Caros Amigos
Após dois telefonemas para a Nos sem uma resposta técnica consistente, coloco aqui a minha questão:
1 - Em Setembro estou a pensar mudar de operador;
2 - o meu problema não está em “valores” mas sim em infraestruturas/topologias;
3 - Desenvolvo atividade na área de Sistemas e tenho um escritório na minha residência com a seguinte infraestrutura:
3.1 - Recebo o sinal por cabo (docsis3).
3.2 . O vabo que vem do exterior tem um slipter que reparte os serviços para a box, para um modem de telefone e para um “router” do operador.
3.3 - O router do operador está em modo de bridge, estando ligado a um router meu (wired) o qual vai fazer o respetivo NAT (e outras “coisas” que não interessa para a questão).
3.4 - Ou seja, a única funcionalidade do “router do operador” é apenas e só “dar-me” o IP público e tem todas as restantes funcionalidades desligadas (AP, etc etc).
Como na minha zona, a NOS tem o serviço FTTH, coloquei a questão de como seria eventualmente instalado o serviço mantendo a infraestrutura existente, em que:
4 - O “router” da Nos em modo de bridge - não pretendo qualquer funcionalidade do referido a não ser “dar-me” o IP Público
5 - Não sei como a NOS distribui o sinal de TV e Telefone fixo. Se é tudo através do “router” (o qual está ligado à respetiva ont), necessitarei de um segundo “router” do Operador (penso eu).
Estou a tratar disto com calma. Já tive uma resposta “consolidada” de outro operador de fibra que me instala o serviço em conformidade com a minha infraestrutura
Da Parte da Nos, liguei para a comercial Empresas (eu posso optar pela “empresarial” ou pela “normal”) o comercial disse-me que teria de ter uma resposta dos serviços técnicos, passou a chamada para os serviços técnicos e eles dizem-me que estão ali “apenas para resolver questões dos clientes” ??????? (não fui eu que liguei foi o “comercial” que passou a chamada…..)
Liguei para os Comerciais não Empresariais, fui muito simpaticamente atendido pela Fátima e ela referiu-me que iria falar com um “técnico” para me poder dar alternativas,
Por 4 vezes “apareceram” por aqui “comerciais”, coloquei-lhes a questão, disseram-me que “iriam ver” mas até agora nada (a conclusão é que querem a “venda rápida sem chatices”.
Se alguém da “técnica” da Nos me possa responder a esta questão, ficaria muito grato. Caso pretenda o meu contacto telefónico poderei fornecê-lo a pedido
Obrigado