Skip to main content
Header
Bit
March 18, 2024
Respondido

Spoofing

Estou há um mês a receber telefonemas de múltiplos números, que me indicam que lhes tenho telefonado múltiplas vezes. Como já  não é  só um, acredito que lhes apareça o meu número tanto que retornam a  chamada. Mas essas chamadas não são feitas por mim nem aparecem no meu histórico nem no histórico de facturação. Acredito que estejam a usar o meu numero num esquema de spoofing. Como devo proceder? 

Melhor resposta por Mário P.

Bom dia,  @BRBF

Lamentamos a situação. 

Confirmamos a recepção da sua mensagem. Vamos analisar e responder o mais rápido que nos for possível. No entanto, sugerimos sempre que notem estas situações reportem às autoridades competentes para analisarem a situação.

A NOS tem conhecimento de que estão a existir, chamadas de voz internacionais ou nacionais para obter informações pessoais confidenciais, como senhas, números de cartão de crédito e dados bancários.

Saiba mais em: 

Obrigado,

207 Comentários

João H.
Gestor da comunidade
November 15, 2024

Boa tarde ​@Eduardo Krithinas,

Agradecemos a sua mensagem.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico onde a mesma questão já se encontra esclarecida.

Os números que menciona estão inativos e, pelo que confirmamos as comunicações não foram feitas através da rede NOS pelo que  sugerimos que reporte às autoridades competentes para analisarem a situação.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
November 15, 2024

Os números que menciona estão inativos e, pelo que confirmamos as comunicações não foram feitas através da rede NOS pelo que  sugerimos que reporte às autoridades competentes para analisarem a situação.

Olá João, obrigado pela resposta.

Mas pergunto como se consegue aceder/saber a números inativos/não usados sem aceder a base de dados da operadora? Como explicamos isso? também pergunto: ao ligarmos pra qualquer desses números contactados somos direcionados para números aleatórios dentro ou fora da própria rede...como conseguem esse encaminhamento?

Por outros motivos, ligados também ligados a phishing/scam/coisas online, tentei ir as “autoridades competentes” que me perguntaram: “mas você foi burlado?”… não, não fui… “então deixe lá isso” mesmo com provas concretas, números, IPs, IBANS do scam e simplesmente ignoraram… portanto estamos por nossa conta, e quero perceber o que se pode fazer junto a NOS para evitar/filtrar isto… estão a usar números 93… a NOS vai ignorar essa situação? Continuo sem perceber a passividade.

Mário P.
Gestor da comunidade
November 16, 2024

@Eduardo Krithinas, bom dia. 

Conforme indicado, uma vez que as comunicações não foram feitas através da rede NOS, infelizmente, não conseguimos intervir, pelo que sugerimos que contacte as autoridades para que através dos seus mecanismos de excepção verifiquem a situação. 

Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Byte
November 19, 2024

Boa tarde tenho recebido chamadas de números que não conheço e, dizer-me tinham chamada não atendida do meu número, como pode estar isto a acontecer?

João H.
Gestor da comunidade
November 19, 2024

Boa tarde ​@Pimteixeira,

Agradecemos a sua mensagem e partilha.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico onde a mesma questão já se encontra esclarecida.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
December 26, 2024

Olá,

Tenho exatamente o mesmo problema que já acontece à pelo menos à 2 meses. 

Vejo uma chamada não atendida, ligo de volta e a pessoa garantir que não me ligou. E acontece também o contrário alguém me ligou porque tinha uma chamada não atendida minha, mas eu não liguei para ninguém e o próprio histórico de chamadas na myNOS indica que não efetuei essas chamadas.

Como se resolve isto?

Obrigado, lpg

João H.
Gestor da comunidade
December 26, 2024

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho e partilha ​@lpgarcia.

Como esclarecido neste mesmo artigo, tendo indícios de que esteja a ser alvo deste tipo de fraude, por favor, contacte as autoridades competentes.

Obrigado

Kilobyte
December 26, 2024

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho e partilha ​@lpgarcia.

Como esclarecido neste mesmo artigo, tendo indícios de que esteja a ser alvo deste tipo de fraude, por favor, contacte as autoridades competentes.

Obrigado

Portanto um problema sem resolução, a própria operadora não o consegue resolver. É mais fácil trocar de numero e ter cuidado onde inserimos da próxima vez o numero de contacto novo.

Kilobyte
January 15, 2025

Boa tarde,

Na sexta passada recebi uma chamada de uma pessoa a indicar que liguei varias vezes e hoje repetiu-se a retribuição de um outro numero. Existe alguma forma de reportar isto além de por esta via? Começo a achar que me andam a fazer spoofing ou lá como se diz.

João H.
Gestor da comunidade
January 15, 2025

Boa tarde ​@Narurian,

Agradecemos a sua mensagem.

Como partilhado neste mesmo tópico, sugerimos que reporte às autoridades competentes para analisarem a situação.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado