Skip to main content
Header
Megabyte
November 18, 2020
Respondido

Quebras no serviço de internet

• November 18, 2020
  • 97 comentários
  • 2318 visualizações

Até à passada sexta feita tinha o vosso serviço IRIS com velocidade 200/20. Após renegociação contratei serviço UMA e internet com velocidade 500/100. Na maioria dos testes que faço tenho as velocidades contratadas.

No entanto, desde a instalação do serviço que tenho constantes quebras no serviço de internet, falhas diárias e diversas vezes por dia. Sou utilizador frequente de serviço de videoconferência e antes com o serviço de 200/20 não tinha qualquer problema mas desde a instalação do serviço 500/100 que tenho falhas com a indicação (no Zoom) de ligação instável, frezes, e por vezes perco a ligação da reunião de videoconferência.

Depois de várias falhas decidi abrir  no segundo ecrã o Gestor de tarefas / Desempenho / Ethernet para monitorizar a ligação e verifico que quando estes problemas acontecem o gráfico cai no fundo, ou seja perco o serviço de internet, apesar de no modem estar tudo Normal (luzes).

O computador está ligado por cabo 5E ao modem, e não existiu qualquer alteração ao meu sistema com a alteração do serviço de internet. É um computador de topo com um i7 e 16gb de ram,...

Já experimentei ter também o pc portátil ligado (por wireless) ao mesmo tempo que estou no computador principal, e acontece exatamente o mesmo problema nos 2 computadores simultaneamente.

Que se passa? contratei um serviço melhor e fiquei com pior qualidade do que tinha num serviço inferior?

Melhor resposta por J_Santos

Bom dia, um atualização:

Na semana passada depois de estar à espera do contato a agendar a vinda do auditor da NOS, decidi enviar um email à Provedoria da NOS. Resultou porque fui contactado.

Foi agendada a vinda de um técnico e do auditor na passada segunda, dia 11/01. O técnico chegou cedo, verificou toda a instalação, interior e exterior, fez testes e não encontrou nenhum problema. Entretanto chegou o auditor, viu a instalação, ligou o equipamento dele e detetou um ruido numa das frequências. Depois de verificarem novamente as ligações encontraram a origem do ruido na ligação entre o cabo e o TAP do 2º poste (coisas que tinham sido mudadas nas ultimas semanas...).

O ruido na frequência ficou resolvido, o restante estaria em valores aceitáveis. O auditor disse para fazer testes durante esta semana para avaliar se o problema estava resolvido.

Resultado: a TV ficou ok, e as falhas nas videochamadas melhoraram bastante. Durante esta semana só tive 3 quebras e nessas ocasiões medi logo de seguida e ainda encontrei velocidades de download nos 350 (de 500mb) e no upload de 25 (de 100mb). Ainda não está resolvido mas está bem melhor.

Ontem fui contactado pela Provedoria, expliquei as falhas que ainda existiram e deram indicação para continuar a contactar o Apoio sempre que existir uma falha para os técnicos tentarem descobrir a origem e ver se agora será só ajustes remotos.

O problema continua mas parece mais próximo de ser resolvido.

97 Comentários

Kilobyte
    February 7, 2021

A única solução é solicitar a troca do router V2 que está com  problemas de firmware pelo Router 5.0 V1 que neste momento é o equipamento mais estável para quem está em teletrabalho e utiliza por exemplo o teams, o zoom ou mesmo vpn da empresa.

Byte
    February 11, 2021

Nem me digam nada.. estou na mesma situação desde que mudei para a UMA de 10 em 10 minutos fico sem internet. E A NOS NÃO RESOLVE ESTE PROBLEMA QUE JÁ DURA há mais de 2 MESES!!!!!!!!!!!!!!!

eu ando igual a minha internet ja anda a ir a baixo uma serie de vezes há já alguns meses, ja liguei para la para resolver o problema á vontade umas 6 vezes, configuram sempre o router mas andas sempre a ir a baixo, hoje vieram trocar o router mas o problema continua, nao sei o que faça, ja tentei ver se o problema podia ser com o meu computador mas isso nao possivel porque com as outras internet’s isso nao acontece, isto esta de mal a pior

Kilobyte
    February 12, 2021

Boa tarde

Hoje, 07/02/2021, estou sem problemas. Estou desde quinta-feira com o router 5.0 V1 e sem quaisquer quebras. Parece que os meus problemas ficaram resolvidos.

Só foi pena terem demorado 80 dias para chegarem à solução, e ser preciso o cliente trabalhar bastante para a solução ser encontrada. Espero que entretanto a NOS consiga um firmware que funcione no 5.0 V2.

Outro pormenor interessante: Tenho verificado os sinais e encontro os mesmos sinais que tinha no V2 mas como o V1 não é tão sensível não falha a net; o engraçado é que os técnicos diziam que os valores dos sinais que estavam errados era culpa do V2 que fazia leituras erradas. Então este também faz leituras erradas e o equipamento do auditor também...

Resumindo, a infraestrutura exterior da NOS está uma desgraça, o que resulta em oscilações das frequências e, consequentemente, quebras na internet para quem usa o router 5.0 V2 porque este é demasiado sensível às oscilações.

Espero que num futuro próximo a infraestrutura exterior seja remodelada, ou melhor substituída para fibra (fibra real FTTH, não a falsa HFC). Pelo menos se querem que os atuais clientes continuem clientes.

Podes tirar uma foto a esse router 5.0 v1? A 2 meses trocaram me para o v2 como tinhas e foi a partir daí que começaram os meus problemas de quebras de net por cabo e o wi-fi desliga se... Penso que seja o mesmo problema que eu tenho!

Kilobyte
    March 17, 2021

Sou utilizador frequente de serviço de videoconferência e antes com o serviço de 200/20 não tinha qualquer problema mas desde a instalação do serviço 500/100 que tenho falhas  e por vezes perco a ligação da reunião de videoconferência, por frações de segundo, mas que em vídeo conferencia é muito  tempo.

Como se poderá resolver esta quebra?

Rui Santos

Kilobyte
    March 26, 2021

@RUIPINHEIRO também estou com 500/100 (Vila Nova de Gaia) e tenho constantes quebras, parece que acontece a cada 2/3 horas, por vezes fica 1-2 segundos sem conexão, mas tem vezes que chega a mais de 1 minuto sem conexão, e por mais que estou tentando não consigo resolver, se conseguiu resolver e souber como me informe por favor.

Kilobyte
    March 26, 2021

Está previsto a visita de um supra técnico, para ver o que se pode fazer. Aguardo e depois direi o resultado.

Inês B.
    Moderador
    March 29, 2021

Olá a todos,

Lamentamos a demora na resposta.

@RUIPINHEIRO, agradecemos a partilha da informação. Caso surjam questões, estamos disponíveis para ajudar.

@Rafael Custodio, respondemos-lhe aqui:

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Kilobyte
    April 5, 2021

Mais um com o mesmo problema...depois de 6 técnicos vindos ao domicílio a situação continua - quebras na conexão.

Parabéns à NOS e ao seu serviço ao cliente! 

Kilobyte
    April 6, 2021

@RUIPINHEIRO alguma novidade?

Do meu lado acabou vindo um técnico da NOS no qual ele fez o downgrade da versão do modem, eu tinha o V2 e ele mudou para o V1 (cilindro), ele disse que houve muitos reports nessa nova versão, na propria morada dele ele teve que fazer o downgrade, estou testando a 3 dias e até então não tive mais quedas

OBS: Me impressionou que só a troca de um modem resolveria, mas ainda estou avaliando, se o modem/router em si apresenta problemas a NOS já deveria fazer recall do mesmo para não termos dor de cabeça.

João H.
    Gestor da comunidade
    April 6, 2021

Olá a todos.

Agradecemos o seu testemunho @Rafael Custodio.

Bem vindo ao Fórum @DSS12313123

Lamentamos o transtorno. Vamos ajudar.

Pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente, para o perfil @Fórum, por favor.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.