Skip to main content
Header

As tecnologias VoLTE e Wi-Fi Calling, chegaram à NOS para lhe proporcionar uma melhor experiência de chamada com a mais alta qualidade.

Quando ativas, estas funcionalidades permitem realizar uma chamada telefónica através do 4G (LTE) ou Wi-Fi, em complemento da ligação tradicional de voz com o 2G (GSM) ou o 3G (UMTS).

Se ainda tem algumas questões sobre o VoLTE e o Wi-Fi Calling, aqui neste tópico, vamos esclarecê-las. :blush:

 

Perguntas frequentes sobre o VoLTE:

  1. As chamadas em 4G consumem dados móveis do meu tarifário?

    As chamadas não terão qualquer custo adicional ao utilizar esta tecnologia pois, é benefício para todos os clientes NOS.

  1. Como é que sei que estou a efetuar a chamada através da tecnologia VoLTE?

    Aparecerá na parte superior de seu ecrã o símbolo VoLTE.

  1. Tenho de pagar algum custo adicional ao utilizar?

    Não terá qualquer custo associado pela utilização desta tecnologia. 

  1. Com o VoLTE a minha internet fica mais rápida?

    Não, esta tecnologia é baseada em transmitir um serviço de voz móvel sobre o 4G atual, garantindo assim uma comunicação de melhor qualidade.

  1. A qualidade de som da chamada vai mudar?

    Sim, a melhoria da qualidade da voz é bastante otimizada, quase como se tivesse a conversar presencialmente.

  1. Esta tecnologia também permite melhor qualidade nas chamadas de Voz sobre IP, por exemplo Skype ou WhatsApp?

    Não, na tecnologia VoLTE a sua voz é transmitida na frequência do 4G, já nos serviços de Voz sobre IP é comprimida e enviada através de dados/internet.

  1. Como posso verificar se o meu telemóvel permite fazer chamadas em VoLTE?

    Deverá consultar o site de seu fabricante para identificar se o smartphone possui esta tecnologia ou saiba mais aqui.

  1. É necessário fazer alguma configuração no meu telemóvel para utilizar a tecnologia VoLTE?

    Para os telemóveis Android esta função vem ativa por defeito. No caso dos telemóveis iPhone é necessário ter instalado a versão IOS 13.4 ou superior. De seguida, aceder ao menu configurações, selecionar configurações de rede e, por fim, aceitar o novo padrão de rede que aparecerá no ecrã. Saiba como ativar o VoLTE aqui.​

  1. Quando é que o serviço começa a funcionar na minha cidade?

    Todos os clientes que tiverem este serviço disponível serão comunicados via SMS.

  1. Não quero usar este serviço, como posso bloqueá-lo?

    Não se trata de um serviço que pode ser contratado, mas sim uma nova tecnologia disponível aos clientes NOS sem qualquer cobrança adicional.

 

Perguntas frequentes sobre o Wi-Fi Calling:

  1. O meu tarifário irá sofrer alguma alteração?

    As chamadas não terão qualquer custo adicional ao utilizar esta tecnologia pois, é um benefício para todos os clientes NOS.

  1. A minha chamada continuará estável quando se conecta ou desconecta do Wi-Fi?

    A conexão/troca entre rede móvel e residencial ocorre de forma automática, sem qualquer impacto na comunicação.

  1. Se estiver mais perto do Router, a qualidade de som melhora?

    Quanto melhor for a sua conexão de rede fixa/residencial, melhor será a qualidade da sua comunicação, através da tecnologia Wi-Fi Calling.

  1. Em que locais estão os Routers e a quais é que posso aceder?

    O Wi-Fi Calling está disponível em qualquer rede de internet nacional e pode ser utilizado desde que tenha acesso permitido à mesma. Por exemplo, pode utilizar a internet da sua residência, trabalho ou até mesmo de hotéis, em momentos de viagem.

  1. De que forma sei que a minha chamada está a decorrer através do Wi-Fi?

    Aparecerá na parte superior de seu ecrã um segundo símbolo Wi-Fi.

  1. Preciso de ter o telemóvel com o Wi-Fi ligado para este serviço funcionar?

    Sim, esta tecnologia permite comunicar através da rede Wi-Fi fixa/residencial, de maneira que é necessário estar conectado, independentemente do local onde se encontra.

  1. Preciso configurar o meu iPhone para efetuar chamadas Wi-Fi?

    Sim, os telemóveis que possuem a versão do IOS 13.4 precisam de ser configurados. Para isso, basta aceder ao menu configurações, de seguida selecione a opção configurações de rede e, por último, ative a função Wi-Fi Calling. Saiba como ativar o VoLTE aqui
    De salientar, que estamos a trabalhar para que esta função venha ativa por defeito.​​

  1. De que forma posso fazer chamadas via Wi-Fi num iPhone? 

    No caso de ter a função Wi-Fi Calling ativa no seu telemóvel, no momento em que estiver com baixa qualidade da rede móvel, automaticamente será alternada para a rede fixa local. É necessário que esteja conectado/registado para que possa usufruir de uma melhor experiência de uso.

  1. De que forma posso fazer chamadas via Wi-Fi num Android?

    Na versão mais recente do Android esta função vem ativa por defeito. Assim, tal como no iPhone, o momento em que estiver com baixa qualidade da rede móvel, automaticamente será alternada para a rede fixa local. É necessário que esteja conectado/registado para que possa usufruir de uma melhor experiência de uso. Conheça aqui os equipamentos com a tecnologia Wi-Fi Calling.

  1. Posso navegar no Wi-Fi local normalmente?

    Esta tecnologia encarrega-se apenas de transmitir chamadas de voz por Wi-Fi, podendo manter qualquer navegação sem sofrer qualquer impacto na utilização.

  1. Posso fazer chamadas internacionais através desta tecnologia?

    Sim, esta função está disponível para todos os clientes de acordo com o seu plano tarifário. 

  1. O GPS deve estar ligado para fazer chamadas Wi-Fi?

    Não, esta tecnologia não possui ligação ou interação com a função GPS do seu telemóvel.

  1. Posso fazer chamadas a partir do Wi-Fi de um avião durante uma viagem?

    Não, esta função não está ativa de momento.

  1. Consigo utilizar o Wi-Fi Calling se estiver em modo avião?

    Não, pois a conexão ao Wi-Fi Calling é estabelecida após a identificação da baixa qualidade no sinal da rede NOS, ou por tentativa de conexão falhada, por isso, é importante manter o seu telemóvel ativo normalmente.

  1. Não quero usar este serviço, como posso bloqueá-lo?

    Não se trata de um serviço que pode ser contratado, mas sim uma nova tecnologia disponível aos clientes NOS sem qualquer cobrança adicional.

  2. Posso utilizar Wi-Fi Calling no estrangeiro?

    Não, a funcionalidade apenas está disponível através de ligações a redes de internet com IP nacional. Se a rede ao qual está ligado não tiver um IP Português, a funcionalidade não vai funcionar.

    Da mesma forma, mesmo estando a aceder através de uma rede nacional, caso esta faça uso de uma VPN, o Wi-Fi Calling poderá não funcionar se o IP atribuído pela VPN não for Português

 

Conheça as novas tecnologias VoLTE e Wi-Fi Calling aqui e saiba como ativar a funcionalidade VoLTE aqui e Wi-Fi Calling aqui:sunglasses:

Partilhe connosco outras questões que tenha, para podermos ajudar. :blush:

Como não há ligação a uma rede em roaming, a chamada é faturada como uma chamada nacional (de Portugal para Portugal)


Boa tarde,

Quería confirmar, respectivamente a chamadas Wi-Fi.

Caso eu a viajar aos EUA, é possível ligar a um numero português, a traves de chamadas Wi-Fi? Seria considerado uma chamada em roaming? 

Obrigado

 


Boa tarde @O Parolo,

Agradecemos a sua mensagem.

A funcionalidade de VoLTE e Wi-Fi Calling apenas está disponível em roaming através de certos equipamentos e versões de sistema operativo.

Tomando como exemplo a Apple, o iPhone iOS 13.4 ou superior é compatível com VoLTE nacional, mas apenas iOS 15 ou superior é compatível com VoLTE em roaming.

Detalhe-nos, por favor, que equipamento e sistema operativo está a utilizar.

Obrigado 


Boa tarde @O Parolo,

Agradecemos a sua mensagem.

A funcionalidade de VoLTE e Wi-Fi Calling apenas está disponível em roaming através de certos equipamentos e versões de sistema operativo.

Tomando como exemplo a Apple, o iPhone iOS 13.4 ou superior é compatível com VoLTE nacional, mas apenas iOS 15 ou superior é compatível com VoLTE em roaming.

Detalhe-nos, por favor, que equipamento e sistema operativo está a utilizar.

Obrigado 

Boa tarde João,

tenho um iPhone, sistema operativo 16.4.1

 

obrigado 


Boa tarde,

Continuo sem poder fazer chamadas Wi-Fi enquanto estou nos EUA. Falei com um agente hoje que explicou-me os requisitos para fazer chamadas Wi-Fi aqui:
 

 

  • iPhone 14 Pro, iOS 16.4.1 (a) ✅

     

  • Opcao de chamadas wi-fi ligada ✅
  • Selecção manual da uma rede nos EUA que faz parceira com a NOS, referida nesta pagina de roaming✅

 

Ainda assim, o meu iPhone não tem o estado para fazer chamadas wifi:
 


Para ter uma referencia, usando o meu cartão de Mint (operadora nos EUA), o modo de “Chamadas Wi-Fi” é ligado correctamente:

 


Intentei seleccionar a rede T-Mobile (também na lista na pagina de roaming de NÓS), mas o resultado foi igual ao de AT&T.

Até agora, não tenho nenhuma hipótese de fazer chamadas Wi-Fi com o meu cartão/plano NÓS nos EUA. 

Enquanto estou em Portugal, o cartão de Mint consegue fazer Chamadas Wi-Fi, até usando os dados moveis de NOS, como é explicado nesta pagina de Apple:

 


Alguém na equipa de NOS podia-me esclarecer se é mesmo possível fazer chamadas Wi-Fi enquanto roaming nos EUA?

Obrigado


Boa tarde @O Parolo

Estamos a verificar a situação internamente e assim que tenhamos feedback, partilharemos consigo. 
Muito obrigado


Boa tarde @O Parolo

Agradecemos a partilha. De momento, não garantimos o Wi-Fi Calling em Roaming. 

Assim que tenhamos novidades partilharemos. 
Obrigado


Boa tarde @O Parolo

Agradecemos a partilha. De momento, não garantimos o Wi-Fi Calling em Roaming. 

Assim que tenhamos novidades partilharemos. 
Obrigado

Boa tarde @Mário P. ,

Poderias dar um pouco mas de detalhes sobre em quais condições pode funcionar o Wi-Fi calling? Neste momento, não consigo saber se a funcionalidade estaria disponível em viagens futuros. 

Obrigado 


Boa tarde @O Parolo,

Agradecemos a sua mensagem.

Sugerimos a consulta de mais informações sobre esta funcionalidade através dos seguintes artigos:

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


Boa tarde,

O meu telemóvel ( Mi 9 lite) tem disponivel os serviços Volte e Wifi calling, no entanto não consigo utilizar nem um nem outro.

Coloquei também os códigos disponibilizados pela xiaomi para configurar os serviços e não deu também. É necessário configurar a apn ou algo do género?

 


Boa tarde @DJMBS,

Agradecemos a sua mensagem.

O modelo de equipamento que indica não é, de momento, certificado pela NOS para o uso destas tecnologias.

Consulte a listagem de equipamentos certificados através dos nossos artigos:

Obrigado


Bom dia a todos, 🤗

❗️Atenção❗️A partir de hoje os tarifários Kids também já se encontram com acesso ao VoLTE. 😎

Obrigado

 


Boa Tarde

Como posso saber se os meus tarifários esta disponível sem custos adicionais ?


Boa tarde, @AlfSantos.

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Confirme-nos, por favor, o nome dos tarifários em questão para podermos verificar.

Obrigado


Boa Tarde

Um é o 4PRO

o outro é 

Plano Móvel Pro

Obrigado


@AlfSantos, a tecnologia VoLTE e Wi-Fi Calling NOS é um beneficio que fornecemos, pelo que não há lugar a custos adicionais. 

Quanto à verificação individual os tarifários que têm, existem vários tarifários com o nome Plano Móvel Pro, pelo que pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de contribuinte e o número de telemóvel em causa. 
Obrigado,

 


O meu Tarifário é o Livres Dia 2019 (Bonus). O WiFi-Calling é permitido com este tarifário? Eu activei essa funcionalidade no meu telémovel mas infelizmente nao funciona.


O meu Tarifário é o Livres Dia 2019 (Bonus). O WiFi-Calling é permitido com este tarifário? Eu activei essa funcionalidade no meu telémovel mas infelizmente nao funciona.

 

Boa noite @Rosa Barbosa Escadas,

O Wi-Fi Calling é um benefício para todos os clientes NOS. Saiba mais neste tópico.

Obrigado


Boa tarde, @Rosa Barbosa Escadas. Seja bem-vinda ao Fórum NOS.

Agradecemos a sua mensagem. O @Jorge C deu uma boa ajuda.

Partilhe connosco, caso surjam mais questões. Estamos sempre disponíveis.

Obrigado


Obrigada! Pois entao nao entendo. Eu tenho essa funcao activada no meu telemóvel, mas mesmo assim as chamadas por Internet nao funcionam. Supostamente o meu dispositivo é compatível: Xiaomi Redmi Note 10S. 

Têm alguma ideia qual será entao o problema? Eu pensei que sería o tarifário… Mas já que nao é, agora estou um pouco perdida...


Obrigada! Pois entao nao entendo. Eu tenho essa funcao activada no meu telemóvel, mas mesmo assim as chamadas por Internet nao funcionam. Supostamente o meu dispositivo é compatível: Xiaomi Redmi Note 10S. 

Têm alguma ideia qual será entao o problema? Eu pensei que sería o tarifário… Mas já que nao é, agora estou um pouco perdida...

 

Boa tarde @Rosa Barbosa Escadas,

Partilho consigo esta explicação em Inglês com sotaque da India, verifique se a função está ativa.

Obrigado

 


Sim a funcao está activada. Exatamente como no vídeo...


Sim a funcao está activada. Exatamente como no vídeo...

 

Nesse caso tem mais informações sobre o Wi-Fi Calling neste tópico.

Obrigado


Consigo utilizar o Wifi-Calling se estiver em modo avião?

Não, pois a conexão ao Wifi-Calling é estabelecida após a identificação da baixa qualidade no sinal da rede NOS, ou por tentativa de conexão falhada, por isso, é importante manter o seu telemóvel ativo normalmente.

 

 

É possível usar o WiFi-Calling em modo avião desde que se ligue o WiFi a seguir a colocar o telemóvel em modo avião.


Boa tarde, @joaosantos1992

Não, pois a conexão ao wi-fi calling ocorre após a identificação da baixa qualidade no sinal da rede NOS ou tentativa de conexão falhada, por isso é importante manter o seu telemóvel ativo normalmente.

Obrigado, 


Comentário