Skip to main content
widget chatbot
chat
Header

PLOAM password

Boas, acidentalmente troquei o ploam password, por aparecer logo a tela principal. Estou com uma manutenção ocorrendo em minha zona e ao tentar entrar na configuração do router acabei por digitar erroneamente neste campo. Como faço para obter esta passe? 

9 Comentários

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 12518 comentários
  • 19 de junho de 2025

Não é possivel lhe dar essa informação

Jorge C
Super User
  • 8815 comentários
  • 19 de junho de 2025

Boa noite ​@Samuel Cordeiro

Basta que faça um hard reset pressionando por 10s o botão no router até as luzes apagarem. 

Quando reiniciar estará resposta. 

Obrigado.

• Autor
  • Kilobyte
  • 2 comentários
  • 20 de junho de 2025

Tentei este hard reset, mas não resultou

Jorge C
Super User
  • 8815 comentários
  • 20 de junho de 2025

Boa noite ​@Samuel Cordeiro,

É possível que não tenha sido realizado com sucesso.

Confirme se os valores voltaram a ser os que estão indicados no router.

Obrigado.

CP001
  • 1548 comentários
  • 21 de junho de 2025

Boa noite, ​@Samuel Cordeiro,

Isso só com um técnico.

É usual ocorrerem esses problemas de sincronismo e é usual também os técnicos fornecerem as PLOAM passwords aos clientes. O técnico a mim forneceu-me a PLOAM password, penso que por causa dessas situações. Dá jeito e já se tem discutido por aqui no fórum as aplicações da PLOAM password.

Mas vamos ao que interessa: deve falar com o apoio técnico, o técnico desloca-se aí a casa e para resolver o seu problema ele só tem de desencaixar o cabo de fibra do router e pouco depois vai aparecer uma página que pede para introduzir a PLOAM password, volta a colocar o cabo de fibra e aí pode colocar a PLOAM password. Diria que é uma das top tips para qualquer cliente NOS em FTTH

• Autor
  • Kilobyte
  • 2 comentários
  • 23 de junho de 2025

O técnico esteve presente junto ao router, inseriu a PLOAM password e o serviço voltou a funcionar corretamente. No entanto, acho que esse tipo de password, essencial para o funcionamento do serviço, deveria estar mais facilmente acessível ao cliente, quando este consegue comprovar que é o legítimo titular da conta. Além disso, por se tratar de uma configuração crítica, essa password não deveria ser facilmente alterável no router, nem acessível de forma simples, principalmente por impactar diretamente no serviço.

Obrigado a todos pela ajuda.

Jorge C
Super User
  • 8815 comentários
  • 23 de junho de 2025

Boa tarde ​@Samuel Cordeiro

Caso a informação fosse partilhada, poderiam tentar registar outros routers. 

Obrigado.

CP001
  • 1548 comentários
  • 23 de junho de 2025

Caso a informação fosse partilhada? Ela a mim é sempre partilhada pelos técnicos e sou um cliente normal, já lá vão dois técnicos assim, não sei é por se tratar da rede da DS Telecom.

Sobre a utilização de um router próprio, retirando o router da NOS, já aqui foi dito pelo staff do fórum que é possível sem qualquer impedimento no contrato

CP001 escreveu:
João H. escreveu:

Boa tarde, ​@João H. 

Eu entendo o que está a dizer, mas a minha pergunta vai noutro sentido, vai no sentido de saber se a NOS tem alguma coisa a objetar a que o cliente retire o router e ONT da NOS e o substitua por um equipamento próprio. A minha pergunta é:

A NOS considera isso uma violação do contrato que fez com o cliente?

Ou, pelo contrário, nada tem a objetar para além do mencionado pelo ​@João H.?

Que a NOS não garante, nem dá suporte, eu entendo isso, mas a minha questão é outra.

Mário P. escreveu:

@CP001, boa noite. 

O que podemos indicar é que a NOS desaconselha o género de alteração aqui indicada. No entanto, as Condições Gerais Contratuais no seu ponto 9.6 refere o seguinte:

“O Cliente poderá optar livremente pelos equipamentos terminais necessários para utilizar o Serviço, correndo por sua conta os respetivos custos de aquisição ou de aluguer, instalação e manutenção, obrigando-se, porém, a utilizar apenas os que obedeçam às exigências legais em cada momento vigentes e ainda às características e requisitos técnicos necessários à boa e eficaz utilização do Serviço, nomeadamente, as que constituam Condições de Acesso ao Serviço previstas nas Condições Específicas e/ou Formulário, cabendo-lhe assegurar que os mesmos não interferem com a rede ou serviços da NOS.”

Obrigado, 

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30952 comentários
  • 24 de junho de 2025

Boa tarde, ​@Samuel Cordeiro 

A comunidade deu uma boa ajuda sobre esta questão.

No entanto, agradecemos a sua sugestão e ficamos contentes por saber que a situação ficou resolvida.

Estamos disponíveis para ajudar se surgirem mais questões.

Obrigado.