Header

Não tem acesso ao NOSDRIVE no seu PC? Basta ligar o protocolo SMBv1.


Reputação 2
Crachá

Você não pode abrir o seu \\nosdrive, ou \\zondrive, ou \\192.168.1.1 (ip por padrão)?
Ou ícone do NOSDRIVE não aparece na sua lista de Redes no Explorador?
O motivo, provavelmente, é que o Windows recusou-se a usar o protocolo SMBv1 e está desativado por padrão. Também, o SMBv1 foi desativado com uma atualização de segurança em 2017.

Como ativar o SMBv1leia aqui; ou veja aqui; ou guia da Microsoft.

 

Você não pode interagir com o NOSDRIVE, mesmo depois de ativar o protocolo SMBv1?
Você, provavelmente, precisa sincronizar o NetBIOS:
(seu PC)

  • Procure o nome do "grupo de trabalho" do seu PC, como descrito neste link,
  • copie o nome do "grupo de trabalho" do seu PC;

(seu roteador)

  • Entramos no roteador - 192.168.1.1 (ip por padrão),
  • guia "rede local",
  • subguia "armazenamento compartilhado",
  • o "grupo de trabalho NetBIOS" especifique como no seu PC,
  • reinicie o roteador.

 

A Microsoft recomenda enfaticamente não use o protocolo SMBv1.
Então, NOS, se faz favor, considere usar uma versão mais recente do protocolo SMB para o NOSDRIVE.

 

 

 


14 Comentários

Reputação 2

Será possível não ser possível aceder com um PC`nosdrive sem colocar em risco o equipamento? Consigo aceder com um iPad e um aparelho android e não com um windows… Enfim...

Reputação 3

@Carlos FTA 

 

para windows:

 

a solução passa por:


1) no procurar escrever Windows PowerShell, e abrir como administrador
2) escrever o seguinte respeitando as maiúsculas:

Enable-WindowsOptionalFeature -Online -FeatureName smb1protocol

3) esperar.... e optar pelo Yes -> reiniciar

ir ao explorador e já deve aparecer nas redes...
 

Reputação 3

a pergunta que se põe é se a nosdrive é apenas de leitura ou também dá para escrever… qual o login/password para aceder à pasta sem ser por convidado?

Reputação 7
Crachá +2

O disco fica acessível apenas dentro da rede ou também por acesso exterior?

É que, sem possibilidade de configurar no interface nativo do router, e sem informação detalhada, isto poder ser um grande falha de segurança…

Reputação 7
Crachá +4

O disco fica acessível apenas dentro da rede ou também por acesso exterior?

É que, sem possibilidade de configurar no interface nativo do router, e sem informação detalhada, isto poder ser um grande falha de segurança…

 

eu aqui uns testes que fiz não consegui aceder pelo exterior, embora consiga detetar o disco, não consigo aceder só pela rede interna.

Reputação 7
Crachá +2

Estranho é que eu já tentei ligar uma PEN e o ROUTER 5 v2 não detectou absolutamente nada...

Reputação 3

Estranho é que eu já tentei ligar uma PEN e o ROUTER 5 v2 não detectou absolutamente nada...

só experimentei no V1… não sei se funciona no v2… ainda não vi se temos acesso do exterior ou não e também já vi todas as preocupações sobre a activação do SMBv1…

 

Convêm agora é confirmar se suporta também o SMBv2 ou v3...

Reputação 7
Crachá +4

Estranho é que eu já tentei ligar uma PEN e o ROUTER 5 v2 não detectou absolutamente nada...

só experimentei no V1… não sei se funciona no v2… ainda não vi se temos acesso do exterior ou não e também já vi todas as preocupações sobre a activação do SMBv1…

 

Convêm agora é confirmar se suporta também o SMBv2 ou v3...

 

Eu tenho o V2 e funciona o acesso ao disco embora só tenha conseguido aceder no formato FAT-32, em NFTS não deteta nada.

Reputação 7
Crachá +2

Eu tenho o V2 e funciona o acesso ao disco embora só tenha conseguido aceder no formato FAT-32, em NFTS não deteta nada.

 

Windows? Com ou sem o SMBv1 activo?

Eu sem activar o que quer que seja, não vejo nem PENs nem DISCOS!

Reputação 7
Crachá +2

Consegui, mas tive de instalar os componentes SMB do windows 10 e usar o seguinte comando: sc.exe config lanmanworkstation depend= bowser/mrxsmb10/mrxsmb20/nsi

Consultar: https://docs.microsoft.com/en-us/windows-server/storage/file-server/troubleshoot/detect-enable-and-disable-smbv1-v2-v3

 

Discos NTFS? É para esquecer! Testei 2 (2TB e 4TB)

Discos FAT32? Consegui aceder a uma PEN.

Velocidade de transferência ridícula e aos soluços.

Dá para ter uns ficheiros sempre acessíveis (haverá necessidade de ter ficheiros acessíveis quando os pc’s da rede estão desligados?), mas tirando isso, não serve para grande coisa. A velocidade é castradora.

Reputação 7
Crachá +4

Eu tenho o V2 e funciona o acesso ao disco embora só tenha conseguido aceder no formato FAT-32, em NFTS não deteta nada.

 

Windows? Com ou sem o SMBv1 activo?

Eu sem activar o que quer que seja, não vejo nem PENs nem DISCOS!

Com SMBv1 activo. Sem estar activo não deteta nada.

Reputação 1

Consegui, mas tive de instalar os componentes SMB do windows 10 e usar o seguinte comando: sc.exe config lanmanworkstation depend= bowser/mrxsmb10/mrxsmb20/nsi

Consultar: https://docs.microsoft.com/en-us/windows-server/storage/file-server/troubleshoot/detect-enable-and-disable-smbv1-v2-v3

 

Discos NTFS? É para esquecer! Testei 2 (2TB e 4TB)

Discos FAT32? Consegui aceder a uma PEN.

Velocidade de transferência ridícula e aos soluços.

Dá para ter uns ficheiros sempre acessíveis (haverá necessidade de ter ficheiros acessíveis quando os pc’s da rede estão desligados?), mas tirando isso, não serve para grande coisa. A velocidade é castradora.

Boa tarde,

 

 Consegue ler e gravar? Eu só consigo ler.

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde,

 Consegue ler e gravar? Eu só consigo ler.

 

Não quero afirmar, mas quando testei acho que testei tudo! leitura e gravação! E as velocidades eram tão ridículas que não perdi mais tempo com isso.

Reputação 1

Boa tarde,

 Consegue ler e gravar? Eu só consigo ler.

 

Não quero afirmar, mas quando testei acho que testei tudo! leitura e gravação! E as velocidades eram tão ridículas que não perdi mais tempo com isso.

 

Pois eu só consigo fazer leitura, não precisava de grande velocidade pois era para gravar uma camara de vigilância direto para o disco 130 Kb/s no máximo.
 

Infelizmente não consigo ver nenhuma informação sobre a possibilidade de não aparecer como “apenas modo leitura” 

Comentário