Skip to main content
Header
RicardojrSantos
Terabyte
May 4, 2018

Para quando um upload de 100Mb?

Boas gostaria de saber para quando é que a NOS vai oferecer um uploud de 100Mb nos planos de 100 e 200Mb?
É a única operadora que nos planos "fibra" tem 100Mbps/10Mbps e 200Mbps/20Mbps ao invés de 100Mbps/100Mbps e 200Mbps/100Mbps.

191 Comentários

Zettabyte
    January 2, 2019
    Quem está ligado por cabo coaxial que pense mas é em mudar para um ISP que tenha Fibra na zona se não, não se vão safar!
    AKRYL
    Exabyte
    January 3, 2019
    Estamos perto do final do ano e gostaria de saber se ainda vou ter a sorte de ter o uploud nos 100Mbps como a menina Carolina escreveu.
    Não se esqueça de vir cá dar o feedback dia 02 de janeiro de 2019 :D

Hoje é dia 2 :D

A mim, deram-me a tanga que no pacote 1 GB o máximo de upstream é 20Mbs que não dá para migrar para 100Mbs... parece que o site refere 100Mbs no pacote 1 GB, pelos vistos vou ter de mudar de operador...

https://en.wikipedia.org/wiki/DOCSIS

Pelo que vejo a NOS não actualiza o DOCSIS, mesmo para quem não tem fibra, ainda devem estar na versão 2.0 que diz ser o máximo de 30 Mbit/s de upstream, mas ao mesmo tempo diz 40 Mbit/s de downstream... é claramente mandar areia para os olhos dos clientes...

A rede já tem DOCSIS 3.1, o grande problema do Coaxial é que sofre imenso com interferências externas, ao contrário da fibra-óptica em que não há esse tipo de situações. No caso da fibra-óptica o que o cliente contrata é o valor que tem, seja em Download / Upload.

No caso do serviço Coaxial vai estar sempre dependente do número de clientes na zona, o serviço é partilhado por todos, se houver meia dúzia de clientes a usar bem o serviço nos Downloads, os outros irão ficar sempre limitados a nível das velocidades de Download.

Quanto ao Upload nesta tecnologia não há milagres. A velocidade de Upload é possível, mas está e estará sempre dependente de não haver factores externos a interferir na frequência do Upload. Telefones DECT, Carros Telecomandados, Puxadas ilegais, Aspiradores, etc. Será necessário terem equipas no terreno a fazerem aquilo que se chama de "limpeza" nas células, verificar as conexões dos cabos, se necessário terão que refazer ligações para terem o minímo de ruído possível na rede. A rede Coaxial terá sempre e sempre teve estas limitações, não é por ser DOCSIS 3.1 que deixará de ter essas limitações.

Por isso, quem quer um serviço com estabilidade e velocidades garantidas, fibra-óptica.
    Cell Broadcast :: Cell Info :: SMS-CB :: Difusão Celular :: PWS Public Warning System - https://smscellbroadcast.wordpress.com
    AKRYL
    Exabyte
    January 3, 2019
    O Cabo Coaxial e a Fibra Óptica

O cabo coaxial é como o par trançado de cobre, um cabo que conduz energia sob a forma de corrente elétrica. Diferentemente do par trançado, a simetria do cabo coaxial faz com que o campo eletromagnético fique totalmente confinado entre o conduto interno e a malha externa, resultando em irradiação teoricamente nula. Isso resulta,na prática, no fato de que o cabo coaxial pode transportar os mesmos sinais que o par trançado a distâncias muito maiores, ou, de forma equivalente, pode transportar sinais de freqüência muito mais alta cobrindo as mesmas distâncias.

Na prática, no entanto, em decorrência de imperfeições de sua geometria, o cabo coaxial irradia pequena fração da energia do sinal que por ele trafega. Ao contrário do par trançado, ele não é um bom irradiador, embora também irradie e, conseqüentemente, receba sinais. Isso faz com que cabo coaxial, apesar de menos suscetível a interferências, não seja imune a elas. Essa falta de imunidade representa um inconveniente nas redes HFC, particularmente nos canais de upstream.

Fonte: https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/entendendo-as-redes-hfc-coaxial-tecnologia-equipamentos.406428/
    Cell Broadcast :: Cell Info :: SMS-CB :: Difusão Celular :: PWS Public Warning System - https://smscellbroadcast.wordpress.com
    Kilobyte
    January 3, 2019
    Estamos perto do final do ano e gostaria de saber se ainda vou ter a sorte de ter o uploud nos 100Mbps como a menina Carolina escreveu.
    Não se esqueça de vir cá dar o feedback dia 02 de janeiro de 2019 :D

Hoje é dia 2 :D

A mim, deram-me a tanga que no pacote 1 GB o máximo de upstream é 20Mbs que não dá para migrar para 100Mbs... parece que o site refere 100Mbs no pacote 1 GB, pelos vistos vou ter de mudar de operador...

https://en.wikipedia.org/wiki/DOCSIS

Pelo que vejo a NOS não actualiza o DOCSIS, mesmo para quem não tem fibra, ainda devem estar na versão 2.0 que diz ser o máximo de 30 Mbit/s de upstream, mas ao mesmo tempo diz 40 Mbit/s de downstream... é claramente mandar areia para os olhos dos clientes...

A rede já tem DOCSIS 3.1, o grande problema do Coaxial é que sofre imenso com interferências externas, ao contrário da fibra-óptica em que não há esse tipo de situações. No caso da fibra-óptica o que o cliente contrata é o valor que tem, seja em Download / Upload.

No caso do serviço Coaxial vai estar sempre dependente do número de clientes na zona, o serviço é partilhado por todos, se houver meia dúzia de clientes a usar bem o serviço nos Downloads, os outros irão ficar sempre limitados a nível das velocidades de Download.

Quanto ao Upload nesta tecnologia não há milagres. A velocidade de Upload é possível, mas está e estará sempre dependente de não haver factores externos a interferir na frequência do Upload. Telefones DECT, Carros Telecomandados, Puxadas ilegais, Aspiradores, etc. Será necessário terem equipas no terreno a fazerem aquilo que se chama de "limpeza" nas células, verificar as conexões dos cabos, se necessário terão que refazer ligações para terem o minímo de ruído possível na rede. A rede Coaxial terá sempre e sempre teve estas limitações, não é por ser DOCSIS 3.1 que deixará de ter essas limitações.

Por isso, quem quer um serviço com estabilidade e velocidades garantidas, fibra-óptica.

Obviamente a fibra é muito melhor, mas se a NOS não se dedica a estender fibra nas áreas residenciais pelos vistos a opção é trocar de operador e se as pessoas têm fidelização podem rescindir o contrato por justa causa porque a NOS no pacote GIGA tem que o upload é de 100Mbs e não 20Mbs, nem têm nenhum * a dizer que por teres coaxial só tens 20Mbs de upstream... creio que é isto que deixa os clientes lixados...

Pelo que vejo o DOCSIS 3.1
    Maximum downstream capacity - 10 Gbit/s
    Maximum upstream capacity - 1–2 Gbit/s
    Features - Significantly increased downstream/upstream data rates, restructured channel specifications

Se podem dar os 100Mbs ou não já é outra coisa, visto tal como referiste, o cabo é partilhado, mas por isso mesmo é que têm de melhorar a rede se não querem perder clientes...
    Megabyte
    January 3, 2019
    Tenho o serviço UMA de 200/20 . E acabei de perder a única coisa que sempre correu bem na NOS ( a velocidade de upload).
    Dos 20 MB que tinha, atualmente tenho apenas 2MB...
    Kilobyte
    January 3, 2019
    Que me dizem desta foto, teste realizado junto ao router. Serviço UMA 200/100.

marcolopes
    Super User
    Super User
    January 4, 2019
    Tenho o serviço UMA de 200/20 . E acabei de perder a única coisa que sempre correu bem na NOS ( a velocidade de upload).
    Dos 20 MB que tinha, atualmente tenho apenas 2MB...

Deve ser um problema técnico... no meu caso foi diferente... tinha 20 de upload e fui cortado para 10 porque é o contratado! A minha pergunta é: SE PODEM DAR 20 SEM PROBLEMAS, porque não dão pelo menos esses 20 em zonas HFC? PORQUE NÃO QUEREM!

Vergonha!!! Nem os míseros 20Mbps dão na rede HFC...
    Zettabyte
    January 4, 2019
    Têm de reiniciar os equipamentos 5x por dia, diariamente excepto ao domingo, para ver se resolve :D
    Façam continha com isso... desde que paguem as faturas...
    Kilobyte
    January 7, 2019
    Que me dizem desta foto, teste realizado junto ao router. Serviço UMA 200/100.

hahaha. Isto aqui é igual... Quando ligo o pc tenho sempre ip inválidos ect... A partir das 5h da tarde a velocidade de download vai dos 24mb's para 5mb's.... mas o incrível é que nos speed test tenho sempre os 200mb's. Mas em download é o contrario.
    Tiago Ferreira
    Gigabyte
    July 8, 2019
    Deixo aqui uma GRANDE novidade para todos os interessados nos novos pacotes da NOS: Novos pacotes
    Leiam com atenção!
    Tiago F.