As tecnologias VoLTE e Wi-Fi Calling, chegaram à NOS para lhe proporcionar uma melhor experiência de chamada com a mais alta qualidade.
Quando ativas, estas funcionalidades permitem realizar uma chamada telefónica através do 4G (LTE) ou Wi-Fi, em complemento da ligação tradicional de voz com o 2G (GSM) ou o 3G (UMTS).
Se ainda tem algumas questões sobre o VoLTE e o Wi-Fi Calling, aqui neste tópico, vamos esclarecê-las.
Perguntas frequentes sobre o VoLTE:
- As chamadas em 4G consumem dados móveis do meu tarifário?
As chamadas não terão qualquer custo adicional ao utilizar esta tecnologia pois, é benefício para todos os clientes NOS.
- Como é que sei que estou a efetuar a chamada através da tecnologia VoLTE?
Aparecerá na parte superior de seu ecrã o símbolo VoLTE.
- Tenho de pagar algum custo adicional ao utilizar?
Não terá qualquer custo associado pela utilização desta tecnologia.
- Com o VoLTE a minha internet fica mais rápida?
Não, esta tecnologia é baseada em transmitir um serviço de voz móvel sobre o 4G atual, garantindo assim uma comunicação de melhor qualidade.
- A qualidade de som da chamada vai mudar?
Sim, a melhoria da qualidade da voz é bastante otimizada, quase como se tivesse a conversar presencialmente.
- Esta tecnologia também permite melhor qualidade nas chamadas de Voz sobre IP, por exemplo Skype ou WhatsApp?
Não, na tecnologia VoLTE a sua voz é transmitida na frequência do 4G, já nos serviços de Voz sobre IP é comprimida e enviada através de dados/internet.
- Como posso verificar se o meu telemóvel permite fazer chamadas em VoLTE?
Deverá consultar o site de seu fabricante para identificar se o smartphone possui esta tecnologia ou saiba mais aqui.
- É necessário fazer alguma configuração no meu telemóvel para utilizar a tecnologia VoLTE?
Para os telemóveis Android esta função vem ativa por defeito. No caso dos telemóveis iPhone é necessário ter instalado a versão IOS 13.4 ou superior. De seguida, aceder ao menu configurações, selecionar configurações de rede e, por fim, aceitar o novo padrão de rede que aparecerá no ecrã. Saiba como ativar o VoLTE aqui.
- Quando é que o serviço começa a funcionar na minha cidade?
Todos os clientes que tiverem este serviço disponível serão comunicados via SMS.
- Não quero usar este serviço, como posso bloqueá-lo?
Não se trata de um serviço que pode ser contratado, mas sim uma nova tecnologia disponível aos clientes NOS sem qualquer cobrança adicional.
Perguntas frequentes sobre o Wi-Fi Calling:
- O meu tarifário irá sofrer alguma alteração?
As chamadas não terão qualquer custo adicional ao utilizar esta tecnologia pois, é um benefício para todos os clientes NOS.
- A minha chamada continuará estável quando se conecta ou desconecta do Wi-Fi?
A conexão/troca entre rede móvel e residencial ocorre de forma automática, sem qualquer impacto na comunicação.
- Se estiver mais perto do Router, a qualidade de som melhora?
Quanto melhor for a sua conexão de rede fixa/residencial, melhor será a qualidade da sua comunicação, através da tecnologia Wi-Fi Calling.
- Em que locais estão os Routers e a quais é que posso aceder?
O Wi-Fi Calling está disponível em qualquer rede de internet nacional e pode ser utilizado desde que tenha acesso permitido à mesma. Por exemplo, pode utilizar a internet da sua residência, trabalho ou até mesmo de hotéis, em momentos de viagem.
- De que forma sei que a minha chamada está a decorrer através do Wi-Fi?
Aparecerá na parte superior de seu ecrã um segundo símbolo Wi-Fi.
- Preciso de ter o telemóvel com o Wi-Fi ligado para este serviço funcionar?
Sim, esta tecnologia permite comunicar através da rede Wi-Fi fixa/residencial, de maneira que é necessário estar conectado, independentemente do local onde se encontra.
- Preciso configurar o meu iPhone para efetuar chamadas Wi-Fi?
Sim, os telemóveis que possuem a versão do IOS 13.4 precisam de ser configurados. Para isso, basta aceder ao menu configurações, de seguida selecione a opção configurações de rede e, por último, ative a função Wi-Fi Calling. Saiba como ativar o VoLTE aqui.
De salientar, que estamos a trabalhar para que esta função venha ativa por defeito.
- De que forma posso fazer chamadas via Wi-Fi num iPhone?
No caso de ter a função Wi-Fi Calling ativa no seu telemóvel, no momento em que estiver com baixa qualidade da rede móvel, automaticamente será alternada para a rede fixa local. É necessário que esteja conectado/registado para que possa usufruir de uma melhor experiência de uso.
- De que forma posso fazer chamadas via Wi-Fi num Android?
Na versão mais recente do Android esta função vem ativa por defeito. Assim, tal como no iPhone, o momento em que estiver com baixa qualidade da rede móvel, automaticamente será alternada para a rede fixa local. É necessário que esteja conectado/registado para que possa usufruir de uma melhor experiência de uso. Conheça aqui os equipamentos com a tecnologia Wi-Fi Calling.
- Posso navegar no Wi-Fi local normalmente?
Esta tecnologia encarrega-se apenas de transmitir chamadas de voz por Wi-Fi, podendo manter qualquer navegação sem sofrer qualquer impacto na utilização.
- Posso fazer chamadas internacionais através desta tecnologia?
Sim, esta função está disponível para todos os clientes de acordo com o seu plano tarifário.
- O GPS deve estar ligado para fazer chamadas Wi-Fi?
Não, esta tecnologia não possui ligação ou interação com a função GPS do seu telemóvel.
- Posso fazer chamadas a partir do Wi-Fi de um avião durante uma viagem?
Não, esta função não está ativa de momento.
- Consigo utilizar o Wi-Fi Calling se estiver em modo avião?
Não, pois a conexão ao Wi-Fi Calling é estabelecida após a identificação da baixa qualidade no sinal da rede NOS, ou por tentativa de conexão falhada, por isso, é importante manter o seu telemóvel ativo normalmente.
- Não quero usar este serviço, como posso bloqueá-lo?
Não se trata de um serviço que pode ser contratado, mas sim uma nova tecnologia disponível aos clientes NOS sem qualquer cobrança adicional.
- Posso utilizar Wi-Fi Calling no estrangeiro?
Não, a funcionalidade apenas está disponível através de ligações a redes de internet com IP nacional. Se a rede ao qual está ligado não tiver um IP Português, a funcionalidade não vai funcionar.
Da mesma forma, mesmo estando a aceder através de uma rede nacional, caso esta faça uso de uma VPN, o Wi-Fi Calling poderá não funcionar se o IP atribuído pela VPN não for Português
Conheça as novas tecnologias VoLTE e Wi-Fi Calling aqui e saiba como ativar a funcionalidade VoLTE aqui e Wi-Fi Calling aqui.
Partilhe connosco outras questões que tenha, para podermos ajudar.