Skip to main content
Header
Respondido

Troquei o Router por um ONT - Telefone fixo

Boas a todos,

Neste meu primeiro tópico necessito da vossa ajuda.

Começando pelo início, vou tentar de forma resumida contar a minha utopia com o "fantastico" router que a NOS instalou ca em casa.

Sou cliente FTTH desde agosto 2021, desde o primeiro dia que utilizei outro router (Tp-Link Archer C6) ligado ao da NOS em modo bridge, ja com anterior operador estava assim. De resalvar que se as coisas funcionam eu não preciso de me chatear e está tudo bem, mas tudo muda quando querem mandar naquilo que é meu.

Ora bem, constantemente, desde o início que volta e meia o router NOS perdia a sincronização PON, cheguei a conclusão que não era um problema da fibra pois consegui medir, e tinha valores ma casa dos -2db, simplesmente o router bloqueava (segundo vários técnicos da NOS) passado algumas horas la voltava a funcionar. Trocaram o router, mas o problema precistia, na maioria da vezes um ligar e desligar 10 ou 11 vezes resolvia, chegou ao ponto de ficar com o router sem sincronização por horas em dias diferentes.

Farto e cansado de não ter respostas decentes, e de perceber que os coitados dos técnicos que vinham cá percebiam menos disto que eu (não sou grande mestre em redes) resolvi gastar dinheiro e por mãos à obra.

Arranjei um ONT (huawei HG8012H), e agora vão perguntar como o fiz funcionar, é simples a sincronização é feita pelo operador, só têm que conseguir as credenciais, e lamento, mas não tenho como ajudar, não porque nao queira, mas porque não tenho como, no meu caso foi um pouco de sorte misturada com bastante estudo e alguma insistência.

Neste momento tenho um ONT ligado a um router Tp-Link Archer AX50 com as devidas VLANs 11 Internet; 12 Telefone; 13 IPTV, tudo funciona, as box fazem todas as funções, e pela primeira vez tenho uma ligação de 550/110mb super estável do início ao fim nos testes e com pings de 2ms.

Tudo está perfeito, com excepção do telefone, infelizmente necessito dele, mas não consigo encontrar informação de como o configurar, sinto que fiz o mais difícil, e agora estou a morrer na praia por causa do telefone.

Vi alguém aqui no forum que usou um Cisco SP112, mas com honestidade, é um investimento demasiado elevado para corrigir um problema que me foi causado pelo operador.

Pergunto se ha alguma forma de usar um telefone SIP, pelo pouco que encontrei o sistema da NOS funciona em IP-Phone, mas como disse, não encontrei grande informação.

Será que algum user me consegue ajudar com este assunto?

Desde já agradeço por qualquer ajuda

Mega abraço 

Melhor resposta por Guimas

Bmss6 escreveu:

É possível fazer a troca do Router por um ONT? Pois vou por em casa TP-Link Deco

Ok mas os tp link liga-se ao router, não a um ont

Ver pergunta inicial
Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?

10 Comentários

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29440 comentários
  • 14 de abril de 2022

Bem-vindo ao Fórum NOS @Miguel_Ferreira

Lamentamos o transtorno. 

Agradecemos a partilha da solução para ultrapassar a sua dificuldade com o serviço. No entanto, verificámos que nenhum dos equipamentos que dispõe atualmente tem a entrada de telefone. 

Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • 8 comentários
  • 14 de abril de 2022

Caro @Mário P. Obrigado pela sua resposta.

O que refere é verdade, nenhum dos equipamentos que mencionei no aterior comentário tem porta FXS, contudo isso não seria um problema, pois tenho dispositivos de voz que permitiriam fazer a configuração.

Depois de algum estudo, consegui finalmente perceber como funciona o serviço telefónico da NOS, utiliza o metodo habitual SIP, contudo para que eu possa configurar um telefone necessito das credenciais SIP como proxy, user, password. Assim ficará tudo operacional.

É possível ter acesso a tais dados?

Obrigado desde já.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29440 comentários
  • 14 de abril de 2022

Agradecemos a sua resposta, @Miguel_Ferreira

Endereçámos internamente o seu pedido, assim que tenhamos feedback partilharemos consigo. 

Obrigado

Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • 865 comentários
  • 15 de abril de 2022

Boa tarde, começo por tirar o chapéu à NOS, aceitar a morada MAC do ONT, posso dizer que é uma raridade a nível mundial. Se o ONT funciona fica a questão do router , se a NOS não lhe facultar estes dados, não lhe resta outra opção que é um router que tenha essa função incorporada, muita pesquisa portanto. Os TP link são universais e tudo é automático mas por vezes são curtos. Boa sorte.

• Autor
  • Kilobyte
  • 8 comentários
  • 15 de abril de 2022

@atcrs

Não existe qualquer relação com o MAC, isso é um mito, é tão mito que tenho um ONT próprio, basta apenas saber como fazer as coisas.

Lamento não partilhar como o fiz, mas não me parece o local correto, e alem do mais, eu tive um conjunto de fatores que me permitiu isso, o que não é garantido que resulte com outros.

Quanto aos TP-Link, sei bem o que tenho e a capacidade dos mesmos, foi por uma questão de facilidade, aproveitamento e gasto reduzido de dinheiro.

A questão não está na marca dos equipamentos, está sim no mito de não ser possível remover o router do operador.

Eu entendo a posição da NOS e de todos os demais operadores, é uma questão de gestão de uma rede de clientes. Mas em casos como o meu, e estou certo que ha muita gente assim, é impossível ter um serviço instável. Como a NOS não apresentou uma solução, tive que me fazer à pista e fazer eu próprio.

Estudei muito tudo isto, não é tarefa simples, apenas posso garantir que é possível.

• Kilobyte
  • 21 comentários
  • 10 de julho de 2024

É possível fazer a troca do Router por um ONT? Pois vou por em casa TP-Link Deco

• Autor
  • Kilobyte
  • 8 comentários
  • 10 de julho de 2024

Para quem diz ser impossível, deixo aqui a foto do meu ATI, sem router NOS

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 12137 comentários
  • Resposta
  • 11 de julho de 2024
Bmss6 escreveu:

Ok mas os tp link liga-se ao router, não a um ont

• Autor
  • Kilobyte
  • 8 comentários
  • 11 de julho de 2024

A pergunta foi se era possível trocar o router por um ONT, e sim é possivel

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29440 comentários
  • 13 de julho de 2024

Agradecemos a partilha, @Miguel_Ferreira
Qualquer questão que tenha, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 
Obrigado,

Comentário