Skip to main content
Header
Mário P.
Gestor da comunidade
July 17, 2024
DestaqueTutorial

Como resolver avarias técnicas de Internet Fixa na my NOS

A app e área de cliente my NOS têm disponíveis diversas funcionalidades que o ajudam a gerir todos os seus serviços, de forma rápida, dinâmica e cómoda, da sua conta NOS a qualquer momento.

Na página inicial da my NOS, através do ícone do Assistente Virtual NOS indique o assunto ou a questão que pretende esclarecer para obter uma resposta rápida às suas dúvidas.

É mais fácil obter ajuda e otimizar a internet da sua casa através da área de despistes técnicos disponível na my NOS. A funcionalidade assegura um processo de diagnóstico e despiste inteligente, identificando as ações de correção mais rápidas e eficazes para o seu caso. 🤖📲

A funcionalidade de diagnóstico consegue identificar quando é necessário obter assistência personalizada, direcionando o caso de forma prioritária para a nossa equipa de apoio técnico.

Com App my NOS é possível resolver dificuldades com o seu serviço de internet através de:

• análise ao equipamento;
  • realização de configurações remotas ;
  • deteção de avaria na área de residência;
  • realização de despistes com a sua ajuda;
  • apoio técnico prioritário; ou
  • agendamento de uma equipa técnica em casos de necessidade.

Saiba tudo sobre como resolver problémas técnicos na NOS em: 

Resolver problemas técnicos e avarias de Internet

Para utilizar a funcionalidade de diagnóstico na my NOS, se tiver com dificuldades de Internet, siga os passos abaixo:

1. Aceda à app my NOS e selecione a área “Menu”; 

2. Escolha “Obter ajuda e suporte”;

3. De seguida, selecione “Resolver problemas técnicos”;

4. Escolha “Internet fixa

5. Para iniciar o processo de ajuda, selecione “Começar despiste
    Aguarde, por favor, enquanto a funcionalidade procede ao diagnóstico e verifica o estado do seu serviço de internet fixa.

• Se forem identificados problemas, escolha “Iniciar processo de resolução” e avance com o processo de resolução automático, sendo que pode ser pedido que realize algumas validações junto do router. 

• Se não identificar nenhum problema, pode escolher manualmente a sua situação e seguir com o despiste indicado selecionando “Continuar”;

6. Terminado o processo de resolução, experimente novamente o acesso à internet e responda consoante a sua experiência.
    Se a situação persistir e a funcionalidade de diagnóstico não tenha identificado automaticamente problemas na sua ligação pode, também, reportar manualmente a situação. De seguida, indique o comportamento que pretende reportar, selecione “Continuar” e siga os passos de despiste.
    Caso a funcionalidade não resolva remotamente o problema, o seu caso é direcionado de forma prioritária para a nossa equipa de apoio técnico e obter assistência personalizada. 

7. Após seguir os passos, e resolução, recebe a mensagem de que a situação ficou corrigida.

No processo de diagnóstico, se a funcionalidade não conseguir corrigir o problema identificado é-lhe apresentada uma das seguintes alternativas para resolver a sua avaria:

Agendamento de visita técnica

Caso seja identificada uma avaria que necessite de agendamento de uma equipa técnica, siga os seguintes passos:

• Escolha uma data, horário, indique o número de contacto de quem vai receber a equipa técnica e selecione “Continuar

• Confirme os dados do agendamento ao escolher “Continuar

• Após confirmação recebe a mensagem de que agendou a visita técnica.

Caso precise de alterar a data de uma visita técnica saiba como fazer o reagendamento em:

Contacto prioritário para o apoio técnico

Se for identificada a necessidade de contactar-nos, para ter acesso prioritário à nossa linha de apoio técnico é garantido durante as 48h seguintes:

• Insira o seu número de telemóvel e, de seguida, escolha “Continuar”;

• Confirme o número que pretende utilizar para contactar e selecione “Sim, vou ligar”;

• Por fim, escolha “Iniciar chamada”.

❗A chamada é gratuita desde que realizada de um número NOS. A chamada de outros operadores tem o custo associado. ❗

Resolver avarias técnicas de Internet fixa em my.nos.pt

Para resolver avarias técnicas de internet fixa na my.nos.pt, siga os passos abaixo:

1.   Aceda a my.nos.pt, de seguida, em “Suporte técnico”, selecione “Resolver problemas técnicos”;

2. Escolha “Internet fixa”;

3. Para iniciar o processo de ajuda, selecione “Começar despiste
    Aguarde, por favor, enquanto a funcionalidade procede ao diagnóstico e verifica o estado do seu serviço de televisão.
    • Se forem identificados problemas, escolha “Iniciar Processo” e avance com o processo de resolução automático, sendo que pode ser pedido que realize algumas validações junto da box.

• Se a funcionalidade não identificar nenhum problema, pode escolher manualmente a sua situação e seguir com o despiste indicado selecionando “Continuar”;

4. Terminado o processo de resolução, experimente novamente o acesso ao serviço de televisão e responda consoante a sua experiência.
    Se a situação persistir e a funcionalidade não tenha identificado automaticamente problemas na sua ligação pode, também, reportar manualmente a situação. De seguida, indique o comportamento que pretende reportar, selecione “Continuar” e siga os passos de despiste.
    Se a funcionalidade não resolver remotamente o problema, o seu caso é direcionado de forma prioritária para a nossa equipa de apoio técnico e obter assistência personalizada.
  5. Após seguir os passos, e resolução, recebe a mensagem de que a situação ficou corrigida.

Se precisar de ajuda, estamos também disponíveis para ajudar por aqui, no Fórum NOS.

Conheça também como aceder à área de despistes técnicos para verificar e receber recomendações de otimização do Wi-Fi da sua casa:

Em alternativa saiba como aceder ao despiste de problemas técnicos de internet fixa na página online ao seguir os passos indicado em:

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão deste e outros serviços na  my.nos.pt, ou na sua app my NOS, disponível através do Google Play e da App Store.

Saiba mais sobre a app my NOS e my.nos.pt em:

184 Comentários

Kilobyte
June 25, 2026

Mais uma vez sem serviços NOS em minha casa desde as 12h.

Desde Maio/2026 estou a mais dias sem serviços do que com serviços funcionar, e quando funcionam, funcionam mal.

A previsão (mentirosa como sempre) é de solução dia 26/06/2026 as 13h o que nunca acontece, sempre se arrastam para resolver.

Se não estiver resolvido hoje ao final do dia cancelo o contrato por justa causa e se a NOS não aceitar é lutar no Centro de arbitragem de conflitos / Julgados de paz.

Não aguento mais o deserviço prestado pela NOS, incompetentes, desrespeitosos.

Nunca em toda minha vida tive de lidar com uma empresa como essa.

João H.
Gestor da comunidade
June 25, 2026

Boa tarde ​@Guilherme Santana,

Agradecemos a sua mensagem.

Sugerimos que faça o diagnóstico através da my NOS.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este artigo onde pode encontrar mais informações sobre o mesmo tema.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
June 27, 2026

Ainda sem serviço, entrei em contato e dessa vez a atendente simplesmente se recusou a dar informações, previsão de quando o serviço será reposto, numero de incidente etc.

Segunda-feira cancelo essa ** de serviço e depois é brigar na justiça com a NOS se me cobrarem a maldita fidelização.

Nunca mais na vida contrato serviço nenhum da NOS, nem de graça volto a ser cliente dessa maldita empresa, stress e nervosismo que estou a passar é das piores coisas. 

Rafaela F.
Gestor da comunidade
June 29, 2026

Bom dia ​@Guilherme Santana,

A sua mensagem foi editada por não respeitar as boas práticas do Fórum NOS. Pedimos que mantenha um discurso sem ofensas ou linguagem imprópria.

Respondemos-lhe aqui. Por favor, não duplique questões em diferentes tópicos, de forma a manter uma boa organização do Fórum NOS.

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das últimas novidades.
Megabyte
June 29, 2026

Estou há mais de 3 meses a aguardar a resolução deste problema e, até ao momento, ninguém conseguiu identificar a causa.

Sinceramente, torna-se difícil compreender como uma operadora com meios e equipas especializadas não consegue resolver uma situação destas num prazo tão alargado.

Fico com a sensação de que, por se tratar de um único cliente, este caso não está a ter a devida prioridade — o que considero inaceitável.

Agradeço uma resolução concreta e urgente, ou pelo menos uma explicação clara e transparente sobre o que está efetivamente a ser feito para resolver a situação.

MiPortugaPC
Tiago Ferreira
Gigabyte
June 29, 2026

Estou há mais de 3 meses a aguardar a resolução deste problema e, até ao momento, ninguém conseguiu identificar a causa.

Sinceramente, torna-se difícil compreender como uma operadora com meios e equipas especializadas não consegue resolver uma situação destas num prazo tão alargado.

Fico com a sensação de que, por se tratar de um único cliente, este caso não está a ter a devida prioridade — o que considero inaceitável.

Agradeço uma resolução concreta e urgente, ou pelo menos uma explicação clara e transparente sobre o que está efetivamente a ser feito para resolver a situação.

Recorra à provedoria da NOS, ANACOM, Portal da Queixa, CICAP, Centro de Arbitragem e em última instância avance para os tribunais e exija uma indemnização por todos os prejuízos causados e todas as faturas pagas, onde a NOS não prestou o serviço faturado.

Tiago F.
João H.
Gestor da comunidade
June 30, 2026

Boa tarde,

Lamentamos novamente a situação ​@MiPortugaPC e agradecemos a sua partilha ​@Tiago Ferreira.

A situação já se encontra a ser acompanhada pela provedoria NOS, pelo que será contactado logo que possível.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Megabyte
June 30, 2026

Boa tarde,

Lamentamos novamente a situação ​@MiPortugaPC e agradecemos a sua partilha ​@Tiago Ferreira.

A situação já se encontra a ser acompanhada pela provedoria NOS, pelo que será contactado logo que possível.

Obrigado

Após cerca de 3 meses, múltiplas intervenções e sucessivas trocas de equipamento, o problema mantém-se exatamente igual.

Para um caso já escalado, torna-se difícil compreender como ainda não existe um diagnóstico claro nem uma resolução efetiva. Isto deixa uma imagem de falta de capacidade técnica na análise do problema.

Estamos a falar de uma situação que, com uma abordagem técnica competente e estruturada, já deveria estar resolvida há muito tempo.

Do lado do cliente, tudo foi feito e testado. Neste ponto, a responsabilidade está exclusivamente do lado da engenharia, e espera-se uma resposta à altura.

Aguardo uma solução concreta, não mais tentativas sem resultado.

MiPortugaPC
Tiago Ferreira
Gigabyte
June 30, 2026

Bom dia ​@João H. 

Não é nada comigo, mas eu como cliente NOS desde 1999 não posso ficar indiferente a este descaso por parte da empresa ao final de 3 meses. Seja um cliente a ser afetado ou 50, não deixa de ser um cliente e todos nos clientes, temos que nos colocar no lugar deste cliente que pede uma posição da empresa há tanto tempo e o fórum se limita a informar o cliente que a situação já se encontra a ser acompanhada, mas não pode o cliente continuar a ser prejudicado.

Uma coisa eu vos garanto, se eu tivesse no lugar deste cliente, onde o mesmo teve que contratar como alternativa temporária a DIGI para ter fornecimento de Internet em casa, eu garanto-vos duma coisa, eu punha a NOS em tribunal e exigia todos os meus direitos e uma indemnização por todos os constrangimentos e ainda exigia que a empresa fosse multada.

Já tive uma situação muito semelhante com a Vodafone com outro tipo de serviço e em tribunal a Vodafone pagou-me tudo exigido e recebeu uma multa bem cara da ANACOM. As operadoras pensam que são tubarões e que são intocáveis, mas vocês lembrem-se os outros também conseguem arranjar bons advogados que os representem e a lei é para ser cumprida por TODOS.

Contudo, em relação a esta situação eu entendo a vossa posição e a limitação das vossas funções, onde vocês apenas se limitam a encaminhar a situação e nenhuma decisão pode ser tomada por vocês, e não sendo o caso, muitas das vezes muitos dos funcionários pertencem a empresas subcontratadas pela NOS, que são terceirizadas e especializadas em outsourcing.

No entanto, a vossa imagem fica comprometida perante esta situação toda, a empresa deixa uma imagem de descaso para com o cliente e isso transmite uma insegurança para os restantes clientes.

Tiago F.
Megabyte
June 30, 2026

Bom dia ​@João H. 

Não é nada comigo, mas eu como cliente NOS desde 1999 não posso ficar indiferente a este descaso por parte da empresa ao final de 3 meses. Seja um cliente a ser afetado ou 50, não deixa de ser um cliente e todos nos clientes, temos que nos colocar no lugar deste cliente que pede uma posição da empresa há tanto tempo e o fórum se limita a informar o cliente que a situação já se encontra a ser acompanhada, mas não pode o cliente continuar a ser prejudicado.

Uma coisa eu vos garanto, se eu tivesse no lugar deste cliente, onde o mesmo teve que contratar como alternativa temporária a DIGI para ter fornecimento de Internet em casa, eu garanto-vos duma coisa, eu punha a NOS em tribunal e exigia todos os meus direitos e uma indemnização por todos os constrangimentos e ainda exigia que a empresa fosse multada.

Já tive uma situação muito semelhante com a Vodafone com outro tipo de serviço e em tribunal a Vodafone pagou-me tudo exigido e recebeu uma multa bem cara da ANACOM. As operadoras pensam que são tubarões e que são intocáveis, mas vocês lembrem-se os outros também conseguem arranjar bons advogados que os representem e a lei é para ser cumprida por TODOS.

Contudo, em relação a esta situação eu entendo a vossa posição e a limitação das vossas funções, onde vocês apenas se limitam a encaminhar a situação e nenhuma decisão pode ser tomada por vocês, e não sendo o caso, muitas das vezes muitos dos funcionários pertencem a empresas subcontratadas pela NOS, que são terceirizadas e especializadas em outsourcing.

No entanto, a vossa imagem fica comprometida perante esta situação toda, a empresa deixa uma imagem de descaso para com o cliente e isso transmite uma insegurança para os restantes clientes.

Boa tarde,

Antes de mais, agradeço ao utilizador pela partilha — é importante ver que ainda há quem não fique indiferente a este tipo de situações.

Após tudo o que já foi feito ao longo destes 3 meses, começa a ser inevitável questionar se este problema está realmente a ser tratado com o nível técnico adequado.

Não é normal uma situação destas arrastar-se tanto tempo sem diagnóstico claro nem resolução, ainda por cima quando o serviço já funcionou corretamente durante mais de um ano.

Já me foi sugerido cancelar sem custos ou reduzir o tarifário, mas reforço: não procuro sair nem pagar menos — procuro apenas ter o serviço conforme contratado.

Estou disponível para aguardar uma resolução definitiva, mas até lá não faz sentido continuar a suportar custos por um serviço que não está a ser prestado nas condições devidas.

Infelizmente, situações destas acabam por transmitir a sensação de que, para estas empresas, os clientes são apenas números — quando na realidade são os clientes que sustentam o serviço todos os meses.

Talvez fosse preferível investir esses mesmos valores em recursos técnicos mais especializados, porque uma situação destas não deveria prolongar-se por tanto tempo sem solução.

Sinceramente, esta demora acaba por refletir falta de eficácia na abordagem técnica. Situações destas deveriam ser resolvidas com outro nível de competência e prioridade.

Aguardo uma solução concreta e definitiva.

MiPortugaPC