Header
Respondido

Novamente a saga de perda de pacotes... temporada (já não sei)


Reputação 1

Cá estou de novo, sim, sou reincidente…
Depois de ligar vários dias para um atendimento, supostamente, para resolver problemas, continuo com um serviço de internet deficiente e recorrente.
Quem perceber um pouco de pings, latências e perda de pacotes, se abrir a imagem anexa, facilmente identifica um problema na rede da NOS e que, na minha rede interna, tudo funciona como é suposto!
Até a ligação à minha televisão, que passa pelo CHITA (Router NOS) v5.2, decorre sem perda de pacotes…
Bom, este é o meu segundo passo, expor a baixa qualidade de serviço, depois de cerca de 3 semanas a ligar para o 16990, sem sucesso.
Aviso já, que o próximo passo será a exposição do meu caso no Livro de Reclamações Online, ANACOM e Provedor de Cliente da NOS!
Nota: a “minha” temporada anterior, teve aqui no fórum, um tópico com mais de 1500 visitas.
Até já!

 

icon

Melhor resposta por Paulo Figueiredo 4 November 2023, 23:23

Ver pergunta inicial

39 Comentários

Reputação 7

Boa noite @Paulo Figueiredo,

Obrigado

Reputação 1

 Boa noite @Jorge C ,
A sua resposta quer dizer exatamente o quê?

Reputação 7

É auto-explicativa.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Também não percebi o comentário do @Jorge C  .. não fez sentido nenhum

Para te ajudarem só mesmo o apoio técnico mas já passei pelo mesmo e foi muito complicado resolver.

Já agora, qual a localidade? se me permite

Reputação 1

@Guimas estou em Lisboa, na zona Oriental.
Sim, já passei pelo mesmo há 5 anos atrás… foram mais de 6 meses com este problema mas foi resolvido e tive uma ligação minimamente estável até à cerca de ¾ semanas atrás que tem vindo a manifestar-se recorrentemente.
As chamadas para o 16990 não têm dado resultados positivos.
Estou a aguardar uma chamada, na sequência do meu último contacto…
Mas com prazos de resposta tão extensos, parece que ainda vou ter de esperar pelo dia de amanhã...

Reputação 1

@Jorge C auto explicativa?!!!
Só se for para si…
Mas como uma resposta ao meu comentário, gostaria (e está autorizado a chamar-me “burro” publicamente, se for o caso) que explicasse quais os parâmetros dessa sua resposta.
Com o que está, sem origem/destino, sem identificação do dispositivo, até pode ser da sua ligação.
Se por razões de RGPD, não pode publicar melhor informação, abstenha-se de comentar!
Obrigado

Reputação 7
Crachá +1

Pois, isto são daquelas coisas que a nos não quer mesmo saber. 

O melhor que podes fazer é tentar desligar o router a noite pra tentar que seja atribuído um novo ip ou usares uma vpn. 

um bem haja 

Reputação 7

Boa tarde @Paulo Figueiredo,

Compreendo a sua insatisfação com a qualidade do serviço, especialmente quando se depara com questões técnicas como pings, latências e perda de pacotes. A perda de pacotes, também conhecida como "packet loss," ocorre quando os dados enviados pela sua rede não chegam ao seu destino ou regressam com atrasos, o que pode resultar em problemas na qualidade da conexão.

É importante realçar que esses problemas podem ter várias origens, desde questões locais na sua rede interna até problemas na infraestrutura da operadora. No seu caso, parece que a sua rede interna está a funcionar adequadamente, uma vez que a ligação à televisão, que passa pelo router CHITA (Router NOS) v5.2, ocorre sem perda de pacotes.

Se, após várias tentativas de resolução com o serviço de atendimento da NOS, ainda está a enfrentar problemas de latência e perda de pacotes, isso pode indicar um problema na infraestrutura da operadora ou na sua área de cobertura.

Para resolver problemas técnicos, é crucial documentar com rigor os problemas que enfrenta, incluindo horários, datas e descrições pormenorizadas do comportamento da sua conexão. Essa documentação ajudará a fornecer informações detalhadas ao suporte técnico da NOS e acelerar o processo de diagnóstico.

Além disso, se for possível, pode verificar a sua própria rede interna, como cabos e configurações de routers, para garantir que não existam problemas locais que possam afetar a sua conexão.

Se continuar a ter dificuldades em resolver esses problemas, pode ponderar contactar reguladores de telecomunicações, como a ANACOM, para obter assistência adicional. Além disso, como mencionou, o Livro de Reclamações Online e o provedor de cliente da NOS são também opções para formalizar a sua preocupação.

Lamento que esteja a enfrentar esta situação, e espero que consiga encontrar uma solução satisfatória em breve. A qualidade do serviço de Internet é crucial nos dias de hoje, e é compreensível a sua preocupação com a situação.

Obrigado

Reputação 1

Agora, assim de repente, parece-me que existem 2 utilizadores com o mesmo nome…
Obrigado @Jorge C (não sei qual deles), mas neste seu último comentário, apenas reforçou o que eu tinha escrito no post de abertura!
Mais uma vez, se não tem nada a acrescentar, não procure nos meus posts, visualizações ao seu perfil ou condições para “subir de nível” aqui no fórum!
Isto não é o Facebook, pois não?
Muito menos o TikTok!

Reputação 1

@Bruno Aleixo obrigado pela constatação de um facto!
Mas, era o que faltava, ter de estar a reiniciar o router todos os dias…
Não pago 30 paus à NOS… (para que conste, pago quase 3 vezes mais)
Claro que não é “só” pelo serviço de internet… mas se não demonstram respeito pela minha conta de cliente, nem quero imaginar quem tem contas básicas…
Bom, a menos que, quem tem contas básicas, utilize o serviço de internet apenas para browsing… óbvio que para andar nas redes sociais a meter likes aqui e ali, qualquer serviço serve… de preferência, por wi-fi, já que suporta 127 utilizadores em simultâneo… (segundo a publicidade) ahahahaha

Reputação 7

Boa tarde @

Agora, assim de repente, parece-me que existem 2 utilizadores com o mesmo nome…
Obrigado @Jorge C (não sei qual deles), mas neste seu último comentário, apenas reforçou o que eu tinha escrito no post de abertura!
Mais uma vez, se não tem nada a acrescentar, não procure nos meus posts, visualizações ao seu perfil ou condições para “subir de nível” aqui no fórum!
Isto não é o Facebook, pois não?
Muito menos o TikTok!

 

Compreendo as suas frustrações, e agradeço por partilhar as suas preocupações. O objetivo do Fórum NOS é fornecer assistência e informações úteis. Se tiver outras questões ou necessitar de ajuda adicional, por favor, sinta-se à vontade para perguntar. Estou aqui para ajudar com as suas preocupações e fornecer informações relevantes.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Boa noite @Paulo Figueiredo

Vamos endereçar a sua questão à equipa que pode ajudar e contactar, pelo que pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente, contribuinte e de contacto para o perfil @Fórum
Obrigado

Reputação 1

Obrigado @Mário P. 
Estive a verificar agora e, não sei se por ser fim de semana ou se deram continuidade ao meu último contacto pelo 16990, mas, por agora, está utilizável.
Muito menos perda de pacotes, embora não tenham sido totalmente eliminados, o que de resto, compreendo.
Vou continuar a monitorizar a minha ligação e se necessário, contactarei.
Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Agradecemos o seu feedback, @Paulo Figueiredo
Ficamos contentes que tenha notado melhoras no seu serviço, no entanto, caso note dificuldades após a sua monitorização, por favor, avise-nos. 
Estamos aqui para ajudar. 
Desejamos-lhe a continuação de um excelente domingo. 

Obrigado

Reputação 1

Boa tarde @Mário P. ,

O meu optimismo esvaneceu-se ontem, quando ligo o meu pc doméstico habitual e voltei a ter cerca de 50% de pacotes perdidos, pelo menos até às 22:50h
Já terça feira, tive problemas cerca das 22:10h e 22:55h, sempre por períodos de cerca de 5/8 minutos, o que me provocou uma quebra de serviço e a consequente caída do servidor onde estava ligado, nas duas vezes.
Isto tudo, depois de ter recebido a visita de um técnico, pelas 10:10h de terça-feira.
Parece que vou ter loooongoos problemas com esta saga.
Consegue ajudar?
Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite @Paulo Figueiredo,

Agradecemos a sua mensagem.

Esta situação ocorre no acesso a algum serviço especifico? 

Obrigado

Reputação 1

Viva @João H. são vários os serviços.
Se olhar para a imagem no inicio do post, verifica que a comunicação é interrompida no geral para todos os endereços externos.
Realço que todos os meus dispositivos internos se mantinham em funcionamento sem qualquer falha de comunicação.
Já estou no local e posso adiantar que hoje, sofri de interrupção de serviço pelas 21:21h.
Quando ocorre a interrupção, sou desligado de qualquer servidor a que esteja conectado.
Claro que se estiver a fazer browsing (Facebook, Instagram ou um qualquer site) com mais ou menos atraso, as páginas são carregadas.
Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Pedimos desculpa @Paulo Figueiredo

No entanto, solicitamos que detalhe a sua referência a endereços externos para compreendermos melhor a que se refere. 😥

Obrigado

Reputação 1

OK, se insiste, indico os endereços nos.pt (104.18.9.26), sapo.pt (213.13.146.142), dns.google (8.8.8.8), one.one.one.one (1.1.1.1), facebook.com, youtube.com, twitch.tv, kick.com, members.iracing.com (3.16.14.26), bosrace01-origin.iracing.com (67.218.1.1)
Agora, às 11:55h, não detecto perdas de pacote fora do considerado normal, o que me permite uma utilização sem constrangimentos.
Como já referi anteriormente e de cada vez que ligo para o 16990, as falhas de serviço, ocorrem ao final do dia, por períodos de 5/8 minutos (por vezes, até mais tempo) , ciclicamente e com mais intensidade no período entre as 21:30h e as 22:30h.
Caso detecte e encontre o que provoca a falha de serviço, muito gostaria de saber a causa.
Pode ser por mensagem privada, se não quiser expor publicamente.
Caso seja uma falha provocada pela minha utilização, autorizo que seja exposta publicamente, porque tenho todo o interesse em que se resolva.
Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente e número de contribuinte para o perfil @Fórum@Paulo Figueiredo 

Vamos endereçar a sua questão. 

Obrigado

Reputação 1

Fui contactado pelos vossos serviços e como não me encontrava no local, ficou a assistência reagendada para a próxima segunda-feira.
Obrigado

Reputação 7
Crachá

Que seja resolvido, agora desta vez de forma permanentemente (ala com muito mais tempo de duração)

Reputação 7
Crachá +6

Agradecemos o seu feedback, @Paulo Figueiredo

Após a assistência, na segunda-feira, pedimos que partilhe connosco a resolução. 
Obrigado

Reputação 1

Boa noite, @Mário P. 
Muito gostaria de estar a escrever que o meu problema estava resolvido… mas não!
Ficou marcado para hoje, depois das 16h.
Desmarquei outros assuntos, para conseguir estar no local onde está o router, e esperei ser contactado.
Ligaram-me pelas 17:42 (!!!) a qual não consegui atender por ausência momentânea.
OK… foram uns meros 45 minutos de diferença da hora de inicio marcada. Aceito!
O que não aceito, é que não tenham voltado a tentar, uma vez que a chamada não foi atendida… repito… não foi atendida, o que é diferente de ter sido rejeitada!
Resultado… pelas 21:41, novamente o problema de falha de serviço por perda de pacotes!
Liguei para o 16990, e depois de reiniciarem o router, como o problema se mantinha, repuseram mais uma vez, os padrões de fábrica… que também não resolveu.
Só pelas 22:17h, é que, miraculosamente, a perda de pacotes, desceu de 50% para uns “aceitáveis” <10%!
Voltando a mostrar problemas entre as 23:34H e as 23:44h.
Estou a configurar de novo o router, com a minha configuração.
Nesta ponto, é lamentável que eu tenha solicitado ao técnico que me atendeu que altera-se o endereço IP do router, o que acedeu, mas… se tenha “esquecido” que qualquer rede baseado num router, também precisa de uma gama de endereços IP para o serviço DHCP!
Resultado… fiquei com o router numa rede 10.100.x.x e uma range DHCP 192.168.x.x
Claro que não funciona!
Estou neste momento (mas uma vez) a reconfigurar o router para servir a minha rede e… com o problema por resolver.
Ficou agendada uma visita do vosso técnico, para o próximo dia 15/11, entre as 17:00h e as 19:00h.
Mais uma vez, o técnico, vai chegar, medir sinais (db) e dizer que está tudo bem!
Estou cansado de dizer que o problema não pode ser físico!
Não há avaria física que ocorra ciclicamente num período tão alargado!
Neste momento, já me inclino para ataque DDoS… só que infelizmente, como é feito à rede da NOS, eu, não tenho meios para o impedir!
E estamos nisto!

Reputação 7
Crachá +2

O apoio técnico não mexe no teu IP dado não ter essa possibilidade sequer.

Ligares para o apoio eles vão fazer sempre o mesmo procedimento e marcar técnicos. Só que .. esse técnico não te vai resolver nada á partida. Só mesmo alguém analisando o ruido da célula no exterior. É algo fisico com toda a certeza e nada a ver com DDOS

Comentário