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Novamente a saga de perda de pacotes... temporada (já não sei)


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47 Comentários

Jorge C
Super User
  • 8381 comentários
  • 14 de novembro de 2023


  • Autor
  • Gigabyte
  • 87 comentários
  • 15 de novembro de 2023

@Guimas não tenho tanta certeza assim.
Qualquer avaria física não consegue padrões recorrentes como o que está a acontecer.
A ser ruído, tem de estar a ser condicionado por algum equipamento externo à linha física.
E o ruído, pode/deve afectar a velocidade, coisa que, qualquer “speedtest” não mostra… pelo menos, ao nível de perda de pacotes que, quando se aconteces, anda pelos 50%… logo, a velocidade deveria cair para os 50%.
E já agora, sim, o técnico “mexe” no IP configurado por mim, no router, pois tem acesso ao router.
O que eu escrevi, é que qualquer técnico deveria, no mínimo, saber que um router, por regra, disponibiliza endereços IP pelo serviço DHCP.
Logo, qualquer técnico, deveria saber que alterando um endereço “de fabrica”, tem de obrigatoriamente verificar o estado do serviço DHCP e, caso esteja activo, configurar de acordo!
Mas, também admito que o meu estado de irritação com o problema, me levasse a ser grosseiro e tenha “desorientado” o técnico e... que se tenha esquecido.
Foi um mero reparo.


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • 30062 comentários
  • 15 de novembro de 2023

Boa tarde, @Paulo Figueiredo.

Lamentamos a situação. Por favor, partilhe connosco a resolução após a assistência técnica.

Obrigado


Guimas
Super User
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  • Super User
  • 12278 comentários
  • 15 de novembro de 2023
Paulo Figueiredo escreveu:

@Guimasnão tenho tanta certeza assim.
Qualquer avaria física não consegue padrões recorrentes como o que está a acontecer.
A ser ruído, tem de estar a ser condicionado por algum equipamento externo à linha física.
E o ruído, pode/deve afectar a velocidade, coisa que, qualquer “speedtest” não mostra… pelo menos, ao nível de perda de pacotes que, quando se aconteces, anda pelos 50%… logo, a velocidade deveria cair para os 50%.
E já agora, sim, o técnico “mexe” no IP configurado por mim, no router, pois tem acesso ao router.
O que eu escrevi, é que qualquer técnico deveria, no mínimo, saber que um router, por regra, disponibiliza endereços IP pelo serviço DHCP.
Logo, qualquer técnico, deveria saber que alterando um endereço “de fabrica”, tem de obrigatoriamente verificar o estado do serviço DHCP e, caso esteja activo, configurar de acordo!
Mas, também admito que o meu estado de irritação com o problema, me levasse a ser grosseiro e tenha “desorientado” o técnico e... que se tenha esquecido.
Foi um mero reparo.

Pode ligar a quem quiser no apoio técnico que nenhum técnico vai saber do que fala e se quiser configurar para ser você a fazer.

O ruido pode não afetar a velocidade e causar apenas e unicamente a perda de pacotes.


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • 30062 comentários
  • 16 de novembro de 2023

Boa tarde, @Paulo Figueiredo 

Lamentamos a situação que descreve. Dê-nos, por favor, oportunidade de ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum  acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

 


  • Autor
  • Gigabyte
  • 87 comentários
  • 16 de novembro de 2023

Boa noite @João H. , sim, darei, se as intervenções que têm estado a decorrer, não surtirem efeito.

Entretanto, e após a segunda intervenção de um técnico no local, que detectou algum ruído na rede e efectuou algumas alterações de fichas, splitters e filtros, o estado da rede tem vindo a melhorar significativamente.
O técnico chegou a substituir a minha box 2.0HD antiga (já tinha uns 10/12 anos) por outra sem disco, mantendo o serviço IRIS.
Também optei por manter desligado o meu IP na DMZ… embora, não tenha perdido conectividade na minha rede interna com o dispositivo… ainda assim, está desligado, por enquanto.

Amanhã, sexta-feira, a partir das 22:00h, tenho programado uma actividade com utilização intensa de ligação à internet e… vou aguardar o resultado.


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • 30062 comentários
  • 17 de novembro de 2023

Bom dia, @Paulo Figueiredo.

Agradecemos o seu testemunho.

Se surgirem mais temas, partilhe connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


  • Autor
  • Gigabyte
  • 87 comentários
  • 19 de novembro de 2023

Bom… finalmente, depois de na passada sexta-feira, ter a indicação de que viria ao local uma equipa de exteriores (falharam a primeira visita, dando o assunto por concluído… sem sequer investigarem, pelo que percebi), o assunto por agora, parece estar resolvido.
A perda de pacotes está inferior a 1% (!!!) numa amostragem de mais de 8200 ping’s.

Pena que o atendimento (16990) não tenha capacidade para perceber com quem está a falar e seja preciso chegar ao limite de utilizar linguagem grosseira, incomodando os técnicos, que, muitas das vezes, não têm culpa e apenas seguem scripts/procedimentos pré-estabelecidos sem conhecimentos para encaminhar os problemas para as equipas mais adequadas.

Espero que para a próxima vez que tenha necessidade de ligar para o 16990, não venham com a conversa do costume… reiniciar o router, repor padrões de fábrica, depois de indicar que não tenho problemas do lado de “dentro” do router!

É tudo… por agora!


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • 30062 comentários
  • 20 de novembro de 2023

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho e partilha @Paulo Figueiredo.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


  • Kilobyte
  • 6 comentários
  • 8 de abril de 2024

Boa Noite,

Problema de perda de pacotes todos dias(ou quase todos dias), em horario comercial nota-se mais (entre as 20h e 23h).

1- O problema acontece com Internet Fixa e Wireless

2 - Testado e provado que o problema acontece em varios computadores

3 - Ja me foi trocado o router, o problema continua, sem qualquer alteracao.

4 - Ja existiram 4/5 visitas de técnicos NOS , e não conseguem evitar a perda de pacotes.

    4.1 - Uma das visitas foi revista toda a cablagem interna (dentro de casa) e externa (predio, substituido cabo de entrada em casa.

   4.2 - Um dos tecnicos ligou para o backoffice comprovando que não ha historico de problemas de Ruido, OSNR ok . (logo não pode ser interferencia externa… ou seja outro aparelho que eu tenha em casa)

5 - Um dos testes que faço é bastante simples , ping para o site da nos … em anexo, timeouts contantes (comprovado em varios pcs)

6 - O outro teste é através de uma tool conhecida por toda a gente que trabalhe com telecomunicações (My Trace Route).

    6.1 - Quando o problema esta a acontecer confirma-se a perda de pacotes em varios “Hops” no caminho ( ICMP teste entre o meu router e o site da NOS.PT).

 

Nota Importante : Ja liguei inumeras vezes para o suporte técnico e ninguem me consegue resolver o problema, alias uma das vezes que liguei disseram que a NOS não se responsabiliza por perda de pacotes :) aahhaha engraçado que a perda de pacotes esta a acontecer apenas em Hops na vossa rede…

 

Aguardo mais 1 resposta… De alguem que tenha … e diga que o problema é congestionamento na rede… Eu quero isto resolvido senao cancelo o contrato.

 

Br,

Hugo Rosario

 


Guimas
Super User
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  • 12278 comentários
  • 8 de abril de 2024

Isso não é congestionamento na rede. É ruido na caixa da célula ( á partida).


  • Kilobyte
  • 6 comentários
  • 8 de abril de 2024

Obrigado pelo comentario, mas tenho essa duvida, não sei mesmo onde possa estar o problema.

Se Fosse Ruido na Caixa da Celula , não seriam problemas de ruido ? ( no meu router, quando analisado pelo suporte da NOS nao tinha, qualquer problema de OSNR/Ruido em tempo real/historico , será mesmo ruido na caixa da celula ?? )

 


Guimas
Super User
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  • Super User
  • 12278 comentários
  • 9 de abril de 2024

Eu assumo que seja igual ao meu problema, que era ter bastante packet loss. A NOS nunca o conseguiu resolver porque não era detetado nem remotamente nem pelos técnicos. O problema: ruido na célula que afetava uma série de clientes. Ou seja, o sistema que utilizam não deteta o ruido e sendo assim a equipa técnica nada tem a resolver.


João H.
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  • 30062 comentários
  • 9 de abril de 2024

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho @Hugo Rosario e a partilha do @Guimas. Vamos ajudar a analisar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com:

  • O seu número de cliente NOS;
  • Número de contribuinte associado ao contrato;

Obrigado

 


  • Kilobyte
  • 8 comentários
  • 2 de dezembro de 2024

Estou com os mesmo problema… a meses o apoio tecnco da nós so serve de papel figurante, a atendente nem percebe nada de ping, estou aqui pendurado pensando em contratar outro serviço..


Olaf
Super User
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  • Super User
  • 4189 comentários
  • 2 de dezembro de 2024

contrate, nenhum deles garante aquilo que pretende 


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • 30062 comentários
  • 2 de dezembro de 2024

Boa tarde ​@Yanik Domingos,

Agradecemos a sua mensagem. Respondemos-lhe neste tópico.

Obrigado


Boa tarde.

Encontro-me numa situação parecida ao que relatam neste thread.

O que está a acontecer de momento é que a Internet “vai abaixo” várias vezes por dia durante 1 ou 2 segundos, a horários completamente aleatórios.

O que já foi feito - 

Ao inicio pensava que era do meu PC portanto andei com updates à bios/drivers até que testei noutro computador e o resultado era o mesmo, PC’s com NIC’s diferentes.

Posto isto, ligo para o Apoio ao Cliente ao que o Técnico me pede para ligar o PC diretamente ao Router, só que o resultado é o mesmo.

Agenda visita do Técnico 

23/04 - Técnico troca router e sobe ao poste “para ver” como estava a ligação, ao qual ele diz que havia uns fios torcidos e que ele os destroceu. Verifica o sinal e claro que está bom.

23/04 - Net dropa 1x depois do técnico ir embora, ok podia aindar estar a estabilizar.

24/04 - Net dropa 1x

25/04 - Não dropou uma única vez

Hoje - 26/04 - Net já dropou 3x num espaço de 7h

Sempre que isto acontece, aparece isto nos Logs do Router

 

 

 

O meu caso já está a ser seguido pela Equipa Técnica mas como é F.D.S. , não me podem ajudar.

Com os casos que li neste thread e noutros, não tenho muita esperança que o meu problema seja resolvido

Cumps


  • Kilobyte
  • 8 comentários
  • 26 de abril de 2025
LuísLourenço97 escreveu:

Boa tarde.

Encontro-me numa situação parecida ao que relatam neste thread.

O que está a acontecer de momento é que a Internet “vai abaixo” várias vezes por dia durante 1 ou 2 segundos, a horários completamente aleatórios.

O que já foi feito - 

Ao inicio pensava que era do meu PC portanto andei com updates à bios/drivers até que testei noutro computador e o resultado era o mesmo, PC’s com NIC’s diferentes.

Posto isto, ligo para o Apoio ao Cliente ao que o Técnico me pede para ligar o PC diretamente ao Router, só que o resultado é o mesmo.

Agenda visita do Técnico 

23/04 - Técnico troca router e sobe ao poste “para ver” como estava a ligação, ao qual ele diz que havia uns fios torcidos e que ele os destroceu. Verifica o sinal e claro que está bom.

23/04 - Net dropa 1x depois do técnico ir embora, ok podia aindar estar a estabilizar.

24/04 - Net dropa 1x

25/04 - Não dropou uma única vez

Hoje - 26/04 - Net já dropou 3x num espaço de 7h

Sempre que isto acontece, aparece isto nos Logs do Router

 

 

 

O meu caso já está a ser seguido pela Equipa Técnica mas como é F.D.S. , não me podem ajudar.

Com os casos que li neste thread e noutros, não tenho muita esperança que o meu problema seja resolvido

Cumps

Fiquei um ano a lutar com o mesmo problema 1 ano sem conseguir jogar a  sofrer muito pra poder matar 1 inimigo um monte de conctacto com o supoorte mas sem solução tive que mudar pra NOWO e rescindir o contracto com a NOS e na NOWO esta bem melhor q NOS e olha que nem é FIBRA apenas 250mbps Down e 15mpbs Upload 


Jorge C
Super User
  • 8381 comentários
  • 26 de abril de 2025

Boa tarde ​@Yanik Domingos

Fico satisfeito que tenha resolvido a questão. 

Obrigado.


 

Yanik Domingos escreveu:

 Fiquei um ano a lutar com o mesmo problema 1 ano sem conseguir jogar a  sofrer muito pra poder matar 1 inimigo um monte de conctacto com o supoorte mas sem solução tive que mudar pra NOWO e rescindir o contracto com a NOS e na NOWO esta bem melhor q NOS e olha que nem é FIBRA apenas 250mbps Down e 15mpbs Upload 

Este problema só começou a acontecer há cerca de 1 mês e pelo que o Técnico que cá veio disse, foi alguém ou da NOS ou da Vodafone que andou a mexer na caixa exterior.


LuísLourenço97 escreveu:

Boa tarde.

Encontro-me numa situação parecida ao que relatam neste thread.

O que está a acontecer de momento é que a Internet “vai abaixo” várias vezes por dia durante 1 ou 2 segundos, a horários completamente aleatórios.

O que já foi feito - 

Ao inicio pensava que era do meu PC portanto andei com updates à bios/drivers até que testei noutro computador e o resultado era o mesmo, PC’s com NIC’s diferentes.

Posto isto, ligo para o Apoio ao Cliente ao que o Técnico me pede para ligar o PC diretamente ao Router, só que o resultado é o mesmo.

Agenda visita do Técnico 

23/04 - Técnico troca router e sobe ao poste “para ver” como estava a ligação, ao qual ele diz que havia uns fios torcidos e que ele os destroceu. Verifica o sinal e claro que está bom.

23/04 - Net dropa 1x depois do técnico ir embora, ok podia aindar estar a estabilizar.

24/04 - Net dropa 1x

25/04 - Não dropou uma única vez

Hoje - 26/04 - Net já dropou 3x num espaço de 7h

Sempre que isto acontece, aparece isto nos Logs do Router

 

 

 

O meu caso já está a ser seguido pela Equipa Técnica mas como é F.D.S. , não me podem ajudar.

Com os casos que li neste thread e noutros, não tenho muita esperança que o meu problema seja resolvido

Cumps

Não consigo editar o post mas consegui apanhar a internet a “dropar” e ao olhar para o WinMTR, não houve mudanças.