
Se o seu telemóvel for roubado ou se o perder, existem algumas questões que deve ter em conta, como uma possível utilização do seu cartão SIM para fazer e receber chamadas indevidamente, por exemplo.
Vamos dizer-lhe tudo o que deve fazer para se proteger ou resolver a situação nestes casos.
O primeiro passo é reduzir a possibilidade do seu telemóvel ser roubado. As nossas sugestões passam por não o ter muito exposto em locais públicos e ter cuidado nos transportes públicos ou em ruas muito movimentadas.
Se o seu telemóvel for roubado, o que deve fazer?
- Deve ter consigo o comprovativo de compra do equipamento e deve guardar o IMEI do seu telemóvel, que pode obter marcando no seu teclado o código *#06#.
- Peça o bloqueio do cartão SIM, ligando para o Serviço de Apoio a Clientes ou dirigindo-se a uma loja NOS.
- Está no estrangeiro? Ligue para a nossa linha de Apoio a Clientes e peça para bloquearmos o cartão SIM.
- Opte por usar programas que guardam as informações importantes que tem no seu telemóvel e que fazem cópias de segurança ou limpeza remota dos dados, para que possa aceder a toda a informação mesmo sem ter o equipamento consigo.
- Peça o bloqueio do seu telemóvel, para que não possa ser utilizado por terceiros. Para fazer este pedido, só precisa de preencher o formulário e enviar para a NOS.
Pode também dirigir-se a uma loja NOS.
O que posso fazer para que o meu telemóvel não seja utilizado por terceiros?
- Defina um código PIN, para o cartão SIM, assim quando liga o telemóvel só é possível aceder ao cartão se introduzir esse código
- Coloque também um código de segurança no telemóvel. Hoje em dia os equipamentos já estão preparados, com vários tipos de códigos
- Guarde a marca, modelo e IMEI do seu telemóvel, para no caso de furto possa dar essas informações à polícia ou para pedir o bloqueio do equipamento
- Existem equipamentos que já têm aplicações de localização, para saber onde está o seu telemóvel. Algumas permitem fazer uma limpeza remota de conteúdos, para que ninguém tenha acesso às informações que estão no seu telemóvel.
Peça a 2ª via do seu cartão SIM, para voltar a poder comunicar.
Esperamos que este artigo o ajude a ter o seu equipamento em segurança.
Estamos disponíveis para ajudar, caso precise de esclarecer alguma dúvida.