Respondido

A NOS passa a ter nova Linha de Apoio com custos reduzidos – 931699000

Mostre a primeira mensagem

129 Comentários

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde a todos, 
Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado e esclarecido pela comunidade. 
Deste modo, garantimos também a boa organização do Fórum NOS e da informação. 
Obrigado

Liguei no passado dia 24 de Agosto às 5 da manhã para o 16990 por ter ficado sem internet enquanto trabalhava. Apesar de se tratar duma questão técnica que implicou intervenção por parte do colaborador, foi-me cobrada a chamada. Era minha impressão que as chamadas referentes a problemas técnicos, dentro ou fora das horas de serviço, não eram taxadas… Já não é a primeira vez que isto acontece. Da última vez rectificaram a situação, mas neste momento até tenho receio de ligar para a NOS, não vão cobrar-me esta nova chamada só para me devolverem o dinheiro da outra… Ou pior: dizerem-me que a cobrança foi legítima.

Reputação 5
Crachá

Liguei no passado dia 24 de Agosto às 5 da manhã para o 16990 por ter ficado sem internet enquanto trabalhava. Apesar de se tratar duma questão técnica que implicou intervenção por parte do colaborador, foi-me cobrada a chamada. Era minha impressão que as chamadas referentes a problemas técnicos, dentro ou fora das horas de serviço, não eram taxadas… Já não é a primeira vez que isto acontece. Da última vez rectificaram a situação, mas neste momento até tenho receio de ligar para a NOS, não vão cobrar-me esta nova chamada só para me devolverem o dinheiro da outra… Ou pior: dizerem-me que a cobrança foi legítima.

Tente ligar antes para o 800 104 356 e questionar o porquê dessa cobrança.

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite @RUTE R De facto, a chamada para o 16990 apoio tècnico é cobrada entre as 2H00 e as 7H00.

16990

A partir da rede NOS:

• Chamada gratuita para atendimento automático e vendas
  • Chamada gratuita para atendimento técnico durante o dia entre as 7h00 e as 2h00
  • Para outros assuntos ou para atendimento técnico no período das 2h00 às 7h00, o atendimento assistido tem o custo de uma chamada para a rede NOS, de acordo com o seu tarifário, até um valor máximo de €1,5 (IVA incluído)
  • Se o seu tarifário inclui minutos para a rede NOS, o custo é de 20 cêntimos/minuto até um máximo de €1,5 (IVA incluído).
Reputação 5
Crachá

Boa noite @RUTE R De facto, a chamada para o 16990 apoio tècnico é cobrada entre as 2H00 e as 7H00.

16990

A partir da rede NOS:

• Chamada gratuita para atendimento técnico durante o dia entre as 7h00 e as 2h00
  • Para outros assuntos ou para atendimento técnico no período das 2h00 às 7h00, o atendimento assistido tem o custo de uma chamada para a rede NOS, de acordo com o seu tarifário, até um valor máximo de €1,5 (IVA incluído)
  • Se o seu tarifário inclui minutos para a rede NOS, o custo é de 20 cêntimos/minuto até um máximo de €1,5 (IVA incluído).

@RUTE R Mesmo que a chamada seja a pagar ainda tem direito à devolução do valor se realmente existia um problema.

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite @RUTE R De facto, a chamada para o 16990 apoio tècnico é cobrada entre as 2H00 e as 7H00.

16990

A partir da rede NOS:

@RUTE R Mesmo que a chamada seja a pagar ainda tem direito à devolução do valor se realmente existia um problema.

Geralmente a moderação após análise, faz o crédito do valor da chamada.

Reputação 7
Crachá +5

@RUTE R envie por mensagem privada o seu numero de cliente NOS para o perfil @Fórum reclamando do valor das chamadas e aguarde a resposta da moderação. 

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia a todos, 
Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado e esclarecido. 

@RUTE R, o @Jose Rodrigues deu uma boa ajuda. 

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente para perfil @Fórum. Vamos ajudar. 
Obrigado

Boa tarde

Como faço para me devolverem o valor que foi cobrado por uma chamada para o 16990?

Obrigado

Venho por este meio, porque se ligar para o apoio ao cliente vão cobrar novamente, mostrar o meu total desagrado na vossa politica de cobrar as chamadas para o apoio ao cliente para resolver problemas criados ou não resolvidos pelo NOS. Desde que efetuei mudança de titular da conta NOS que possuímos a nível familiar, que desde o inicio me garantiam todos os serviços e ofertas do pacote anterior seriam automaticamente assumidos no novo titular, tive de efetuar várias chamadas para o apoio ao cliente para resolver problemas que foram surgindo porque afinal não foi tudo tão automático como previsível, agora ao receber a fatura verifico que todas essas chamadas foram cobradas, é a meu ver uma falta de critério e de ética, sabem ao telefone assumir que são erros de sistema, mas cobram na mesma as chamadas. Usem as gravações para confirmar que todas as chamadas foram nos propósitos de reativar serviços, e até de corrigir a morada que nem me souberam explicar porquê ficou diferente e não permitia a simples adesão a protocolos de ofertas com outras entidades. É ainda lastimável que uma empresa como a NOS não tenha um formulário ou um email para efetuarmos as nossas reclamações e nos “obriguem” a deslocação a uma loja para o fazermos.

Cliente:
Cxxxxxx

Reputação 7
Crachá +2

Não coloque os seus dados no forum.

Pode ligar novamente á faturação e peça o crédito das anteriores e atual.

Reputação 7
Crachá +2

16990 ou 931699000 opção 2 de faturação. Peça o crédito.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Guimas e @tsilva

Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado e esclarecido pela comunidade. 
Deste modo, garantimos também a boa organização do Fórum NOS e da informação. 
Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @silviavpsilva
Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema é abordado como, também, esclarecido. 

Editámos o seu comentário por conter o seu número de cliente, sugerimos que não partilhe os seus dados pessoais em público. 

A NOS disponibiliza duas linhas de apoio: 

• uma com a numeração móvel com custo de uma chamada para a rede móvel nacional;
  • outra que a partir da rede NOS, seja ela fixa ou móvel, gratuita para o atendimento automático, técnico e vendas. 

O Fórum NOS é, também, igualmente, um canal de apoio ao cliente gratuito em que tem a entreajuda da comunidade e da moderação.

Creditámos o valor das chamadas. 

Obrigado.

Boa tarde, fiz agora mm uma chamada para o 16990 para me ajudarem com a minha televisão o quarto que está sem canais . Estive 20 mts em linha sem ser atendida , e qual não é o meu espanto que tenho 8€ para pagar de uma chamada , ao qual ninguém me atendeu o telefone!!! Nessa chamada nem sequer me apareceu a opção de puder ser contactada mais tarde e sem me alertarem que ao fim de semana só tratam de campanhas de nova adesão. 
E agora quem vai pagar o custo desta chamada? 

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Ana carina coelho, seja bem-vinda ao Fórum NOS. 
Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema do custo da chamada é abordado. 

A NOS disponibiliza duas linhas de apoio: 

• uma com a numeração móvel com custo de uma chamada para a rede móvel nacional;
  • outra que a partir da rede NOS, seja ela fixa ou móvel, gratuita para o atendimento automático, técnico e vendas. 

O Fórum NOS é, também, igualmente, um canal de apoio ao cliente gratuito em que tem a entreajuda da comunidade e da moderação.

Quanto ao serviço de televisão, sugerimos que faça uma nova sintonia de canais. 
Obrigado

Reputação 2

E qual é a linha sem custos obrigatória das operadoras?
(Ou de custos reduzidos)

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde @AlbCaeiro,

Agradecemos a sua mensagem.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que responde à sua questão.

Por favor, fale connosco se surgir alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Reputação 2

Boa tarde @AlbCaeiro,

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que responde à sua questão.

Por favor, fale connosco se surgir alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ainda bem que mudou para aqui @João H. mas a linha 931699000 não permite aceder ao apoio técnico que indicou na outra thread, dai a pergunta ter sido feita lá. Qual é o número de custos reduzidos que dá acesso ao 16991.

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde @AlbCaeiro,

Obrigado

Ainda bem que mudou para aqui @João H. mas a linha 931699000 não permite aceder ao apoio técnico que indicou na outra thread, dai a pergunta ter sido feita lá. Qual é o número de custos reduzidos que dá acesso ao 16991.

o 16991 não é uma operadora.

Reputação 7
Crachá +2

Agradecemos a sua mensagem @AlbCaeiro.

O @Guimas prestou uma boa ajuda a esclarecer. 

A PCMedic é um parceiro informático que presta apoio em questões de micro-informática, ajudando a resolver questões de informática relacionadas com equipamentos próprios do cliente.

Obrigado 

Reputação 2

Agradecemos a sua mensagem @AlbCaeiro.

@Guimas prestou uma boa ajuda a esclarecer. 

A PCMedic é um parceiro informático que presta apoio em questões de micro-informática, ajudando a resolver questões de informática relacionadas com equipamentos próprios do cliente.

Obrigado 

Se o apoio é da operadora tanto faz se a operadora terceirizou ou não a prestação do apoio. Continua a ser uma linha de apoio da operadora. 

Reputação 7
Crachá +2

Agradecemos a sua mensagem @AlbCaeiro.

@Guimas prestou uma boa ajuda a esclarecer. 

Obrigado 

Se o apoio é da operadora tanto faz se a operadora terceirizou ou não a prestação do apoio. Continua a ser uma linha de apoio da operadora. 

não, é uma empresa á parte.

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia a todos, 

A NOS  tem uma parceria com a PC Medic, um serviço de assistência técnica por telefone ou ao domicílio para todos os problemas que não estão relacionados com microinformática como, por exemplo: 

• Configuração de ligações de rede sem fios
  • Configuração de routers
  • Detecção e resolução de anomalias em sistemas operativos e outras plataformas informáticas
  • Atualização, configuração e personalização de sistemas operativos e outros programas instalados no computador. Por exemplo, antivírus e firewall
  • Detecção e eliminação de vírus, spyware e adware
  • Otimização do desempenho do sistema operativo
  • Otimização, instalação e atualização de drivers de componentes de hardware instalados no computador
  • Instalação, de raiz, de sistemas operativos e outras aplicações
  • Detecção rápida de constrangimentos associados ao hardware instalado no computador
  • Instalação de equipamentos periféricos
  • Verificação e diagnóstico da infraestrutura da sua rede.

Assim a chamada tem o custo de €0,45/minuto, a partir de qualquer rede.

Muito obrigado

Reputação 2

Bom dia a todos, 

A NOS  tem uma parceria com a PC Medic, um serviço de assistência técnica por telefone ou ao domicílio para todos os problemas que não estão relacionados com microinformática como, por exemplo: 

• Configuração de ligações de rede sem fios
  • Configuração de routers
  • Detecção e resolução de anomalias em sistemas operativos e outras plataformas informáticas
  • Atualização, configuração e personalização de sistemas operativos e outros programas instalados no computador. Por exemplo, antivírus e firewall
  • Detecção e eliminação de vírus, spyware e adware
  • Otimização do desempenho do sistema operativo
  • Otimização, instalação e atualização de drivers de componentes de hardware instalados no computador
  • Instalação, de raiz, de sistemas operativos e outras aplicações
  • Detecção rápida de constrangimentos associados ao hardware instalado no computador
  • Instalação de equipamentos periféricos
  • Verificação e diagnóstico da infraestrutura da sua rede.

Assim a chamada tem o custo de €0,45/minuto, a partir de qualquer rede.

Muito obrigado

Engraçado que eu encontro esse número apenas como um número de apoio a clientes NOS.

O que a NOS pode fazer por si?

Damos-lhe todo o tipo de apoio em problemas informáticos:

• deteção e resolução rápida de anomalias
  • instalação, atualização ou configuração de programas
  • instalação de equipamentos periféricos como impressoras ou scanners
  • deteção e eliminação de vírus, spyware e adware
  • otimização do desempenho do seu computador

Ou seja, a NOS diz que o apoio é da NOS, logo, sendo a NOS uma operadora de serviços essenciais, é obrigada a fornecer um número de custos reduzidos, pouco importa se essa linha é posteriormente terceirizada ou não.
Até porque segundo a lógica da NOS pode escolher que tipo de apoio pode ou não cobrar, o que a lei não permite de todo:

Artigo 6.º

Linha telefónica adicional

Sempre que, para além da linha telefónica gratuita ou da linha telefónica a que corresponda uma gama de numeração geográfica ou móvel, a que se referem o n.º 3 do artigo 4.º e o n.º 1 do artigo anterior, seja disponibilizada uma linha telefónica adicional, o fornecedor de bens ou o prestador de serviços e a entidade prestadora de serviços públicos essenciais não podem prestar, nesta linha adicional, um serviço manifestamente mais eficiente ou mais célere ou com melhores condições do que aquele que prestam através da linha telefónica gratuita ou da linha telefónica a que corresponda uma gama de numeração geográfica ou móvel.

Esse parece ser o caso da linha 16991, presta apoio diferenciado da linha de custos normais que seria 931699000. Todo o apoio a clientes de SPE tem que estar disponível numa númeração com custos reduzidos ou gratuita.

Comentário