Skip to main content
Header
CP001
November 2, 2021

A NOS passa a ter nova Linha de Apoio com custos reduzidos – 931699000

As operadoras passam agora a ser obrigadas a ter uma linha de atendimento gratuita ou com custos reduzidos. A NOS passa a ter uma linha de apoio com numeração móvel com custo de uma chamada para a rede móvel nacional, que para a maioria dos clientes será gratuita, porque têm minutos grátis incluídos e não pagam para 93.

A outra linha 16990 é gratuita para todos os clientes, a partir de rede NOS, no atendimento automático, técnico e vendas, sendo paga para assuntos de faturação, apoio ao cliente genérico, desativações e gestão contratual, ou caso se ligue de outras redes.

https://pplware.sapo.pt/informacao/operadoras-obrigadas-a-ter-linhas-telefonicas-gratis-de-apoio-ao-cliente/

No caso da NOS a linha móvel é o

931 699 000

Resposta afixada por João H.

💢 A NOS tem ao dispor dos clientes diversos meios de apoio sem custos. 💢

Em alternativa a realizar chamadas para esclarecer as suas questões, opte por partilha-las com toda a comunidade no Fórum NOS.

Encontre apoio às suas questões através dos canais digitais:

Fórum NOS

Partilhe experiências e encontre ideias e ajuda da comunidade sobre todos os produtos e serviços NOS

My NOS

Trate de tudo na app ou site my NOS, sem necessidade de chamadas ou deslocações.

Artigos de ajuda

Encontre respostas a todas as suas questões na área de ajuda do site NOS.

Pesquise por questões que tenha no Fórum NOS e, caso não encontre a resposta que procura, crie um tópico com a sua questão. 😊

A comunidade e equipa de moderação do Fórum estão disponíveis para ajudar.

Assim, a NOS disponibiliza diversas alternativas, antes de expor a situação à provedoria NOS ou Livro de Reclamações que, são o último recurso para análise e resolução de situações complexas e estruturais, não tenham sido solucionadas previamente pelos canais de contacto que temos ao seu dispor. Saiba mais em: 

A comunidade e equipa de moderação do Fórum estão disponíveis para ajudar.

Obrigado,

252 Comentários

CP001
    CP001Autor
    November 2, 2021

@Jose Rodrigues

No 16990 a opção 3 é grátis mas as outras não. Este número mantém-se disponível.

Chamadas de fixo para móvel têm custos. Não tem um tarifário móvel com minutos incluídos? Use-o para realizar futuros contactos ao apoio ao cliente.

Não, não uso porque tenho outra rede, se até aqui ligava 16990, parece que terei que o continuar a fazer ou ligar 93 e pagar a chamada. Parece-me que a situação não está ainda bem esclarecida. 

É um número 93 normal. Se pagava para um 93, continua a pagar. Se não pagava para 93, continua sem pagar.

Talvez esta página esclareça os contornos da medida:

https://dre.pt/pesquisa/-/search/167281002/details/maximized

Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    November 2, 2021

@Jose Rodrigues

No 16990 a opção 3 é grátis mas as outras não. Este número mantém-se disponível.

Chamadas de fixo para móvel têm custos. Não tem um tarifário móvel com minutos incluídos? Use-o para realizar futuros contactos ao apoio ao cliente.

Não, não uso porque tenho outra rede, se até aqui ligava 16990, parece que terei que o continuar a fazer ou ligar 93 e pagar a chamada. Parece-me que a situação não está ainda bem esclarecida. 

É um número 93 normal. Se pagava para um 93, continua a pagar. Se não pagava para 93, continua sem pagar.

A minha rede é de outra Operadora, a questão mantém-se, se eu ligar do telefone fixo rede da NOS não pagava para o 16990 opção 3. Se ligar da rede fixa NOS para o 93 continuo a não pagar ? 

CP001
    CP001Autor
    November 2, 2021

@Jose Rodrigues

A minha rede é de outra Operadora, a questão mantém-se, se eu ligar do telefone fixo rede da NOS não pagava para o 16990 opção 3. Se ligar da rede fixa NOS para o 93 continuo a não pagar ? 

Nesse caso paga a chamada, porque não tem chamadas incluídas para 93.

marcolopes
    Super User
    Super User
    November 3, 2021

Claro que tinham de ir pelo caminho mais difícil para o consumidor! :grinning:

Criar um número da REDE FIXA nacional é que não vale a pena! (tanta gente utiliza ainda o telefone fixo, e as chamadas são maioritariamente gratuitas - e não iria incomodar quem usa o telemóvel, pois vai “queimar” sempre os minutos do pacote...)

Mais não seria de esperar :ok_hand:

(o decreto do governo deu “demasiada” liberdade… numero FIXO… OU numero MÓVEL...)

marcolopes
    Super User
    Super User
    November 3, 2021

Só agora percebi que a NOS basicamente não fez absolutamente nada, excepto “libertar” um número MÓVEL que já era usado como linha de apoio para quem liga do estrangeiro (e que BLOQUEAVA para chamadas nacionais!) :clap::clap::clap:

Diogo N.
    Super User
    Super User
    November 3, 2021

Olá @marcolopes 

Se não quer gastar minutos basta pedir ao colaborador que lhe ligue de volta.

A NOS fez alguma coisa, embora sob uma obrigação, disponibilizou um número sem custos para o consumidor. De qualquer forma a questão dos minutos não será problema, hoje em dia os tarifários têm tantos minutos que se perder uns 60 no máximo nem vai sentir falta.

Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    November 3, 2021

@Jose Rodrigues

Nesse caso paga a chamada, porque não tem chamadas incluídas para 93.

Então se pago a chamada como é que é gratuita ? Por outro lado esse número tem vindo a ser divulgado aqui no Fórum como gratuito para quem precisa de ligar para a NOS a partir de outra rede, agora verifica-se que afinal seria gratuito apenas para quem ligava a partir do estrangeiro e que quem ligava de outra rede não era atendido, enfim. Vamos aguardar por mais esclarecimentos, o 16990 continua a funcionar.

Renato Gomes
    Super User
    Super User
    November 3, 2021

Em relação a este assunto anda tudo a lançar postas de pescada para o ar, sem pés nem cabeça. Vamos aguardar até que as operadoras se pronunciem sobre o assunto.

À partida será o próprio 16990 que será usado para efeito, mas sem cobrar qualquer valor  pela chamada, isso seria o mais lógico.

Aguardemos pelos próximos dias.

Diogo
    Super User
    Super User
    November 3, 2021

Quem ligava de outra rede móvel o 931699000 funcionava corretamente. Não era destinado somente a pessoas no estrangeiro. 

Agora está disponível para todas as redes, incluindo a da NOS. 

@Diogo
    Diogo N.
    Super User
    Super User
    November 3, 2021

Em relação a este assunto anda tudo a lançar postas de pescada para o ar, sem pés nem cabeça. Vamos aguardar até que as operadoras se pronunciem sobre o assunto.

À partida será o próprio 16990 que será usado para efeito, mas sem cobrar qualquer valor  pela chamada, isso seria o mais lógico.

Aguardemos pelos próximos dias.

Ninguém está a mandar postas de pescada para o ar, o 931699000 é o número sem custos da NOS, que tal como é referido no site, conta como uma chamada para rede móvel nacional. O 16990 continua disponível com as mesmas características.

Não é preciso aguardar quando já temos a confirmação no site.