Skip to main content
Header
Bit
April 12, 2019
Respondido

Upload tarifario 1Gbps

Boa tarde,

Tenho um pacote de 1Gbps contratualizado e apesar de estar satisfeito com velocidade de download que é muito próxima (consistentemente nos 950Mbps por ethernet) a velocidade de upload é extremamente baixa para as standards do mercado (20 Mbps).

Recordo-me de na altura da adesão me terem dito que a velocidade de upload do pacote era 100Mbps mas que por motivos técnicos estaria a 20Mbps mas que seria atualizado logo que possível.

Já procurei este assunto aqui no fórum e encontrei respostas antigas a perguntas de outros clientes em que era referido que a velocidade de upload seria regularizada em toda a rede NOS até ao final de 2018, depois final de Março de 2019…. E até agora nada.

Gostaria de saber se como se encontra este assunto neste momento? Está a acontecer? Há novas datas?
Obrigado
Melhor resposta por Tiago C.
Bem-vindo à comunidade, @sp33dyy00.

A atualização das velocidades de upload, para toda a rede NOS, está a ser trabalhada, pelo que contamos que fique disponível durante o ano de 2019. Fique atento. 🙂

107 Comentários

Tiago Ferreira
Gigabyte
May 26, 2020

Eu entendo a indignação do @marcolopes quando ele quer ter 100Mb de upload, mas isso todos nós queremos, seja em FTTH ou HFC, mas isso não é possível em HFC porque a NOS infelizmente deixou de apostar nessa tecnologia e não sei porque é que continuam a testar novos routers HFC se a própria operadora não vai evoluir a rede para o DOCSIS 4.0.

No entanto se a NOS fosse a igualar o upload para 20Mbps em todos os pacotes, ninguém iria aderir ao pacote de 100Mb e existem clientes que 100Mb chegam-lhes perfeitamente e o @marcolopes sabe que tem um pacote de 100Mb e ele fala que a NOS poderia colocar-lhe pelo menos os 20Mbps de upload como eu tenho, mas eu tenho um pacote de 500Mb e antes tinha um de 200Mb e esses são os únicos pacotes com um upload de 20Mbps. Se ele não quer fazer um upgrade do pacote dele para os 200Mb e assim ver o upload dele aumentado para 20Mbps, então é um direito dele, mas ele tem que se lembrar que em HFC ele nunca vai ter 100/100 devido à NOS não querer mais evoluir o DOCSIS.

Esta é a realidade e não vale a pena batermos mais no ceguinho, porque os moderadores e a própria NOS não quer mais saber do que nós comentamos aqui, porque eles nada vão mudar só porque nós discutimos aqui sobre este tema centenas de vezes.

Tiago F.
marcolopes
Super User
Super User
May 26, 2020

Eu entendo a indignação do @marcolopes quando ele quer ter 100Mb de upload, mas isso todos nós queremos, seja em FTTH ou HFC, mas isso não é possível em HFC porque a NOS infelizmente deixou de apostar nessa tecnologia e não sei porque é que continuam a testar novos routers HFC se a própria operadora não vai evoluir a rede para o DOCSIS 4.0.

No entanto se a NOS fosse a igualar o upload para 20Mbps em todos os pacotes, ninguém iria aderir ao pacote de 100Mb e existem clientes que 100Mb chegam-lhes perfeitamente e o @marcolopes sabe que tem um pacote de 100Mb e ele fala que a NOS poderia colocar-lhe pelo menos os 20Mbps de upload como eu tenho, mas eu tenho um pacote de 500Mb e antes tinha um de 200Mb e esses são os únicos pacotes com um upload de 20Mbps. Se ele não quer fazer um upgrade do pacote dele para os 200Mb e assim ver o upload dele aumentado para 20Mbps, então é um direito dele, mas ele tem que se lembrar que em HFC ele nunca vai ter 100/100 devido à NOS não querer mais evoluir o DOCSIS.

Esta é a realidade e não vale a pena batermos mais no ceguinho, porque os moderadores e a própria NOS não quer mais saber do que nós comentamos aqui, porque eles nada vão mudar só porque nós discutimos aqui sobre este tema centenas de vezes.

Oh meu deus!!! Tiago, eu sei disso!!! 100/100 em HFC NUNCA vai acontecer!!! Não é isso que está em questão! O @Nuno F. Rodrigues percebeu bem o que eu queria dizer!

Isto é simples lógica!

O mais triste? É que passo pelos anúncios do Facebook, por exemplo, e tanto a NOS (oficial) como as DEZENAS senão centenas de “comerciais” anunciam a NOS como REDE FIBRA! A verdadeira FIBRA!!! E angariam clientes!

A ANACOM nada faz perante esta publicidade ENGANOSA e falaciosa… e muito menos quer saber da discriminação que a NOS faz aos seus próprios clientes.

Até há alguns meses, os próprios clientes nem sabiam que velocidades de UPLOAD tinham! Foi uma luta de anos até que “finalmente” a NOS começou a colocar a informação nos contratos, e finalmente na ÁREA DE CLIENTE!!! Agora toda a gente sabe que tem 100/10, ou 200/20. No entanto, essa informação ainda não é passada aos PARCEIROS (grandes empresas como a WORTEN, que declinam responsabilidade pela FALTA DE INFORMAÇÃO sobre as velocidades da NET - que a NOS não fornece / oculta deliberadamente): https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/porque-razao-a-nos-continua-a-esconder-as-velocidades-de-upload-13864

marcolopes
Super User
Super User
May 26, 2020

(ignorar - era uma edição do post anterior que inadvertidamente resultou num novo post)

Tiago Ferreira
Gigabyte
May 26, 2020

Eu entendo o que queres dizer, é a política comercial da NOS que te deixa revoltado e eu concordo eles não distinguirem o HFC do FTTH. Mas enfim eu quanto a esse tema já nem digo nada, porque a NOS só mudará quando houverem muitas reclamações para a ANACOM.

Tiago F.
marcolopes
Super User
Super User
May 26, 2020

Eu entendo o que queres dizer, é a política comercial da NOS que te deixa revoltado e eu concordo eles não distinguirem o HFC do FTTH. Mas enfim eu quanto a esse tema já nem digo nada, porque a NOS só mudará quando houverem muitas reclamações para a ANACOM.

Volto a dizer que, como cliente, e se a NOS mostrasse alguma SERIEDADE e HONESTIDADE, eu até seria um acérrimo defensor, tendo em conta:

• UM BOM preço por pacote (é certo que o upload não é tudo, e hoje em dia os pacotes representam um conjunto de serviços e hardware - e no HARDWARE a NOS perde aos pontos com qualquer outro operador!!!)
  • UMA CLAREZA de informações de velocidades técnicas ANTES do serviço ser instalado (e não depois, propositadamente para o cliente entrar numa espiral burocrática!!!!)
  • UM aumento da velocidade de UPLOAD em HFC para 20Mbits em TODOS os contratos! (porque é tecnicamente viável, porque é MAIS do que justo tendo em conta a concorrência e os clientes HFC 200/20 e FTTH 100/100 da própria NOS)

E a NOS já deu passos em frente… mas continua irredutível na CLAREZA de informação ao consumidor (e já enviei diversas reclamações oficiosas à ANACOM e AUTORIDADE para a concorrência - ZERO FEEDBACK!!!) e na discriminação dos clientes com NET 100/10.

marcolopes
Super User
Super User
June 15, 2020

De acordo com um comunicado enviado à Lusa, além de um levantamento da Internet em Portugal, a ACOP, pretende que a Anacom estabeleça velocidades mínimas obrigatórias de serviço de internet “nunca inferiores a 20 megabits [Mbps]“, através das quais as operadoras “garantam a todos os cidadãos, em todas as partes do território nacional, condições de igualdade de acesso a comunicações de internet”.

https://pplware.sapo.pt/internet/portugal-velocidades-de-internet-nunca-inferiores-a-20-mbps/

Kilobyte
June 25, 2020

Tenho uma ligação HFC.
Logo agora que o período de fidelização está a terminar...

Seja isto uma mera coincidência, ou talvez não, e ainda que não tenha sido informado, acabei de fazer um speedtest… vejam só:

Jose Rodrigues
Super User
Super User
June 25, 2020

@Ricardo Gomes Teixeira  Muito bom, dizem que 100Mb de upload não é possível em rede HFC. só em ftth, mas parece que não é bem assim. Qual é o Router ?

June 25, 2020

@Ricardo Gomes Teixeira , peço-lhe que indique a zona da instalaçao e se possivel a lista de portadoras de upstream que o router registou.

Ser cliente NOS pode não ser fácil, mas a cada obstáculo superado ganha-se força para seguir em frente. Respeito por quem se propõem ajudar sem nada em troca... nem mesmo um obrigado;)
Kilobyte
June 25, 2020

@Ricardo Gomes Teixeira  Muito bom, dizem que 100Mb de upload não é possível em rede HFC. só em ftth, mas parece que não é bem assim. Qual é o Router ?

Dizem... até a fidelização estar a terminar… foi só um heads-up neste topico… :sweat_smile: