Mudar para a NOS não significa que tenha de mudar o número de telemóvel. Pode passar a ser cliente NOS mantendo o número que usava no outro operador de forma gratuita, simples e rápida.
Neste artigo explicamos o que é a portabilidade, o que precisa para o fazer e como pode manter o número que já era seu.
O que é a Portabilidade?
É um serviço, gratuito, que permite a todos os clientes NOS, com telefone fixo, telemóvel ou internet móvel, trocar de operadora mantendo o seu número de sempre.
O que preciso para pedir a Portabilidade?
Para fazer o pedido de portabilidade, tenha consigo o:
- número que pretender mudar para a NOS;
- documento de identificação civil;
- Código de Validação da Portabilidade (CVP) do número a transferir.
Como posso fazer a portabilidade?
Fazer a portabilidade do número móvel ou fixo para a NOS é simples e rápido através da app my NOS ou da página online preenchendo o formulário de portabilidade.
Saiba como fazer a portabilidade para a NOS na página online em:
- no site da NOS saiba também como fazer o pedido de portabilidade. Depois, é só gravar o documento no seu computador, imprimir, assinar e enviar-nos o mesmo juntamente com o documento de identificação por email ou por carta.
E como faço para enviar o pedido?
Se optar pelo pedido de portabilidade na página online ou app my NOS não precisa de fazer mais nada. Saiba como em:
O pedido é analisado e endereçado ao outro operador.
Caso tenha alguma dificuldade ou dúvida neste processo, fale connosco, aqui, no Fórum NOS
E depois?
Assim que o seu pedido for aceite, recebe uma notificação, por email ou SMS, o que tiver sinalizado no formulário, a informar a data e hora em que a alteração do número é feita. Na data e hora indicada, o cartão do antigo operador deixará de funcionar, sendo necessário inserir o cartão NOS, que já estará ativo com o seu número de telemóvel.
Relembramos que a rede pode ficar indisponível durante alguns minutos.
Ficou com dúvidas sobre o pedido de portabilidade? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:
- O que é a portabilidade?
A portabilidade é a funcionalidade que o permite mudar de operador e manter os seus números de telefone e telemóvel atuais. O pedido de portabilidade é gratuito. As regras da portabilidade são definidas por lei e por regulamento da ANACOM.
- Se mudar para a NOS, posso manter o mesmo número?
Sim. Se mudar para a NOS e quiser manter os seus números de telemóvel e de telefone, peça a portabilidade para a NOS.
- Que números podem ser portados?
Ao mudar de operador, pode portar os seguintes números:
- Números móveis (prefixo 9: 9xxxxxxxx);
- Números fixos geográficos (prefixo 2: 2xxxxxxxx);
- Números nómadas (prefixo 3: 3xxxxxxx);
- Números não geográficos, incluindo os números de serviço de valor acrescentado (prefixos 7 e 8, incluíndo: 800 xxxxxxxxx; 808 xxxxxxxxx; 707 xxxxxx; 760 xxxxxx; 761 xxxxxx).
- Posso fazer o pedido de portabilidade de forma digital?
Sim, pode fazer o pedido através da app my NOS NOS. Saiba como o fazer em:
- Posso solicitar o serviço de portabilidade de números da rede fixa para a rede móvel e vice-versa?
Não, o serviço de portabilidade apenas está disponível para o mesmo tipo de serviço.
- E se tiver um equipamento da outra rede, o que acontece?
Pode utilizar um telefone de outra rede com um cartão SIM da NOS desde que o mesmo esteja desbloqueado.
- O que é o Código de Validação da Portabilidade (CVP)?
O CVP é um elemento de identificação gerado de acordo com o definido pela ANACOM no Regulamento da Portabilidade.
- Para que serve o CVP associado ao(s) meu(s) número(s)?
Desde 11 de maio de 2019, o CVP passa a ser o principal elemento de validação dos pedidos de portabilidade de numeração, pelo que deve ser obrigatoriamente colocado no pedido de portabilidade. O pedido de portabilidade será rejeitado quando o CVP apresentado não corresponder ao CVP atribuído pelo teu operador atual.
- Como posso conhecer o CVP associado ao(s) meu(s) número(s)?
Consulte o CVP nos canais disponibilizados pelo seu operador atual (MEO, VODAFONE, NOWO):
- Na sua área de cliente
- Numa loja do seu operador
- Canal telefónico
- SMS de resposta automática
- Fatura mensal (caso tenha um tarifário com fatura).
- Ficarei impossibilitado de utilizar o serviço no decorrer do processo de portabilidade?
Sim. Durante o período em que ocorre a portabilidade num período máximo de 3 horas.
- O que devo confirmar antes de pedir a portabilidade?
Antes de pedir a portabilidade, não te esqueça de confirmar alguns pontos:
- Os seus dados pessoais no teu operador atual (nome, número de identificação e número de contribuinte);
- Se assinou o formulário conforme o seu documento de identificação;
- Caso tenha alguma dificuldade ou dúvida neste processo, fale connosco, aqui, no Fórum NOS
- Se utilizou o número no outro operador até há, pelo menos, três meses;
- Se o seu telemóvel não está bloqueado ao anterior operador;
- O que devo fazer ao meu cartão SIM durante o processo de portabilidade para a NOS?
Deve substituir o cartão que tem no telemóvel pelo cartão SIM da NOS no dia e hora indicados no SMS que recebeu.
- Como posso consultar o CVP que a NOS me atribuiu?
Pode consultar o CVP na sua área de cliente em my.nos.pt ou app my NOS
- Como posso consultar o CVP que a NOS Açores me atribuiu?
Pode consultar o CVP na em my.nos.pt ou na sua fatura, quando aplicável. Em alternativa, pode fazer o seu pedido numa Loja NOS ou através da Linha 16161.
- Como posso consultar o CVP que a NOS Madeira me atribuiu?
Pode consultar o CVP na em my.nos.pt ou na sua fatura, quando aplicável. Em alternativa, pode fazer o seu pedido numa Loja NOS ou através da Linha 16130.
Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão deste e outros serviços na área de cliente my NOS, em my.nos.pt, ou na sua app my NOS, disponível através do Google Play e da App Store.
Saiba mais sobre a my NOS em: