Skip to main content
Header

NOS Mobile 5G+ Sem Limites Max e WOO Ilimitado – Limitação de velocidade não prevista nas condições após 200GB diários

Forum|alt.badge.img+1

Venho partilhar uma situação que considero relevante para todos os utilizadores dos tarifários com dados apresentados como ilimitados pela NOS — nomeadamente o NOS Mobile 5G+ Sem Limites Max e o WOO Ilimitado.

O que foi observado:

Após atingir aproximadamente 200GB de consumo num único dia — por exemplo através do descarregamento de ficheiros de grande dimensão via browser — o comportamento do serviço altera-se de forma drástica:

• A velocidade de dados cai abruptamente;
  • O acesso à internet fica praticamente inoperacional;
  • O serviço passa a permitir apenas o envio de mensagens através de WhatsApp, Telegram e Signal, e pouco mais.

O problema não é a limitação em si — é a ausência total de transparência.

Consultando as condições de ambos os tarifários, em lado nenhum está prevista qualquer limitação de velocidade ou restrição de serviço após determinado volume de consumo diário em território nacional. Não existe qualquer referência a um limiar de 200GB/dia que desencadeie estas restrições, nem qualquer política de utilização responsável aplicável ao consumo doméstico nacional.

A área de cliente de ambos os tarifários apresenta: "Dados móveis: Ilimitado" — sem asteriscos, sem ressalvas, sem qualquer indicação de threshold.

Isto representa, na prática, a definição de um limite comercial implícito, implementado à revelia da informação prestada ao cliente — o que levanta questões sérias de conformidade com as obrigações de transparência e de protecção do consumidor no sector das comunicações electrónicas.

Já foi enviada mensagem privada à equipa do fórum, aguardando-se resposta formal.

Partilha-se aqui publicamente no interesse da transparência e para aferir se outros utilizadores de ambos os tarifários experienciaram situação idêntica.

Alguém teve este comportamento no Sem Limites Max ou no WOO Ilimitado?

Cumprimentos

8 Comentários

AKRYL
Forum|alt.badge.img+2
  • Exabyte
  • June 2, 2026

Eu testei a mesma situação com um tarifário WOO Ilimitado, resultados dos testes em WOO Ilimitado com Limite de 200 GB diários

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • June 2, 2026

AKRYL
Forum|alt.badge.img+2
  • Exabyte
  • June 3, 2026

Onde é que está a informação dos 200 GB diários?

Apresente-me a informação onde se encontram os 200 GB diários como PUA / PUR ou como quiser chamar.

É que eu devo ter uma interpretação diferente do que o BEREC e a ANACOM indicam sobre esta questão.

ByteSábio
Forum|alt.badge.img

É que nem todos os clientes  são Classe AB Analfabetos e Burros como tentam fazer passar.

boas, sempre houve estes limites  e em qualquer operadora, claro que se existem políticas de utilização, é normal que sejam colocadas medidas. sempre foi assim. a maioria das pessoas não usa assim tanta internet por isso nem se apercebe se há ou não limites 

Forum|alt.badge.img+1
  • Autor
  • Zettabyte
  • June 3, 2026

Se me conseguires convencer do enquadramento desta limitação nesse documento, agradeço.
Mas será demasiado difícil porque esta limitação não é (sem qualquer dúvida) PUR.

O que eu sei é que esta limitação de 200GB/dia num tarifário vendido e apresentado inclusive na área de cliente como Ilimitado, viola a decisão da ANACOM de 19.06.2014 e o Regulamento (UE) 2015/2120 da Internet Aberta.

AKRYL
Forum|alt.badge.img+2
  • Exabyte
  • June 3, 2026

É que nem todos os clientes  são Classe AB Analfabetos e Burros como tentam fazer passar.

boas, sempre houve estes limites  e em qualquer operadora, claro que se existem políticas de utilização, é normal que sejam colocadas medidas. sempre foi assim. a maioria das pessoas não usa assim tanta internet por isso nem se apercebe se há ou não limites 

Se existem limites, é a NOS ser transparente e informar desses mesmos limites, ou a Opacidade só existe quando se trata de outras operadoras?

A prova que existem clientes que atingem esses valores é a situação ter sido descoberta e relatada em fóruns.

Forum|alt.badge.img+1
  • Autor
  • Zettabyte
  • June 3, 2026

Não interessa o que o cliente gasta. E quem define que 100GB, 200GB ou 3TB são suficientes? Nunca gasto 100GB, mas por algum motivo tenho um tarifário Ilimitado, então qual a razão? Porque foi oferecido ao cliente se a operadora acha que o cliente não gera tanto tráfego? E se hoje precisar de fazer mais do que 200GB, excecionalmente? Como é? Há fundamentação para isso?

Quando um serviço é vendido como Ilimitado, tem de cumprir com a legislação. Esta limitação não está prevista em lado algum e está em incumprimento legal.

Essa história do sempre foi assim, sempre houve limites, sempre houve isto e aquilo não interessa e é irrelevante para a discussão. O que interessa é o que é hoje vendido e as práticas abusivas que são praticadas à revelia do cliente que tem o direito de ser informação acerca destas opacidades.

AKRYL
Forum|alt.badge.img+2
  • Exabyte
  • June 3, 2026

Se me conseguires convencer do enquadramento desta limitação nesse documento, agradeço.
Mas será demasiado difícil porque esta limitação não é (sem qualquer dúvida) PUR.

O que eu sei é que esta limitação de 200GB/dia num tarifário vendido e apresentado inclusive na área de cliente como Ilimitado, viola a decisão da ANACOM de 19.06.2014 e o Regulamento (UE) 2015/2120 da Internet Aberta.

Parece que muita gente desconhece o regulamento, principalmente um colaborador da NOS que foi para o 4G News comentar e fazer juízos de valor como os clientes usam o seu serviço.