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Problemas com o serviço de Televisão? Encontre, neste artigo, ajuda para resolver dificuldade no seu serviço de Televisão NOS 😊
No Fórum NOS é recorrente a criação de tópicos sobre dificuldades momentâneas no acesso a algumas funcionalidades da TV, seja UMA, Iris ou Satélite. Reunimos as mais comuns e criámos este tópico onde pode encontrar alguns despistes que o podem ajudar a resolver a situação.

 

 BOX não responde ao comando

Saiba como emparelhar o comando da box UMA e UMA 4K em: 

 

Resolver dificuldades com boxes de televisão 

 

Resolver dificuldades Android TV, Apple TV ou NOS TV


Partilhe connosco qualquer dificuldade que possa surgir. Estamos sempre disponíveis para ajudar. 

box iris ou uma?


Íris


Já verificou o cabo HDMI?


Já verifiquei todas as ligações. Recomeçou a funcionar assim que desliguei a fonte de alimentação por uns minutos... entretanto... bloqueou e tive de desligar novamente.


Bem-vindo ao Fórum NOS, @Samuel Rodrigues.

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.


Boa tarde,

O comando da box não funciona, já troquei as pilhas e segui algumas instruções do forum mas a situação persiste.

Podem ajudar-me.

Obrigado


Bem-vindo ao Fórum NOS, @Carlos Manuel Doutor Caeiro.

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.


Boa tarde, 

Tenho o serviço ligado já desde quarta-feira passada e desde há dois dias que por volta da mesma hora, 22:30 estou bem a ver tv e o sinal Ber e de ruido ficam bastante instáveis, deixando mesmo de conseguir ver o que quer que seja. Já reiniciei box n vezes, router, verifiquei cabos, e fiz reposição de parâmetros logo no 1o dia que aconteceu. Nada resolveu. Não tive alternativa senão ir para a cama dormir. De notar que a box, em relação ao router, por ex. encontra-se bastante quente. E não se encontra em local fechado, bem aberto por acaso. Nos primeiros dias funcionou tudo ok. Convenhamos, não temos mais hipótese de ver tv, dado que até a TDT ficou inativa. (Ainda bem que ainda tenho o sintonizador em casa)...Alguma sugestão primeiro sem ser ligar para o apoio? 


@Carina M , so para despistar eventual problema da box (ja que esta tambem aquece muito), tem o mesmo problema da instabilidade dos sinais num televisor, sintonizando os canais digitais sem box?


Fiz esse teste no sábado numa TV que está ligada ao distribuidor. Ou seja, fiz nova procura de canais pelo cabo digital, apareceram todos iguais, mas manteve-se o problema. O que acho mais esquisito é que tenho uma CRT tbm ligada, o técnico disse logo que só ia apanhar 23 canais e essa apenas aparece um risco na imagem que vai descendo e volta a aparecer enquanto nas outras duas a imagem falha por completo. 

 


Normal, @Carina M . Quando o sinal se degrada, o sistema analogico (no televisor antigo com CRT) vai progressivamente deteriorando a imagem e som, aumentando a "chuva" ate nao se conseguir ver e ouvir. O "risco na imagem que vai descendo e volta a aparecer " causado por perda de sincronismo da imagem, revela bem a degradaçao do sinal.

No sistema digital a degradaçao do sinal reflecte-se logo que os dados corrompidos deixem de fazer sentido. Uma baixa taxa de erros (BER) ainda pode resultar apenas na pixelizaçao da imagem, mas assim que sair fora dos valores minimos a imagem e som sao totalmente bloqueados.

Solicite uma avaliaçao das condiçoes em que entregam o sinal na entrada da instalaçao partiular. SNR inferiores a 37 dB nao garantem um bom serviço.


Eu já entendi isso tudo pelo que já li. Só realmente não acho nada normal isto funcionar bem durante o dia todo em todas as TVs, com sinal estabilizado e a partir das horas que mencionei o sinal desestabilizar sem qualquer interferência que se note e sempre há mesma hora, parecendo quase como se houvesse um controlo/distúrbio externo. Está todo o dia nos mesmos valores:Ber a 0 (Excelente)  SNR a 42.(Bom, segundo o técnico..) Depois de um momento para outro puff??? Ah e a velocidade da net normal... Enfim...Ainda por cima agora não é nada fácil falar com apoio técnico... Hoje vou esperar e ver. Se acontecer novamente e exatamente há mesma hora, desculpem lá mas é demasiada coincidência. 🤷‍♀️🤷‍♀️


@Carina M Boa tarde, se reparar,  os valores Ber ou SNR variam de canal para canal. O que é muito Bom num determinado canal pode ser Mau noutro.


Se se for na sua box, porque acabei de fazer um scan a uns 15 canais diferentes e não seguidos e o sinal manteve-se o mesmo, sem diferenças. 🧐🤷‍♀️😅 A minha box deve ser especial de corrida. E acredite que quando mudei de canal, mostrou a alteração de frequência etc etc etc. Enfim... Já estou a ver que daqui não pesco nada. Boa continuação. 


@Carina M , os valores de SNR podem diferir de Multiplexer para Multiplexer (as várias frequências que referiu). Uma baixa relação Sinal/Ruido é sempre MÁ, não é boa para uns e má para outros! Podem é existir canais que suportam maior numero de erros ( >%BER),

Haver um ou outro Multiplexer com valores dispares dos restantes acontece com frequência e resulta em alguns canais com problemas mais ou menos esporádicos. Quando a SNR é genericamente baixa em todos os Multiplexers, isso revela problemas na rede. Como aliás se comprova facilmente TAMBÉM pela alteração qualitativa da imagem dos canais analógicos.

Podem existir várias explicações para a recorrência das dificuldades por volta da mesma hora. P..ex. caso se trate de uma zona com distribuição via aérea, pode existir um cabo com mau contacto e o aumento da intensidade do vento a uma determinada hora despoletar o problema. Mas podem ser outras e bem diferentes as possíveis causas...


Por acaso até tivemos bastante vento durante a tarde (funcionou perfeito) e nenhum à noite. E até me lembrei disso, porque isto já são muitos anos de reclamações de ADSL e conhecimentos mínimos de parte técnica e tbm pesquiso, sou sincera. Ontem, na dúvida, cheguei mesmo a ir à rua à hora que indiquei para ver se estava muito vento (brisa ou nenhum) e ainda estive a olhar, (louca...de noite) para os postes à procura de algo caído ou descaído. Não vi nada, óbvio, mas sou-lhe sincera que não descarto a possibilidade de algo não estar bem na rua na minha ligação, isto porque os meus vizinhos não se queixam de perda de sinal. O técnico viu estes valores aqui onde a box está ligada e disse que o SNR podia estar no máximo mas não fez grande alarido pelo valor. 

Aliás eu até posso ir aos vizinhos e pedir para ver os valores dos sinais deles. 

Também não descarto haver algum problema na cablação em casa, mas isso possivelmente daria instabilidade o dia inteiro e não apenas a partir de certa hora!??? 

Hoje cá vou esperar pelas 22:30. Depois indico se voltou a acontecer novamente, mas de fato é chato e para mim estranho mesmo. Porque funciona bem e quando estamos na hora do relaxa, escafedeu-se. 😬😐

Obrigada pela ajuda. 

Vamos ver no que dá. Se continuar a acontecer não vou ter grande hipótese e terei de pedir apoio técnico. 


@Carina M , tudo tem uma explicação, embora por vezes à vista desarmada nos possam parecer estapafúrdias…

Para descontrair, enquanto espera pela hora do lobo :full_moon::wolf::wink: , conto-lhe sucintamente uma história…

Um cidadão queixou-se à marca que o seu carro novo deixava de funcionar no regresso a casa, apenas e só depois de comprar gelados de uma determinada marca, depois do jantar. Caso comprasse gelados de outra marca nada de errado acontecia com o carro.

A maioria dos funcionários riu-se da reclamação mas um especialista resolveu ainda assim investigar.

Após algumas idas aos gelados com o proprietário do carro, encontrou-se a seguinte explicação: por ser mais rápido o atendimento numa das marcas de gelados, o carro acabava por não arrefecer tanto o motor, levando a maiores dificuldades no arranque.

Esta estória conta-se, travestida das mais diversas formas, mas sempre com o propósito de lembrar que por mais ridícula que possa parecer uma reclamação, deve ser sempre tida em consideração.


Olá @Carina M e @C24XXXX201

@Carina M, o @C24XXXX201 fez questões bastante pertinentes.
Para que nos seja possível verificar a sua situação, pedimos que nos envie o seu número de cliente NOS ou o NIF do titular, por mensagem privada, para o @Fórum, por favor. 

Obrigada


Bom dia, então nova aventura. Desta vez o lobo apareceu mais cedo! Ora, ontem pela 21, começa a trovoada nas TVs. Voltei a fazer novamente mais do mesmo: desligar/ligar box, ficou ainda pior. Liguei para o apoio, porque pelos vistos não há mais hipótese de reclamar ou reportar uma avaria a essas horas, a pessoa que atendeu fez-me perguntas estranhas: para desligar a caixa de distribuição do sinal que vem do exterior .. da corrente. Tenho uma mas não está de todo ligada à corrente, 🙄🙄(até o rapaz ficou surpreendido com tamanha situação) e se o router dava luz azul acessa (o router dá todas as luzes menos qualquer luz azul)🙄🙄(lá o rapaz achou novamente estranho) ... Não sei a que versão ele se referia, mas supostamente o meu até é dos mais recentes. Depois perguntou-me se já tinha verificado se as tomadas estavam todas ligadas e os cabos ligados. Ora, o técnico, da empresa subcontratada pela Nos fez a instalação certo? Se a fez de forma correta, quem sou eu para saber? Mas os cabos estão todos ligados. Se falta alguma coisa ou se está mal feito, não vou ser eu a saber. Ele até estava com pressa para se ir embora, quanto mais para me explicar como isto funcionava. Depois disto, fez teste a TV. Nada. Pediu-me para fazer eu teste à velocidade da net no meu PC (achei cómico). Deu valores aceitáveis para ter sinal. Testei várias vezes após a chamada e realmente o sinal de internet oscilou bastante nas velocidades. A 5 GHz houve vezes que nem à 100mb chegou (e eu com 200 contratados). A 2,4 sempre entre os mesmos valores (54 e 70). Isto para taxa de download. Depois questionou se a TV não tinha dado algum erro. Deu o ID21 (por acaso tirei foto). “Ah! Espere um pouco, que vou averiguar e já falamos.” Fui mais rápida do que ele. Foi só pesquisar por isso mesmo no Google e veio parar aqui ao fórum com a possível resolução. Repor parâmetros de fábrica (já tinha feito isso no sábado) ... E eu a pensar... É para isto que serve o apoio ao cliente? Fiz a reposição novamente, disse que já tinha feito o mesmo no sábado e voltou ao mesmo, ao qual ele respondeu que agora já ia ser diferente (sim sim...)! Deu erro! Goza! Com isto, apenas me disse que teria de passar a situação para uma segunda equipa que tem acesso a outras aplicações que ele não tem para fazer o despiste do problema. P. S. O rapaz nem sequer tinha disponível a opção de pedir deslocação técnica. 

Hoje de manhã, box ligada, quando a deixei desligada ontem. (Não deveria sequer acontecer) 

E o sinal estava bom até agora. Já começou a instabilidade. 

P. S. Fibra por cabo aéreo... ???Aquele cabo rebenta aos 70 kms/hora com vento, que é muitas vezes a normalidade aqui. As operadoras são doidas... 

Agora, sem tv durante o dia tbm. Isto assim está fantástico. 7o dia de serviço. Enfim... Não vou esperar muito para tomar decisões. 


A que caixa se referia o operador de call center, @Carina M ? Será um repartidor do tipo…

Existindo à entrada da instalação algo do género, experimente trocar os dois cabos ligados às saídas de sinal (out)...


Vou fazer uma questão que poderá parecer básica mas acabei de fazer o seguinte: tinha uma CRT ligada pela distribuição do sinal e retirei e coloquei de novo no distribuidor (que felizmente ainda tenho) da TDT. As outras duas TVs estão agora a funcionar pelo cabo digital(fibra). Essa ligação que tinha, pode, de alguma forma, provocar mais instabilidade no sinal, quando ligada, dado ser um sinal mais, "primitivo"? Ou não tem correlação nenhuma?

Vou tirar fotos do que tenho e já coloco aqui. E já respondo à sua questão. 


Pela descrição que fiz e ele me foi falando, caixa branca é esta a única que tenho. Até lhe falei no cabo que vem do exterior e do fio amarelo(cabo de rede) que ligam ao router. Ele disse que era essa. E questionou se estava ligada à corrente e disse para a desligar. Não entendi a lógica. 


Depois tenho o repartidor dentro de casa que liga do router à box e ao outro distribuidor de sinal que se encontra no sótão da casa, para onde derivam todas as ligações por causa da TDT. O técnico aproveitou o que já está feito. 


Lá em cima, como disse, tenho o distribuidor da TDT e agora o do cabo digital. Aqui já tenho a CRT ligada, como pode verificar ao TDT novamente. 


Ahhhhhh, espere lá, @Carina M … estamos a falar de um serviço Fibra FTTH!

É certo que nem eu perguntei nem a @Carina M  o  havia dito, mas isso muda tudo!!!

Nos momentos em que se verificam as dificuldades com o serviço de TV, existe algum alarme presente no ONT (LED vermelho ligado ou a piscar)?

Os canais de TV são distribuídos pela rede coaxial dentro de casa a partir do ONT. Está a dizer-me que essa mesma rede está ligada em simultâneo ao ONT (canais do operador) e à antena exterior (canais TDT)??? Se for o caso, temos aqui uma incompatibilidade que pode estar na origem das dificuldades!!!


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