontecer por erro da NOS ao classifica-los (aconteceu algo parecido na rede de Setubal) ou por erros no sinal (fraco e/ou com interferencias) que impede o televisor de extrair a informaçao correta
Aguardemos para ver se existem outros utilizadores com as mesmas dores, pode ser uma epidemia e nao um problema apenas seu... 😉

Pois, vou aguardar até porque alguns sãos dos que mais vejo era bom que se conseguisse resolver.
Obrigado pela ajuda.
@carvalhux,

...Quanto ao nível de erros e a intensidade não sei como ver.Alguns televisores mostram esses dados em Assistencia > Auto-Diagnostico > Informaçoes do Sinal.

Se nao conseguir dessa forma tente com a box comparar os niveis dessa portadora com as restantes.

Tenha tambem atençao a possiveis interferencias de outros equipamentos proximos.

Todos os canais que referi acima apresentam o nível de erros em 2000, e na rede aparecem a identificação id0000, ao passo que os canais que funcionam aparece em rede: cabo porto id a 755.
Demasiados erros impedem o televisor de extrair a info correta!
Tente melhorar o sinal: verifique pontos de demasiada atenuaçao e interferencias de outras fontes.
Boa noite,

Após sintonizar automaticamente a nova grelha de canais digitais, os canais SIC RADICAL HD & SPORTING TV HD não funcionam.
Queria fazer a sua sintonia manual, mas não consigo encontrar em lado nenhum a grelha de frequências dos canais digitais.

Alguém pode partilhar comigo as frequências destes 2 canais?

Obrigado,
QuimZé
Reputação 7
Crachá +5
Olá, @carvalhux e @QuimZé, bem-vindos à comunidade.

@carvalhux, o@C24XXXX201 deu boas ajudas. Já conseguiu sintonizar todos os canais? Se a dificuldade persistir, pedimos que nos ligue para que possamos perceber ao certo o que se passa e para que sejam feitos os despistes técnicos necessários. Conheça aqui quais as Linhas de Apoio disponíveis. :)

@QuimZé, pode consultar as frequências dos canais digitais disponíveis sem box aqui.
Olá @Carolina V.,

Obrigado pela resposta.
Acabo de verificar que as frequência que se encontram sintonizadas na minha TV estão corretas.
Além disso, a TV consegue identificar o canal e o programa que está a ser transmitido.

A minha questão agora é outra. Existe algum problema com estes 2 canais?
É que nenhum deles dá imagem.
Por sua vez, os mesmo canais funcionam bem sem ser em HD.

APÓS VERIFICAR NOVAMENTE AS FREQ. O SR. E A MOD., DESCOBRI QUE O VALOR DE SR. ESTAVA PARA A SIC RADICAL HD 6500 E PARA A SPORTING TV HD 6580. ASSIM QUE COLOQUEI A 6000, ESTE FICARAM A FUNCIONAR CORRECTAMENTE.

QuimZé
Boa noite,
Sou novo neste forum e estive a ler os comentários que consegui sobre a nova grelha digital e não devo ser o único com este problema.
O meu televisor é uma Toshiba 23RL933 que possui sintonizador digital DVB-T; DVB-C / DVB-C (HD) segundo a página de especificações da própria marca (http://www.toshiba.eu/discontinued-products/23rl933/).
No entanto após várias tentativas de sintonização não encontra qualquer canal digital, encontrando apenas os 23 analógicos... (sou residente na zona de Gondomar).

Há alguma solução para este problema?

Obrigado
Diogo Soares
Reputação 7
Crachá +1
Boa noite,
Sou novo neste forum e estive a ler os comentários que consegui sobre a nova grelha digital e não devo ser o único com este problema.
O meu televisor é uma Toshiba 23RL933 que possui sintonizador digital DVB-T; DVB-C / DVB-C (HD) segundo a página de especificações da própria marca (http://www.toshiba.eu/discontinued-products/23rl933/).
No entanto após várias tentativas de sintonização não encontra qualquer canal digital, encontrando apenas os 23 analógicos... (sou residente na zona de Gondomar).

Há alguma solução para este problema?

Obrigado
Diogo Soares

Olã @DiogoSoares

Parece-me que estás a cometer um erro de início - deves optar pela pesquisa de cabo (não terrestre ou TDT) para entrar no modo Dvb-c/cabo e tentar encontrar os canais da NOS. Possivelmente nas opções do televisor para Portugal ele opta, quando pesquisas analógico e digital, pela TDT (dvb-t) pelo que não encontra os digitais da NOS.
Junto cópia da pág. 18/19 do manual do televisor onde explica a opção que falo - se encontrares depois procura opções para a pesquisa conjunta analógica e digital que não limite à tdt - talvez outro país. Felizmente o teu parece ter um editor de canais o que facilitará mesmo que fique desorganiizado.

Já agora obrigado por indicares o modelo porque facilitas a vida de quem tentar ajudar.


Errata de início enganei-me e daí ter deixado duas imagens.
Há uns valentes anos atrás (1980's), andaríamos todos no telhado a mudar a posição das antenas para a esquerda e para a direita, mais um bocadinho, menos um bocadinho... hoje já é com comando: mais mhz, menos mhz!
Mas se pensarmos bem, o comando também já existia nesses tempos... em 2018 isto não se admite, é uma vergonha para uma empresa que se auto publicita como sendo das melhores.
Apesar dos canais digitais (e não só) abertos (já existia nas concorrentes!!) estou descontente.
Reputação 7
Crachá +1

Exatamente, eu tinha a rtp1hd e o Hollywood, e noutra pesquisa estes desapareceram.

Se estamos a falar da lista actualizada hoje acontece por estarem os dois canais na mesma frequência - 370Mhz. E também deve faltar o SIC Mulher HD...
Talvez um ajuste das fichas e cabos seja capaz de permitir melhor sinal nessa frequência e a sua captação.

Comentário