Header

A NOS passa a ter nova Linha de Apoio com custos reduzidos – 931699000


As operadoras passam agora a ser obrigadas a ter uma linha de atendimento gratuita ou com custos reduzidos. A NOS passa a ter uma linha de apoio com numeração móvel com custo de uma chamada para a rede móvel nacional, que para a maioria dos clientes será gratuita, porque têm minutos grátis incluídos e não pagam para 93.

A outra linha 16990 é gratuita para todos os clientes, a partir de rede NOS, no atendimento automático, técnico e vendas, sendo paga para assuntos de faturação, apoio ao cliente genérico, desativações e gestão contratual.

https://pplware.sapo.pt/informacao/operadoras-obrigadas-a-ter-linhas-telefonicas-gratis-de-apoio-ao-cliente/

No caso da NOS a linha móvel é o

931 699 000

João H. 1 ano atrás

Boa tarde a todos 🙂

Através do Fórum NOS pode ter esclarecidas todas as suas dúvidas. 

Pesquise por questões que tenha e, caso não encontre a resposta que procura, crie um tópico com a sua questão😊

A comunidade do Fórum e a equipa de moderação vão ajudar a esclarecer as suas dúvidas.

Saiba como pode pode criar um tópico de pergunta ou discussão:

 

Ainda não se registou no Fórum NOS? Saiba ainda como fazer o registo no Fórum NOS:

 

Caso tenha alguma duvida, não hesite em partilhar. Estamos sempre disponíveis para ajudar. 

Obrigado

Ver pergunta inicial

223 Comentários

Estou sem chamadas...como posso fazer para me ligarem?

91*******

Reputação 7
Crachá +5

Estou sem chamadas...como posso fazer para me ligarem?

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Boa tarde, envie por mensagem privada o seu numero de cliente NOS para o perfil @Fórum informando a moderação do motivo que o leva a pedir o contacto.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @paulo cesar cabral fernandez,

Lamentamos o transtorno. Vamos ajudar.

Como sugerido pelo @Jose Rodrigues envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Boa noite...eu preciso que me liguem pois estou sem ligações..Paulo Fernandez 91*******

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite...eu preciso que me liguem pois estou sem ligações..Paulo Fernandez 91*******

Boa noite conforme já sugerido pelo moderador @João H. já enviou a sua mensagem privada para o @Fórum ? Carregue  aqui e escolha a opção enviar mensagem.

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite @paulo cesar cabral fernandez,

O @Jose Rodrigues prestou uma boa ajuda.

Para enviar uma mensagem privada para o perfil @Fórum, por favor, carregue aqui.

Obrigado​​

Grandabporcarua de serviço..é mesmo complicado poder contactar comno apoio ao cliente...assim que poder vou deixar a Nos e n recomendo a ninguem

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @paulo cesar cabral fernandez,

Lamentamos o transtorno. 

Para agilizar o processo, enviamos-lhe uma mensagem privada. Por favor, consulte a sua caixa de entrada.

Obrigado 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde a todos 🙂

Através do Fórum NOS pode ter esclarecidas todas as suas dúvidas. 

Pesquise por questões que tenha e, caso não encontre a resposta que procura, crie um tópico com a sua questão. 😊

A comunidade do Fórum e a equipa de moderação vão ajudar a esclarecer as suas dúvidas.

Saiba como pode pode criar um tópico de pergunta ou discussão:

 

Ainda não se registou no Fórum NOS? Saiba ainda como fazer o registo no Fórum NOS:

 

Caso tenha alguma duvida, não hesite em partilhar. Estamos sempre disponíveis para ajudar. 

Obrigado

Boa tarde,

 

A NOS ainda não informa da existência do número 931699000 nas faturas e era obrigatório que o fizesse... Só fala lá no 16990. Sugiro que seja adicionada essa informação.

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde,

 

A NOS ainda não informa da existência do número 931699000 nas faturas e era obrigatório que o fizesse... Só fala lá no 16990. Sugiro que seja adicionada essa informação.

Decreto-Lei n.º 59/2021

Artigo 3.º

Dever de informação

1 - Qualquer entidade que, ao abrigo do presente decreto-lei, disponibilize linhas telefónicas para contacto do consumidor deve divulgar, de forma clara e visível, nas suas comunicações comerciais, na página principal do seu sítio na Internet, nas faturas, nas comunicações escritas com o consumidor e nos contratos com este celebrados, quando os mesmos assumam a forma escrita, o número ou números telefónicos disponibilizados, aos quais deve ser associada, de forma igualmente clara e visível, informação atualizada relativa ao preço das chamadas.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @CP001 e @marcolopes,

Agradecemos as vossas mensagens.

 

A NOS está a trabalhar na atualização e implementação da informação sobre as suas linhas de apoio, nos diferentes meios de divulgação, em conformidade com a legislação em vigor.

Atualmente pode consultar o detalhe sobre as linhas de apoio no site NOS.

 

Obrigado

É uma vergonha que NOS cobre por apoio telefónico ao cliente até porque são as próprias lojas que reencaminham os clientes para as linhas de apoio. 
hoje  recebi uma fatura com duas chamas uma de para apoio a cliente . Uma no valor de 1.22 e outra de 0.45. Ambas acrescidas de iva  

Sou cliente há 2 meses e já estou desejoso que acabe a fidelizaçao e voltar para onde nunca devia de ter saído…Vodafone!  em 14 anos de cliente nunca me cobraram um cêntimo por números de apoio .

 

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Bassopt,

Lamentamos a sua insatisfação. Dê-nos, por favor, oportunidade de ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Preciso que me liguem urgentemente, contato 9xxxxx

Reputação 3

Eu não percebo como muitas pessoas neste fórum (e que estão até no “Hall of Fame”), continuam a dar conselhos dizendo a outras pessoas para ligarem à linha de apoio, colocando o número 16XXX (ou pelo menos colocando este número em primeiro lugar).

Ora se esse número tem um custo, porque que é que o continuam a mencionar?

Foi preciso que o Legislador se pronunciasse sobre esta matéria para que deixasse de haver situações de injustiça em todas as operadoras com o Decreto-Lei n.º 59/2021, de 14 de julho.

E, desde que foram obrigados a tal, o número de apoio ao cliente gratuito da NOS (para quem é gratuito ligar para um 93) é o:

931699000

Não percebo porque que é que continuam sequer a mencionar o outro número (16XXX)!?!

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS @fbsantos
Estamos aqui para ajudar. 

Assim, para o podermos fazer, pedimos que nos detalhe o motivo pelo qual pretende um contacto. 

Editámos o seu comentário por conter o seu número de telemóvel. Sugerimos que não partilhe os seus dados pessoais em público para os proteger. 
Obrigado

Boa tarde,

 

Discutimos este assunto aqui.

 

 

O membro @Jose Rodrigues chamou a atenção para este problema. Normalmente ligar para o 931690000 sai mais barato, mas se for sobre um assunto técnico pode sair mais barato ligar para o 16990, porque se ligar de uma rede móvel NOS a chamada para o 16990 opção 3 é gratuita, enquanto se ligar para o 931699000 paga o valor da chamada para outras redes móveis (há clientes que em 2022 ainda não têm chamadas incluídas no seu tarifário).

 

Quem liga do número fixo da NOS não tem chamadas para redes móveis incluídas, por isso ligar para o 931699000 opção 3 sai mais caro do que ligar para o 16990 opção 3, este último que é gratuito.

Reputação 3

Isso é verdade, mas apenas para esses casos: em que não se tem planfond de minutos para rede móvel e se pretende falar para a opção 3 ( vendas e apoio técnico).

Muitas das sugestões que vi aqui referiam para ligar 16XXX opção 2.

O que é, claramente, um mau conselho (e enganador). 

É sempre bom colocar as opções disponíveis mas com a informação dos devidos custos associados (e não simplesmente colocar os dois números como se fossem iguais).

Isso é verdade, mas apenas para esses casos: em que não se tem planfond de minutos para rede móvel e se pretende falar para a opção 3 ( vendas e apoio técnico).

Muitas das sugestões que vi aqui referiam para ligar 16XXX opção 2.

O que é, claramente, um mau conselho (e enganador). 

É sempre bom colocar as opções disponíveis mas com a informação dos devidos custos associados (e não simplesmente colocar os dois números como se fossem iguais).

Eu da minha parte vou tentar melhorar os posts com base na sua sugestão, colocando um link para os custos das chamadas a partir de agora. O próprio atendimento telefónico informa do custo da chamada para o 16990 previamente.

A meu ver, a linha de apoio até devia ser gratuita para todas as situações (um 800). Existir estas duas linhas diferentes com preços diferentes não faz sentido.

 

Sobre os utilizadores do fórum,  ao que sei não são remunerados pela NOS e nem sequer fazem parte da NOS e não estão sujeitos a mais regras legais para além de terem de prestar informações verdadeiras. Prestam um serviço voluntário e gratuito. É impossível impor o que cada um deve ou não dizer, isso escapa do alcance de qualquer pessoa como deve compreender.

 

O custo para o 931699000 é o custo de chamada como se fosse para outra rede móvel.

Vou dar outro exemplo. Alguém liga de uma rede móvel NOS para o 931699000 opção 2 e tem um daqueles tarifários antigos em que paga muito para chamadas para outras redes móveis, ou fica muito tempo ao telefone mesmo tendo um tarifário livre dos novos. 

A chamada para a opção 2 pode facilmente ser mais cara via 931699000 do que via 16990, porque a chamada pelo 16990 tem um teto máximo definido de 1,5€ e pelo 931699000 não há um limite de taxação definido. Não é uma ciência exata.

Reputação 7
Crachá +5

No meu caso tenho sempre o cuidado de referir que apenas é gratuito o (vendas e apoio técnico) opção 3, chamadas para outros departamentos são cobradas até €1.50 independentemente do tempo que demorarem, relativamente ao 931699000 rede móvel, só é gratuito (conforme já foi explicado e muito bem pelo @CP001 (para quem tem plafond de minutos para a rede móvel nacional), do telefone fixo por exemplo é sempre cobrado. Como não compete aos utilizadores do Fórum, chamarem a atenção de outros utilizadores para esse facto, deveria ser a moderação a esclarecer.

Reputação 7
Crachá +5

Isso é verdade, mas apenas para esses casos: em que não se tem planfond de minutos para rede móvel e se pretende falar para a opção 3 ( vendas e apoio técnico).

Muitas das sugestões que vi aqui referiam para ligar 16XXX opção 2.

O que é, claramente, um mau conselho (e enganador). 

É sempre bom colocar as opções disponíveis mas com a informação dos devidos custos associados (e não simplesmente colocar os dois números como se fossem iguais).

Eu da minha parte vou tentar melhorar os posts com base na sua sugestão, colocando um link para os custos das chamadas a partir de agora. O próprio atendimento telefónico informa do custo da chamada para o 16990 previamente.

A meu ver, a linha de apoio até devia ser gratuita para todas as situações (um 800). Existir estas duas linhas diferentes com preços diferentes não faz sentido.

 

Sobre os utilizadores do fórum,  ao que sei não são remunerados pela NOS e nem sequer fazem parte da NOS e não estão sujeitos a mais regras legais para além de terem de prestar informações verdadeiras. Prestam um serviço voluntário e gratuito. É impossível impor o que cada um deve ou não dizer, isso escapa do alcance de qualquer pessoa como deve compreender.

É essa a solução se as Operadoras querem disponibilizar aos seus clientes um numero gratuito, (800) e acaba-se o problema das chamadas, é todos os dias clientes a reclamarem e a pedirem o retorno do custo das chamadas.

Há uns anos atrás as chamadas entre Operadoras eram gratuitas.

chamadas para outros departamentos são cobradas até €1.50 independentemente do tempo que demorarem

É muito importante sublinharmos este aspeto, em especial para quem tem tarifários pré-pagos NOS. O 16990 tem um teto máximo para quem liga da rede NOS. O 931699000 não tem esse teto.

Reputação 7
Crachá +6

 Boa tarde a todos, 

@ANDRE C. F., @CP001 e @Jose Rodrigues, movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado e como indicado pelo, @CP001

Deste modo, garantimos a boa organização da informação.

Sim, a NOS disponibiliza duas linhas de apoio: 

  • uma com a numeração móvel com custo de uma chamada para a rede móvel nacional;
  • outra que a partir da rede NOS, seja ela fixa ou móvel, gratuita para o atendimento automático, técnico e vendas. 

O Fórum NOS é, também, igualmente, um canal de apoio ao cliente gratuito em que tem a entreajuda da comunidade e da moderação.

Conheça em detalhe as linhas de apoio NOS em nos.pt

Muito obrigado

Reputação 7
Crachá +1

Num modo geral sugiro mais o Apoio das redes sociais (moderação do Fórum, do Messenger do Facebook e Mensagens Privadas do Instagram), porque na minha ótica é verdadeiramente bom. Se optarem por aguardar, estas equipas dão-vos a resposta, solucionam o problema ou endereçam os pedidos e acabam por receber uma chamada do departamento pretendido. 

Erros de faturação? Corrigem num instante sem termos que ligar para a faturação e pedir o crédito da chamada. 

Tudo o que envolva contratos/renegociações eu sugiro o 📲 931699000 opções 4, 3, 1 (previamente 4, 4, 1). 16990 para os tarifários sem chamadas gratuitas.

A eficácia não é garantida todas as vezes ou corre como esperado, mas cada caso é um caso.

Comentário