Skip to main content
Header
Destaque

Internet Fixa – IPv6 na NOS

Mostre a primeira mensagem

30 Comentários

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • April 5, 2026

Boa tarde ​@HAMA,

Sugiro que leia o início do tópico. 

Obrigado. 

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+2
  • Gestor da comunidade
  • April 5, 2026

Boa tarde, ​@HAMA.

Agradecemos a sua mensagem. 
Pedimos que consulte a informação na App NOS NET, confirme as instruções do tópico. 

Caso mantenha alguma questão, por favor, partilhe com a comunidade! Estamos disponíveis para ajudar. 

Obrigada. 

• Kilobyte
  • April 5, 2026

Boa tarde.

Eu sei que a NOS está a implementar gradualmente no IPV6, mas tambem sei que o anterrior router 5 já tinha o IPV6, e apesar de na página do router dizer que nao está disponivel, isso só quer dizer que internamente o IPV6 está desligado.

Aconteceu no router anterior, em que o IPV6 também dizia que nao estava disponivel, mas, no entanto, após um telefonema para a parte técnica, numa questao de segundos o IPV6 foi ligado.

Resumindo e concluindo, o IPV6 está presente na minha célula, mas por alguma razao encontra-se desligado no router.

Se é por uma razao tecnica, talvez devido a problemas com os IP,s ou outra desconhecida, isso nao sei, mas que existe na minha zona, isso é verdade.

Tanto mais que no wan local já existe um endereço IPV6, só falta a parte técnica ligar o DHCP cliente para eu ter endereços IPV6.

WAN Link Local Address (IPv6): fe80::a622:49ff:fea6:92f2

Obrigada

• Kilobyte
  • April 6, 2026

Bom dia

É incrivel o que se está a passar na NOS, contactei o apoio ao cliente relativamente a esta questao do IPV6 e tiveram o descaramente de, na minha cara, dizerem que este router (Sagemcom fast 38965) mais conhecido por router 6, nao tem IPV6?! e só o anterior route r5 é que tem.

Isto é claramente a gozar com os clientes, quando é sabido que a partir do router 4 todos vêm com IPV6 e que basta activar na página do mesmo.

Isso já me aconteceu no passado, mas pelos vistos agora, os funcionarios ou nao sabem, ou nao têm ordem para fazer isso, vá-se lá saber a razao.

Sendo assim, agradecia alguma resposta da vossa parte, para decidir se vou apresentar queixa à entidade reguladora, através do livro de reclamações

Obrigada

• Kilobyte
  • April 6, 2026

[...] os funcionarios ou nao sabem, ou nao têm ordem para fazer isso, vá-se lá saber a razao.

Ninguém parece saber o que é IPv6 na NOS, desde o técnico que instalou até quem habilitou o o modo bridge. 

dizerem que este router (Sagemcom fast 38965) mais conhecido por router 6, nao tem IPV6?

Eu não sei qual o modelo do router que tenho, mas é o de 10Gbps como exibido em https://forum.nos.pt/internet-nos-4/conheca-o-router-10gbps-43573 . 

A única opção para usar IPv6 é com o “Modo Bridge”, então terá acesso à um /60. É um /60 e não /56 como na Vodafone/MEO! O IPv6 também não é fixo.

Se possuir um outro router ou outro computador, experimente habilitar o modo bridge e, muito provavelmente, poderá usar o IPv6. Isso não é uma situação ideal, porque exige um equipamento adicional.

Enfim, com o “modo bridge” poderá distinguir entre “um problema do router” ou “não tem IPv6”.