Skip to main content
Header

NOS Mobile 5G+ Sem Limites Max e WOO Ilimitado – Limitação de velocidade não prevista nas condições após 200GB diários


Forum|alt.badge.img+1

 

Venho partilhar uma situação que considero relevante para todos os utilizadores dos tarifários com dados apresentados como ilimitados pela NOS — nomeadamente o NOS Mobile 5G+ Sem Limites Max e o WOO Ilimitado.

O que foi observado:

Após atingir aproximadamente 200GB de consumo num único dia — por exemplo através do descarregamento de ficheiros de grande dimensão via browser — o comportamento do serviço altera-se de forma drástica:

  • A velocidade de dados cai abruptamente;
  • O acesso à internet fica praticamente inoperacional;
  • O serviço passa a permitir apenas o envio de mensagens através de WhatsApp, Telegram e Signal, e pouco mais.

O problema não é a limitação em si — é a ausência total de transparência.

Consultando as condições de ambos os tarifários, em lado nenhum está prevista qualquer limitação de velocidade ou restrição de serviço após determinado volume de consumo diário em território nacional. Não existe qualquer referência a um limiar de 200GB/dia que desencadeie estas restrições, nem qualquer política de utilização responsável aplicável ao consumo doméstico nacional.

A área de cliente de ambos os tarifários apresenta: "Dados móveis: Ilimitado" — sem asteriscos, sem ressalvas, sem qualquer indicação de threshold.

Isto representa, na prática, a definição de um limite comercial implícito, implementado à revelia da informação prestada ao cliente — o que levanta questões sérias de conformidade com as obrigações de transparência e de protecção do consumidor no sector das comunicações electrónicas.

Já foi enviada mensagem privada à equipa do fórum, aguardando-se resposta formal.

Partilha-se aqui publicamente no interesse da transparência e para aferir se outros utilizadores de ambos os tarifários experienciaram situação idêntica.

Alguém teve este comportamento no Sem Limites Max ou no WOO Ilimitado?

Cumprimentos

40 Comentários

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • June 2, 2026

Forum|alt.badge.img+1
  • Autor
  • Zettabyte
  • June 3, 2026

Onde é que está a informação dos 200 GB diários?

 

É que nem todos os clientes  são Classe AB Analfabetos e Burros como tentam fazer passar.

boas, sempre houve estes limites  e em qualquer operadora, claro que se existem políticas de utilização, é normal que sejam colocadas medidas. sempre foi assim. a maioria das pessoas não usa assim tanta internet por isso nem se apercebe se há ou não limites 

Não interessa o que o cliente gasta. E quem define que 100GB, 200GB ou 3TB são suficientes? Nunca gasto 100GB, mas por algum motivo tenho um tarifário Ilimitado, então qual a razão? Porque foi oferecido ao cliente se a operadora acha que o cliente não gera tanto tráfego? E se hoje precisar de fazer mais do que 200GB, excecionalmente? Como é? Há fundamentação para isso?

Quando um serviço é vendido como Ilimitado, tem de cumprir com a legislação. Esta limitação não está prevista em lado algum e está em incumprimento legal.

 

Essa história do sempre foi assim, sempre houve limites, sempre houve isto e aquilo não interessa e é irrelevante para a discussão. O que interessa é o que é hoje vendido e as práticas abusivas que são praticadas à revelia do cliente que tem o direito de ser informação acerca destas opacidades.


AKRYL
Forum|alt.badge.img+2
  • Exabyte
  • June 3, 2026

Se me conseguires convencer do enquadramento desta limitação nesse documento, agradeço.
Mas será demasiado difícil porque esta limitação não é (sem qualquer dúvida) PUR.

O que eu sei é que esta limitação de 200GB/dia num tarifário vendido e apresentado inclusive na área de cliente como Ilimitado, viola a decisão da ANACOM de 19.06.2014 e o Regulamento (UE) 2015/2120 da Internet Aberta.

 

Parece que muita gente desconhece o regulamento, principalmente um colaborador da NOS que foi para o 4G News comentar e fazer juízos de valor como os clientes usam o seu serviço.


Forum|alt.badge.img+1
  • Autor
  • Zettabyte
  • June 4, 2026

 

Sem sombra de dúvida que estamos perante publicidade enganosa, no caso do WOO.

 

Um limite diário de 200GB num tarifário Ilimitado, independentemente da hora do dia e do local, não é Política de Utilização Responsável. É um limite. E um limite num serviço ilimitado é ilegal, ponto final.

Podem inventar os links que entenderem. Podem os colaboradores da NOS responder com links do site da NOS do serviço de Internet Móvel quando estamos a falar do serviço móvel de Voz e Dados. Podem os comentadores de sofá teorizar sobre quem gasta muito ou pouco, sobre o que é justo ou injusto consumir. Nada disso altera o que a Decisão da ANACOM de Junho de 2014 estabelece de forma clara: um serviço designado como ilimitado tem de ser ilimitado. Não há forma de justificar o que não tem justificação.

A PUR não foi criada para isto. Foi criada para situações excepcionais e temporárias de congestionamento de rede. Não é, nem pode ser, uma configuração permanente e automática escondida nas condições gerais de um tarifário que é vendido ao público como ilimitado. Isso não é gestão de rede, é defraudação da confiança do consumidor.

Não é o operador, não são os comentadores, não é sequer o utilizador que decide quanto é aceitável consumir num serviço sem limites. É a lei que decide que se chama ilimitado ao que não é, está errado. E sobre isso não há debate, há regulamentação.

 


  • Kilobyte
  • June 4, 2026

Precisei de usar os dados moveis por estar sem net em casa, 200GB e fiquei barrado, não consigo fazer nada. (Sem limites max 5G) Ou melhor com limites 5G.


AKRYL
Forum|alt.badge.img+2
  • Exabyte
  • June 4, 2026

Boa tarde a todos, 

Partilho este artigo curioso mas ninguém precisa de mais de 200Gb por dia.

Afinal, os dados móveis da DIGI Portugal não são ilimitados 

Obrigado.

Se não sabe o autor referenciado na notícia sou eu. 

 

No caso da Digi após exposição da situação deixou de haver limitações no tarifário, que irei voltar a testar em breve para que seja novamente notícia e assim fazer-se uma comparação de NOS vs Digi.

 

Também é um ditador dos dados móveis? É um pouco como alguém que apenas tem relações sexuais uma vez por ano comentar e achar exagerado e um abuso quem tenha relações sexuais todos os dias.

 

Não cabe a si indicar se 200 GB por dia é exagerado ou não, cada cliente tem as suas necessidades, a não ser que seja como o colaborador da NOS e alguns que tenho apanhado a fazer comentários sobre a notícia. 🙂


AKRYL
Forum|alt.badge.img+2
  • Exabyte
  • June 5, 2026

O que se passa com os tarifários da NOS e WOO? - https://pplware.sapo.pt/smartphones-tablets/o-que-se-passa-com-afinal-com-os-tarifarios-da-nos-e-woo/

Afinal há limite! Descobertos os limites do tarifário ilimitado da WOO - https://www.leak.pt/limites-do-tarifario-ilimitado-da-woo/

Tarifário ilimitado da Woo não é o único com limite de 200 GB - https://4gnews.pt/tarifario-ilimitado-da-woo-nao-e-o-unico-com-limite-de-200-gb/

Clientes dizem ter encontrado o limite no tarifário "ilimitado" da WOO - https://4gnews.pt/clientes-dizem-encontrado-o-limite-no-tarifario-ilimitado/

Plano "Ilimitado" da Woo tem limite de 200GB - https://abertoatedemadrugada.com/2026/05/plano-ilimitado-da-woo-tem-limite-de.html


  • Kilobyte
  • June 5, 2026

Hoje, enquanto trabalhava em home office, notei que o meu serviço Sem Limites Max estava com uma velocidade digna dos tempos do Windows 2000. Usei apenas o telemóvel para receber um ficheiro grande pelo OneDrive da Microsoft, e é impossível que a antena da zona, São Martinho do Porto, Alcobaça já esteja saturada. Nem no verão, com a praia cheia, vi velocidades tão baixas. Coincidência ou não, o famoso 5G+ apareceu recentemente no telemóvel. Vou testar daqui a 10 minutos em Alcobaça (cidade), onde sei que os clientes sempre tiveram um serviço privilegiado. Enfim, mais um contratempo. Após pesquisar no Google, encontrei este tópico… cliente desde os tempos da ZON.


  • Kilobyte
  • June 5, 2026

Em Alcobaça, assim que apanhei o sinal da cidade, os limites deixaram de existir. Como comentaram aqui sobre a marca Woo, fui comprar um SIM card na Worten da mesma localidade e, para minha surpresa, não havia limite de 200GB. Ao sair da cidade, o Woo e o meu ilimitado sem limites max que agora no my nos se chama apenas ilimitado sem o meu consentimento ficaram novamente a velocidade de 2000. Na cidade, consegui fazer mais 400GB extra baixando repetidamente o mesmo ficheiro, sem qualquer bloqueio. No Woo, só testei até 230GB porque a bateria do telemóvel e o tempo não permitiram mais. Assim que o sinal passou para uma antena fora da cidade, no caso a de Valado dos Frades, ao entrar na A8, o cap voltou com força nos dois números. Contactei o apoio da NOS e disseram que era por estar num lote errado de números, que iriam atribuir um “novo” para corrigir, e mencionaram a Kristin. Ora, a Kristin já passou e, quando não tinha nenhuma FTTH, já cheguei a fazer bem mais de 10TB em rede móvel numa semana... Nós pagamos por um serviço ilimitado não por um ilimitado com limites apesar de 24h e cada user tem as suas necessidades ora eu trabalho com vídeo e fotografias os ficheiros são gigantes. Isto com o telemóvel (Xiaomi 17 Ultra) a indicar no meu sem limites max 5G+ e no Woo apenas 5G.

Um aparte adorava entender porque desde que existiu a NOS que Alcobaça cidade é diferente do resto do concelho, eu tive débitos megalômanos naquela worten como nunca vi em nenhum shopping grande, é pelo mosteiro!? E porque é que no apoio técnico quando mencionei que na cidade não tinha barramento o senhor simplesmente disse que era por não haver saturação quando em São Martinho do Porto tá as moscas, segue mail para a anacom tambem.

 


AKRYL
Forum|alt.badge.img+2
  • Exabyte
  • June 5, 2026

Tarifários ilimitados afinal têm limites? Andas a ser enganado?https://www.leak.pt/tarifarios-ilimitados-afinal-tem-limites-andas-a-ser-enganado/


AKRYL
Forum|alt.badge.img+2
  • Exabyte
  • June 9, 2026

Bom dia ​@AKRYL ,

Sugiro que pense se é razoável usar 200 ou 361 Gb diariamente.

Obrigado. 

 

 

Não tem que sugerir nada, o ser ou não razoável não depende de si, não sei se é colaborador da NOS, mas se for compreendo o MO na sua resposta, pois é geralmente o tipo de respostas que dão nos fóruns e outras redes sociais, há sempre um padrão e também não depende de mim pensar se é razoável ou não, é subjectivo.

Cada utilizador / cliente tem as suas próprias necessidades, por parte da NOS a Opacidade está explicita em não informar os clientes e potenciais clientes de forma transparente desse limite nas condições do serviço, faça ou não faça o cliente esse tipo de consumos.


AKRYL
Forum|alt.badge.img+2
  • Exabyte
  • June 2, 2026

Eu testei a mesma situação com um tarifário WOO Ilimitado, resultados dos testes em WOO Ilimitado com Limite de 200 GB diários


ByteSábio
Forum|alt.badge.img

Onde é que está a informação dos 200 GB diários?

 

É que nem todos os clientes  são Classe AB Analfabetos e Burros como tentam fazer passar.

boas, sempre houve estes limites  e em qualquer operadora, claro que se existem políticas de utilização, é normal que sejam colocadas medidas. sempre foi assim. a maioria das pessoas não usa assim tanta internet por isso nem se apercebe se há ou não limites 


Forum|alt.badge.img+1
  • Autor
  • Zettabyte
  • June 3, 2026

Se me conseguires convencer do enquadramento desta limitação nesse documento, agradeço.
Mas será demasiado difícil porque esta limitação não é (sem qualquer dúvida) PUR.

O que eu sei é que esta limitação de 200GB/dia num tarifário vendido e apresentado inclusive na área de cliente como Ilimitado, viola a decisão da ANACOM de 19.06.2014 e o Regulamento (UE) 2015/2120 da Internet Aberta.


AKRYL
Forum|alt.badge.img+2
  • Exabyte
  • June 3, 2026

Onde é que está a informação dos 200 GB diários?

 

É que nem todos os clientes  são Classe AB Analfabetos e Burros como tentam fazer passar.

boas, sempre houve estes limites  e em qualquer operadora, claro que se existem políticas de utilização, é normal que sejam colocadas medidas. sempre foi assim. a maioria das pessoas não usa assim tanta internet por isso nem se apercebe se há ou não limites 

 

Se existem limites, é a NOS ser transparente e informar desses mesmos limites, ou a Opacidade só existe quando se trata de outras operadoras?

A prova que existem clientes que atingem esses valores é a situação ter sido descoberta e relatada em fóruns.


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • June 3, 2026

Boa tarde,

Agradecemos as vossas mensagens.

O ​@Guimas partilhou uma boa ajuda em esclarecer sobre o tema.

Excecionalmente a NOS poderá adotar medidas de restrição da velocidade de forma a evitar o esgotamento da capacidade da rede, assegurar a sua operacionalidade e segurança e a qualidade da utilização do serviço.

Esta informação pode ser consultada nas Condições Gerais de Tarifários de Internet Móvel e documento especifico partilhado pelo ​@Guimas.

Obrigado


Forum|alt.badge.img+1
  • Autor
  • Zettabyte
  • June 3, 2026

Boa tarde,

Agradecemos as vossas mensagens.

O ​@Guimas partilhou uma boa ajuda em esclarecer sobre o tema.

Excecionalmente a NOS poderá adotar medidas de restrição da velocidade de forma a evitar o esgotamento da capacidade da rede, assegurar a sua operacionalidade e segurança e a qualidade da utilização do serviço.

Esta informação pode ser consultada nas Condições Gerais de Tarifários de Internet Móvel e documento especifico partilhado pelo ​@Guimas.

Obrigado

Teria toda a razão se de facto essa medida fosse excecional, mas não o é. Trata-se de uma decisão puramente comercial intrínseca. 
Essa questão não se aplica aqui e continuo a aguardar um esclarecimento acerca do assunto. 


ByteSábio
Forum|alt.badge.img

Boa tarde,

Agradecemos as vossas mensagens.

O ​@Guimas partilhou uma boa ajuda em esclarecer sobre o tema.

Excecionalmente a NOS poderá adotar medidas de restrição da velocidade de forma a evitar o esgotamento da capacidade da rede, assegurar a sua operacionalidade e segurança e a qualidade da utilização do serviço.

Esta informação pode ser consultada nas Condições Gerais de Tarifários de Internet Móvel e documento especifico partilhado pelo ​@Guimas.

Obrigado

Teria toda a razão se de facto essa medida fosse excecional, mas não o é. Trata-se de uma decisão puramente comercial intrínseca. 
Essa questão não se aplica aqui e continuo a aguardar um esclarecimento acerca do assunto. 

Eu também, entretanto fiz reclamação no Livro de Reclamações e enviei um email para a ANACOM a expor a situação, já o tinha feito no passado quando a Digi Portugal limitava o ilimitado a 3 TB.

Vamos aguardar por desenvolvimentos.

deu algum resultado ou continuam a impor esse limite? 3 TB ainda é alguma coisa.


AKRYL
Forum|alt.badge.img+2
  • Exabyte
  • June 3, 2026

Boa tarde,

Agradecemos as vossas mensagens.

O ​@Guimas partilhou uma boa ajuda em esclarecer sobre o tema.

Excecionalmente a NOS poderá adotar medidas de restrição da velocidade de forma a evitar o esgotamento da capacidade da rede, assegurar a sua operacionalidade e segurança e a qualidade da utilização do serviço.

Esta informação pode ser consultada nas Condições Gerais de Tarifários de Internet Móvel e documento especifico partilhado pelo ​@Guimas.

Obrigado

Teria toda a razão se de facto essa medida fosse excecional, mas não o é. Trata-se de uma decisão puramente comercial intrínseca. 
Essa questão não se aplica aqui e continuo a aguardar um esclarecimento acerca do assunto. 

Eu também, entretanto fiz reclamação no Livro de Reclamações e enviei um email para a ANACOM a expor a situação, já o tinha feito no passado quando a Digi Portugal limitava o ilimitado a 3 TB.

Vamos aguardar por desenvolvimentos.

deu algum resultado ou continuam a impor esse limite? 3 TB ainda é alguma coisa.

 

Não voltei a realizar testes à Digi Portugal, mas o contador dos dados deixou de contar para os clientes, o que poderá indicar que passou a ilimitado após queixa na ANACOM tenham retirado essa restrição, mas em breve farei novo teste ao tarifário ilimitado. 


AKRYL
Forum|alt.badge.img+2
  • Exabyte
  • June 3, 2026

 


Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • June 3, 2026

A anacom tem conhecimento e aprova a PUR. O que o moderador referiu serve para todos os tarifários moveis que existiram até ao momento, não é algo de novo. A NOS não vai referir mais nada, isso está escrito nas condições de serviço.

Há quanto tempo existe o serviço de satélite? Supostamente é ilimitado, mas gasta-se demasiado, levas com a PUR. 

Agora esse tarifário pode ter efetivamente um limite de 200gbs diários, mas a NOS avisa nas condições que pode restringir a velocidade derivado ao elevado uso.

Depois contem o feedback da reclamação


AKRYL
Forum|alt.badge.img+2
  • Exabyte
  • June 4, 2026

 

Sem sombra de dúvida que estamos perante publicidade enganosa, no caso do WOO.

 

Um limite diário de 200GB num tarifário Ilimitado, independentemente da hora do dia e do local, não é Política de Utilização Responsável. É um limite. E um limite num serviço ilimitado é ilegal, ponto final.

Podem inventar os links que entenderem. Podem os colaboradores da NOS responder com links do site da NOS do serviço de Internet Móvel quando estamos a falar do serviço móvel de Voz e Dados. Podem os comentadores de sofá teorizar sobre quem gasta muito ou pouco, sobre o que é justo ou injusto consumir. Nada disso altera o que a Decisão da ANACOM de Junho de 2014 estabelece de forma clara: um serviço designado como ilimitado tem de ser ilimitado. Não há forma de justificar o que não tem justificação.

A PUR não foi criada para isto. Foi criada para situações excepcionais e temporárias de congestionamento de rede. Não é, nem pode ser, uma configuração permanente e automática escondida nas condições gerais de um tarifário que é vendido ao público como ilimitado. Isso não é gestão de rede, é defraudação da confiança do consumidor.

Não é o operador, não são os comentadores, não é sequer o utilizador que decide quanto é aceitável consumir num serviço sem limites. É a lei que decide que se chama ilimitado ao que não é, está errado. E sobre isso não há debate, há regulamentação.

 

 

Totalmente de acordo. 


  • Kilobyte
  • June 5, 2026

Já foi registada a queixa no livro de reclamações online e, após o despiste na cidade de Alcobaça, será feita uma chamada para o vosso número de apoio.


  • Kilobyte
  • June 5, 2026

Boa tarde a todos, 

Partilho este artigo curioso mas ninguém precisa de mais de 200Gb por dia.

Afinal, os dados móveis da DIGI Portugal não são ilimitados 

Obrigado.

Se não sabe o autor referenciado na notícia sou eu. 

 

No caso da Digi após exposição da situação deixou de haver limitações no tarifário, que irei voltar a testar em breve para que seja novamente notícia e assim fazer-se uma comparação de NOS vs Digi.

 

Também é um ditador dos dados móveis? É um pouco como alguém que apenas tem relações sexuais uma vez por ano comentar e achar exagerado e um abuso quem tenha relações sexuais todos os dias.

 

Não cabe a si indicar se 200 GB por dia é exagerado ou não, cada cliente tem as suas necessidades, a não ser que seja como o colaborador da NOS e alguns que tenho apanhado a fazer comentários sobre a notícia. 🙂

E muito obrigado pela sua denúncia que no final do mês não fazem limites na faturação, a continuar assim a NOS só me deixa sem alternativa que será mudar para a concorrência sem barramentos de velocidade… Até fui-me informar de um mapa de antenas e tenho todas na mesma zona de onde faço o home office


Forum|alt.badge.img+1
  • Autor
  • Zettabyte
  • June 7, 2026

@AKRYL muito interessante a mudança do limite de 200GB para 361GB 

(vamos lá aqui alterar o limite que eles assim já não reclamam e pensam que tiramos os limite)