Quero configurar a minha impressora por wi-fi ao GiGA router mas o processo para com esta mensagem de erro:
Como posso ultrapassar este problema ou existe alguma forma de ligar a impressora ao router (por wifi) de forma “manual” sem ser via programa de instalação da impressora? No modem anterior da NOS o processo era direto.
Olá a todos, consegui resolver o o meu problema. Pelos vistos um dos problemas do GIGA router é que alguns dos canais de wireless não funcionam correctamente. No meu caso em particular na rede 2.4Ghz a escolha dos canais estava automática.
Tive que ligar para o 16991 e recomendaram-me as seguintes alterações:
Os canais 6, 9 e 11 pelos vistos são os melhores.
Vou aguardar e ver se agora me devolvem o dinheiro da chamada ou se vão alegar que o router não tinha nenhum problema.
Esta informação que o apoio técnico me deu deveria fazer parte da checklist da linha NOS no apoio a cliente para despistar problemas e não tentarem apenas fazer ligação WPS.
Espero que esta informação ajude as muitas pessoas que tem reportado problemas de ligação dos equipamentos ao router.
Olá @marcolopes, obrigado pelos links fiquei … so consegui ver reclamações e mensagens privadas. Fiquei muito preocupado por ver que os administradores da NOS não conseguiram dar simples indicações como: “para conseguir ligar o seu equipamento tem que fazer A, B e C … e sucesso “.
Continuo sem saber o que tenho que fazer …
Pois… tem um bico d’obra em mãos… Uma coisa é certa: se conseguia ligar sem problemas nem rodeios com o router anterior, é mais que provável que o problema esteja no Router 5...
Olá a todos, consegui resolver o o meu problema. Pelos vistos um dos problemas do GIGA router é que alguns dos canais de wireless não funcionam correctamente. No meu caso em particular na rede 2.4Ghz a escolha dos canais estava automática.
Tive que ligar para o 16991 e recomendaram-me as seguintes alterações:
Os canais 6, 9 e 11 pelos vistos são os melhores.
Vou aguardar e ver se agora me devolvem o dinheiro da chamada ou se vão alegar que o router não tinha nenhum problema.
Esta informação que o apoio técnico me deu deveria fazer parte da checklist da linha NOS no apoio a cliente para despistar problemas e não tentarem apenas fazer ligação WPS.
Espero que esta informação ajude as muitas pessoas que tem reportado problemas de ligação dos equipamentos ao router.
@Eduardo Cadavez , acredito mais que tenha a ver com o método de encriptação. Existem no site reportes de outros utilizadores com dificuldades semelhantes e que referem isso mesmo.
Também pode te a ver com o canais, mas isso teria que ser avaliado para o seu caso concreto. Tendo na vizinhança outros equipamentos a operarem no mesmo canal ou em canais adjacentes é lógico que pode afectar o normal desempenho no acesso à rede. Já quanto aos canais 1, 6 e 11, são tão bons como qualquer outro, contando que não existam outros equipamentos a operar em canais adjacentes. O que esses têm de especial é a maior separação entre eles, o que permite que equipamentos próximos operem em cada um deles sem interferirem uns nos outros. Logo que surja na vizinhança um quarto equipamento, acaba-se a separação perfeita.
Ser cliente NOS pode não ser fácil, mas a cada obstáculo superado ganha-se força para seguir em frente. Respeito por quem se propõem ajudar sem nada em troca... nem mesmo um obrigado;)
@Eduardo Cadavez , acredito mais que tenha a ver com o método de encriptação. Existem no site reportes de outros utilizadores com dificuldades semelhantes e que referem isso mesmo.
Também pode te a ver com o canais, mas isso teria que ser avaliado para o seu caso concreto. Tendo na vizinhança outros equipamentos a operarem no mesmo canal ou em canais adjacentes é lógico que pode afectar o normal desempenho no acesso à rede. Já quanto aos canais 1, 6 e 11, são tão bons como qualquer outro, contando que não existam outros equipamentos a operar em canais adjacentes. O que esses têm de especial é a maior separação entre eles, o que permite que equipamentos próximos operem em cada um deles sem interferirem uns nos outros. Logo que surja na vizinhança um quarto equipamento, acaba-se a separação perfeita.
Sem dúvida que tem a ver com os Modo de operação / Método de encriptação.
Tinha-me esquecido que já por aqui pelo fórum um utilizador não conseguia ligar certos “smart devices” caso o modo de operação não estivesse configurada para WPA-WPA2 + TKIP-AES (indo contra as recomendações de segurança WiFi actuais...)
Se fosse uma questão de “canais” seria mais um problema do firmware do Router 5 que não faz correctamente a gestão AUTOMÁTICA dos canais…
Aliás, eu discordo totalmente, pois se tiver por exemplo a WiFi 5Ghz em “manual” estou tramado ao ligar a TV… falhas constantes… e com o canal em AUTO tudo funciona normalmente.