Skip to main content
Header
Kilobyte
May 30, 2026
Respondido

Problema de acesso ao Final Fantasy XIV na rede NOS

Boa tarde,

Estou a ter um problema específico com a minha ligação fixa da NOS ao tentar aceder ao jogo Final Fantasy XIV na PS5.

📌 Situação:

• O jogo não consegue carregar a página de login corretamente (o ecrã fica incompleto e não aparece o campo da password)
  • Quando utilizo dados móveis (hotspot do telemóvel), o jogo funciona normalmente e consigo fazer login sem problemas
  • O problema acontece apenas na rede fixa da NOS

✔️ Testes já realizados:

• Reinício completo do router e da PS5
  • Alteração de DNS (Google e Cloudflare)
  • Testes de MTU manual (1473 / 1450 / 1400)
  • UPnP ativo no router
  • NAT Type 2 na PS5
  • Teste com hotspot confirma que não é problema da consola nem da conta

❗ Conclusão dos testes:

Tudo indica que o problema está relacionado com a ligação da NOS aos servidores de autenticação do Final Fantasy XIV (Square Enix), possivelmente um problema de routing ou atribuição de IP.

🔎 Sintomas adicionais:

• O problema começou de forma repentina, após anos sem qualquer dificuldade
  • Outros serviços de internet funcionam normalmente
  • O jogo funciona sem problemas noutra rede (dados móveis)

🙏 Pedido de ajuda:

Gostaria de saber se existe algum problema conhecido na rede NOS ou se é possível:

• Atualizar a rota de ligação
  • Atribuir um novo IP público
  • Ou verificar possíveis bloqueios/routing para servidores da Square Enix

Obrigado desde já pela ajuda.

Melhor resposta por Rafaela F.

Bom dia a todos,

Após análise interna deste tema, identificámos a existência de uma atualização em curso por parte da plataforma com previsão para hoje, 2 de junho.

Deste modo, pedimos que, por favor, testem novamente o acesso depois desta data e nos digam se continuam a sentir dificuldades.

Estamos aqui para ajudar em qualquer questão que surja.

Obrigada

27 Comentários

Kilobyte
June 1, 2026

Recebi esta mensagem, mas o problema continua.

O que é estranho é que é apenas o login no launcher que não funciona eu usei uma vpn para fazer login e quando o jogo abre no main menu antes de clicar no start desligo e funciona tudo perfeitamente…

Para mim a solução vai ser simples em mais nenhuma operadora este problema acontece.

O proprio rapaz da pcmedic disse que realmente é algo do lado da NOS.

Kilobyte
June 1, 2026

Recebi esta mensagem, mas o problema continua.

O que é estranho é que é apenas o login no launcher que não funciona eu usei uma vpn para fazer login e quando o jogo abre no main menu antes de clicar no start desligo e funciona tudo perfeitamente…

Para mim a solução vai ser simples em mais nenhuma operadora este problema acontece.

O proprio rapaz da pcmedic disse que realmente é algo do lado da NOS.

Eu liguei para a PCMedic e deram-me a mesma resposta… Quando ligo para a NOS dizem que não tem qualquer relatório de erro… em fim. Espero que resolvam isto pois não faz qualquer sentido.

Kilobyte
June 1, 2026

Também reportei a situação no site do Square Enix EU Support, mas tive de usar hotspot de outra rede para conseguir entrar no site, pois a NOS não carrega a página.

Rafaela F.
Gestor da comunidade
June 1, 2026

Boa tarde a todos,

Agradecemos os vossos testemunhos e partilha com a comunidade.

Estamos a analisar este tema internamente com as equipas NOS responsáveis e logo que tenhamos mais informações, partilhamos convosco através desta via.

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das últimas novidades.
Rafaela F.
Rafaela F.Gestor da comunidadeResposta
Gestor da comunidade
June 2, 2026

Bom dia a todos,

Após análise interna deste tema, identificámos a existência de uma atualização em curso por parte da plataforma com previsão para hoje, 2 de junho.

Deste modo, pedimos que, por favor, testem novamente o acesso depois desta data e nos digam se continuam a sentir dificuldades.

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das últimas novidades.
Kilobyte
June 2, 2026

apos a actualização parece ok

Kilobyte
June 2, 2026

Bom dia a todos,

Obrigada

Para mim está exatamente igual.

Se alguma coisa mudar volto a escrever.

Kilobyte
June 2, 2026

Nada mudou após a atualização…

Kilobyte
June 2, 2026

e voltou a nao dar, problema mantem-se

ByteSábio
June 2, 2026

têm de testar depois do dia de hoje, como a moderadora disse. experimentem amanhã pra ver se continua igual e partilhem aqui para qur os moderadores possam ajudar 

espero ter ajudado