Skip to main content
Header
Respondido

Spoofing

Mostre a primeira mensagem

156 Comentários

estou a receber telefonemas de pessoas a dizer que lhes liguei, no entanto, não tenho qualquer chamada feita para esses números . como evitar esta situação?

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • August 26, 2025

Boa tarde ​@Rui Cid Martins

Sugiro que proceda conforme indicado neste artigo. 

Obrigado.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • August 27, 2025

Boa tarde ​@Rui Cid Martins.

Agradecemos a sua mensagem.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico onde a mesma questão já se encontra esclarecida.

Obrigado

Boa tarde,

Estou neste momento de férias em Cabo Verde e estou a receber constantemente chamadas de pessoas a dizer que estão a devolver uma chamada que eu efetuei. Contudo, eu não efetuei nenhuma dessas chamadas. Poderá o meu número ter sido clonado? Será isto vishing? Como posso proceder para resolver a questão?

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 5, 2025

Boa tarde ​@Diogo Caetano.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico onde a mesma questão já se encontra esclarecida.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • September 5, 2025

Boa tarde ​@Diogo Caetano,

O objetivo é, geralmente, obter dados pessoais, bancários ou informações privadas. 

Obrigado.

Bom dia ligaram a dizer que tinham uma chamada minha mas eu não liguei para aquele número.  Quem estava do outro lado disse pra vos contatar porque deviam ter feito hacking com o meu número,  conseguem verificar o que pode trr acontecido?

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 9, 2025

Boa tarde ​@Diogo Caetano.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

• Kilobyte
  • September 11, 2025

Boa tarde,

Já por diversas vezes fui contactada por números móveis nacionais a informar que tinham recebido chamadas do meu número de telemóvel, sendo que não tinha efectuado qualquer contacto para os números em causa.

Perante a situação reportei a situação às autoridades, a qual foi registada, contudo fui informada que compete à operadora efectuar procedimentos que evitem a realização de chamadas nestas situações, os quais as próprias operadoras sabem bem quais são!

Assim, aguardo a resolução da situação por parte da NOS!

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 11, 2025

Boa tarde ​@Isabel C..

Obrigado

Boa tarde. O meu número de telemóvel tem sido usado por terceiros. Por duas vezes recebi chamada de um contacto desconhecido alegando que estão a retribuir a chamada que efetuei, acontece que não foram feitas por mim e não tendo qualquer registo de chamada que mostre que as efetuei. 
Estou muito preocupado com a situação e não estou a perceber como isto é possível.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 24, 2025

Boa tarde ​@Filipe M Antunes,

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este artigo onde pode encontrar mais informações sobre o mesmo tema.

Obrigado

Forum|alt.badge.img
  • Megabyte
  • November 8, 2025

Olá.

Ultimamente, tenho recebido telefonemas de pessoas, que eu não conheço, dizem que eu liguei-lhes. Vejo no meu registo de chamadas do meu telemóvel, que não houve nenhuma chamada da minha parte.

Será que clonaram o meu número de telemóvel?

Como poderei resolver a situação reportada?

Obrigado.  

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • November 8, 2025

Bom dia  ​@Drax_20,

Agradecemos a sua mensagem. Uma vez que não se verificam estes registos de chamadas, recomendamos que reporte às autoridades competentes para analisarem a situação.

A NOS tem conhecimento de que estão a existir, chamadas de voz internacionais ou nacionais para obter informações pessoais confidenciais, como senhas, números de cartão de crédito e dados bancários. Saiba mais em: 

Se surgirem mais questões, partilhe connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado,

• Byte
  • November 10, 2025

Sou Cliente NOS, e recebi duas chamadas praticamente com 1 hora de diferença e todas as duas chamadas disseram que receberam uma chamada do meu número e estavam retornando, entretanto não conheço e não fiz nenhuma chamada para os devidos números,  o que deve ser feito??

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • November 10, 2025

isso é um uso indefido do seu número. é preciso reportar as autoridades, os operadores não teem como fazer nada.

um bem haja 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • November 10, 2025

Boa tarde ​@Cadu17, seja bem-vindo ao Fórum NOS.

Para organização do Fórum movemos os vossos comentários para este tópico onde a mesma questão já se encontra esclarecida.

Caso surja alguma outra questão, partilhe com a comunidade. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado,

Bom dia,

Atualmente  tenho recebido chamadas de numeros a afirmar que lhes liguei, sendo que nao o fiz nem conheco os numeros.

Mudei me a pouco tempo para a nos e desde então  isso tem acontecido e tem se tornado incomodativo.

Nao sei como posso resolver.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • November 19, 2025

Boa tarde ​@Claudia Martins1,

Obrigado

• Megabyte
  • December 5, 2025

Bom dia,

Tenho uma situação sui generis tenho recebido nos últimos largos meses talvez último ano chamadas de números de pessoas ditas normais a devolverem a chamada que fiz. Ou recebo mensagens de pessoas a referir que tinham uma chamada do meu número e a perguntar quem sou ou que quero.

Não obstante eu não liguei para ninguém.

É um número pessoal, nada relacionado com trabalho, não tenho o meu número pessoal associado a nada, nem apps nem sites nem nadas do género. 

O meu número devo o ter talvez há mais de 20 anos, nunca tive outro, originalmente era da MEO, aproximadamente em 2020 passei para a NOS mantendo o mesmo número (eu e a minha esposa, mas com ela está tudo ok).

Tenho um smartphone dito normal não algo clandestino vindo da internet que eventualmente poderia estar a atrofiar, nada de apps estranhas no telemóvel, não tenho registos de chamadas, nem no telemóvel nem no whatsapp, não tenho ninguém que mexa no meu telemóvel a parte de mim e aliás raramente faço uma chamada para um número estranho é mesmo apenas para família e amigos.

E acontece com regularidade ligaram-me números e pessoas aleatórias e quando atendo dá para perceber pela voz que é de todas as faixas etárias e com sotaques diferentes a dizer que eu liguei e estão a retornar (não querem vender nada nem é spam). Mas não é verdade, não efetuei nenhuma chamada, nem tenho registos disso.

Nunca foi o mesmo número porque sempre que acontece isso eu bloqueio o número (devo ter bem mais de 100 números bloqueados).

Estava para ligar para  a linha de apoio porém crio já aqui, pois é mais fácil explicar.

Obrigado desde já,

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • December 5, 2025

Boa tarde ​@DANIELM,

Agradecemos a sua mensagem e lamentamos a situação.

Por favor, fale connosco se surgir alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

CP001
  • December 17, 2025

Ao fim de uns meses torno esta tarde a ser vítima desta situação… Gostava que conseguissem acabar com isto, ou a NOS ou as autoridades.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • December 17, 2025

Boa tarde ​@CP001,

Agradecemos o seu testemunho e lamentamos a situação.

Infelizmente a NOS não tem como como analisar este tema, visto que as chamadas têm origem fora da rede, pelo que é sempre necessário que seja o titular do número a apresentar queixa junto das autoridades competentes.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

CP001
  • December 17, 2025

Mesmo assim, há vários protocolos e políticas anti-spoofing que as operadoras podem usar

Bom dia.

Recentemente tenho recebido chamadas de números pessoais legítimos a dizerem-me que eu os contactei, quando tal não aconteceu. Por várias vezes já justifiquei a dizer que não os contactei.

será que estão a usar o meu número para algo que seja mal intencionado ?