Skip to main content
Header
DestaqueTutorial

Como resolver avarias técnicas de Internet Fixa na my NOS

Mostre a primeira mensagem

184 Comentários

• Megabyte
  • August 10, 2026

Essa desgraça não funciona.

Ele não funciona em IPv6, veja em https://ready.chair6.net/?url=roadrunner-speedtest.cross-services.clg.nos.pt:

Como vou testar uma rede IPv6-Only, se não carrega?

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • August 10, 2026

Boa tarde ​@inke,

Agradecemos a sua mensagem e partilha.

Por favor, partilhe connosco mais detalhes caso tenha alguma questão.

Obrigado

• Megabyte
  • August 10, 2026

Quais mais detalhes, a pergunta que fiz continua sem resposta:

Como vou testar uma rede IPv6-Only, se não carrega?

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • August 10, 2026

Boa tarde ​@inke,

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico onde já aborda o mesmo tema.

Em resposta ao seu comentário, de forma a existir contextualização sobre a sua questão, é necessário que mantenha os seus comentários sobre o mesmo tema, no mesmo tópico.

Sugerimos que os testes que efetua sejam feitos através de um computador Windows iniciado em modo de segurança de rede.

Obrigado

• Megabyte
  • August 10, 2026

Sugerimos que os testes que efetua sejam feitos através de um computador Windows iniciado em modo de segurança de rede.

Não tenho Windows e isso não muda o fato de que não suporta IPv6. O problema é a falta de suporte ao IPv6.

• Megabyte
  • August 10, 2026

Não compreendi porque moveu o assunto sobre “Internet NOS – Como medir e fazer o teste de velocidade da Internet” para cá, sendo que o contexto é justamente a página de medição da NOS que não funciona em IPv6.

Tiago Ferreira
Forum|alt.badge.img

É de lamentar ter verificado que há 9 dias atrás a NOS procedeu a uma atualização de downgrade de firmware ao meu GIGA Router 6.0.

Com esse downgrade voltei a deixar de ter IPv6 quando tinha sido disponibilizado no meu router há pelo menos uns 4 meses (incrível né?, em pleno 2026 e ainda não temos IPv6 a 100%).

É vergonhoso a NOS andar para a frente e para trás em pleno ano de 2026 quando o IPv6 foi lançado comercialmente mundialmente a 6 de Junho de 2012. Passados 14 anos e continuamos neste impasse, ora está disponível, ora retiram o serviço. É uma vergonha!

• Megabyte
  • August 11, 2026

É vergonhoso a NOS andar para a frente e para trás em pleno ano de 2026 quando o IPv6 foi lançado comercialmente mundialmente a 6 de Junho de 2012. Passados 14 anos e continuamos neste impasse, ora está disponível, ora retiram o serviço. É uma vergonha!

Por enquanto ainda tenho IPv6, mas os serviços da própria NOS deixaram de funcionar em IPv6. Por exemplo:

• O porto.speedtest.net.zon.pt e o lisboa.speedtest.net.zon.pt, para iPerf3, não funcionam.
  • https://www.nos.pt/net/medir-a-velocidade-da-internet não funciona em IPv6 (como mencionado anteriormente), o componente principal da página (http://roadrunner-speedtest.cross-services.clg.nos.pt) não carrega e impossibilita de executar qualquer teste.

Talvez, existam ainda mais serviços que não funcione mais em IPv6. Ironicamente, eles funcionavam até algum tempo atrás.

Então a NOS diz, especificamente (https://www.nos.pt/content/dam/nos/assets/pdfs/regulamento_2120%20_nos_comunicacoes.pdf):

As medidas têm de ser efetuadas no site da NOS em speedtest.nos.pt. Medidas efetuadas noutros servidores que não os indicados, não podem ser consideradas pela NOS, dada a diversidade de variáveis alheias à NOS que podem interferir no processo de medida;

Estou em contato com a ANACOM, pois acredito que isto seja completamente ilegal. A resolução 2015/2120 não especifica qualquer metodologia. A ANACOM, via e-mail, informou para utilizar “soluções existente no mercado”. 

Agora, pior ainda, é: a NOS EXIGE utilizar um website especifico para testes; Esse mesmo website NÃO FUNCIONA em IPv6.

Já prevejo que a resposta do João será: “partilhe connosco mais detalhes caso tenha alguma questão.”. Então, me diga: qual mais informação precisa?

A pergunta é simples: como eu provo que a ***** da NOS não cumpre o contrato, quando o próprio serviço da ****** da NOS não funciona em IPv6?

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • August 11, 2026

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem ​@inke.

Movemos os seus comentários por estar a abordar o mesmo tema em tópicos diferentes.

Vamos ajudar a analisar este tema. Por favor, envie-nos uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu número de cliente NOS ou NIF.

Obrigado