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Vishing | Phishing através de chamadas de voz internacionais/nacionais


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A NOS tem conhecimento de que está a existir, chamadas de voz internacionais ou nacionais para obter informações pessoais confidenciais, como senhas, números de cartão de crédito e dados bancários.


Há também quem tenha recebido chamadas telefónicas, em que são “informados”, através de uma gravação em língua inglesa, que se trata de um contacto oriundo da Polícia Judiciária e/ou da EUROPOL.

Nessa gravação, o cidadão é aconselhado a selecionar uma das opções, para estabelecer conversação com um “Inspector”.

 

O que é o Vishing


O Vishing é um mecanismo de Phishing que recorre ao serviço de voz, ou seja, recebe uma chamada, normalmente com origem num número manipulado (spoofing), número esse que pode pertencer a outro cliente particular (nacional ou internacional), uma empresa ou a um prestador de serviços. Em regra, o teor dessa chamada tem contornos de phishing bem elaborados, que tentam captar a atenção e credibilidade junto do destinatário, recorrendo a alertas de segurança, dividas ou outras burocracias processuais, fazendo uso do nome de entidades credíveis.  Dependendo do conteúdo da tentativa de phishing em curso, pode ser levado a divulgar dados pessoais e/ou bancários, divulgar tokens/passwords, permitir acesso aos seus equipamentos informáticos ou realizar pagamentos pontuais, entre outros…

 

 

Para se proteger contra ataques de Vishing, é essencial seguir boas práticas como:

  1. não seguir os passos indicados no decorrer destes contactos ilícitos/suspeitos, e denunciar com a maior brevidade possível a ocorrência junto da entidade prestadora de serviço que for visada no decurso dessa chamada.
  2. não divulgar dados pessoais/bancários, tokens ou passwords, nem fornecer acesso a qualquer um dos seus equipamentos informáticos ou telefónicos;
  3. não instalar nenhum software que possa ser pedido, nem aceder a links suspeitos para onde seja conduzido
  4. qualquer pedido de pagamento só deve ser feito após a validação com a respetiva entidade prestadora do serviço em causa;
  5. estas ocorrências têm de ser sempre comunicadas às autoridades competentes, sempre que existam indícios de manipulação do número do chamador;
  6. caso não seja o alvo do vishing, mas sim o titular do número NOS utilizado, este deverá comunicar também o facto às autoridades.

Mantenha-se vigilante e proteja suas informações pessoais. 

Registe o número do contacto efetuado e, por favor, denuncie às entidades policiais.


4 Comentários

Reputação 7
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Boa tarde a todos, 

A NOS tem conhecimento de que está a existir, chamadas de voz internacionais ou nacionais para obter informações pessoais confidenciais, como senhas, números de cartão de crédito e dados bancários. Deste modo, e para ajudar os seus clientes, partilhamos as boas práticas para proteger os seus dados. 

Qualquer questão, por favor, partilhe connosco.

Obrigado, 

Reputação 7

Boa noite a todos,

Na página inicial do Fórum, a imagem deste artigo está a redirecionar erradamente para aqui.

Sugiro que verifiquem e façam as devidas correções.

Obrigado

 

Reputação 7
Crachá +6

Muito obrigado pelo alerta, @Jorge C
Procedemos à correção. 

Reputação 7
Crachá +5

💢Vishing | Phishing através de chamadas de voz 💢

A NOS tem conhecimento da existência de chamadas de voz internacionais ou nacionais para obter informações pessoais confidenciais, como senhas, números de cartão de crédito e dados bancários.

Saiba mais e descubra como se proteger:

Partilhe connosco qualquer dúvida ou tema que possa surgir.

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