Skip to main content
Header
DestaqueTutorial

Como resolver avarias técnicas de Internet Fixa na my NOS

Mostre a primeira mensagem

166 Comentários

• Megabyte
  • July 2, 2026

Boa tarde a todos, 

Sugiro a leitura deste artigo. 

Obrigado. 

Medir não é o problema, ser uma prova válida que é. Tudo que está escrito neste artigo está, indiretamente, escrito em https://www.nos.pt/content/dam/nos/assets/pdfs/regulamento_2120%20_nos_comunicacoes.pdf

• Megabyte
  • July 2, 2026

Engenheiros na NOS até agora nada

• Megabyte
  • July 3, 2026

Após cerca de 4 meses continuo exatamente com a mesma avaria. Já houve várias intervenções, substituições de equipamento e inúmeros testes, mas continuo sem uma solução técnica definitiva.

Quero deixar claro que a Carolina Dantas, da Provedoria do Cliente, tem sido impecável. Tem acompanhado o caso, contactado regularmente e feito tudo o que está ao seu alcance. Infelizmente, tenho a sensação de que a Provedoria está limitada pelas decisões e pela capacidade de atuação das equipas técnicas responsáveis pela resolução.

Como cliente, é difícil compreender que uma avaria desta complexidade permaneça sem diagnóstico e sem resolução ao fim de quatro meses. Espero que este caso passe finalmente a ser tratado com a prioridade e os recursos técnicos que merece.

• Megabyte
  • July 3, 2026

Alguém sabe qual tipo de “Speedtest” é válido como prova do descumprimento por parte da NOS?

No Regulamento de 2015/2120, Artigo 4, Numero 4 diz:

“Qualquer discrepância significativa, contínua ou recorrente, entre o desempenho real no que se refere ao débito ou a outros parâmetros de qualidade dos serviços de acesso à Internet e o desempenho indicado pelo prestador de serviços de acesso à Internet nos termos do n.o 1, alíneas a) a d), é, caso os factos relevantes sejam estabelecidos por um sistema de controlo certificado pela autoridade reguladora nacional, considerada como constituindo uma não conformidade do desempenho para efeitos do desencadeamento do processo de tomada das medidas corretivas de que o consumidor dispõe nos termos do direito nacional.”

Na minha interpretação (e do GPT e afins) a discrepância significativa no desempenho só pode ser confirmada/provada se for usado um “sistema de controlo certificado pela autoridade reguladora nacional”.

A questão é: Qual é este sistema de controlo? Se for a NETmede, da ANACOM, isto é limitado até 1Gbps, portanto não há como usa-lo para >1Gbps.

O documento da NOS (https://www.nos.pt/content/dam/nos/assets/pdfs/regulamento_2120%20_nos_comunicacoes.pdf ), indica para usar o Speedtest da própria NOS. Além disso, impõe a necessidade de fazer vários testes (15 no total: três testes com intervalos de 10 minutos a cada 4 horas). Esta exigência não é definida no 2015/2120, por “recorrente” acredito que seja válido se a velocidade minima não for atingida sempre as 17:00, por exemplo. A maior questão é: não há indicação que o Speedtest da NOS é válido para o 2015/2120.

Novidades?

• Megabyte
  • July 6, 2026

Boa tarde ​@MiPortugaPC,

Lamentamos que a sua experiência não tenha correspondido às expectativas.

Agradecemos o seu feedback e compreendemos a importância de um suporte técnico rápido e eficaz, especialmente quando surgem situações mais complexas. Trabalhamos continuamente para melhorar os nossos processos e garantir a melhor experiência possível aos nossos clientes.

Se a situação ainda não estiver resolvida, envie-nos, por mensagem privada para o perfil ​@Fórum, o número de cliente ou os seus dados de contacto para que possamos analisar o caso e acompanhar a resolução com a maior brevidade.

Obrigado pela partilha.

Boa tarde,

Agradeço a resposta. O meu caso já está a ser acompanhado pela Provedoria do Cliente, através da Dra. Carolina Dantas, que tem demonstrado total disponibilidade e acompanhamento.

A minha dúvida é outra: o que está efetivamente a ser feito pela equipa de engenharia? Após cerca de 4 meses, várias intervenções, substituições de equipamento e inúmeros testes, continuo sem uma explicação técnica concreta nem uma resolução.

Gostaria de perceber que diligências estão a ser realizadas pela engenharia e porque motivo um problema desta natureza continua sem solução ao fim de tanto tempo.

já estou num ponto em que até dava 750 € a quem conseguisse identificar e resolver definitivamente esta avaria.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • July 7, 2026

Boa tarde ​@MiPortugaPC,

Agradecemos a sua mensagem.

Sendo que o tema já se encontra em análise, por favor, aguarde resposta das equipas NOS dedicadas ao tema.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

• Megabyte
  • July 9, 2026

Boa tarde ​@MiPortugaPC,

Agradecemos a sua mensagem.

Sendo que o tema já se encontra em análise, por favor, aguarde resposta das equipas NOS dedicadas ao tema.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Boa tarde.

Compreendo que o tema esteja em análise, mas a situação já se arrasta há cerca de 4 meses.

Sinceramente, cheguei a um ponto em que até digo, em tom de desespero, que pagava 1500 € a quem conseguisse identificar e resolver definitivamente esta avaria, tal é a falta de uma solução ao fim de tanto tempo.

Continuo a aguardar que a equipa de engenharia consiga finalmente identificar a origem do problema e apresentar uma resolução definitiva.

• Megabyte
  • July 9, 2026

Ofereço 1500 MBWAY alguém engenharia me possa ajudar ou divulgar verdadeiro problema!

Tiago Ferreira
Forum|alt.badge.img

Ofereço 1500 MBWAY alguém engenharia me possa ajudar ou divulgar verdadeiro problema!

Leva este caso à CMTV ou CNN e vais ver que rapidamente a NOS resolve o teu caso e ainda poupas os 1500.

• Megabyte
  • July 9, 2026

Leva este caso à CMTV ou CNN e vais ver que rapidamente a NOS resolve o teu caso e ainda poupas os 1500.

Não consigo depois posso ter processo.

Melhor solução alguém dentro empresa me falar que se passa em troca ajuda 1500

Tiago Ferreira
Forum|alt.badge.img

Não consigo depois posso ter processo.

Melhor solução alguém dentro empresa me falar que se passa em troca ajuda 1500

Estas redondamente enganado, dares conhecimento na comunicação social sobre um serviço que não funciona corretamente há mais de 4 meses, não só acionas um alerta na ANACOM que terá que investigar, como os acionistas da NOS não iriam gostar dos procedimentos das equipas de engenharia. 

Informa-te junto dum advogado os meios legais que podes acionar, pois expores uma empresa junto da comunicação social onde tenhas provas que realmente o serviço não funciona e que várias promessas de solução já te foram prometidas e que nenhuma foi cumprida, acredita que nenhum processo a NOS ou qualquer outra empresa poderá mover contra ti, pelo contrário a NOS ainda levará uma multa junto da ANACOM.

• Megabyte
  • July 10, 2026

Boa tarde a todos.

Nem sempre venho ao fórum apenas para relatar problemas. Também acho importante vir dar feedback quando as coisas ficam resolvidas.

Ao fim de cerca de 5 meses, a avaria no meu serviço foi finalmente resolvida e as velocidades voltaram ao normal.

Quero agradecer a todos os membros da comunidade que tentaram ajudar e acompanharam este caso ao longo destes meses.

Neste momento, não sei qual foi a origem técnica da avaria, mas o mais importante é que o serviço voltou a funcionar corretamente.

Espero que este testemunho dê alguma esperança a quem esteja a passar por uma situação semelhante. Por vezes a resolução demora, mas pode chegar.

Obrigado a todos

• Megabyte
  • July 10, 2026

Serviço funciona mais 100% passado 5 meses

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • July 14, 2026

Boa tarde ​@MiPortugaPC,

Agradecemos imenso o seu testemunho sobre este tema. Ficamos felizes por saber que a situação já se encontra resolvida.

Por favor, partilhe com a comunidade se surgir alguma outra questão ou tema. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigada

• Megabyte
  • July 14, 2026

Boa tarde a todos.

Quero apenas deixar uma última mensagem sobre este tema.

Foram cerca de 5 meses muito difíceis, com muitos testes, várias intervenções e momentos em que pensei que a situação nunca fosse ficar resolvida. Foi preciso muita paciência e, acima de tudo, muita persistência para não desistir.

Houve alturas em que me sugeriram outras soluções, mas mantive sempre a mesma posição: não queria cancelar o serviço, apenas queria voltar a ter o desempenho que sempre tive.

Felizmente, a situação acabou por ser resolvida e hoje posso dizer que valeu a pena insistir.

Espero que este testemunho dê alguma esperança a quem esteja a passar por uma situação semelhante. Nem sempre é fácil, mas por vezes a persistência faz a diferença.

Obrigado a todos os membros da comunidade que acompanharam este caso e tentaram ajudar ao longo destes meses.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • July 15, 2026

Boa tarde ​@MiPortugaPC,

Agradecemos a sua partilhe e testemunho junto da comunidade.

O seu testemunho é importante para nós para que possamos continuar a melhorar.

Ficamos felizes por ter a situação resolvida e disponibilizamo-nos para ajudar com qualquer outro tema que possa surgir.

Obrigado