É a única operadora que nos planos "fibra" tem 100Mbps/10Mbps e 200Mbps/20Mbps ao invés de 100Mbps/100Mbps e 200Mbps/100Mbps.
- A REDE NOS está assente em DUAS tecnologias distintas:
1) HFC - vulgarmente apelidada de CABO
2) FTTH - vulgarmente apelidada de FIBRA
- A NOS NÃO discrimina as suas ofertas comerciais por tipo de tecnologia (*** apelidando a sua rede como sendo FIBRA ***) ou seja, TODOS os clientes pagam “o mesmo”
- Os clientes servidos pela tecnologia FIBRA sempre tiveram VELOCIDADES mínimas de UPLOAD de 100Mbits
- A tecnologia CABO esteve limitada durante décadas a VELOCIDADES máximas de UPLOAD de 20Mbits (5 vezes inferiores à FIBRA)
- Os clientes CABO sempre estiveram PREJUDICADOS na qualidade de serviço (velocidades de UPLOAD) face aos clientes FIBRA, pagando exactamente o mesmo!
- A NOS tem vindo a efectuar UPGRADES nas zonas com tecnologia CABO (DOCSIS 3.1) que passaram a permitir VELOCIDADES de UPLOAD equiparadas as zonas FIBRA (100Mbits)
- A NOS NÃO ACTUALIZOU os clientes das zonas CABO cuja tecnologia já permite UPLOAD de 100Mbits para esta velocidade (mantendo as velocidades de 20Mbits)
- Ao efectuar um teste de cobertura na página da NOS: https://www.nos.pt/particulares/pacotes/todos-os-pacotes/Paginas/cobertura-r1.aspx?cp7=NDgwMC0xNzY=&tech=HFC
O resultado é: "Tem Fibra na sua morada." (não tenho FIBRA, tenho CABO!)
- Actualmente estou numa ZONA CABO (HFC) onde a tecnologia (DOCSIS 3.1) JÁ PERMITE velocidades de UPLOAD equiparadas às zonas FIBRA (100Mbits)
- A NOS continua a discriminar os clientes das zonas CABO, embora a tecnologia permita que os mesmos tenham uma qualidade de serviço equiparada aos clientes das zonas FIBRA!
- A NOS recusa o upgrade da VELOCIDADE de UPLOAD de acordo com as velocidades da tecnologia FIBRA (100Mbits) sem que o meu contrato seja RENEGOCIADO (com fidelização de 24 meses)
Em resumo: Não obstante ter prejudicado os clientes das zonas CABO face aos clientes em zonas FIBRA, continua sem tomar medidas para mitigar a disparidade / desigualdade na qualidade do serviço prestado aos seus clientes.
Discordo do ponto de vista.
HFC é fibra + coaxial, por isso chamar de cabo está errado.
O que está a fazer podemos fazer também aos clientes de satélite. O serviço é muito pior mas pagam o mesmo. Para mim não faz sentido estares a dizer que clientes HFC são descriminados. É o serviço que temos disponivel naquele local.
A NOS não tem que aumentar a velocidade de upload só porque já o pode. Mas até que o fez a toda a gente que tinha 10mbps. Não foi muito, mas passou para 20mbps.
A diferença de serviço para ( vamos dizer .. 90%) de utilizadores é nula.
Discordo do ponto de vista.
HFC é fibra + coaxial, por isso chamar de cabo está errado.
O que está a fazer podemos fazer também aos clientes de satélite. O serviço é muito pior mas pagam o mesmo. Para mim não faz sentido estares a dizer que clientes HFC são descriminados. É o serviço que temos disponivel naquele local.
A NOS não tem que aumentar a velocidade de upload só porque já o pode. Mas até que o fez a toda a gente que tinha 10mbps. Não foi muito, mas passou para 20mbps.
A diferença de serviço para ( vamos dizer .. 90%) de utilizadores é nula.
Caro
- “HFC é fibra + coaxial, por isso chamar de cabo está errado” - da mesma forma, chamar de FIBRA está errado! De acordo?
- “O que está a fazer podemos fazer também aos clientes de satélite. O serviço é muito pior mas pagam o mesmo.” - se pagam o MESMO é porque querem… os clientes SATÉLITE não estão englobados na OFERTA COMERCIAL FIBRA (perdão… CABO + FIBRA!). Os clientes SATÉLITE sabem que têm um serviço SATÉLITE, e têm uma OFERTA COMERCIAL própria. A NOS até poderia cobrar o DOBRO ou o TRIPLO (porque é um serviço distinto e completamente diferenciado!)
- “A NOS não tem que aumentar a velocidade de upload só porque já o pode. Mas até que o fez a toda a gente que tinha 10mbps. Não foi muito, mas passou para 20mbps” - A NOS não tem mas DEVE aumentar a velocidade porque já o pode! Da mesma forma que, depois de ANOS de protesto dos clientes, aumentou a velocidade de uns míseros 10Mbits para 20Mbits (porque podia e porque começou a ser quase escandaloso os clientes CABO estarem a ser penalizados com velocidades 10 VEZES… repito, DEZ VEZES inferiores!!)
- “A diferença de serviço para ( vamos dizer .. 90%) de utilizadores é nula.” - Como assim?? Perdi-me! Tendo em conta que grande parte da rede da NOS é HFC (CABO), e as velocidades são mantidas na idade da pedra (20Mbits), e a NOS apenas aumenta a velocidade quando cliente é literalmente obrigado a contratar um pacote megalómano de 500/100 (quando a FIBRA permite 200/100 e deveria até permitir 100/100), podemos deduzir que grande parte dos clientes HFC (CABO) estão a ser GRAVEMENTE prejudicados!!! (a não ser que a NOS já tenha convencido grande parte dos clientes a PAGAR por algo que, sinceramente, ninguém precisa, que são… 500Mbits de download!!!)
Bom dia
Refere-se à adição da informação do upload no site?
Sem ser na informação das condições de serviço?
Obrigado
Bom dia
Refere-se à adição da informação do upload no site?
Sem ser na informação das condições de serviço?
Obrigado
Não tendo discriminado o valor de upload e download pode-se chegar à conclusão que a NOS é obrigada a oferecer essa velocidade independentemente de ser download ou upload.
100 Mbps de upload era um exclusivo da rede fibra da NOS, para pacotes 100/200/400/500/1000 Mbps de download.
Entretanto houve a promessa de que toda a rede, incluindo a rede HFC, ficaria em 100 Mbps de upload. Para aceder a essas velocidades a NOS garantia em 2018 que isso podia implicar upgrade às instalações atuais dos clientes. Promessa aqui:
E assim fez. A NOS lançou routers DOCSIS 3.1 que permitem essas velocidades (giga routers) e garantiu que todos os clientes 500 Mbps eram instalados com esses giga routers.
Assim foi possível para esses clientes atribuir 100 Mbps de upload.
Nos demais clientes HFC (200 e 100 Mbps) convivem routers DOCSIS 3.0 e DOCSIS 3.1. E assim só foi possível disponibilizar 20 Mbps para esses. Tecnicamente é possível disponibilizar 100 Mbps em DOCSIS 3.0, mas a rede da NOS não foi preparada para tal, nem sei se estará preparada para ter tantos clientes com 100 Mbps de upload.
Os técnicos que vêm aqui a casa explicaram-me que a ideia é ir passando a rede paulatinamente para fibra FTTH ao longo dos próximos anos. Em fibra todos os clientes têm 100 Mbps de upload. Essa mesma informação está aqui:
Sugestão à NOS: Para cumprir a promessa feita aqui em 2018, todos os clientes com Giga router deviam ter acesso aos 100 Mbps de upload.
Não tendo discriminado o valor de upload e download pode-se chegar à conclusão que a NOS é obrigada a oferecer essa velocidade independentemente de ser download ou upload.
Caro
100 Mbps de upload era um exclusivo da rede fibra da NOS, para pacotes 100/200/400/500/1000 Mbps de download.
Entretanto houve a promessa de que toda a rede, incluindo a rede HFC, ficaria em 100 Mbps de upload. Para aceder a essas velocidades a NOS garantia em 2018 que isso podia implicar upgrade às instalações atuais dos clientes. Promessa aqui:
E assim fez. A NOS lançou routers DOCSIS 3.1 que permitem essas velocidades (giga routers) e garantiu que todos os clientes 500 Mbps eram instalados com esses giga routers.
Assim foi possível para esses clientes atribuir 100 Mbps de upload.
Nos demais clientes HFC (200 e 100 Mbps) convivem routers DOCSIS 3.0 e DOCSIS 3.1. E assim só foi possível disponibilizar 20 Mbps para esses. Tecnicamente é possível disponibilizar 100 Mbps em DOCSIS 3.0, mas a rede da NOS não foi preparada para tal, nem sei se estará preparada para ter tantos clientes com 100 Mbps de upload.
Os técnicos que vêm aqui a casa explicaram-me que a ideia é ir passando a rede paulatinamente para fibra FTTH ao longo dos próximos anos. Em fibra todos os clientes têm 100 Mbps de upload. Essa mesma informação está aqui:
Sugestão à NOS: Para cumprir a promessa feita aqui em 2018, todos os clientes com Giga router deviam ter acesso aos 100 Mbps de upload.
Perfeito. A NOS sabe muito bem ao que nos referimos, mas prefere fazer-se de desentendida.
Entretanto peço a todos os lesados que façam uma reclamação fundamentada no LIVRO de RECLAMAÇÕES para chegar à ANACOM: https://www.livroreclamacoes.pt/Inicio/
Caso a ANACOM nada faça (porque a NOS aparentemente nada faz) passaremos ao PROVEDOR de JUSTIÇA.
Bom dia
Refere-se à adição da informação do upload no site?
Sem ser na informação das condições de serviço?
Obrigado
Exactamente! E não é apenas no site… veja o primeiro POST deste tópico! A NOS, segundo informações prestadas pelos parceiros, NÃO ENVIA informação sobre as velocidades de UPLOAD para qualquer publicação / informação publicitária, vendas, etc!!
E não envia porque teria de discriminar as tecnologias… e ter diversas ofertas… e tal iria alertar os clientes para a discriminação que é feita, e a NOS iria ter de informar ANTES da contratação quais são as velocidades suportadas na ZONA…
Assim sendo, prefere ter uma OFERTA ÚNICA (que apelida como sendo FIBRA) e que inclui pacotes com velocidades de UPLOAD muito distintas dependendo da tecnologia da REDE:
- CABO = 200/20
- FIBRA = 200/100
Mas o objectivo deste tópico é sensibilizar a NOS para a discriminação que fez na última década entre os clientes CABO vs clientes FIBRA, onde os clientes CABO tiveram 10 VEZES menos velocidade!
Em 2022 essa discriminação deixou de fazer sentido, uma vez que, tal como já foi dito aqui diversas vezes, a NOS efectuou UPGRADE da tecnologia DOCSIS 3.0 para 3.1 (desconheço que toda a rede CABO está actualizada, mas uma boa parte dela está!) que passou a permitir que a VELOCIDADE de UPLOAD da rede CABO esteja equiparada à da rede FIBRA (100Mbits)
Resposta da NOS a reclamação efectuada no LIVRO de reclamações:
Caro Cliente,
Analisámos a reclamação que apresentou no livro e desta forma prestamos-lhe os esclarecimentos necessários.
Relativamente ao exposto cumpre-nos informar que na disponibilização do Serviço NOS, são utilizadas várias configurações de rede, quer através da rede de fibra ótica diretamente a casa dos Clientes quer através da sua ligação até ao exterior das residências.
A única condição para usufruir deste serviço, desde que a área geográfica tenha cobertura, reside no facto do mesmo necessitar de um equipamento específico.
Assim sendo, as várias configurações de rede garantem de igual modo a qualidade do serviço independentemente da base tecnológica utilizada no seu fornecimento.
Mais informamos que os serviços estão a ser prestados de acordo com o contratado, não tendo sido verificada nenhuma anomalia no serviço de internet.
Se precisar de alguma informação adicional, contacte-nos, estamos sempre disponíveis para si.
Informamos que, para a resolução de conflitos de consumo, os clientes consumidores têm ao seu dispor as entidades de Resolução Alternativas de Litígios de Consumo, cujos contactos podem ser consultados em www.nos.pt.
Obrigado,
Serviço ao Cliente
Agora com vai falar com a ANACOM sou eu!
Boa tarde
Agradecemos a sua partilha.
Por favor, fale connosco se surgir alguma questão ou sugestão. Estamos sempre disponíveis para ajduar.
Obrigado
A NOS começou a CENSURAR tópicos incomodativos? https://forum.nos.pt/internet-nos-4/porque-razao-a-nos-continua-a-esconder-as-velocidades-de-upload-13864
Para onde migrou este tópico?
Felizmente a NOS não é “dona” da INTERNET… https://web.archive.org/web/20221208155256/https://forum.nos.pt/internet-nos-4/porque-razao-a-nos-continua-a-esconder-as-velocidades-de-upload-13864
---
EDIT: Os moderadores “enterraram” um tópico muito específico (porque incomoda) neste mesmo tópico (temas diferentes!!! Um expõe claramente uma ilegalidade da NOS, o outro - este - é apenas uma discussão sobre quando é a NOS teria velocidades de 100 Mbits de UPLOAD)
Bom dia
Não nos revemos no género de prática que descreve e, por isso, queremos melhor compreender o que se passa. Confirme, por favor, se não tem que ver com os comentários deste artigo.
Adicionalmente, e para esclarecer, cabe à moderação a organização do Fórum NOS e a sua informação, pelo que, conforme os termos e condições do Fórum NOS e as suas boas práticas, podemos realizar as alterações que melhor convir à organização sem comprometer a informação deixada, seja ela positiva ou negativa para uma consulta de todos.
Quanto a esta temática, verificamos que, de facto, há diversos artigos que, oportunamente, serão avaliados quanto à necessidade de alocação como:
Sabemos, também, que existem assuntos que podem ser mais sensíveis, no entanto, em qualquer situação, pedimos que, por favor, mantenham a cordialidade e que respeitem as Boas Práticas que caracterizam o Fórum NOS.
Muito obrigado
Bom dia
Não nos revemos no género de prática que descreve e, por isso, queremos melhor compreender o que se passa. Confirme, por favor, se não tem que ver com os comentários deste artigo.
Esse “tópico” https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/porque-razao-a-nos-continua-a-esconder-as-velocidades-de-upload-13864 foi “enterrado” pela moderação.
Esse “tópico” (original) pode ser encontrado aqui (porque o ORIGINAL foi removido do fórum): https://web.archive.org/web/20221208155256/https://forum.nos.pt/internet-nos-4/porque-razao-a-nos-continua-a-esconder-as-velocidades-de-upload-13864
e foi removido por forma a não dar nas vistas, o que é de lamentar!
Aliás, gostaria de saber onde pode o consumidor consultar actualmente as condições da OFERTA de PACOTES NOS (os detalhes pormenorizados das ofertas) pois não consigo encontrar qualquer LINK ou ABA ou SEPARADOR (etc etc) na página das ofertas comerciais: https://www.nos.pt/pacotes/net-tv-voz-movel#pacotes
Boa noite
Agradecemos a sua mensagem. Vamos esclarecer.
Os tópicos criados por utilizadores não são eliminados ou removidos sem aviso prévio. Podem, sim, ser movidos para outros tópicos com maior relevância e que abordem o mesmo tema, de forma a manter a organização e facilidade de consulta de informação no Fórum NOS, por todos os utilizadores.
Para esclarecer, e após analisar pode confirmar que o seu comentário encontra-se visível, neste artigo, que é o mais antigo “Para quando um upload de 100Mb?”.
Respondemos à sua questão aqui, pelo que pedimos, por favor, que não pratique spam na comunidade, de forma ser possível manter a organização do Fórum NOS.
Obrigado
Comentário
Enter your E-mail address. We'll send you an e-mail with instructions to reset your password.