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VoLTE e Wi-Fi Calling – Perguntas mais frequentes


Inês B.
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As tecnologias VoLTE e Wi-Fi Calling, chegaram à NOS para lhe proporcionar uma melhor experiência de chamada com a mais alta qualidade.

Quando ativas, estas funcionalidades permitem realizar uma chamada telefónica através do 4G (LTE) ou Wi-Fi, em complemento da ligação tradicional de voz com o 2G (GSM) ou o 3G (UMTS).

Se ainda tem algumas questões sobre o VoLTE e o Wi-Fi Calling, aqui neste tópico, vamos esclarecê-las. :blush:

 

Perguntas frequentes sobre o VoLTE:

  1. As chamadas em 4G consumem dados móveis do meu tarifário?
    Mostre o conteúdo

    As chamadas não terão qualquer custo adicional ao utilizar esta tecnologia pois, é benefício para todos os clientes NOS.

  1. Como é que sei que estou a efetuar a chamada através da tecnologia VoLTE?
    Mostre o conteúdo

    Aparecerá na parte superior de seu ecrã o símbolo VoLTE.

  1. Tenho de pagar algum custo adicional ao utilizar?
    Mostre o conteúdo

    Não terá qualquer custo associado pela utilização desta tecnologia. 

  1. Com o VoLTE a minha internet fica mais rápida?
    Mostre o conteúdo

    Não, esta tecnologia é baseada em transmitir um serviço de voz móvel sobre o 4G atual, garantindo assim uma comunicação de melhor qualidade.

  1. A qualidade de som da chamada vai mudar?
    Mostre o conteúdo

    Sim, a melhoria da qualidade da voz é bastante otimizada, quase como se tivesse a conversar presencialmente.

  1. Esta tecnologia também permite melhor qualidade nas chamadas de Voz sobre IP, por exemplo Skype ou WhatsApp?
    Mostre o conteúdo

    Não, na tecnologia VoLTE a sua voz é transmitida na frequência do 4G, já nos serviços de Voz sobre IP é comprimida e enviada através de dados/internet.

  1. Como posso verificar se o meu telemóvel permite fazer chamadas em VoLTE?
    Mostre o conteúdo

    Deverá consultar o site de seu fabricante para identificar se o smartphone possui esta tecnologia ou saiba mais aqui.

  1. É necessário fazer alguma configuração no meu telemóvel para utilizar a tecnologia VoLTE?
    Mostre o conteúdo

    Para os telemóveis Android esta função vem ativa por defeito. No caso dos telemóveis iPhone é necessário ter instalado a versão IOS 13.4 ou superior. De seguida, aceder ao menu configurações, selecionar configurações de rede e, por fim, aceitar o novo padrão de rede que aparecerá no ecrã. Saiba como ativar o VoLTE aqui.​

  1. Quando é que o serviço começa a funcionar na minha cidade?
    Mostre o conteúdo

    Todos os clientes que tiverem este serviço disponível serão comunicados via SMS.

  1. Não quero usar este serviço, como posso bloqueá-lo?
    Mostre o conteúdo

    Não se trata de um serviço que pode ser contratado, mas sim uma nova tecnologia disponível aos clientes NOS sem qualquer cobrança adicional.

 

Perguntas frequentes sobre o Wi-Fi Calling:

  1. O meu tarifário irá sofrer alguma alteração?
    Mostre o conteúdo

    As chamadas não terão qualquer custo adicional ao utilizar esta tecnologia pois, é um benefício para todos os clientes NOS.

  1. A minha chamada continuará estável quando se conecta ou desconecta do Wi-Fi?
    Mostre o conteúdo

    A conexão/troca entre rede móvel e residencial ocorre de forma automática, sem qualquer impacto na comunicação.

  1. Se estiver mais perto do Router, a qualidade de som melhora?
    Mostre o conteúdo

    Quanto melhor for a sua conexão de rede fixa/residencial, melhor será a qualidade da sua comunicação, através da tecnologia Wi-Fi Calling.

  1. Em que locais estão os Routers e a quais é que posso aceder?
    Mostre o conteúdo

    O Wi-Fi Calling está disponível em qualquer rede de internet nacional e pode ser utilizado desde que tenha acesso permitido à mesma. Por exemplo, pode utilizar a internet da sua residência, trabalho ou até mesmo de hotéis, em momentos de viagem.

  1. De que forma sei que a minha chamada está a decorrer através do Wi-Fi?
    Mostre o conteúdo

    Aparecerá na parte superior de seu ecrã um segundo símbolo Wi-Fi.

  1. Preciso de ter o telemóvel com o Wi-Fi ligado para este serviço funcionar?
    Mostre o conteúdo

    Sim, esta tecnologia permite comunicar através da rede Wi-Fi fixa/residencial, de maneira que é necessário estar conectado, independentemente do local onde se encontra.

  1. Preciso configurar o meu iPhone para efetuar chamadas Wi-Fi?
    Mostre o conteúdo

    Sim, os telemóveis que possuem a versão do IOS 13.4 precisam de ser configurados. Para isso, basta aceder ao menu configurações, de seguida selecione a opção configurações de rede e, por último, ative a função Wi-Fi Calling. Saiba como ativar o VoLTE aqui
    De salientar, que estamos a trabalhar para que esta função venha ativa por defeito.​​

  1. De que forma posso fazer chamadas via Wi-Fi num iPhone? 
    Mostre o conteúdo

    No caso de ter a função Wi-Fi Calling ativa no seu telemóvel, no momento em que estiver com baixa qualidade da rede móvel, automaticamente será alternada para a rede fixa local. É necessário que esteja conectado/registado para que possa usufruir de uma melhor experiência de uso.

  1. De que forma posso fazer chamadas via Wi-Fi num Android?
    Mostre o conteúdo

    Na versão mais recente do Android esta função vem ativa por defeito. Assim, tal como no iPhone, o momento em que estiver com baixa qualidade da rede móvel, automaticamente será alternada para a rede fixa local. É necessário que esteja conectado/registado para que possa usufruir de uma melhor experiência de uso. Conheça aqui os equipamentos com a tecnologia Wi-Fi Calling.

  1. Posso navegar no Wi-Fi local normalmente?
    Mostre o conteúdo

    Esta tecnologia encarrega-se apenas de transmitir chamadas de voz por Wi-Fi, podendo manter qualquer navegação sem sofrer qualquer impacto na utilização.

  1. Posso fazer chamadas internacionais através desta tecnologia?
    Mostre o conteúdo

    Sim, esta função está disponível para todos os clientes de acordo com o seu plano tarifário. 

  1. O GPS deve estar ligado para fazer chamadas Wi-Fi?
    Mostre o conteúdo

    Não, esta tecnologia não possui ligação ou interação com a função GPS do seu telemóvel.

  1. Posso fazer chamadas a partir do Wi-Fi de um avião durante uma viagem?
    Mostre o conteúdo

    Não, esta função não está ativa de momento.

  1. Consigo utilizar o Wi-Fi Calling se estiver em modo avião?
    Mostre o conteúdo

    Não, pois a conexão ao Wi-Fi Calling é estabelecida após a identificação da baixa qualidade no sinal da rede NOS, ou por tentativa de conexão falhada, por isso, é importante manter o seu telemóvel ativo normalmente.

  1. Não quero usar este serviço, como posso bloqueá-lo?
    Mostre o conteúdo

    Não se trata de um serviço que pode ser contratado, mas sim uma nova tecnologia disponível aos clientes NOS sem qualquer cobrança adicional.

  2. Posso utilizar Wi-Fi Calling no estrangeiro?
    Mostre o conteúdo

    Não, a funcionalidade apenas está disponível através de ligações a redes de internet com IP nacional. Se a rede ao qual está ligado não tiver um IP Português, a funcionalidade não vai funcionar.

    Da mesma forma, mesmo estando a aceder através de uma rede nacional, caso esta faça uso de uma VPN, o Wi-Fi Calling poderá não funcionar se o IP atribuído pela VPN não for Português

 

Conheça as novas tecnologias VoLTE e Wi-Fi Calling aqui e saiba como ativar a funcionalidade VoLTE aqui e Wi-Fi Calling aqui:sunglasses:

Partilhe connosco outras questões que tenha, para podermos ajudar. :blush:

Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?
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75 Comentários

Diogo N.
Super User
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  • Super User
  • 1511 comentários
  • 25 de março de 2021

Olá,

faltou uma pergunta frequente para cada uma, "Em quais tarifários está disponível esta tecnologia?".


Inês B.
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  • Autor
  • Moderador
  • 7090 comentários
  • 30 de março de 2021

@Diogo Nogueira,

São vários os tarifários com estas tecnologias disponíveis e a informação ficaria muito extensa.

Se precisar de informações detalhadas sobre algum tarifário em específico podemos ajudar.

Obrigada


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  • Zettabyte
  • 797 comentários
  • 6 de abril de 2021

Então meus caros Moderadores, quais as novidades relativamente ao VoLTE e WiFi Call?

Continuo a aguardar e nada! Ja no MEO ativaram o serviço e está a funcionar corretamente e vocês continuam na mesma como a lesma… para clientes XPTO


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • 27824 comentários
  • 6 de abril de 2021

 Olá @DanielS,

Respondemos à sua questão aqui.

Se precisar de alguma informação adicional, contacte-nos, estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


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  • Zettabyte
  • 797 comentários
  • 6 de abril de 2021

Continuo a aguardar a resposta. 


adami
  • 5 comentários
  • 16 de abril de 2021
Diogo Nogueira escreveu:

Olá,

faltou uma pergunta frequente para cada uma, "Em quais tarifários está disponível esta tecnologia?".

segundo informação descrita acima… mas falta saber maiores detalhes.

“As chamadas não terão qualquer custo adicional ao utilizar esta tecnologia pois, é um benefício para todos os clientes NOS.”


Diogo N.
Super User
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  • Super User
  • 1511 comentários
  • 16 de abril de 2021
adami escreveu:

segundo informação descrita acima… mas falta saber maiores detalhes.
“As chamadas não terão qualquer custo adicional ao utilizar esta tecnologia pois, é um benefício para todos os clientes NOS.”

Devem estar a implementar de forma faseada porque quase todos os tarifários pós-pagos já têm, falta só os pré-pagos.

A NOS é a única nesta situação porque tanto a Vodafone como a MEO já têm a tecnologia ativa nos pré-pagos, pelos vistos..


adami
  • 5 comentários
  • 17 de abril de 2021
Diogo Nogueira escreveu:
adami escreveu:

segundo informação descrita acima… mas falta saber maiores detalhes.
“As chamadas não terão qualquer custo adicional ao utilizar esta tecnologia pois, é um benefício para todos os clientes NOS.”

Devem estar a implementar de forma faseada porque quase todos os tarifários pós-pagos já têm, falta só os pré-pagos.

A NOS é a única nesta situação porque tanto a Vodafone como a MEO já têm a tecnologia ativa nos pré-pagos, pelos vistos..

imagino que sim, deverá chegar brevemente a todos os tarifários, de qualquer forma poderia ser ativado de forma imediata para as situações com problemas de cobertura, assim ficavam ambos os lados a ganhar!


AKRYL
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  • Exabyte
  • 237 comentários
  • 14 de maio de 2021

A funcionar no tarifário WOO. Ao contrário da altice MEO em que o Xiaomi apresenta o ícone VoLTE, na NOS não apresenta o ícone. O cliente só dará conta se realizar uma chamada na rede LTE e a mesma não sofrer Circuit Switched FallBack (CSFB) para 3G.

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oTonyStark
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  • Kilobyte
  • 1938 comentários
  • 15 de maio de 2021

Olá, mas sentiu dificuldades ou já consegue aceder corretamente à funcionalidade? 


Diogo N.
Super User
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  • Super User
  • 1511 comentários
  • 15 de maio de 2021
AKRYL escreveu:

A funcionar no tarifário WOO. Ao contrário da altice MEO em que o Xiaomi apresenta o ícone VoLTE, na NOS não apresenta o ícone.

Em Samsung surge o ícone "HD" ao lado do nome do contacto.


  • Kilobyte
  • 2 comentários
  • 26 de junho de 2021

Boa tarde. Tenho a opção de Wi-Fi calling e Volte no iPhone mas ainda não funciona. O meu tarifário é o Rede mobilidade GE. Essa função era muito útil em alguns locais indoor onde não tenho rede. As opções estão ativas no telefone mas na realidade ainda não faz chamadas nem pelo 4g nem pelo Wi-Fi. Qual será o problema? Obrigado 


Diogo N.
Super User
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  • Super User
  • 1511 comentários
  • 26 de junho de 2021

@CTC tem todas as atualizações feitas?

Provavelmente ainda não ativaram no seu cartão...


Ana P.
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  • Moderador
  • 12815 comentários
  • 27 de junho de 2021

Olá @CTC e @Diogo N.

@CTC, diga-nos qual é o seu equipamento e a versão do mesmo, por favor. 

Obrigada 


  • Kilobyte
  • 2 comentários
  • 27 de junho de 2021

Olá @Ana P. O equipamento é um iPhone 7 com o iOS 14.6 

obrigado

 


Ana P.
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  • Moderador
  • 12815 comentários
  • 27 de junho de 2021

@CTC

Agradecemos a sua resposta. 
Envie-nos, por favor, o seu número de cliente para o @Fórum por mensagem privada. Vamos ajudar!

Obrigada 


  • Kilobyte
  • 3 comentários
  • 14 de julho de 2021

Boa noite,

Tenho um iPhone XR com o iOS 14.6 e já ativei as opções de VoLTE e WiFi Calling mas não me parece que esteja a funcionar. Conseguem ajudar a verificar se o meu tarifário é compatível? Na App NOS aparece como Plano Corporate CC. 

Obrigado


Inês B.
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  • Autor
  • Moderador
  • 7090 comentários
  • 15 de julho de 2021

Olá @Artur R.,

Vamos verificar se o seu tarifário é compatível.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum.

Obrigada


  • Kilobyte
  • 5 comentários
  • 18 de agosto de 2021

Bom Dia,

 

Estou a pensar em aderir a um tarifário com suporte Wi-Fi Calling e VoLTE e gostaria de saber quais os tarifários que permitem essas funcionalidades.

 

Obrigado.


  • Kilobyte
  • 3 comentários
  • 13 de setembro de 2021

boa tarde quero destivar com maxima urgencia a tecnoologia VoLTE do numero 93xxxxxx pin xxxx estou a utilizar um equipameto sem aceso a essa tecnologia e quero destivar porem quero manter o 4g no meu cartao ativo e so mesmo destivar o volte espero resposta e que o meu pedido seija efectuadao muito obirgado


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • 27824 comentários
  • 13 de setembro de 2021

Boa tarde @anabbw88,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Movemos o seu comentário para este artigo que aborda o mesmo tema.

VoLTE não se trata de um serviço que pode ser contratado ou cancelado, mas sim uma nova tecnologia disponível aos clientes NOS sem qualquer cobrança adicional.

Caso surja alguma outra questão, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


  • Kilobyte
  • 3 comentários
  • 13 de setembro de 2021

Boa tarde,

Consigo ligar para o 112 através do wi-fi calling?

obrigado

MP


oTonyStark
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  • Kilobyte
  • 1938 comentários
  • 13 de setembro de 2021

Olá à partida dará. Já tentou ligar para contactos que não sejam voz móvel? 


Diogo
Super User
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  • Super User
  • 1867 comentários
  • 14 de setembro de 2021

Olá @MarioPedro,

Pode ligar ao 112 através da tecnologia.

Permanece em falta o suporte a SMS por Wi-Fi Calling. 😕


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • 27824 comentários
  • 14 de setembro de 2021

Boa tarde a todos,

O @Diogo S. prestou uma boa ajuda sobre a sua questão, @MarioPedro.

Confirmamos também que é possível o envio de SMS através da tecnologia mencionada, como referido no ponto 10 das perguntas frequentes, presente neste artigo.

Caso surja alguma questão, falem connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar. :slight_smile:

Obrigado