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Spoofing


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116 Comentários

Mário P.
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  • Gestor da comunidade
  • 31136 comentários
  • 27 de maio de 2025

Boa noite, ​@Cliente Nos 20 anosAs 

Movemos o seu comentário para o tópico onde o tema já é abordado. 

A  título esclarecedor, o Vishing é um mecanismo de Phishing que recorre ao serviço de voz, ou seja, recebe uma chamada, normalmente com origem num número manipulado (spoofing), número esse que pode pertencer a outro cliente particular (nacional ou internacional), uma empresa ou a um prestador de serviços

Sugerimos que denuncie a situação diretamente às autoridades competentes para que possam atuar. Infelizmente, como indicado neste tópico, quando existem estas situações, em regra, as comunicações não passam pela rede NOS, pelo que, para que se possa pedir informação a outras redes, é necessário uma autorização judicial, como compreenderá. Diferente seria, caso tivesse recebido um SMS fraudulento, com um número 93, aí conseguimos tomar as medidas necessárias.

Lamentamos não conseguir intervir. 

Obrigado,


Bom dia,

Porquê a caixa geral de depósitos?


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • 31700 comentários
  • 28 de maio de 2025

Boa tarde ​@Cliente Nos 20 anosAs,

Agradecemos a sua mensagem. Lamentamos o lapso.

Situações deste género devem ser reportadas junto das autoridades policiais competentes.

Obrigado


Mas reporto a vocês, porque isto não é spoofing… o número deve ter sido clonado mesmo. As pessoas ligam a-me e vai directo para voice Mail, a mim não aparece nada mas garantem-me que deixaram mensagem e deixaram!! Ligaram-me quarta feira à noite , a chamada foi directa para voice mail e apenas hoje apareceu a indicação de chamada não atendida e símbolo de mensagem de voice mail. Isto não é do telefone é da rede e é vossa responsabilidade, torno a dizer como  evitar a situação sem ter de mudar de número? Porque é que as vossas linhas e redes não são seguras???


Jorge C
Super User
  • 8911 comentários
  • 30 de maio de 2025

Boa noite ​@Cliente Nos 20 anosAs,

Caso entenda pode desativar os reencaminhamentos, marque ##002# e tecla de chamada.

Obrigado. 


E é esta a solução que a companhia oferece?? A vossa linha está vulnerável diversas queixas e a solução é desligar o reencaminhamento de chamada??  


Guimas
Super User
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  • Super User
  • 12553 comentários
  • 2 de junho de 2025

Como já lhe foi explicado chamase spoofing e nada tem a ver com “ clonagem”. A operadora não tem controlo sobre isso


  • Kilobyte
  • 6 comentários
  • 18 de junho de 2025

Recebi novamente uma chamada a dizer que eu é que liguei quando não o fiz.


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • 31700 comentários
  • 18 de junho de 2025

Boa tarde ​@susana freitas,

Agradecemos a sua mensagem.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico onde a mesma questão já se encontra esclarecida.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


Bom dia,

Venho por este meio reportar uma situação anómala relacionada com o meu número que está associado ao vosso serviço.

Várias pessoas têm-me informado que receberam chamadas do meu número, embora eu não tenha feito qualquer chamada para essas pessoas. Suponho que estou a ser alvo de spoofing.

Já percebi que a NOS não tem tem registo de chamadas feitas a partir do meu número nesses momentos (pela leitura de outros tópicos neste fórum), mas preciso de saber o que é possível fazer nestas situações. 

Agradeço desde já a atenção e aguardo o vosso esclarecimento.

Com os melhores cumprimentos,
Isabel Fonseca
 


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • 31700 comentários
  • 23 de julho de 2025

Bom dia ​@Isabel Veiga Fonseca,

Agradecemos a sua mensagem.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico onde a mesma questão já se encontra esclarecida.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


  • Byte
  • 1 comentário
  • 24 de julho de 2025

Olá,

Tenho recebido várias chamadas de pessoas a dizer que receberam chamadas feitas com o meu número, mas eu não fiz essas chamadas. Parece tratar-se de spoofing, onde terceiros estão a falsificar o meu número para fazer chamadas fraudulentas.

Gostaria de saber que medidas posso tomar para proteger o meu número e a minha privacidade nesta situação.

Também queria saber se a NOS pode ajudar a resolver este problema e quais os passos que devo seguir.

Agradeço desde já a ajuda.

Cumprimentos,  

 


  • Kilobyte
  • 2 comentários
  • 24 de julho de 2025

Mais um caso.

Recebi uma chamada de um 960 ### 491, ao devolver a chamada o sr que atendeu, já meio deseperado, disse que não tinha sido ele e já tinha recebido várias chamadas a dizer que tinham chamada do numero dele.

Mesmo que o nº não seja NOS (não sei se era ou não) a NOS recebeu a chamada de um número que não era o correto (spoofing) e, não é que deva investigar este caso especifico, deve sim trabalhar em conjunto com as outras operadoras para eliminar estes casos...


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • 31700 comentários
  • 24 de julho de 2025

Boa tarde ​@GatoSerio,

Agradecemos a sua mensagem.

Sendo que estas comunicações não passam pela rede NOS, sugerimos sempre que notem estas situações reportem às autoridades competentes para analisarem a situação.

Obrigado


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • 31700 comentários
  • 24 de julho de 2025

Boa tarde ​@JLVB,

Agradecemos a sua mensagem e lamentamos a situação.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico onde a mesma questão já se encontra esclarecida.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


  • Kilobyte
  • 2 comentários
  • 24 de julho de 2025
João H. escreveu:

Boa tarde ​@GatoSerio,

Agradecemos a sua mensagem.

Sendo que estas comunicações não passam pela rede NOS, sugerimos sempre que notem estas situações reportem às autoridades competentes para analisarem a situação.

Obrigado

Obrigado pensei que o estava a fazer uma vez que a chamada passou pela rede NOS de forma a chegar a mim, se a mesma originou na rede NOS não o posso precisar mas isso é algo que compete à própria NOS.

Uma inação da parte da NOS só irá a levar a que a rede seja saturada de chamadas de soofing e que o meio de comunicação telemóvel seja descretitado levando a uma baixa de valor perceccionado pelo cliente final.