Skip to main content
Header
Gigabyte
November 1, 2023
Respondido

Novamente a saga de perda de pacotes... temporada (já não sei)

Cá estou de novo, sim, sou reincidente…
Depois de ligar vários dias para um atendimento, supostamente, para resolver problemas, continuo com um serviço de internet deficiente e recorrente.
Quem perceber um pouco de pings, latências e perda de pacotes, se abrir a imagem anexa, facilmente identifica um problema na rede da NOS e que, na minha rede interna, tudo funciona como é suposto!
Até a ligação à minha televisão, que passa pelo CHITA (Router NOS) v5.2, decorre sem perda de pacotes…
Bom, este é o meu segundo passo, expor a baixa qualidade de serviço, depois de cerca de 3 semanas a ligar para o 16990, sem sucesso.
Aviso já, que o próximo passo será a exposição do meu caso no Livro de Reclamações Online, ANACOM e Provedor de Cliente da NOS!
Nota: a “minha” temporada anterior, teve aqui no fórum, um tópico com mais de 1500 visitas.
Até já!

Melhor resposta por Paulo Figueiredo

Obrigado @Mário P. 
Estive a verificar agora e, não sei se por ser fim de semana ou se deram continuidade ao meu último contacto pelo 16990, mas, por agora, está utilizável.
Muito menos perda de pacotes, embora não tenham sido totalmente eliminados, o que de resto, compreendo.
Vou continuar a monitorizar a minha ligação e se necessário, contactarei.
Obrigado

47 Comentários

Gigabyte
November 10, 2023

Fui contactado pelos vossos serviços e como não me encontrava no local, ficou a assistência reagendada para a próxima segunda-feira.
Obrigado

Megabyte
November 10, 2023

Que seja resolvido, agora desta vez de forma permanentemente (ala com muito mais tempo de duração)

Mário P.
Gestor da comunidade
November 11, 2023

Agradecemos o seu feedback, @Paulo Figueiredo

Após a assistência, na segunda-feira, pedimos que partilhe connosco a resolução. 
Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Gigabyte
November 14, 2023

Boa noite, @Mário P. 
Muito gostaria de estar a escrever que o meu problema estava resolvido… mas não!
Ficou marcado para hoje, depois das 16h.
Desmarquei outros assuntos, para conseguir estar no local onde está o router, e esperei ser contactado.
Ligaram-me pelas 17:42 (!!!) a qual não consegui atender por ausência momentânea.
OK… foram uns meros 45 minutos de diferença da hora de inicio marcada. Aceito!
O que não aceito, é que não tenham voltado a tentar, uma vez que a chamada não foi atendida… repito… não foi atendida, o que é diferente de ter sido rejeitada!
Resultado… pelas 21:41, novamente o problema de falha de serviço por perda de pacotes!
Liguei para o 16990, e depois de reiniciarem o router, como o problema se mantinha, repuseram mais uma vez, os padrões de fábrica… que também não resolveu.
Só pelas 22:17h, é que, miraculosamente, a perda de pacotes, desceu de 50% para uns “aceitáveis” <10%!
Voltando a mostrar problemas entre as 23:34H e as 23:44h.
Estou a configurar de novo o router, com a minha configuração.
Nesta ponto, é lamentável que eu tenha solicitado ao técnico que me atendeu que altera-se o endereço IP do router, o que acedeu, mas… se tenha “esquecido” que qualquer rede baseado num router, também precisa de uma gama de endereços IP para o serviço DHCP!
Resultado… fiquei com o router numa rede 10.100.x.x e uma range DHCP 192.168.x.x
Claro que não funciona!
Estou neste momento (mas uma vez) a reconfigurar o router para servir a minha rede e… com o problema por resolver.
Ficou agendada uma visita do vosso técnico, para o próximo dia 15/11, entre as 17:00h e as 19:00h.
Mais uma vez, o técnico, vai chegar, medir sinais (db) e dizer que está tudo bem!
Estou cansado de dizer que o problema não pode ser físico!
Não há avaria física que ocorra ciclicamente num período tão alargado!
Neste momento, já me inclino para ataque DDoS… só que infelizmente, como é feito à rede da NOS, eu, não tenho meios para o impedir!
E estamos nisto!

Guimas
Super User
Super User
November 14, 2023

O apoio técnico não mexe no teu IP dado não ter essa possibilidade sequer.

Ligares para o apoio eles vão fazer sempre o mesmo procedimento e marcar técnicos. Só que .. esse técnico não te vai resolver nada á partida. Só mesmo alguém analisando o ruido da célula no exterior. É algo fisico com toda a certeza e nada a ver com DDOS

Jorge C
Super User
Super User
November 14, 2023

Gigabyte
November 15, 2023

@Guimas não tenho tanta certeza assim.
Qualquer avaria física não consegue padrões recorrentes como o que está a acontecer.
A ser ruído, tem de estar a ser condicionado por algum equipamento externo à linha física.
E o ruído, pode/deve afectar a velocidade, coisa que, qualquer “speedtest” não mostra… pelo menos, ao nível de perda de pacotes que, quando se aconteces, anda pelos 50%… logo, a velocidade deveria cair para os 50%.
E já agora, sim, o técnico “mexe” no IP configurado por mim, no router, pois tem acesso ao router.
O que eu escrevi, é que qualquer técnico deveria, no mínimo, saber que um router, por regra, disponibiliza endereços IP pelo serviço DHCP.
Logo, qualquer técnico, deveria saber que alterando um endereço “de fabrica”, tem de obrigatoriamente verificar o estado do serviço DHCP e, caso esteja activo, configurar de acordo!
Mas, também admito que o meu estado de irritação com o problema, me levasse a ser grosseiro e tenha “desorientado” o técnico e... que se tenha esquecido.
Foi um mero reparo.

João H.
Gestor da comunidade
November 15, 2023

Boa tarde, @Paulo Figueiredo.

Lamentamos a situação. Por favor, partilhe connosco a resolução após a assistência técnica.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Guimas
Super User
Super User
November 15, 2023

@Guimasnão tenho tanta certeza assim.
Qualquer avaria física não consegue padrões recorrentes como o que está a acontecer.
A ser ruído, tem de estar a ser condicionado por algum equipamento externo à linha física.
E o ruído, pode/deve afectar a velocidade, coisa que, qualquer “speedtest” não mostra… pelo menos, ao nível de perda de pacotes que, quando se aconteces, anda pelos 50%… logo, a velocidade deveria cair para os 50%.
E já agora, sim, o técnico “mexe” no IP configurado por mim, no router, pois tem acesso ao router.
O que eu escrevi, é que qualquer técnico deveria, no mínimo, saber que um router, por regra, disponibiliza endereços IP pelo serviço DHCP.
Logo, qualquer técnico, deveria saber que alterando um endereço “de fabrica”, tem de obrigatoriamente verificar o estado do serviço DHCP e, caso esteja activo, configurar de acordo!
Mas, também admito que o meu estado de irritação com o problema, me levasse a ser grosseiro e tenha “desorientado” o técnico e... que se tenha esquecido.
Foi um mero reparo.

Pode ligar a quem quiser no apoio técnico que nenhum técnico vai saber do que fala e se quiser configurar para ser você a fazer.

O ruido pode não afetar a velocidade e causar apenas e unicamente a perda de pacotes.

João H.
Gestor da comunidade
November 16, 2023

Boa tarde, @Paulo Figueiredo 

Lamentamos a situação que descreve. Dê-nos, por favor, oportunidade de ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum  acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.