Header
Respondido

Ligar HP C4580 ao GiGA router


Olá, 

Quero configurar a minha impressora por wi-fi ao GiGA router mas o processo para com esta mensagem de erro:

 

Como posso ultrapassar este problema ou existe alguma forma de ligar a impressora ao router (por wifi) de forma “manual” sem ser via programa de instalação da impressora? No modem anterior da NOS o processo era direto.

 

Obrigado

icon

Melhor resposta por Eduardo Cadavez 9 May 2020, 18:45

Ver pergunta inicial

17 Comentários

@Eduardo Cadavez , para que a impressora consiga efectuar login na rede necessita de saber quais as credenciais de acesso (SSID e Password) e, tal como sugerido nesse alerta, que o endereço MAC da impressora não esteja a ser barrado pelo router.

Provavelmente só através das aplicações próprias da impressora é que conseguirá configura as credenciais da rede onde ela se vai ligar.

Verifique que existe no router algum filtro de endereços MAC activo.

Caso o router o permita, também é aconselhável que reserve um IP Fixo para a impressora.

As credenciais de acesso o programa identifica, pelo que o problema poderá ser o filtro de Mac address. Alguém me consegue dizer onde posso validar isso. Nas páginas aminhanet.nos não consegui ver nenhuma opção dos filtros.

 

Obrigado

@Eduardo Cadavez , qual dos Giga Router é? O mais recente, para FTTH?

Penso que sim, vieram instalar a cerca de um mês ...

@Eduardo Cadavez , não será pela data de instalação que se pode deduzir ser um ou outro…

O que chega a casa? Fibra Óptica ou cabo coaxial?

Consegue aceder ao router com o IP 192.168.1.1?

De qualquer forma, duvido que exista algum filtro activo...

 

Cabo Coaxial. Consigo aceder ao ip mas  as opções aparecem-me diferentes: 

 

e quando vou à pagina de configuração:

 

 

Reputação 7
Crachá +2

https://h30434.www3.hp.com/t5/Scanning-Faxing-and-Copying/Photosmart-c4580-wireless-setup-on-Windows-10/td-p/6169897

https://www8.hp.com/au/en/campaigns/wireless-printing-center/reconfiguring-system-help3.html

Wireless settings

All devices that make a wireless connection to your network must be configured with the network name (SSID) and the wireless password you use for your home network. To learn more, see Wireless Basics.

If you change your wireless settings for some reason, for instance if you are replacing your wireless router or if you are provided a new router from your ISP, all wireless devices you intend to use on your wireless network must be configured with the new settings.

If you update your home network with a new wireless router and configure the new router with the same wireless settings as the original router, all of your wireless network devices, including your wireless printer, should automatically connect to the new network router.

Note: If you've set a static IP Address on your wireless printer (or any other network device including your computer), you may have to change the static IP address to match the IP address format compatible with your new router. Check the router documentation to find the default IP address of the router (also sometimes called a " gateway address "). If you haven't set a static IP address, the router will automatically give the printer (and other network devices) a new IP address. Learn more about setting a static IP

Changing wireless settings

If you decide to change the wireless network settings for your wireless home network, you will need to configure your wireless printer with the new settings.

To configure the new wireless settings on a printer that features a Wireless Setup Wizard:

  1. From the printer’s control panel, open the Wireless Settings menu. Many products provide access to the Wireless Settings by pressing the Wireless Button or touching the Wireless icon on the printer’s control panel. Consult the printer’s help documentation if you do not know how to access the Wireless Settings menu.
  2. From the Wireless Settings menu select “Wireless Setup Wizard”. The Wireless Setup Wizard will guide you through the process of configuring your printer with the new wireless settings. From the printer’s display, select your network name from the provided list of wireless networks found in your area and enter the wireless password (WEP/WPA/WPA2) when prompted.
  3. You can print a Wireless Network Test report from the Wireless settings menu to confirm the printer was successfully connected to your network.

To configure your wireless settings on a printer that does not feature a Wireless Setup Wizard:

  1. First, make sure your computer is connected to your network. You will also need a USB cable, which is temporarily used during the configuration. Be sure NOT to connect the USB cable between the computer and printer until instructed to do so by the software. If your HP printer software is already installed on your computer.

    Windows XP, Windows Vista or Windows 7:

    • Use Start -> Programs -> HP -> {your printer model} -> Printer Setup & Software.

    Windows 8/8.1:

    • Launch the Printer Software from the Start screen (icon for the printer model name) or from the tile named for your printer.
    • Select (click or touch) Utilities on the top of the Printer Software screen
    • Select Printer Setup & Software

    Mac OS X:

    • Open Finder and go to Applications -> HP -> {your printer model} -> Printer Setup & Software.
  2. Select “Reconfigure Wireless Settings” from Printer Setup & Software or from the Welcome Back screen from the CD.
  3. Carefully follow the instructions on the software screens. Do not connect the printer to your computer with your USB cable until prompted by the software. At the end of the process you will be instructed to remove the USB cable.
  4. Once you have successfully configured the printer with the new wireless settings, restart all computers that will use the printer over the wireless network.

Note: If you replaced your original router with a new one and have a DSL or cable modem attached to your wireless router and cannot get Internet access, remove the power cord from the modem, wait 30 seconds, then reconnect the power cord. If this does not work, contact your Internet Service Provider ( ISP ).

Olá, obrigado pelas dicas mas continuo sem conseguir que a impressora estabeleça ligação com o router.  Fiz reset da  configurações wireless na propria impressora e continua a bater na mesma parede: a impressora nao recebe nenhum informação do router.

Ja tentei com outro portatil que tem o win7 e o problema  é  o mesmo. 

Na pagina de configuração do router não encontro nenhuma opção para validar se tenho algum filtro de mac address ativo…. 

Não está fácil 

Reputação 7
Crachá +2

Olá, obrigado pelas dicas mas continuo sem conseguir que a impressora estabeleça ligação com o router.  Fiz reset da  configurações wireless na propria impressora e continua a bater na mesma parede: a impressora nao recebe nenhum informação do router.

Ja tentei com outro portatil que tem o win7 e o problema  é  o mesmo. 

Na pagina de configuração do router não encontro nenhuma opção para validar se tenho algum filtro de mac address ativo…. 

Não está fácil 

 

Terá a ver então com um destes 3 problemas detectados no ROUTER 5!

 

Configuração de smart devices com router da NOS https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/configuracao-de-smart-devices-com-router-da-nos-14812


Giga router não deteta dispositivos wi-fi https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/giga-router-nao-deteta-dispositivos-wi-fi-13881


Router Wifi - wireless isolation https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/router-wifi-wireless-isolation-10605

 

Olá @marcolopes,  obrigado pelos links fiquei :dizzy_face:  … so consegui ver reclamações  e mensagens privadas.  Fiquei muito preocupado por ver que os administradores da NOS não conseguiram dar simples indicações como:  “para conseguir ligar o seu equipamento tem que fazer  A, B e C   … e sucesso  :wink: “.

Continuo sem saber o que tenho que fazer … 

Reputação 7
Crachá +2

Olá @marcolopes,  obrigado pelos links fiquei :dizzy_face:  … so consegui ver reclamações  e mensagens privadas.  Fiquei muito preocupado por ver que os administradores da NOS não conseguiram dar simples indicações como:  “para conseguir ligar o seu equipamento tem que fazer  A, B e C   … e sucesso  :wink: “.

Continuo sem saber o que tenho que fazer … 

 

Pois… tem um bico d’obra em mãos… Uma coisa é certa: se conseguia ligar sem problemas nem rodeios com o router anterior, é mais que provável que o problema esteja no Router 5...

Reputação 6
Crachá

Olá , já tentou efetuar a conexão com a impressora via wifi?

Olá a todos,  consegui resolver o o meu problema.  Pelos vistos um dos problemas do GIGA router é que alguns dos canais de wireless não funcionam correctamente.  No meu caso em particular na rede 2.4Ghz  a escolha dos canais estava automática. 

Tive que ligar para o 16991 e recomendaram-me as seguintes alterações:

 

 

Os canais 6, 9 e 11 pelos vistos são os melhores. 

Vou aguardar  e ver se agora me devolvem o dinheiro da chamada ou se vão alegar que o router não tinha nenhum problema.  

Esta informação que o apoio técnico me deu deveria fazer parte da checklist da linha NOS no apoio a cliente para despistar problemas e não tentarem apenas fazer ligação WPS.

Espero que esta informação ajude as muitas pessoas que tem reportado problemas de ligação dos equipamentos ao router.

 

Obrigado a todos que foram dando sugestões.

@Eduardo Cadavez , acredito mais que tenha a ver com o método de encriptação. Existem no site reportes de outros utilizadores com dificuldades semelhantes e que referem isso mesmo.

Também pode te a ver com o canais, mas isso teria que ser avaliado para o seu caso concreto. Tendo na vizinhança outros equipamentos a operarem no mesmo canal ou em canais adjacentes é lógico que pode afectar o normal desempenho no acesso à rede. Já quanto aos canais  1, 6 e 11, são tão bons como qualquer outro, contando que não existam outros equipamentos a operar em canais adjacentes. O que esses têm de especial é a maior separação entre eles, o que permite que equipamentos próximos operem em cada um deles sem interferirem uns nos outros. Logo que surja na vizinhança um quarto equipamento, acaba-se a separação perfeita.

 

Reputação 7
Crachá +2

@Eduardo Cadavez , acredito mais que tenha a ver com o método de encriptação. Existem no site reportes de outros utilizadores com dificuldades semelhantes e que referem isso mesmo.

Também pode te a ver com o canais, mas isso teria que ser avaliado para o seu caso concreto. Tendo na vizinhança outros equipamentos a operarem no mesmo canal ou em canais adjacentes é lógico que pode afectar o normal desempenho no acesso à rede. Já quanto aos canais  1, 6 e 11, são tão bons como qualquer outro, contando que não existam outros equipamentos a operar em canais adjacentes. O que esses têm de especial é a maior separação entre eles, o que permite que equipamentos próximos operem em cada um deles sem interferirem uns nos outros. Logo que surja na vizinhança um quarto equipamento, acaba-se a separação perfeita.

 

 

Sem dúvida que tem a ver com os Modo de operação / Método de encriptação.

Tinha-me esquecido que já por aqui pelo fórum um utilizador não conseguia ligar certos “smart devices” caso o modo de operação não estivesse configurada para WPA-WPA2 + TKIP-AES (indo contra as recomendações de segurança WiFi actuais...)

 

Se fosse uma questão de “canais” seria mais um problema do firmware do Router 5 que não faz correctamente a gestão AUTOMÁTICA dos canais…

Aliás, eu discordo totalmente, pois se tiver por exemplo a WiFi 5Ghz em “manual” estou tramado ao ligar a TV… falhas constantes… e com o canal em AUTO tudo funciona normalmente.

boa tarde 

Não consigo ligar-me á rede wifi com a minha impressora HP M28w, apos terem trocado para o router Hiltron 

já tentei de tudo mudar de canal, os wpa todos, desliguei wifi 5g e nada

alguém tem alguma sugestão 

agradecia 

pois a NOs não quer saber e diz que não é problema deles

obrigado

boa tarde 

Não consigo ligar-me á rede wifi com a minha impressora HP M28w, apos terem trocado para o router Hiltron 

já tentei de tudo mudar de canal, os wpa todos, desliguei wifi 5g e nada

alguém tem alguma sugestão 

agradecia 

pois a NOs não quer saber e diz que não é problema deles

obrigado

A impressora não deteta o wifi do router ou quando tenta ligar ele recusa a ligação?

Comentário