Skip to main content
Header
Bit
March 18, 2024
Respondido

Spoofing

Estou há um mês a receber telefonemas de múltiplos números, que me indicam que lhes tenho telefonado múltiplas vezes. Como já  não é  só um, acredito que lhes apareça o meu número tanto que retornam a  chamada. Mas essas chamadas não são feitas por mim nem aparecem no meu histórico nem no histórico de facturação. Acredito que estejam a usar o meu numero num esquema de spoofing. Como devo proceder? 

Melhor resposta por Mário P.

Bom dia,  @BRBF

Lamentamos a situação. 

Confirmamos a recepção da sua mensagem. Vamos analisar e responder o mais rápido que nos for possível. No entanto, sugerimos sempre que notem estas situações reportem às autoridades competentes para analisarem a situação.

A NOS tem conhecimento de que estão a existir, chamadas de voz internacionais ou nacionais para obter informações pessoais confidenciais, como senhas, números de cartão de crédito e dados bancários.

Saiba mais em: 

Obrigado,

207 Comentários

Guimas
Super User
Super User
August 21, 2024

Acho que o termo para isso é spoofing. Se pode fazer alguma coisa .. talvez reportar á policia.

João H.
Gestor da comunidade
August 21, 2024

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @JoanaxMartins e a ajuda do @Guimas,.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico onde a mesma questão já se encontra esclarecida.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
September 6, 2024

Nos últimos dois dias tenho recebido diversas chamadas provenientes do ataque “spoofing” , são chamadas de números de pessoas “comuns” que estão a ser usadas para algum esquema de fraude.
Chegam a ser 3 chamadas seguidas, cada uma delas de um número diferente.

Isto é uma situação que deve ser da responsabilidade da operadora proteger os seus sistemas para que tais situações não acontecam. Falhas como estas podem ser muito graves mesmo.

Por exemplo, uma situação simples, os delatores utilizarem o número da CGD fazendo-se passar pelo banco…. e isto é apenas um exemplo, poderiam ser bem piores.

Cabe à operadora não permitir que tal aconteca, mecanismos existem e devem ser implementados.

Este tipo de fraudes já não é algo novo, pelo que deveria existir algum bloqueio deste tipo de ID chamador, permitir ID’s reais e não “clonados”.

Vejam isso com a maior urgência possível, é uma questão de segurança que pode impactar em diversos meios.

Olaf
Super User
Super User
September 7, 2024

Pode ser do interesse deles, sim, mas também das autoridades que lhes cabe verificar de onde advém, por isso, a moderação sugeriu nos casos anteriores apresentar queixa 

Mário P.
Gestor da comunidade
September 7, 2024

Boa tarde, @fabioviegas
Conforme tivemos oportunidade de explicar, infelizmente, quando existem estas situações, em regra, as comunicações não passam pela rede NOS, pelo que, para que se possa pedir informação a outras redes, é necessário uma autorização judicial, como compreenderá.

Lamentamos não conseguir intervir. 
Obrigado,

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Gigabyte
October 11, 2024

Venho alertar que recebi um SMS identificado com CGD, que se juntou a outros SMS legítimos da CGD.

Que haja tentativas de fraude por SMS, compreendo, passou a ser normal.

Que haja tentativas de fraude identificadas como CGD, que vão para a mesma caixa de mensagens das mensagens legítimas, já não compreendo, nem acho normal.
Não acho normal, nem aceitável, que qualquer espertalhão se identifique junto da NOS como sendo a CGD e a NOS aceite.

João H.
Gestor da comunidade
October 11, 2024

Boa noite,

Agradecemos a sua mensagem @Pemifer.​

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico onde a mesma questão já se encontra esclarecida.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Gigabyte
October 11, 2024

Boa noite,

Agradecemos a sua mensagem @Pemifer.​

Obrigado

Boa noite!

Não identifiquei a minha situação nestas mensagens.

Por outro lado, sofri do mesmo problema, identificado originalmente, recebi 2 telefonemas de pessoas que me disseram que lhes tinha ligado.
Uma vez que responderam várias vezes “reporte às autoridades competentes”, por acaso, sabem que autoridade será esta?

Eu não sei.

No meu caso tenho 2 queixas.

1- recebi mensagens fraudulentas identificadas como CGD, com o mesmo identificador de mensagens legitimas

2- recebi telefonemas de pessoas que garantiram que eu lhes tinha ligado.

Mário P.
Gestor da comunidade
October 12, 2024

Bom dia, @Pemifer

A  título esclarecedor, o Vishing é um mecanismo de Phishing que recorre ao serviço de voz, ou seja, recebe uma chamada, normalmente com origem num número manipulado (spoofing), número esse que pode pertencer a outro cliente particular (nacional ou internacional), uma empresa ou a um prestador de serviços

Sugerimos que denuncie a situação diretamente à Caixa Geral de Depósitos para que possam atuar. Infelizmente, como indicado neste tópico, quando existem estas situações, em regra, as comunicações não passam pela rede NOS, pelo que, para que se possa pedir informação a outras redes, é necessário uma autorização judicial, como compreenderá. Diferente seria, caso tivesse recebido um SMS fraudulento, com um número 93, aí conseguimos tomar as medidas necessárias.

Lamentamos não conseguir intervir. 

Obrigado,

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
November 1, 2024

De quem é a responsabilidade da privacidade da chamada?
Da integridade dos meus dados no operador?
Da segurança da rede que pago mensalmente?

Se eu for à policia é para fazer queixa da NOS por não usar o protocolo STIR/SHAKEN que garante e autentica a origem da chamada. É da responsabilidade da rede garantir isto. Darem outra resposta demonstra amadorismo. Precisam que vos faça a segurança da rede? É só ligarem.