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Kanguru XL - acesso a partir do exterior


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Bom dia,

A situação é a seguinte, como não tenho fibra na minha zona, uso um tarifário Kanguru XL como substituição da minha internet de casa (renovado há cerca de 1-2 semanas), e agora com o 5G até estou bastante contente com o serviço para já.

O problema reside quando preciso de aceder a documentos que tenho em casa a partir do exterior. Tenho port-forwarding correctamente configurado, mas a NOS, seja por bloqueio de portas, seja por partilha de IPs públicos, não me permite aceder ao meu router e rede a partir do exterior.

Liguei para o suporte, e o suporte técnico conseguiu resolver-me temporariamente o problema com uma mudança de perfil de utilizador/acesso (Perfil 151), e passo a ter acesso. O problema deste perfil, é que me inibe o acesso ao 5G, tornando a internet muito mais lenta. Acabei por agora por optar em ter o anterior com 5G.
Disseram-me que por telefone não conseguem fazer mais nada, e indicaram para expor aqui o meu problema no fórum para ver se me conseguem resolver o problema.

Portanto, aguardo uma solução, que não me iniba o acesso ao 5G, e que me permita chegar ao meu router a partir do exterior…

 

Obrigado.


Cumprimentos

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Melhor resposta por Mário P. 19 November 2022, 18:06

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27 Comentários

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@Inês B. ou alguém responsável, conseguem-me ajudar com esta questão?

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Boa tarde @Daikoni

Pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. 

Endereçámos a sua questão à equipa que vai analisar a sua questão. Assim que tenhamos feedback, partilharemos consigo, aqui, no Fórum NOS. 

Pedimos que nos diga qual o Router que está a utilizar.

Obrigado

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Boa tarde, é um ZTE MC801a.

Mas o problema não tem a ver com o Router, inclusive já experimentei a pôr este em modo bridge de modo a ter as configurações a partir de outro, e é igual. Simplesmente é impossível chegar ao meu router / ip/porta a partir do exterior. Significa que há bloqueio de portas, ou IP’s partilhados entre utilizadores (e assim é impossível saber para onde o tráfego deve de ser direccionado).

A partir do momento que me mudaram o perfil passou a ser possível aceder, mas a partir desse momento perco o acesso ao 5G, ficando a ligação apenas em LTE+ (que é um bom bocado mais lento).

Cumprimentos

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@Mário P. , continuo a aguardar feedback...

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Bom dia @Daikoni
Assim que tenhamos feedback partilharemos consigo. 
Pedimos desculpa pela demora. 
Obrigado

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Bom dia Mário,

Obrigado.

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Outra coisa que noto imenso, é traffic shaping exagerado por vezes. Até poderia compreender que por questões excepcionais de tráfego excessivo na infraestrutura, façam alguma restrição, mas não podem estar a pôr um serviço de 500Mbits a <5mbits em certos serviços em circunstância alguma, nunca deveria de ultrapassar os 20%, e deveria ser casos excepcionais (que raramente ou praticamente nunca ocorrem), e não a regra.
Se necessita de ser regra, ou mais que uns 20%, significa problema de infraestrutura e não adequada aos clientes / tráfego que têm. Revela apenas a fraqueza da vossa infraestrutura.

Nos speedtests tudo ok, geralmente serviços http/https normais também, serviços P2P, acesso serviços Azure (que necessito para trabalhar), entre várias outras situações, velocidade lentíssima, principalmente em certas horas do dia.
Os operadores não podem pensar que fazem traffic shaping e os clientes não notam / não sabem, porque lhes afectam e é das coisas mais fáceis de detectar, quando a velocidade não é uniforme dependendo do tipo de serviço aplicado (e claramente não é problema dos servidores quando está tudo ok a partir de outro ISP, ou por meio de uma VPN)...

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Para acrescentar, o problema é da minha internet neste perfil, escondem-me o IP público atrás de um sistema de NAT, pelo que o meu IP público é o da subnet da NOS, enquanto o meu IP externo é um outro IP.
É uma maneira que têm de agrupar muitos IP’s num só, como acrescentassem uma rede/router e enfiassem centenas de utilizadores dentro dessa rede, e assim conseguem com um IP único fornecer acesso a imensos utilizadores, só que isto torna-se um serviço incompleto, torna-se um serviço limitado. Se vos falta IPs, se calhar a resolução passa por utilizarem IPv6, em vez dos desactualizados IPv4 escondidos atrás de NATs.

 

IP Subnet da NOS: 87.196.72.XX

Meu IP WAN: 100.124.XXX.XXX

Conseguem portanto resolver-me este problema, e fornecerem-me um verdadeiro IP público sem estar atrás de NATs?
Já vai para 20 dias desde que questionei inicialmente a NOS sobre este problema, e continuo sem feedback…

Resolvem isto, e resolvem os problemas de traffic shaping, e ficaria um serviço 5*.
É uma pena que o prejudiquem tanto por coisas que não fazem qualquer sentido nos dias de hoje.

Concordo com tudo o que diz @Daikoni. Sinto os mesmos problemas.

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@Mário P. Feedback?

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@Mário P.  Bem, daqui a pouco há 1 mês de espera e 0 feedback.. Ainda vão resolver o problema?

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Bom dia @Daikoni

Pedimos desculpa pela demora na nossa intervenção. 

A configuração que pretende não é possível. A oferta disponível é de IP privado. 

Obrigado

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Bom dia @Mário P. ,
Como assim não é possível? Possível é (tanto que com mudança de perfis conseguiram [simplesmente perdia o acesso a 5G estranhamente], e tal como há relatos de outros utilizadores que lhes forneceram um IP público dinâmico acessível do exterior sem problemas...).

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Compreendemos o que nos indica, @Daikoni
A informação que dispomos é que não garantimos esse género de prática. 

Lamentamos não conseguir ajudar. 
Obrigado

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@Mário P. esse género de prática? Quando compras um carro normalíssimo, de dia-a-dia (como este serviço de internet), de repente deparas-te que mudança para a marcha-atrás não funciona, chegas ao stand eles dizem-te “não garantimos esse género de prática, se quiseres pagas um serviço extra [ip fixo/privado] para poderes andar para trás”?!
É exactamente o que está aqui a acontecer, é exactamente o que me disseste sem tirar nem pôr. Apesar do carro ser feito para andar normalmente para a frente, há situações que é preciso andar para trás. Exactamente o que se passa aqui, sem tirar nem pôr.

Nada no contracto e nas informações passadas me indica que o meu serviço de internet só funciona num só sentido…
Peço-lhe que por favor verifique isto com o serviço técnico em vez deste tipo de resposta de despacho, ainda para mais é possível, é fazível, e já tem sido feito.

Obrigado.

Bom dia @Mário P. ,
Como assim não é possível? Possível é (tanto que com mudança de perfis conseguiram [simplesmente perdia o acesso a 5G estranhamente], e tal como há relatos de outros utilizadores que lhes forneceram um IP público dinâmico acessível do exterior sem problemas...).

Infelizmente nenhum desses relatos diz que é em 5G. Eu uso neste momento IP público próprio fornecido pela NOS mas em 4G e tive de o pedir à NOS. Não experimentei essa banda larga em 5G.

 

@Fórum Como sugestão à NOS fica o seguinte: voltarem a disponibilizar um IP público como antigamente faziam para a internet móvel também em 5G, ou ter coragem para avançar para IPv6 no móvel, o que também resolveria o problema.

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Sugerimos assim que tivemos o feedback da impossibilidade, @CP001. Atendendo à demonstração de interesse aqui manifestada. 
Agradecemos o seu feedback. 
Obrigado

Olá,

É possível configurar um IP público no meu cartão de internet móvel de forma a aceder remotamente?

Obrigado 

Boa tarde,

 

Eu tenho em 4G, é o perfil 151. No entanto, pedi esse perfil há mais de um ano, pelo que desconheço se ainda é possível a adesão.

 

Verifique aqui as condicionantes 

 

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Boa noite @zebandido

O @CP001 deu uma boa ajuda e, por isso, movemos os vossos comentários para o artigo indicado. Assim, garantimos também a boa organização da informação. 
Obrigado

Boa tarde,

Usava o IP público (com DDNS) e depois port forwarding num router 4G (TP-Link Archer MR200) para aceder a dispositivos dentro da rede privada. Deixei de o conseguir fazer.

Usava também uma VPN IPSEC, a qual deixou de funcionar

Ambos os casos passaram a ocorrer sem ter efetuado qualquer alteração à rede.

Como posso voltar a ter os serviços a funcionar ?

 

Obrigado

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Bom dia @PCunha,

Caso não o tenha feito, sugiro que ligue ao router da NOS em modo bridge.

Obrigado

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Boa tarde @PCunha,

Agradecemos a sua mensagem.

O equipamento em causa não é comercializado pela NOS sendo que recomendamos que procure mais informações junto do fabricante.

Alternativamente poderá recorrer ao nosso parceiro informático através do 16991. Saiba mais aqui.

Obrigado 

 

Boa tarde,

Não se trata de problemas no equipamento, mas sim das configurações de rede NOS, pois por coincidência ontem ambas as funcionalidades ficaram operacionais ( acesso por ip e tráfego VPN ).

Isto porque o router reportava um ip e o myip.com o mesmo ip.

Hoje após um restart às comunicações, o router apanhou o ip 100.122.157.xxx e o myip.com 87.196.72.xxx, nitidamente está a ser efectuado um NAT/Routing pela NOS, que ontem não acontecia.

O problema é que mesmo sem acesso por IP do exterior, o tráfego interno usando uma VPN deixa de funcionar.

Obrigado

 

 

Reputação 7

Boa tarde,

Não se trata de problemas no equipamento, mas sim das configurações de rede NOS, pois por coincidência ontem ambas as funcionalidades ficaram operacionais ( acesso por ip e tráfego VPN ).

Isto porque o router reportava um ip e o myip.com o mesmo ip.

Hoje após um restart às comunicações, o router apanhou o ip 100.122.157.xxx e o myip.com 87.196.72.xxx, nitidamente está a ser efectuado um NAT/Routing pela NOS, que ontem não acontecia.

O problema é que mesmo sem acesso por IP do exterior, o tráfego interno usando uma VPN deixa de funcionar.

Obrigado

 

 


Boa noite @PCunha,

Experimentou em modo bridge?

Obrigado

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